ONZE PARA ALVALADE
Publicada por LF à(s) 29.2.24 3 comentários
INQUALIFICÁVEL! RIDÍCULO!
Nos tempos que correm, vale tudo.
O Famalicão-Sporting ainda não tem data, nem se sabe quando poderá vir a ter - por mim, nem se disputava...
Infelizmente, ninguém quer perceber o que se passa. E o que se passa é uma sobrecarga imensa de jogos e competições, que não favorece, nem os intervenientes, nem os espectadores, nem o próprio espectáculo. Apenas os operadores televisivos.
Por vezes dou por mim farto de futebol. Não me deixam desligar no Natal, nem nas férias de Agosto, e agora nem o dia das eleições legislativas se salva. Um dia, ainda matam a galinha dos ovos de ouro.
A agravar, o Benfica jogará às 20.30h. Ao menos não podia ser à tarde? Num momento em que o país estará parado perante um importante momento político, servem-nos um jogo do campeonato como se necessitássemos de nos distrair.
Reduza-se o campeonato para 10 ou 12 clubes, jogue-se a Taça ao fim-de-semana, e deixe-se estas datas para outros aspectos da vida pública.
Publicada por LF à(s) 29.2.24 4 comentários
120 ANOS, 120 NOMES
Publicada por LF à(s) 28.2.24 10 comentários
BILHETES, PARA QUE VOS QUERO...
Em poucos meses, Portimonense-Benfica e Sporting-Benfica na época passada; Estoril-Benfica e Sporting-Benfica na corrente. Não me parece normal, até porque muitas mais pessoas se queixam deste problema, e depois, nas bancadas, aparecem sempre os mesmos - e eu cortaria uma orelha em como grande parte deles nem sequer passou pela App, se é que são sócios.
Não, não falo de convidados, patrocinadores, ou ex-jogadores. Até porque esses nem vão para aqueles sectores. Falo, muito directamente, da alegada "claque", que formalmente não existe, mas serve para punir o clube com multas e situações vergonhosas (Milão, San Sebastian...), e para caçar todos os bilhetes disponíveis para todos os jogos. Quem compactua com isto? Acho que sei, mas não o vou aqui dizer.
Publicada por LF à(s) 28.2.24 3 comentários
MATAR UM BORREGO
Publicada por LF à(s) 28.2.24 0 comentários
MISSÃO CUMPRIDA
Nos primeiros 45 minutos viu-se uma autêntica partida de Andebol. As linhas do Portimonense a fecharem a sua área, e os jogadores do Benfica a trocarem a bola diante delas, à procura de um espaço em aberto, mas sem conseguir penetrar. Ainda assim, em três ocasiões, o golo podia mesmo ter aparecido. Neres, Otamendi e Rafa não lograram obtê-lo.
Notava-se a falta de um ponta-de-lança. A verdade é que, se ele lá estivesse, sabendo-se quem, a falta continuaria a notar-se...
Na segunda parte, aqueles três minutos definiram o resultado. Três excelentes golos, em que as individualidades do Benfica mostraram que podem marcar sem ter ninguém fixo na área - o que pode ser um bom sinal para os "clássicos" que se avizinham. O plano do Portimonense, que se resumia a manter o nulo até que lhe fosse possível, esfumou-se.
Depois, foi gerir até final, havendo tempo para mais um bom golo, e para dar descanso a algumas das unidades mais sacrificadas..
Era proibido perder pontos. A equipa de Schmidt cumpriu o seu dever, e viu-se premiada com os empates dos rivais. Resultados muito importantes, sobretudo pelo FC Porto-Benfica que se segue, e em que, deste modo, talvez um ponto não seja de desperdiçar, mantendo assim os encarnados a dependerem apenas de si próprios para revalidar o título.
Publicada por LF à(s) 26.2.24 2 comentários
F...., QUE MERCADO(S)!
LATERAL-ESQUERDO: Investimento acumulado de 24 milhões de euros
Publicada por LF à(s) 24.2.24 8 comentários
PODIA TER SIDO PIOR...
Publicada por LF à(s) 23.2.24 2 comentários
JÁ SINTO SAUDADES ATÉ DESTE TIPO...
