VINTE ANOS DE MENTIRA DE A a Z

A justiça do título conquistado pelo F.C.Porto nesta época de 2007-08 é inatacável. Embora beneficiando de dez golos irregulares ao longo da prova - Sporting, U.Leiria (3), P.Ferreira (2), Boavista, Leixões e Belenenses (2) -, cinco expulsões perdoadas (três delas a Bruno Alves em Matosinhos, Alvalade e Amadora, uma a Quaresma e outra a Lisandro nos Barreiros), e pese ainda os treze penáltis subtraídos ao Benfica e descritos em post anterior, tem que se admitir a maior regularidade exibicional dos portistas, a sua maior coesão, e o brilhantismo de alguns dos seus jogadores - nomeadamente os argentinos Lucho e Lisandro, que realizaram uma temporada extraordinária.
Efectivamente, mesmo sendo - respeitando a "tradição" - a equipa mais beneficiada da competição, tem que se dizer que o F.C.Porto foi também o melhor conjunto e, sobretudo, que não teve culpa dos erros de águias e leões, que cedo se suicidaram neste campeonato quer dentro quer fora das quatro linhas, com erros crassos de gestão desportiva próprios do mais cândido amadorismo. Sem interferências de arbitragem possivelmente a festa não tinha ainda sido feita, mas, mais jornada menos jornada, a equipa de Jesualdo confirmaria o merecido título, até porque muitos dos lances referidos (embora nem todos) ocorreram em jogos nos quais os portistas acabaram por vencer folgadamente.
Isto todavia não apaga, nem pode branquear, todo o caminho histórico percorrido pelos dragões até aqui, designadamente desde o momento em que Jorge Nuno Pinto da Costa assumiu o poder – do F.C.Porto e do futebol português.
Desde os anos oitenta muitos foram os casos, muitas foram as suspeitas. Quando vieram a público as escutas do Apito Dourado quase ninguém foi apanhado de surpresa, pois toda a gente mais ou menos ligada ao futebol sabia o que se passava. Tratando-se de situações difíceis de comprovar, e conhecendo-se a rede de influências e interdependências ardilosamente construída ao longo de duas décadas, tornava-se (e torna-se) difícil ver a justiça chegar a bom porto, para mais conhecendo-se a sua dramática lentidão e ineficácia, verificada nestes e noutros casos no nosso país.
No momento em que se vão julgar em tribunal um F.C.Porto-E.Amadora e um Beira Mar-F.C.Porto, disputados na melhor temporada de sempre dos dragões (com uma grande equipa e um grande treinador), é importante que se perceba que o problema está muito longe de se esgotar nesses dois episódios, nem eles serão certamente os mais relevantes de uma história repleta de mentira, corrupção e tráfico de influências. Pelo contrário, o que deve ser entendido das escutas – mesmo que o tribunal não o possa ou consiga fazer - é um panorama de subversão total e absoluta de uma lógica competitiva de isenção e transparência, que foi sendo a base para benefício de uns e prejuízo de outros, ao longo de muitas temporadas, e que valeu títulos, dinheiro, prestígio europeu, numa espiral que ainda hoje condiciona e subverte a hierarquia competitiva do futebol português.
É em nome da preservação dessa memória que este texto é publicado. É no fundo o repescar de um conjunto de episódios, factos e, nalguns casos, apenas rumores, que por si pouco poderiam representar, mas que em conjunto reflectem uma realidade à qual não podemos fugir, e a qual ninguém de bom senso deverá ignorar ou fingir que não existe ou existiu. Mesmo que, por questões processuais, a justiça acabe por não conseguir desempenhar o seu papel, a verdade não poderá ser esquecida nem branqueada, pois o que está em julgamento não é mais que a ponta de um iceberg escondendo uma sórdida teia de podridão que alicerçou o futebol português ao longo de mais de vinte anos. É importante que nos lembremos, a cada momento, a cada fim-de-semana, a cada jogo, como é que o F.C.Porto se tornou na máquina de vitórias que hoje é, não desfazendo, obviamente, da qualidade e profissionalismo de muitos dos jogadores e técnicos que passaram pelo clube, e aos quais provavelmente até terá escapado muito do lixo arrecadado nas traseiras dos seus triunfos.
Fica pois aqui, de A a Z, a memória de duas décadas de mentira:

