A MARAVILHOSA BILHÉTICA DO BENFICA

Infelizmente, esta é uma imagem bem conhecida de muitos dos sócios do Benfica. Infelizmente, porque a metodologia e os critérios para venda de bilhetes em jogos de enchente - nomeadamente os jogos fora de casa na fase decisiva da temporada - são definidos e idealizados por pessoas que provavelmente nunca compraram um bilhete de futebol na vida.
Já tinha trazido aqui o assunto noutra ocasião. Para os jogos com o Portimonense, e agora o de Alvalade, o caos foi total, e quase faz suspirar pelo regresso ao tempo em que se tinha de ir dormir para uma fila nas bilheteiras do estádio (coisa que também já fiz no passado).
Neste caso concreto (Alvalade), o critério foi, desde logo, absolutamente obtuso. Uma primeira fase para os detentores de Red Pass que não falharam nenhum jogo na Luz (até aí, de acordo), mas depois, o segundo lote de bilhetes disponibilizado já era para todos os sócios em geral, mesmo sem Red Pass. Ou seja, quem paga Red Pass (até pode ser há vinte anos), esteve em 15 dos 16 jogos na Luz, foi a todos os jogos fora de casa, e é sócio de 50 votos, fica sem qualquer possibilidade objectiva de adquirir bilhete para a partida que pode decidir o título.
E não tem possibilidade objectiva porque a App também não funciona. Ou melhor, é daquelas tecnologias muito bonitas para ganhar prémios, mas que apenas funciona quando não é preciso. 
Há quem entre na App (ou no site) a um dado momento e lhe apareça mais de uma hora de espera, e quem entre depois e lhe apareçam apenas alguns minutos. É estúpido, mas irrelevante: uns e outros chegam ao fim do tempo e a mensagem é a mesma "bilhetes esgotados". Quando não é pior, permitindo escolher bilhetes e lugares, depois não permitir o pagamento, e com a demora cair. Ninguém me contou, já me aconteceu tudo isso. 
Haveria processos relativamente fáceis. O critério de presenças é justo, mas teria de ser consequente (16, 15, 14 etc). O critério de antiguidade, quer de sócio (que serve, por exemplo, para eleger os órgãos sociais), quer de Red Pass, também me pareceria adequado. Eventualmente, um ranking agregado, que até já existiu, na altura da pandemia. Ou, no limite, um rateio. Tudo menos esta farsa virtual que apenas irrita, causa perdas de tempo e injustiças gritantes, sendo um paraíso para os candongueiros - muitos bilhetes já "voaram" para o Viagogo, e lá estão entre os 136 e os 290 euros, para quem quiser e/ou puder. 
Em nome da transparência, e antes de outras auditorias que servem mais para a especulação mediática do que para qualquer outra coisa, era também interessante que os sócios do Benfica soubessem como são distribuídos quantitativamente os bilhetes neste tipo de jogos (tantos para aqui, tantos para ali e tantos para acolá). Desconfio que a maior parte deles nem chegue à bilheteira virtual, e siga directamente para as claques (que, diga-se, formalmente não existem), e para aqueles que atiram tochas às bancadas adversários penalizando reiteradamente o clube com multas avultadas. É que esses aparecem lá sempre (pelo menos os que não revendem os bilhetes no mercado negro), e duvido muito que passem por filas ou aplicações kafkianas. Até desconfio que sei quem lhes faz chegar os bilhetes, mas isso fica para mim.
Quanto à App, é tão ridícula que talvez fosse melhor nem existir.

11 comentários:

Miguel disse...

Venho aqui de vez em quando criticar/discordar do Luís Fialho, mas também venho cá quando devo elogiar.

Este tema é importante e a meu ver causador de irritação e mau estar entre muitos sócios.

A política de bilhetes no Benfica é mais do que ridícula, vergonhosa.