Publicada por LF à(s) 23.2.24 3 comentários
E FOI PRECISO UM MILAGRE
Publicada por LF à(s) 23.2.24 10 comentários
QUE DESCANSE EM PAZ
Mas manda o rigor separar o seu percurso em três fases. E na primeira, enquanto jogador, foi ponta-de-lança titular e goleador de um dos melhores Benficas de sempre, ao lado de Eusébio, marcando mais de 100 golos de águia ao peito (18º melhor de todos os tempos), conquistando quatro campeonatos e duas taças em seis temporadas. É esse Artur Jorge que quero guardar, não tanto na memória, porque não me lembro dessas épocas, mas no lugar que ele merece na história do clube e do futebol.
É preciso dizer também que, enquanto treinador do FC Porto, sempre se distinguiu pela cordialidade, e pela elevação moral e intelectual. Não tenho presente nenhuma declaração desrespeitosa para com os adversários, e isso permitiu-lhe, também, chegar mais tarde ao comando técnico dos encarnados.
Publicada por LF à(s) 22.2.24 6 comentários
O BENFICA EM FRANÇA
Publicada por LF à(s) 21.2.24 0 comentários
FORÇA MIÚDO!
Muita força e coragem, miúdo, para enfrentar esta finta do destino. E que no exercício da tua profissão, em cada treino, em cada jogo, possas sentir que está alguém em algum lado a olhar por ti, e a orgulhar-se do teu esforço e do teu trabalho.
Publicada por LF à(s) 19.2.24 3 comentários
MEIA DOSE DE REQUINTE
Nos primeiros 45 minutos, o Benfica apareceu de cara lavada, e com a frescura física decorrente da revolução levada a cabo por Schmidt (que mexeu em 7 posições). Marcou cinco golos, mais um invalidado por centímetros, e uma ou duas oportunidades desperdiçadas. Não vou tão longe como o técnico alemão, e não direi que foi a melhor exibição da temporada. Parece-me que houve bastante demérito do adversário - que está em último lugar e caminha alegremente para a segunda divisão. De facto, o Vizela foi tão frágil que não deixa perceber até que ponto esta exibição vistosa do Benfica poderá ser catalogada como "a melhor".
Na segunda parte a equipa encarnada meteu folga, limitando-se a deixar o tempo correr. Sofreu um golo, Trubin defendeu um penálti, mas a história do jogo estava escrita. Houve ainda ocasião para Marcos Leonardo picar o ponto, mostrando que é o avançado do Benfica com maior instinto matador.
O destaque individual vai todo para David Neres. Dois golos, duas assistências, e mais alguns detalhes de classe. Muito boa notícia para o Benfica, que bem precisa do craque brasileiro para o que falta de temporada.
Mas também gostei da exibição de Tengstedt, que mostrou como um ponta-de-lança pode ser útil mesmo sem marcar. Ao contrário do que acontece com Arthur Cabral, o nórdico sabe movimentar-se, criar desequilíbrios, e auxiliar a equipa, pese embora as limitações técnicas que tem com a bola nos pés. Finalizasse ele como Marcos Leonardo, e seria claramente titular desta equipa.
Publicada por LF à(s) 19.2.24 2 comentários
PERDOEM-LHE, POIS NÃO SABE O QUE DIZ
Pode invocar os números que quiser, e colocar flores à volta. A verdade é que a Liga Portuguesa é miserável, vive de quatro clubes e meio, e se os retirarmos da equação lá se vão todas as estatísticas. Eu diria mais: se tirarmos o Benfica, não sobra quase nada, pelo menos em termos de assistências e de mediatismo.
