TUDO ESTÁ BEM...QUANDO SE GANHA
Depois de uma primeira jornada em falso, Portugal precisava de uma demonstração de força. Ela apareceu. Uma goleada por 5-0 que deixa a nossa selecção praticamente apurada. E uma exibição com bons momentos, com momentos de candidato ao título.
SEM ESTÁTUAS
Diogo Costa, João Cancelo, Ruben Dias, Renato Veiga, Nuno Mendes, João Neves, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Gonçalo Ramos e Rafael Leão.
PS: que diferença abissal entre um jogador veterano (Messi) e um ex-jogador que não percebe que o seu tempo acabou (Ronaldo).
2+4 ?
Além do Futebol, o Hóquei é a modalidade que me diz mais desde a infância. Até já tive um blogue a ela dedicado, que só a falta de tempo me impediu de manter.
Doeu perder a Champions, sabendo que o Benfica tem o melhor plantel de mundo, e porventura o melhor da sua história. Hoje fez-se justiça, no fechar de um campeonato sem derrotas, e de uns playoffs 100% vitoriosos - algo que talvez seja inédito.
Depois foi o Futsal feminino, que conquistou a ferros uma "dobradinha" bastante saborosa - talvez a mais disputada, difícil e empolgante de sempre. Do outro lado, uma boa parte da selecção brasileira conjugada com uma boa parte da selecção portuguesa, fruto de um investimento municipal volumoso e totalmente direccionado. No fim...ganhou o Benfica, e a Inês Fernandes bem o merecia no último jogo da sua carreira.
Amanhã queremos mais: Canoagem masculina e feminina, bem com os Juniores e os Iniciados do Hóquei (ambas as finais frente ao FC Porto, e ambas às 16.00h, algo que só a FPP poderá explicar).
2+4=6. É este o número de títulos que o Benfica pode conquistar em pouco mais de 24 horas.
LAPIDAR
#RONALDOOUT
Assim vai ser difícil. Enquanto a selecção for uma espécie de comissão para a celebração da carreira de um ex-jogador, não haverá espaço para grandes ambições. O que é lamentável, quando existe uma geração extraordinária de talentos, que se sentem manietados, condicionados e, por vezes, quase desesperados com o que está a acontecer.
Não me importava que jogasse Ramos, Felix, Guedes, ou, sei lá, Paulinho. Um avançado, um avançado qualquer. E parece-me que até com dez a equipa funcionaria melhor.
Cristiano Ronaldo foi um grande jogador. Dos melhores de sempre. Respeito a sua carreira. Falta-lhe perceber que acabou, ou alguém que tenha a coragem de lhe dizer que acabou. E uma selecção, um país, não pode ficar refém de um nome, por mais grandioso que tenha sido no passado.
Enfim...espero no próximo jogo não ter de passar mais 90 minutos a aguardar uma substituição, para ver a equipa começar a render.
A MINHA SELECÇÃO
39-24-13
O MEU TREINADOR!
Independentemente do que venha a acontecer no futuro, não há uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão. Marco Silva causou-a, fazendo uma apresentação brilhante - transmitindo segurança, confiança, determinação e humildade. Venham as vitórias.
NADA DE NOVO
O que ficou exposto foi precisamente o facto de não haver nada para esclarecer, e a comunicação social ter passado semanas a encher chouriços à volta de um tema que era óbvio, e que todos sabiam como e quando ia acabar, embora muitos se fizessem de parvos para poder lançar o seu veneno, ou simplesmente para conquistar audiências.
Mourinho ia ficar no Benfica, apareceu o Real Madrid e ele naturalmente quis ir. Como houve eleições teve de esperar, e o Benfica também - caso contrário tinha de assumir o ónus da rescisão e os milhões subjacentes. Ponto.
ADEUS JOSÉ. OLÁ MARCO.
Durante este período de gáudio para a comunicação social e toda a especulação que o caso permitiu criar, muitos se fizeram de parvos e aproveitaram para atacar o Benfica - que se viu numa situação inusitada, e para o qual a questão fundamental que se punha era pagar sete milhões ou receber quinze, o que deixava desde logo claro o desfecho que agora se confirmou.
Ninguém recusa o Real Madrid. Mourinho tem agora a hipótese de voltar a ganhar uma Champions, coisa que já parecia fora do seu horizonte. Desejo-lhe sorte. Não teve no Benfica os resultados que queríamos, mas acho que percebi o que ele tentou fazer da equipa, e tinha grande expectativa face ao que podia fazer numa época toda ela preparada por ele. Não foi possível. O Real Madrid não deixou. Talvez um dia ele ainda possa voltar, e, como à terceira é de vez, ser enfim campeão pelo seu clube de coração - coisa que eu já sabia, mas que entretanto ele próprio aproveitou para deixar clara.