A de ACÁCIO – Pouca gente se lembrará deste nome. Trata-se de um guarda-redes brasileiro que passou com discrição pelo Tirsense e pelo Beira Mar, e que só depois de regressar ao Brasil tomou a liberdade de falar sobre a sua aventura europeia. Confessou então que recebera pressões e propostas diversas para facilitar uma vitória do F.C.Porto em Aveiro, que valia (e valeu) o título nacional de 1993. O caso foi pouco falado, vivia-se ainda um clima de medo pré-Apito Dourado. Mas a recordação das suas declarações e desse campeonato permanecem bem vivas no meu espírito. Só não sei se foi nessa ocasião que, também em Aveiro, o jornalista Carlos Pinhão foi barbaramente agredido por elementos ligados ao F.C.Porto.
Uns anos antes havia sido o belga Cadorin, avançado do Portimonense, a acusar o empresário Luciano D’Onófrio de lhe prometer um bom contrato (em Portugal ou no estrangeiro), caso fizesse um penálti nos primeiros minutos de um Portimonense-F.C.Porto (“depois jogas normalmente”, ter-lhe-á dito). Com a saída do belga do futebol português, o caso acabou por morrer.

B de BENQUERENÇA – Olegário Benquerença protagonizou duas das mais escandalosas actuações da arbitragem portuguesa dos últimos anos. Na Luz, em Outubro de 2004, dois meses antes da detenção de Pinto da Costa, o árbitro leiriense e o seu assistente Luís Tavares foram os únicos que não viram (mais alguns que não quiseram ver…) uma bola rematada por Petit ser retirada de dentro da baliza portista por um desesperado Vítor Baía. No mesmo jogo já havia feito vista grossa a uma claríssima grande penalidade de Seitaridis sobre Karadas (que daria expulsão do grego no início da segunda parte), e mostrado um vermelho injusto a Nuno Gomes, que havia sido barbaramente agredido por Pepe. Um ano depois, em jogo da Taça de Portugal, foi o Sporting a vítima deste benemérito portista de longa data. Com mais uma exibição de “luxo”, Benquerença colocou os leões fora da Taça, poupando penáltis, e expulsando jogadores até achar necessário. Já antes de 2004 era um árbitro polémico, com arbitragens invariavelmente favoráveis aos portistas. Talvez por isso viu as portas de uma carreira internacional de sucesso serem-lhe escancaradas e, não se sabe bem como, poderá até estar no Euro 2008.

C de CALHEIROS – Os irmãos Calheiros – quem não se recorda dos gémeos e barbudos fiscais de linha, ladeando Carlos, o irmão mais velho – foram umas das muitas figuras sinistras da arbitragem portuguesa da década de noventa. Recordo particularmente um inacreditável penalti assinalado nas Antas por suposta falta de Mozer no empate 3-3 de 1993-94, bem como um jogo em Aveiro, na época anterior, concretamente na tarde soalheira de 16-5-1993, em que expulsou Yuran e Pacheco por supostas palavras, possibilitando a vitória ao Beira Mar, e dando o título ao F.C.Porto - que à mesma hora via um tal de Marques da Silva, do Funchal, expulsar estranhamente dois jogadores do Desp. Chaves e assinalar um penálti escandaloso que lhe permitiu virar o marcador para de 0-1 para 2-1 na difícil visita a Trás-os-Montes, quando águias e dragões seguiam, a três jornadas do fim, empatados em pontos. Mais do que essa e outras actuações, sempre em benefício dos mesmos, este trio ficou famoso pela célebre viagem ao Brasil, feita através da agência de Joaquim Oliveira, e paga pelo F.C.Porto. A investigação deste caso nunca foi devidamente feita. Com a PJ do Porto e o próprio MP aparentemente alinhados com o sistema, foi difícil durante muitos anos (e continua a sê-lo) avançar pelos caminhos da verdade.
Ao pé destes meninos, Calabote era possivelmente apenas um ingénuo aprendiz – e diga-se que o suposto e empolado caso Calabote, nos anos cinquenta, redundou apenas num título para o…F.C.Porto.