Poderiamos pensar que é apenas um caso de incompetência ou de uma aplicação que funciona mal em momentos de grande número de acessos, mas a falta de transparência leva-me a pensar que faz parte de uma estratégia.

O que eu acho que acontece?
- O clube recebe X bilhetes.
- Grande parte desses bilhetes nem chegam a ser vendidos e vão directamente para os "grupos organizados de sócios".
- Outra parte são distribuídos pelos elementos da direcção para oferecerem a familiares e amigos.
- Os restanes bilhetes são colocados à venda no site.

Como eu acho que deveria ser feito?
- Primeiros 2 dias: venda exclusiva a sócios
- Depois disso, venda ao público em geral.
- Redução do nº de bilhetes reservados para os "grupos organizados de adeptos"
- Zero convites para elementos da direcção/funcionários do Benfica

Isto com divulgação do nº de bilhetes disponibilizados e actualizando esse número enquanto íam sendo vendidos.


O facto de um sócio ter Red Pass e ter ido a X jogos, não o torna mais/melhor sócio do que eu, que vivo a 3000 kms do Estádio da Luz!


Neste aspecto continuamos na idade das trevas. Ainda se sente o cheiro nauseabundo a Luís Filipe Vieira.


Só para dar um exemplo da vergonha que é a bilhetica, no ano em que fomos às meias-finais da Liga Europa e jogámos contra o Braguilha, comprei bilhete para a central - piso 0 por 30€.

Uns dias antes do jogo fui contactado por um amigo meu (que liga ZERO a futebol) que me perguntou se queria ir ver o jogo porque um conhecido dele que trabalha no Benfica lhe tinha oferecido 6 convites (todos eles para a central, piso 0).


Já agora se o LF me permite uma sugestão, que tal escrever sobre isto no seu artigo no Jornal do Benfica?

Artigos com loas ao presidente são muito bonitos, mas inúteis.

Importa elogiar o que é bem feito, mas ainda mais importante é criticar o que está mal de forma a ser corrigido!

Saudações Benfiquistas,
Miguel

Anónimo disse...

App que a pariu (e site).
Dar preferência aos anos de RedPass, dar preferência a presenças, com perca de direitos graduais por presenças, dar preferência a RedPass Total em relação a Normal, tanta coisa que podia ser feita.

Mas eu sei que sou mais feio que a Pipoca, tenho menos barba e altura que o Raminhos, que não bebo tanto quanto o Malheiro, que não fico bem na fotografia como tantos "VIPs" e "não sou do Sporting ou Porto" desde pequenininho como alguns ex jogadores que por lá vão andar...

Ter ido a Brugge, Portimão, Barcelos, Milão, Red Pass Total que nos últimos 3 anos foi uma afronta de valor para a qualidade da equipa, ou renovar imediatamente antes do orelhas destruír a equipa com vendas de última hora também não vale nada!

Outro cancro que vai andar por Alvalade, como andou por Portimão e as imagens mostraram é o Director de "Comunicaçõ"... então se não serve para mais nada, se não faz mais nada, se não devende os interesses do Clube, porque raio usa um bilhete que podia ser nosso, do verdadeiro dono do clube?!?!?!

Alberto João disse...

É por essa e por outras que deixei de ver futebol nos estádios. Há muito mais na vida que o fanatismo clubista militante, que ainda por cima é manipulado e utilizado pelos interesses económicos dentro e fora dos clubes. Comigo não contam para encher os bolsos dos gulosos. Deixou de ser desporto, até quase deixou de ser entretenimento, passando a ser apenas negócio ao serviço do controlo social e do enriquecimento ilícito de alguns...por mim podem ir todos para o...

LF disse...

Caro Miguel,

Percebo a sugestão quanto ao jornal, mas uma coisa é o blog, onde escrevo o que me apetece, outra é falar num órgão oficial do clube - que entendo não ser o lugar adequado para queixas ou reparos sobre questões internas do Benfica.

LF disse...