PÉROLAS A PORCOS
Até poderia apoiar este processo se o mesmo trouxesse, com ele, uma redução drástica do número de clubes na Liga. Por mim seriam apenas oito (eventualmente a quatro voltas), ou, no máximo, dez. E com fortes imposições em termos de qualidade dos recintos desportivos, evitando imagens que me envergonham enquanto português. Em Portugal apenas existem Benfica, Sporting, Porto, Braga, Guimarães e mais dois ou três esforçados (Gil Vicente? Famalicão? Marítimo?). Os outros servem apenas para preencher grelhas televisivas, e nada dão ao futebol português. Pelo contrário, nivelam o campeonato por baixo. Nem sequer dão emprego a jovens jogadores portugueses, antes a um carrocel de estrangeiros de qualidade medíocre, cujas transferências também apenas servem para encher mais alguns bolsos. E quanto a árbitros, é melhor nem falarmos.
Portugal tem tantas equipas no escalão principal como a Alemanha. Aliás, é até embaraçoso olhar para a segunda divisão alemã. E para além do desequilíbrio de massa crítica, força social e mediática, há também um gigantesco fosso geográfico, com os clubes dos distritos de Lisboa, Porto e Braga a dominarem 72% do campeonato, e treze dos dezoito distritos (também 72%) sem qualquer representação. Não existe, por exemplo, qualquer clube a sul do rio Tejo. E apenas um em todo o interior. Compare-se com Espanha, com França, com a Alemanha, com Inglaterra, com qualquer país.
Este profundo desequilíbrio não parece perturbar ninguém. Com estes assuntos a FPF nada se preocupa. Apenas com as aparições bem penteadas de Pedro Proença em todo o lado, e com o dinheiro que Cristiano Ronaldo vai fazendo entrar nos cofres da cidade do futebol. A Liga de Clubes é autorregulada, e como os perus não votam a favor do Natal, dali não podemos esperar nada.
E estamos nisto, a caminhar para o abismo. A nivelar o futebol português por baixo. A tirar dnheiro dos adeptos para o dar a paraquedistas. A prejudicar o desempemho luso nas provas da UEFA.
E o Benfica no meio desta situaçãao? Sozinho não pode fazer nada. Gritar de nada serve. Com este Sporting também não pode (nem deve) contar. E o tempo para procurar consensos com FC Porto, Braga ou Guimarães também já parece ter passado. Sinceramente, não vejo qualquer saída.
HORA DE PORTUGAL
QUEM É QUE NÃO É PARVO?
SÓ FALTAM 19
Champions League -50M
José Mourinho +15M
Sidny Cabral +9M
Europa League +4M (?)
João Neves +2M
Bad Bunny +1M
12 x 12
Por agora, fim-de-semana à Benfica. Venha o Domingo!
PARA AS PRÉ-ELIMINATÓRIAS
O MEU TREINADOR
Por agora, ainda é José Mourinho, e seria sempre José Mourinho se dependesse apenas de mim. Só quem não perceba nada de futebol não verá que, com ele, a equipa melhorou, muitos jogadores melhoraram, e na segunda volta ninguém fez mais pontos que o Benfica. Não é, nunca foi, um treinador de futebol bonito, mas isso eu dispenso. As arbitragens não permitiram o acersso directo à Champions, mas o trabalho do técnico setubalense, que estava só a começar, ia certamente dar frutos na nova temporada - já com conhecimento do plantel, das suas forças e fraquezas, dos jovens em condições de lançar, das aquisições a fazer, com toda a preparação definida por ele.
Com qualquer outro treinador, há que começar do zero.
E quem poderá ser esse treinador?
Por diferentes motivos, parecem descartados Jorge Jesus, Ruben Amorim e Sérgio Conceição. Deste lote, preferia claramente Jesus, mas o próprio já afirmou que não quer (estará à espera da Selecção), além de que seria um regresso ao passado, que começava desde logo com demasiados anti-corpos. Ruben Amorim também não quer, e para quem não quer há muito (eu também não o quero). De Sérgio Conceição nem precisarrei de dizer porque motivo não pode treinar o Benfica - embora o seu comportamento enquanto rival, apesar dos excessos de personalidade, nem tenha sido, quanto a mim, tão hostil (ou cínico, ou sonso) como o de Amorim. Leonardo Jardim também não quer, nem sei se ainda terá o perfil adequado depois de tantos anos afastado do futebol europeu.