D de DUDA – Foi um dos meus primeiros contactos com a suja realidade do futebol português das últimas décadas. Jogava-se, já em plena segunda volta, a liderança do campeonato numa tarde chuvosa na Luz – foi este o célebre jogo em que Toni saiu a chorar por ter involuntariamente partido a perna de Marco Aurélio. O Benfica vencia por 1-0 desde os primeiros minutos com um golo de João Alves, mas já na ponta final do desafio, em recarga a um livre defendido por Bento, o brasileiro Duda em claríssimo fora de jogo empatou a partida. O F.C.Porto de Pedroto, e já com Pinto da Costa no departamento de futebol, seria campeão.
No ano antes, já o F.C.Porto tinha alcançado o título através de um livre duvidoso à entrada da área, que lhe possibilitou por intermédio de Ademir o empate (1-1) frente ao Benfica nos últimos minutos de um jogo nas Antas, em que estivera em desvantagem desde o terceiro minuto com um auto-golo de Simões, e em que se vira a barra devolver uma bola cabeceada por Humberto Coelho. Bento fora expulso na jornada anterior, jogando Fidalgo na baliza encarnada. Era o início de uma longa e podre história.

E de EXPULSÕES – A dualidade de critérios nos jogos do F.C.Porto foi desde os anos setenta uma constante. Todo o anti-jogo lhes foi sempre permitido (recordo por exemplo os empates a zero na Luz em 1989, 1990 e 1993), as agressões de Frasco, Fernando Couto, Paulinho Santos e Jorge Costa raramente foram punidas – este último quando se sentia pressionado atirava-se para o chão e punha assim fim aos lances -, mas aquilo que talvez tenha sido o emblema desta realidade foram as sistemáticas expulsões de jogadores encarnados sempre que jogavam frente aos portistas. Nos últimos vinte anos foram mostrados 23 (!!!) cartões vermelhos a jogadores do Benfica em clássicos com o F.C.Porto para todas as competições. A saber, e por ordem alfabética: Abel Xavier 94-95, Dimas 94-95, Eder 02-03, Escalona 99-00, Hélder 94-95, Isaías 91-92, João Pinto 94-95, 97-98 e 98-99, Miguel 02-03, Mozer 92-93, Nuno Gomes 04-05, Nelo 94-95, Pacheco 88-89, Ricardo Rocha 02-03 e 03-04, Ricardo Gomes 95-96, Rojas 99-00, Rui Bento 91-92, Tahar 96-97, Vítor Paneira 94-95, Veloso 87-88 e Yuran 92-93. Para se ter uma ideia da força deste número, digamos que nos oitenta anos de história anteriores (1907 a 1987) foram expulsos apenas 10 jogadores do Benfica em jogos com o F.C.Porto, ou seja, em apenas vinte anos foram expulsos mais do dobro dos que haviam sido em toda a restante história do futebol português. Este tem sido um aspecto fulcral da perseguição ao Benfica e da protecção ao F.C.Porto, e que muitas vezes impediu outros resultados, nomeadamente a norte, onde a maioria daquelas expulsões teve lugar. Por vezes foi também em vésperas de deslocações às Antas que as expulsões cirurgicamente ocorreram. Foi o caso de Preud’Homme,em 1995-96, e Miccoli no ano passado, curiosamente dois grandes jogadores que nunca haviam sido expulsos em Portugal, e nunca voltaram a sê-lo depois dessas ocasiões.
Também os penáltis marcados a favor do F.C.Porto e subtraídos ao Benfica foram uma constante nas deslocações às Antas (por exemplo 89-90, 92-93, 93-94 no primeiro caso; 91-92 no segundo). Mas até na Luz, em jogo decisivo para o título de 1991-92 isso aconteceu, com o marcador a ser aberto já a meio da segunda parte num lance fora da área entre Rui Bento e Rui Filipe, que valeu o primeiro golo portista e a expulsão do benfiquista. O F.C.Porto, a jogar contra dez, venceria por 2-3. O árbitro era Fortunato Azevedo, que já na primeira volta subtraíra uma grande penalidade ao Benfica e expulsara Isaías, em jogo que terminou empatado a zero.
Os golos anulados a Kandaurov em 1997-98, e Amaral em 1994-95, além do caso Benquerença em 2004-05, também são dignos de figurar neste negro registo de clara e inequívoca parcialidade. Sem falar nas célebres defesas de Vítor Baía fora da área, sem cartão nem punição.