Benfica, Sporting, Porto, Braga e Guimarães. São estes os únicos clubes de futebol em Portugal. Tudo o resto é lixo. Emblemas sem carisma, sem massa adepta, sem representatividade regional (todos encavalitados nas mesmas regiões, quase parecendo um torneio das aldeias do Minho), com relvados horríveis, estádios franciscanos, sempre às moscas - excepto quando recebem o Benfica, ou quando o "Continente" oferece os bilhetes -, e que nem sequer servem para dar emprego aos jovens jogadores portugueses, pois estão recheados de estrangeiros de 7º ou 8º nível. São, aliás, grande parte deles, SAD representantes de capital estrangeiro, oriundo não se sabe de onde, nem porquê, nem para quê. E orientados em campo por treinadores espertalhões, especializados apenas em não deixar os adversários jogar futebol. Para completar o ramalhete, temos árbitros tendenciosos e permeáveis ao ruído, e vídeo-árbitros ensonados e distraídos. Nem falo já dos horários tardios, ou das calendarizações em cima do joelho. É esta a verdade da nossa triste Liga
Não me conformo com a decisão de avançar para a centralização de direitos televisivos, que só servirá para tirar dinheiro dos verdadeiros adeptos, e encher os bolsos desses "investidores" - retirando, também, competividade internacional àqueles que verdadeiramente alimentam o ranking do país, vendem audiências e enchem alguns estádios.
Centralizar? Apenas com uma drástica redução do número de clubes na 1ª Liga. Dez já eram demais. Não podem ser os adeptos do Benfica (ou do Porto ou do Sporting) a financiar um Casa Pia-Moreirense qualquer, que nenhum espectador do mundo quererá perder tempo a ver, e que só mobiliza as famílias dos jogadores.
Publicada por LF à(s) 16.2.24 4 comentários
DESCUBRA AS DIFERENÇAS
Eu sei que este exercício é penoso. Mas deve ser feito. Infelizmente, é isto que pode vir a definir a temporada.
Entre Rollheisers, Prestiannis e Schelderups, o Benfica talvez ainda não tenha percebido qual é o seu problema. Com todo o dinheiro que gastou (e até agora só Di Maria e Trubin justificaram o investimento), podia ter comprado Santiago Gimenez, Pavlidis ou...Gyokeres (aqui, com a vantagem de o subtrair ao rival). Não o fez. Agora resta chorar e esperar por milagres todas as semanas.
Publicada por LF à(s) 16.2.24 6 comentários
UM PONTA-DE-LANÇA, POR FAVOR!
Já não peço um Jonas, um Cardozo ou um Darwin. Não há muitos anos, o Benfica chegou a ter no mesmo plantel Jonas, Raul Jimenez, Mitroglou, Jovic e Talisca. Teve Lima, Rodrigo, Saviola. No ano passado ainda tinha Gonçalo Ramos e Musa. Não é preciso, nem agradável, lembrar que o Sporting tem Gyokeres.
Já estou por tudo. Um Raul Jimenez ficava a matar, mas podia ser um Seferovic ou um Vata. Até mesmo um RDT podia servir. Um ponta-de-lança qualquer, que seja capaz de ganhar um duelo, de dar linhas de passe, de marcar e de se desmarcar, de dar dimensão ofensiva ao futebol da equipa.
Fala-se de Schmidt (e há quem se admire de ele por vezes querer jogar sem ponta-de-lança), fala-se dos laterais, fala-se (eu também) de Kokçu, mas o verdadeiro problema do Benfica é que deitou o dinheiro de Gonçalo Ramos ao mar com avançados que se vê facilmente que não servem para o clube. Com mais de 50M investidos apenas nessa posição, a verdade é que não vejo quem me dê garantias de marcar o raio de um golo ao Vizela.
Publicada por LF à(s) 16.2.24 2 comentários
SÓ MESMO DI PENÁLTI
O jogo parecia da liga portuguesa. E o Toulouse também. Com um treinador espanhol com ar de espertalhão, a equipa francesa colocou o autocarro diante da baliza, e começou a queimar tempo logo aos 10 minutos. Roger Schmidt já devia estar habituado, mas por vezes não parece.
Os encarnados dominavam a bola e o meio-campo, mas, à entrada da área, faltava sempre qualquer coisa. Eu diria, um ponta-de-lança de qualidade, capaz de abrir espaços, dar linhas de passe, tabelar e desmarcar-se, de forma a transformar a posse de bola em lances perigosos. Infelizmente, Arthur Cabral, pese embora os golos que tem marcado ultimamente, está sempre fora do sítio, aparece sempre fora do tempo, raramente ganha uma bola dividida, nunca ganha uma bola em velocidade, e deixa um enorme buraco na frente ofensiva da equipa.
