DO MAL O MENOS

Há resultados que me deixam irritado, outros, deprimido, outros ainda, revoltado. Este empate em Guimarães deixou-me conformado.
Antes de mais porque foi isso mesmo: um empate em Guimarães, estádio difícil, equipa aguerrida, adeptos hostis - grau de frustração diferente de um enpate em casa com um Casa Pia ou com um Farense. Depois porque o campo estava impraticável, obrigando a um esforço adicional dos jogadores, e tornando aleatórias muitas posses de bola. E ainda porque o pontinho foi salvo aos 90 minutos, quando a derrota parecia inevitável.
É preciso dizer também que a arbitragem nada ajudou. O lance do penalti é precedido de mão na bola, e os seis minutos de compensação foram ridículos. 
O Benfica mantém-se em primeiro lugar, à condição, e continua a depender apenas de si próprio para chegar ao título. E depois de uma jornada destas, tal não é despiciendo. 
Individualmente destaco Di Maria. Com duas assistências esteve nos melhores momentos do Benfica. Está em forma e a fazer a diferença, como sempre se espera de um jogador da sua qualidade. Arthur Cabral também fez aquilo que se espera de um ponta de lança, e marcou mais um golo importante. Talvez tenha de rever o que cheguei a escrever sobre ele. O futuro dirá. 
Pela negativa, Kokcu. Também já escrevi sobre ele, mas não me dá motivos nenhuns para rever o que disse. As semanas passam e continua misteriosamente apagado. Também é um mistério que se mantenha no onze, mas disso não tem culpa. 

12 comentários:

Rui Dourado disse...

Conformado E agredece o ponto ao Godinho, que não mostrou o segundo amarelo antes do golo do empate, estes lances são sempre para amarelo seja no minuto 1 ou 90, o Guimarães perdeu 2 pontos, o resto já é problema do Schemidt se mete avançado ou não... 6 minutos de descontos está bem.. Não é por aí que o Benfica ia ganhar, este 90 minutos sempre atrás do resultado e depois 6 minutos não era com mais 2 ou 3 que ia mudar o resultado...

Miguel disse...

As condições do campo eram muito difíceis para jogar futebol, mas eram difíceis para ambas as equipas. E o que se viu foi um Guimarães muito mais adaptado/preparado.

Houve claramente uma péssima abordagem ao jogo por parte do treinador.
- Começar o jogo sem PL, quando o Arthur Cabral tem estado muito bem nos últimos jogos.
- Manter o Morato, quando temos novamente um defesa esquerdo no plantel (que tem dado sinais de qualidade e de adaptação).
- Insistência na titularidade do João Mário.
- A incapacidade de mudar a táctica, quando se viu que a bola dificilmente rolava.
- Substituições tardias.

Sou a favor da estabilidade das equipas técnicas, mas este ano Roger Schmitt tem estado mal em muitos jogos!

Joe Nash disse...

6 minutos de desconto está bem diz o senhor eu também acho que não é por aí que não ganhamos o jogo a culpa essencialmente é do Schmidt mas se fosse o seu porto todos sabemos que era até o porto marcar nem que tivesse de dar 23 minutos de desconto como já aconteceu e noutros jogos 10 e 15 minutos

Zé da Fisga disse...

Não concordo.
O Benfica não depende de si próprio para chegar ao título. Depende de terceiros, concretamente da realização do jogo em atraso dos lagartos. Dependendo do que a lagartada faça, logo se verá.
Mesmo que a lagartada perca, o que pelo andar da carruagem mostra não se me afigura viável, ainda assim o Benfica depende da cabeça burra do alemão para chegar aonde quer que seja.

E por esse lado estou mais crente no descalabro total do que qualquer veleidade de um hipotético êxito por menor que seja.
PQP a sorte. Volta Jesus, pedimos-te perdão e vem salvar a malta.
Ou R. Vitória ou Lage, ou Veríssimo ou Silas ou Peseiro, ou qualquer outro que seja, o importante é livrarmos-nos desta aventesma de treinador.