F de FAMALICÃO – Foi um dos muitos escândalos da era Lourenço Pinto/Laureano Gonçalves (fim de oitentas princípio de noventas) – a pior de todas na arbitragem portuguesa. Com o campeonato de 1992-93 ao rubro, o F.C.Porto deslocou-se ao então difícil recinto do Famalicão. Quase seis minutos depois da hora, o árbitro José Guimaro - mais tarde condenado por corrupção no caso Leça - arquitectou um absurdo penálti para dar a vitória ao F.C. Porto. João Pinto converteu e o F.C.Porto, com estas e outras (ver Acácio e lembrar o penálti de Rui Bento sobre Rui Filipe na Luz), alcançou um dos títulos mais nebulosos da história do futebol português.

G de GERALDÃO – O central brasileiro Geraldão, bem como o lateral esquerdo internacional Branco, eram especialistas na cobrança de livres directos. Como tal, as arbitragens mostravam-se extremamente zelosas sempre que algum jogador portista caía nas imediações da área (e eram muitos a fazê-lo de forma deliberada), assinalando de pronto livres que frequentemente acabavam em golos. O F.C.Porto do início da década de noventa venceu muitos jogos assim. Recordo um Benfica-F.C.Porto de 1990 em que foi assinalada perto de uma dezena de livres nas imediações da área encarnada, quase todos simulados. Por sorte, nesse dia Geraldão estava com a pontaria desafinada, e o resultado acabou em branco. Mas o título voou para norte…