Ao longo da segunda parte parecia óbvio que a equipa encarnada necessitava de um segundo avançado, para baralhar as marcações, e abrir os espaços que a cortina defensiva francesa cobria. Schmidt resistiu, resistiu, resistiu, e só meteu Marcos Leonardo em campo aos 87 minutos, e em troca de...Arthur Cabral. Enfim, já sem tempo para mudar o perfil do jogo, mas ainda a tempo de conseguir um penálti salvador.
Não quero acreditar que o Benfica seja eliminado. E talvez o jogo de França se venha a tornar mais fácil do que este. Mas há muita coisa a rever na equipa, caso queira chegar longe nesta prova. Já no campeonato, a diferença para o Sporting - que é, afinal de contas, a diferença entre Gyokeres e Arthur Cabral - começa a ser preocupante. Não tanto na tabela classificativa, mas pelo que se vê em campo.
Individualmente não há como não destacar Di Maria, autor dos dois golos, ainda que de grande penalidade. Não desgostei de Kokçu, embora continue a achar que (ainda?) não vale o preço que custou. Já António Silva manchou uma boa exibição com a abordagem ao lance do golo francês.
Pela negativa, já falei de Arthur Cabral. Também João Mário, completamente fora de forma e longe do nível da época passada, não está a justificar a titularidade. E Carreras não explicou porque motivo "remeteu" Morato para o banco.
Publicada por LF à(s) 16.2.24 2 comentários
DO MAL O MENOS
Publicada por LF à(s) 12.2.24 12 comentários
VENHAM DE LÁ OS DÉRBIS
Viram-se bons momentos de futebol, mas também alguma permeabilidade. Afinal de contas, a imagem de marca deste Benfica 2023-24.
O Vizela é bastante frágil e tenta disfarçar essa fragilidade com uma agressividade sem limites. É uma equipa façanhuda e embirrante, com jogadores violentos e provocadores. Aliás, à semelhança dos seus adeptos.
A segunda divisão é o lugar ideal para esta gente. Mas como os perus não votam a favor do Natal, e o futebol é autorregulado, continuamos a ter tantas equipas no escalão principal como a Alemanha.
Isto não vem a propósito, até porque era um jogo de Taça. Mas quando vejo certas atitudes de certos jogadores em campo, tenho de me lembrar do tema.
Já agora, não sei onde descobriram aquele arbitrozito. Não gostei nada, e vou ficar de olho nele.
Publicada por LF à(s) 9.2.24 1 comentários
BOM... ENQUANTO DUROU
Publicada por LF à(s) 5.2.24 5 comentários
ÀS PORTAS DO PARAÍSO
Para quem não saiba, há que dizer que o Barcelona tem as 3 últimas "Bolas de Ouro", é campeão europeu em título, tendo disputado as últimas 3 finais, é líder destacado do ranking da UEFA, tinha 5 vitórias em 5 jogos da Champions, e 14 vitórias em 14 jogos da liga espanhola, tendo sofrido no total desses 19 jogos tantos golos quantos o Benfica hoje lhe marcou (4). Trata-se, em suma, da melhor equipa do mundo.
Com o Seixal completamente à pinha (record de assistência), a verdade é que, aos 95 minutos de jogo, o resultado era um espantoso 4-3 para as encarnadas (mesmo sem Kika Nazareth, ainda lesionada). Foi pena aquele golo sofrido no último lance, que ditou o empate final - único jogo que as catalãs não venceram em toda esta temporada.
O apuramento, esse já estava garantido antes desta última ronda da fase de grupos. Seguem-se os quartos-de-final, onde o Benfica terá pela frente mais um colosso - Lyon (8 vezes campeão europeu, a última das quais em 2022, actual líder da liga francesa e 2º do ranking da UEFA), PSG (2º da liga francesa e 4º do ranking da UEFA) ou Chelsea (líder da liga inglesa e 6º do ranking da UEFA). As probabilidades de ir mais além parecem quase nulas. Mas a exibição desta noite deixa água na boca.
Publicada por LF à(s) 1.2.24 0 comentários
O FIM DA MACACADA
A operação policial incidindo sobre os Super Dragões peca apenas por tardia, após anos e anos de abusos e impunidade.
Foi preciso zangarem-se as comadres, mas mais vale tarde do que nunca.
Publicada por LF à(s) 1.2.24 5 comentários