Quanto a estrangeiros, não sei se estarão ao alcance da bolsa do Benfica nomes como Fabregas, Iraola ou Sage. Qualquer um deles me pareceria uma boa aposta, mas sempre com a desvantagem de um necessário período de adaptação e conhecimento do clube e do campeonato.
De Marco Silva já disse o que pensava. Não é um nome que me entusiasme, nem acho que a sua carreira, embora respeitável, tenha sido assim tão sumptuosa (uma Taça de Portugal acaba de ser ganha por Luís Tralhão, como havia sido ganha por José Rachão ou José Mota, e campeonatos gregos, com o Olympiacos de então, só Pedro Martins creio que ganhou três). Se for ele o escolhido, passará, nesse dia, a ser o meu treinador - e terá o meu apoio enquanto representar o Benfica.
Neste momento nenhuma solução é óptima. Sendo inacessíveis Guardiola ou Klopp, passar de Mourinho para qualquer ooutro é sempre passar de cavalo para burro. Mas o assédio do Real Madrid a isso obriga.
Que venha então um dos três estrangeiros que referi, ou, a não ser possível, que venha de lá Marco Silva. E oxalá o futuro me obrigue a engolir o meu cepticismo.
TODOS OS DÉRBIS. TODOS OS CLÁSSICOS
TER CÃO? NÃO TER CÃO?
O CAMINHO EUROPEU
MAIS DOCE QUE AGRI
TUDO EM SINTONIA
AGENDA
QUEM QUER CASAR COM A CAROCHINHA?
Ruben Amorim....NÃO QUER VIR
Jorge Jesus....NÃO QUER VIR
Talvez tenha mesmo de ser Marco Silva. Ou então um estrangeiro (Iraola? Sage? Fabregas? um tipo qualquer?).
Como diria Vasco Santana, "treinadores há muitos, seu palerma".
PROPAGANDA? OBSESSÃO? DOENÇA?
PORQUE NÃO JJ?
OS INTOCÁVEIS
OS CONVOCADOS
OBRIGADO
O SENHOR CEM
Total de golos:
FOI BONITA A FESTA, PÁ!
UMA BOA NOTÍCIA: ACABOU!
Neste momento lembro com saudade (dele), e resignado (com o Benfica), essa perspicaz afirmação.
A última jornada não trouxe surpresas, nem milagres. Fica uma vitória construída na primeira parte (como podia ter acontecido em Famalicão), um jogo de mais a menos (como tantos), uma bonita homenagem a Pizzi (a quem o futuro fará naturalmente justiça), o 100° golo de Rafa de águia ao peito (outro a quem ainda não se deu devido valor), o consumar de um campeonato sem derrotas. E sobretudo o fim de uma temporada que, salvo um ou outro momento (Supertaça, Trubin...), não deixa saudades. Tudo irá então começar de novo. Essa é a melhor notícia do dia: isto acabou!
Haverá tempo para balanços e para olhar o futuro. E prevê-se uma semana animada. Cá estaremos para comentar.
FECHAR COM UMA VITÓRIA
O meu onze: Trubin, Dedic, Tomás, Otamendi, Dahl, Barreiro, Aursnes, Rios, Prestianni, Pavlidis e Schjelderup.
NÃO O RECEBO MAL, MAS...
Pede-se, exige-se !, um plano a médio prazo, com um protagonista que venha pelo tempo suficiente para implementar as suas ideias.
Fala-se de Marco Silva. Confesso que o nome não me entusiasma.
Se for ele o treinador do Benfica, passará, nesse dia, a ser o "meu" treinador. Mas a sua carreira tem pouca coisa que o recomende, nomeadamente para um clube com a grandeza do "Glorioso".
Apenas conquistou dois troféus na vida. Um Campeonato num Olympiakos que estava a meio de um ciclo de 19 títulos em 21 anos, ou seja, onde se aplicava, com estrondo, a velha máxima de Mário Wilson, e qualquer treinador se arriscava a ser facilmente campeão. Uma Taça de Portugal no Sporting (onde actuavam seis titulares da selecção portuguesa campeã da Europa um ano depois), conquistada no desempate por penáltis diante do Braga, depois de recuperar de uma desvantagem de 0-2 com a fortuna de golos marcados aos 88 e 93 minutos.
Foi despedido do Everton, deixando a equipa em lugar de despromoção. Passou um ano no desemprego. E após um recomeço no Championship, tem-se mantido no Fulham, sempre na metade inferior da tabela.
O seu melhor trabalho terá sido no Estoril, onde, diga-se, "roubou" um campeonato ao Benfica em 2013 com um dramático empate na Luz. Mas, como um amigo me disse por estes dias, não passa de uma promessa do passado. Alguém cujo agente, Jorge Mendes, tem conseguido manter na Premier League, onde, como outros, desfrutou e desfruta do prestígio deixado por...José Mourinho.