H de HILÁRIO – Tal como Acácio e Cadorin, o agora guarda-redes do Chelsea foi outra das figuras sobre a qual se ouviram rumores de possível suborno ou pressão quando defendia, por empréstimo do F.C.Porto, as redes do Estrela da Amadora. Neste caso não foi o próprio a assumir, mas sim terceiros a acusar. Foi uma história que também acabou por morrer nos silêncios do medo. Nos últimos anos falou-se também de Rolando do Belenenses, eternamente apalavrado com os dragões.
Ao longo dos últimos tempos muitos têm sido também os jogadores emprestados pelo F.C.Porto a clubes da primeira divisão (situação que deveria ser proibida), conseguindo com isso atirar algum charme para cima dos seus dirigentes - sempre conveniente na hora das contratações - e simultaneamente amaciar adversários. Durante muitos anos os clubes da Associação de Futebol do Porto (Leça, Leixões, Tirsense, Penafiel, Varzim, Rio Ave, Salgueiros, Paços de Ferreira, etc) foram a este nível verdadeiros parceiros do F.C.Porto na sua rota rumo ao domínio, a bem ou a mal, do futebol português. Isso notava-se com clareza nos resultados e nas exibições. E de certo modo ainda nota, caso estejamos bem atentos.
Nesta mesma edição da liga, o F.C.Porto tem jogadores emprestados a Sp.Braga, Belenenses, Leixões, V.Guimarães, V.Setúbal, Académica e E.Amadora. Também U.Leiria e Marítimo têm tido relações privilegiadas com os dragões, sem contar a Liga de Honra, território quase todo submerso na rede de interdependências criada pelo F.C.Porto e seus próximos, ou não tivesse sido ela criada mesmo para esse efeito. O Alverca foi filial do Benfica (embora depois tenha servido para retirar jogadores como Deco da Luz e vender-lhe monos a preços de luxo), mas a satelização de clubes da primeira divisão tem sido ao longo dos anos uma das armas do F.C.Porto. Alguns clubes chegaram a receber quase meia equipa emprestada pelos dragões. Refira-se ainda que a quantidade de treinadores ex-jogadores portistas, conotados com o F.C.Porto e imbuídos da cultura do clube, orientando clubes da liga principal nos últimos anos, é extraordinariamente vasta: Carlos Carvalhal (que ainda na Taça da Liga festejou um golo virando-se para o banco encarnado e gritando f....s d. p...), Carlos Brito, Jaime Pacheco, Jorge Costa, Domingos Paciência, António Sousa, António Conceição, José Mota, Augusto Inácio, Eurico Gomes, Octávio Machado, António Oliveira, Rodolfo Reis, Paulo Alves, José Alberto Costa, para referir apenas os que me vêm no imediato à memória. Se em muitos destes casos seria injusto especular acerca do menor empenho das equipas, percebeu-se quase sempre, por exemplo nas flash-inteviews, um pudor extremo em falar de arbitragens nos jogos contra os dragões, e uma fúria incontida caso os supostos prejuízos se dessem com outros clubes, designadamente o Benfica.

I de ISIDORO RODRIGUES – Este árbitro viseense foi um verdadeiro Benquerença da década de noventa. Muitos foram os jogos em que beneficiou o “seu” F.C.Porto, e sobretudo aqueles em que prejudicou o Benfica, bastas vezes sem sequer se preocupar com as aparências. Recordo com particularidade um Benfica-Boavista (1995-96) em que Isidoro virou o resultado quase sozinho, expulsando três jogadores do Benfica (entre os quais João Pinto), assinalando um penálti fantasma e validando um golo em fora-de-jogo; bem como um Varzim-Benfica para a primeira jornada de 2001-02, em que o árbitro só apitou para o final do jogo quando o Varzim chegou ao empate, nove (!!) minutos depois da hora, e já depois de ter expulsado os benfiquistas Cabral e Porfírio, e marcado o penáltizinho da ordem, começando a liquidar desde logo as aspirações benfiquistas numa época em que muito apostavam (contratações de Simão, Drulovic, Zahovic, Mantorras etc).

J de JOÃO ROSA – Estava-se em 1985-86 e o campeonato seguia animado com a luta Benfica-F.C.Porto na frente da tabela. Este árbitro eborense foi nomeado para um Salgueiros-Benfica, no qual acabou por apenas não meter a bola dentro da baliza dos da Luz com as suas próprias mãos. De resto fez tudo para o Benfica perder pontos, acabando por “conseguir” um empate a um golo. O sistema estava a atingir o auge dos seus tempos mais tenebrosos.
Outro Rosa, mas este Santos (embora apenas de nome…), foi também figura de proa do sistema que construiu a hierarquia do futebol português que hoje temos. Uma vez em Loulé, permitiu a marcação de um livre sem ter apitado nem os jogadores algarvios terem formado barreira. Esse lance valeu uma eliminatória da taça para o F.C.Porto. Hoje continua a fazer alguns favores aos dragões, comentando arbitragem no jornal “O Jogo”.

