120 ANOS, 120 NOMES

Estão aqui 120 nomes que escreveram a história do Benfica. Separados em lotes por guarda-redes, laterais, centrais, médios, extremos e avançados. 
Muitos outros caberiam, alguns não serão consensuais, como sempre acontece em listas deste género. Há também quem tenha jogado pouco no Benfica, mas foi craque e brilhou noutras paragens. Há quem se tenha tornado lendário por uma ou outra situação específica. Há ainda quem não merecia estar aqui, mas a qualidade desportiva ou os números a isso obrigam. Haverá muitos nomes, da década de cinquenta para trás, que não constam, pois é-me difícil perceber o verdadeiro impacto que tiveram à sua época. Por critério, não estão jogadores do plantel actual - sendo que há dois ou três nomes que aqui cabiam de caras. Enfim. É o que se consegue arranjar. 
O desafio que deixo a cada leitor é que escolha o seu onze (podendo, naturalmente, ir buscar ausentes desta lista).
Aqui vai o meu: Preud'Homme, Veloso, Humberto, Mozer, (Pietra, ou Álvaro, ou Ângelo, ou Schwarz), Coluna, Rui Costa, José Augusto, Eusébio, José Águas e Chalana.
É curioso como até aqui me é difícil escolher um lateral-esquerdo. Neste caso, não por falta de qualidade das opções...

10 comentários:

Miguel disse...

O Bernardo Silva está nessa lista porquê?

É um jogador fabuloso e sente muito amor pelo Benfica (como nós), mas praticamente não jogou no plantel principal!

LF disse...

Pelos mesmos motivos que Futre, Cancelo ou Caniggia.
Não brilharam no Benfica, mas são craques até da própria história do futebol, e vestiram o Manto Sagrado - ainda que poucas vezes.

O BENFIQUISTA ANÓNIMO disse...

Não percebo porque lá estão jogadores que nada ganharam enquanto que JOSÉ HENRIQUES, o grande Zé Gato, não consta da lista...imperdoavel.

LF disse...

O José Henrique não entra porque tentei filtrar algumas posições. E creio que os guarda-redes apresentados são melhores. Também não está o Bastos, outra lenda.
Falta muita gente, mas este é sempre um exercício ingrato.

joão carlos disse...

a quantidade de nomes que aqui estão das ultimas tres décadas sem terem produzido nada no clube, alguns com meia dúzia de jogos, e apenas estão aqui pelo que fizeram noutras paragens é assustador.

depois ficam de fora jogadores como elzo, vitor martins, cruz, santana, caiado.
alguns com trofeus que mais ninguém tem no curriculum e ao serviço do clube.

e pelas mesmas razões não acho que o rui costa mereça estar no onze.

O BENFIQUISTA ANÓNIMO disse...

LF , não sei a sua idade, mas se a escolha foi por qualidade...cada qual tem a sua opinião e não vou discutir a sua, mas por muito que custe admitir a muita gente, José Henriques foi muito superior a Costa Pereira.
Siqueira foi bem melhor que a mior parte de laterais esquerdos que ali estão.
E outros, mas é como disse, gostos não se discutem...

LF disse...

É difícil restringir a escolha a 120. E os critérios são muitos e por vezes subjectivos.
Futre, Fehér, Vata, Paulo Sousa, Maxi Pereira, Caniggia, Bernardo Silva, Coentrão etc. São nomes incontestáveis sob um determinado ponto de vista, e bastante discutíveis sob outros.
Qualidade?
Palmarés?
Mística?

É muito difícil. Esta é só uma proposta.

Quanto ao Costa Pereira e ao José Henrique, não vi nenhum deles. Optaria pelo Costa Pereira, pelos títulos europeus.
Sempre ouvi dizer, a quem viu, que nenhum dos dois era excelente...Mas C.Pereira foi bi campeão europeu!

LF disse...

Quanto a Santana, Cruz e Vítor Martins, respondo da mesma forma. É um critério.
Caiado não sei se caberia, Elzo também não sei, embora fosse internacional brasileiro (e este vi).
Mas os três acima ficaram à porta deste lote.

Não vi jogar nenhum deles. Optei por alguns que vi jogar. Ou seja, não tendo conhecimento de causa, ou são casos flagrantes de importância histórica (Eusébio é o melhor exemplo), ou, na dúvida, opto por quem tenho a certeza, por quem vi e posso avaliar.

Mas cada adepto faria a sua lista, e em 120 nomes seria difícil encontrar duas iguais.

LF disse...

...em 120 apenas não vi jogar 23 deles.
Ora só vejo futebol desde meados da década de setenta, pelo que dá o seguinte rácio:
de 1904 a 1976: em 72 anos, 23 jogadores
de 1976 a 2024: em 48 anos, 97 jogadores

Claro que é injusto, mas não consigo falar com propriedade de nomes do passado mais distante, a menos que sejam ...Eusébio, Águas, Torres etc (estes pelo palmarés, pela importância histórica, e porque acabamos sempre por ver alguns vídeos)

joão carlos disse...

eu não vi jogar santana, vitor martins ou cruz, embora tenha vistos algumas imagens ainda que poucas, mas sei o seu contributo para o clube e para títulos não um ano mas vários.

o que esta em causa não é ter vistos este jogadores é o que outros não fizeram, renato sanchez é um epifenomeno de seis meses, importante sem duvida, mas só.
coentrão outro epifenomeno este de época e meia.
felix outro epifenomeno de meia época.
drulovic, futre, zahovic ou mesmo o bernardo estão aqui por causa do que fizeram noutros lados e não aqui ao contrario de santana que fez e muito, alias era a estrela antes de eusebio chegar, e só por isso deixou de a ser.

eu vi o elzo e vi o kulkov, o kulkov tinha mais potencial mas terá feito meia duzia de jogos bons como diz o veloso só jogava quando lhe apetecia, o elzo era de uma regularidade ao nível do thern.