Anónimo,

Sobre convites e corporates, também teria muito a dizer. Mas aqui, em concreto, não me parece ser esse o problema. Essa gente não vai para a superior, nem anda no meio de petardos e tochas a levar pancada da polícia de um lado e de outro. Vão para a central ou camarotes.
Os bilhetes que teoricamente estariam à venda são para a superior sector visitante.

LF disse...

Alberto João,

Percebo a amargura. Também sinto algum desconforto com este tipo de situações em que o clube que pensamos e sentimos ser nosso é afinal de alguém que não quer saber de nós para nada.

Mas estamos à beira de ser campeões. Temos de limpar a cabeça e deixar esses pensamentos para depois.

Anónimo disse...

concordo com quase tudo, excepto dar preferencia a RED PASS. Red pass é algo que se compra para disfrutar na Luz. Paga-se, têm privilégios inerentes ao custo. Ter privilégios fora da Luz é absurdo e não fomenta de todo a abertura do Benfica aos Benfiquistas espalhados por todo o lado, é elitista e cria clivagens entre aqueles (larga, esmagadora maioria detentores de Red Pass) que residem em Lisboa e todos os outros.

é a minha opinião.

e para que nao haja más interpretaçoes (ou merdas para ser claro), sou Lisboeta que a vida me levou para mais de 300 kms de distancia de Lisboa. tive cativo muitos anos na central da antiga Luz, tive Red Pass uma porra de anos na actual Luz e vejo-me fodido para ver um jogo do Benfica na zona geografica onde resido, onde ha vários estadios da primeira divisão

querem um contra senso gigantesco? comprar RED PASS, nao para ver jogos na Luz, mas para poder ter acesso a bilhetes para jogos...fora.

N.

LF disse...

Caro N
Pois eu não vivo em Lisboa, e tenho Red Pass desde 2004. Mas compreendo o argumento.

rsa disse...

Problema principal os poucos bilhetes para a procura deste tipo de jogo a final da Taça teria o mesmo problema . Eu não costumo ir fora exceto ao Estoril . Curiosamente tentei para o jogo de voleibol e agora este com o scp e o site não funcionou eu sabia que iria ser difícil arranjar bilhete mas da maneira que foi nem percebi como esgotou, pura e simplesmente não funcionou . Se o critério é o correto ou o mais ajustado sinceramente para o numero de bilhetes cerca de 2500 acho qualquer critério seria curto e injusto do ponto de vista de algumas pessoas .
Agora é apoiar "no sofá " e depois todos ao Marquês :)

RSA

hk disse...

A minha sugestão seria sorteio (auditado). Cada sócio declarava o seu interesse no jogo e seguia se o sorteio. Se a opção fosse premiar redpass, o sorteio incluiria só detentores de redpass.
É justo? Não. Mas não premeia apenas acesso e disponibilidade para andar às voltas com a app. Como está, mais vale voltar às bilheteiras e usar as casas do Benfica.
Saudações Benfiquistas

joão carlos disse...

também concordo que os critérios deveriam ser melhorados e sobretudo transparente e anunciados e mantidos durante a época toda para toda a gente os saber e não os ir implementando mudando conforme decorre a época.

o problema não é ser na app ou no site o problema é não funcionar, quando era venda física quando as coisas estavam mal organizadas e muitas vezes estiveram, existia problemas do género.

quanto ás claque completamente de acordo.

já quanto a não ser assunto para escrever no jornal discordo completamente, alias discordo pela ideia que lhe esta subjacente que o jornal só serve como propaganda do clube, e sobretudo de quem esta de dirigente, em vez de se discutir os assunto de interesse do clube e dos associados.
mais esta até seria uma critica construtiva para melhorar o que esta mal.
até posso concordar que o tom da cronica teria de ser diferente, óbvio, agora o assunto e a exposição não, é que assim até esta a prestar um mão serviço ao clube não promovendo a discussão de um assunto que obviamente esta a funcionar mal.