FARTO DE TREINADORES
MALES QUE PODEM VIR POR BEM
O ADEUS DE MOURINHO?
RETRATO DA ÉPOCA
ONZE PARA O BRAGA
Trubin, Dedic, Tomás, António, Dahl, Aursnes, Barreiro, Prestianni, Rafa, Schjelderup e Pavlidis.
FIM DE SEMANA NEGRO
CIRCO CA
ESPERO QUE...
BICO CALADO E CARA ALEGRE
MODALIDADES
FIGURA DE URSO
POTÊNCIAS DESPORTIVAS
Esta é a minha contabilidade de títulos entre Benfica, Sporting e FC Porto. Não deixa dúvidas quanto a qual é a maior potência desportiva do país. Se houver corrrecções a fazer, digam por favor:
EM CIMA DA MESA (actualização)
Até ao fim da temporada desportiva, o Benfica, em todo o seu universo, tem os seguintes objectivos a alcançar:
FUTEBOL FEMININO: Final da Taça de Portugal frente o FC Porto dia 17 de Maio / Terminar o campeonato sem derrotas (falta apenas a deslocação a Vila do Conde).
FUTEBOL SUB 23: Taça Revelação (adversário nos quartos: SC Braga)
FUTEBOL INICIADOS: Campeonato, a 4 pontos do FC Porto quando faltam 7 jornadas (ainda há confronto directo)
HÓQUEI EM PATINS MASCULINO: Campeonato (terminou a fase regular em 1º sem derrotas, jogará com a Sanjoanense nos quartos do playoff) / Liga dos Campeões (final-eight em Coimbra neste fim-de-semana, adversário nos quartos: Réus)
HÓQUEI EM PATINS FEMININO: Campeonato (termina a fase regular a 24 de maio, segue destacado em primeiro) / Liga dos Campeões (final-four em Coimbra este fim-de-semana, adversário nas meias: Gijón)
HÓQUEI EM PATINS FORMAÇÃO: Campeonatos de Juniores, Juvenis, Iniciados e Infantis (decorrem as fases regulares)
BASQUETEBOL MASCULINO: Campeonato (terminou a fase regular em 1º, jogará com o SC Braga nos quartos do Playoff)
BASQUETEBOL FORMAÇÃO: Campeonatos de Sub 18 e Sub 14 masculinos e Sub 18 e Sub 14 femininos
FUTSAL MASCULINO: Campeonato (terminou a fase regular em 1º lugar, jogará com o Eléctrico nos quartos do playoff)
FUTSAL FEMININO: Campeonato (vence 1-0 na meia-final do playoff frente ao Atlético, a uma vitória da final)
FUTSAL FORMAÇÃO: Juniores na final com o Sporting. Juvenis na meia-final com o Sporting. Iniciados terminam a fase regular neste fim-de-semana. Juniores femininos terminam a fase regular neste fim-de-semana.
ANDEBOL MASCULINO: Final da Taça de Portugal frente ao Sporting dia 7 de Junho
ANDEBOL FORMAÇÃO: Campeonatos de Sub 20, Sub 18 e Sub 16 masculinos, e Sub 18 e Sub 16 femininos (todos nas fases regulares)
VOLEIBOL MASCULINO: Campeonato (jogo 3 da final, quarta-feira em Alvalade com o Sporting)
VOLEIBOL FORMAÇÃO: Campeonatos de Sub 21, Cadetes e Iniciados masculinos, e de Sub 21, Juniores, Cadetes, Juvenis, Iniciados e Infantis femininos, todos em curso
RUGBY MASCULINO: Campeonato (segue destacado em 1º lugar)
POLO AQUÁTICO MASCULINO: Playoff de manutenção (jogará com o Pacense neste fim-de-semana)
POLO AQUÁTICO FEMININO: Campeonato (inicia neste fim-de-semana final do palyoff com o Fluvial) / Nordic European League (final-eight a disputar em Junho)
BILHAR MASCULINO: Campeonato por disputar
ATLETISMO MASCULINO: Campeonatos ao ar livre a 27 e 28 de Junho
ATLETISMO FEMININO: Campeonatos ao ar livre a 27 e 28 de Junho
ATLETISMO FORMAÇÃO: Campeonatos de Sub 23, Sub 20, Sub 18 e Sub 16 por disputar em masculinos e femininos, bem como Campeonatos de Marcha de Sub 20 e Sub 18 masculinos e femininos
TROFÉUS CONQUISTADOS: 26
TROFÉUS PERDIDOS: 51