H PontefaLuz disse...

Já agora o Salazar, oramessa! Que algo não está bem não, ontem estava mais que visto, equipados de vermelho integral PSV, com coroa de flores, sem avançado..de facto o discurso de um treinador do Benfica nunca pode ser o de ficar satisfeito com um empate, a verdade é que neste lamaçal (campo, rivais e sistema) o SLB se comporta como se fossem os escuteiros do sítio.. Nem tanto ao mar.. Ética sim Sr., mas ser comidos de cebolada, NÃO!

Anónimo disse...

Oh Zé da Fisga também não é preciso ser tão radical. Para sermos campeões basta ganhar-se todos os jogos, incluido o jogo com a lagartada claro. Mas que V. está cheio de razão no que ao alemão diz respeito, lá isso está. Aguardemos. José Ferreira.

Joe Nash disse...

Até o meu avô é melhor treinador que o Schmidt

joão carlos disse...

agora já é mão para invalidar um lance que o maior problema foi mesmo a estupidez da falta quando o adversário nem possibilidade de criar perigo tinha, quando foi anulado um golo por mão do joão mario viemos todos dizer que foi mal anulado e foi, convém e nestes casos ter coerência.

e sim o tempo adicional foi curto podiam ter sido mais dois ou tres mas eram esses minutos que iam fazer a diferença, depois de termos andado meia hora, depois da expulsão, a pastelar em campo ou quando só a tres minutos do fim é que se arrisca quando tínhamos mais um, e curiosamente marcamos tres minutos depois das alterações, se calhar se essas substituições tivessem sido feitas dez minutos mais cedo é que fazia diferença.
mas lá esta a malta gosta sempre de achar que os erros dos outros é que é os nossos não esses nem existiram.

esta o kokçu no onze e esta o joão mario mas pelos vistos para alguns o problema é apenas o kokçu.
mas o curioso é que neste post se aborda tudo o que não controlamos e nem uma palavra sobre o que realmente controlamos nem a péssima opção de num terreno como aquele que encontramos se ter optado pelos jogadores mais débeis fisicamente, e mais adversos a duelos e luta em vez de jogadores com características opostas.
conclusão poucos ou nenhuns duelos conquistamos e faltas quase nem velas.

offt topic independentemente dos erros do treinador, que são evidentes já o eram o ano passado, é ver esta malta a suspirar pela tralha nacional do mais alto quilate que na vasta maioria conseguem ser piores do que o roger, então falar no pé frio do peseiro é dose.

Anónimo disse...

Em Lisboa pouco tem chovido, os jogadores estão habituadas a campos limpos, treinam em campos perfeitos. Que os beneficia por serem mais técnicos.
No norte, os jogadores estão habitados a campo pesados e alagados onde a bola não rola. Não admira que se adaptem melhorl pois jogam todo o inverno assim.
Não há táctica que valha quando os jogadores não conseguem realizar os lances que pensam, estando com a atenção virada para as condições do relvado e em acertarem os passes. Passes à flor da relva nem pensar.
Nestes casos, a condição do terreno anula a mais valia técnica e o talento dos melhores jogadores.
A lagartada perdeu lá e não consta que o campo estivesse alagado.

Anónimo disse...

O Zé da Fisga tem todo o estilo de lagarto infiltrado. Há-os às dezenas por blogues benfiquistas.

Quimcosta disse...

E há o pretoriano que foi o 1º a comentar!
Arredem daqui anti-benfiquistas!

Anónimo disse...

Luís
Um empate é uma derrota.
Este treinador milionário anda a gozar com os pobres benfiquistas.
Isto, é inadmissível, é intolerável e execrável.
E o que faz o presidente? Nada. É um manso, é um incompetente e é um cobarde que vê o barco ir ao fundo e nada faz.

Se não ganharmos este campeonato, o presidente tem de ser corrido.

Benfiquista a sério