K de KANDAUROV – Seria necessário muita pesquisa ou imaginação para encontrar na história do desporto-rei um golo anulado tão limpo como o que este médio ucraniano marcou no Estádio das Antas em 1997-98, num jogo que poderia dar novo rumo a esse campeonato. O F.C.Porto venceu por 2-0, golos de Artur, depois de se ver dominado na maior parte do tempo, fruto, sobretudo, de uma grande exibição de Poborsky, que se estreava de águia ao peito. Uma arbitragem ultra-tendenciosa de António Costa não permitiu a vitória encarnada.
Outro golo limpo anulado igualmente célebre foi na Supertaça de 1994-95, também nas Antas (onde, assim, se tornava naturalmente difícil marcar), ao extremo campeão de Riad, Amaral. Isto para não falar uma vez mais em Benquerença.

L de LOURENÇO PINTO –O advogado de Valentim Loureiro no início do caso Apito Dourado, o homem que avisou Pinto da Costa das buscas a sua casa e lhe permitiu a fuga, foi, por surreal que pareça, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF no início dos anos noventa, por indicação (claro!) da Associação de Futebol do Porto, presidida por o recentemente falecido Adriano Pinto, e que, sendo maioritária, pôde sempre optar por manter na sua “posse” aquele “precioso” instrumento, em detrimento até mesmo da própria presidência da FPF (que deixava para Lisboa, mas que praticamente só tratava da selecção nacional). Os seus tempos foram dos piores da história da arbitragem portuguesa e valeram vários títulos ao F.C.Porto, que tão bem protegido nem precisava de jogar muito para vencer. Com equipas onde pontificavam Vlk, Bandeirinha, Tozé, Paulinho César, Kiki, Raudnei, Barriga ou António Carlos, conseguiu vencer campeonatos ao Benfica de Paulo Sousa, Rui Costa, João Pinto, Vítor Paneira, Futre, Isaías, Mozer etc. Lourenço Pinto teve pois o efeito de um verdadeiro Maradona no campeonato português. Laureano Gonçalves e Fernando Marques seguir-lhe-iam o exemplo. Sobre Pinto de Sousa não é necessário acrescentar muito mais aquilo que tem sido veiculado no âmbito do Apito Dourado.
O caso Francisco Silva – que se terá autonomizado do sistema, depois de ser um dos seus principais interpretes – é algo que merecia ser melhor estudado e investigado, e no qual talvez se encontrassem algumas das origens de todo este tenebroso caminho. O juiz algarvio terá sido, nas suas próprias palavras, “tramado” por Lourenço Pinto - certamente por saber demais -, vendo-se assim irradiado da arbitragem. Recorde-se que foi apanhado com um cheque na mão num balneário de Penafiel.

M de MAIA – Quando vejo toda a polémica em torno do Estoril-Benfica de 2005, disputado no Algarve, e me lembro da quantidade de jogos que o F.C.Porto disputou fora de casa na…Maia, até me dá vontade de rir. Com o pretexto das transmissões televisivas – negociadas pela Olivedesportos – o Estádio Municipal da Maia, um bocadinho mais perto das Antas que o Algarve da Luz, serviu para diversas equipas “receberem” o F.C.Porto. Os resultados eram óbvios, e suponho que os portistas nunca tenham perdido um ponto que fosse nessas “deslocações”. Com Damásio na presidência do Benfica, estes eram aspectos que passavam totalmente em claro. Pinto da Costa e o F.C.Porto agradeciam. Foram os anos do “penta”.

N de NORTE – O povo do norte tem sangue na guelra. Para o melhor o para o pior. Nas Antas, por exemplo, não eram só os jogadores e os árbitros que tinham de enfrentar a pressão de figuras como o Guarda Abel (que exibia armas em pleno túnel de acesso aos balneários), ou os simpáticos “Super Dragões”. Também os jornalistas sofreram na pele sempre que revelaram a coragem de afrontar o super-poder tentacular e mafioso que por ali reinava. Lembro-me de um célebre F.C.Porto-Nacional, em que foram os próprios repórteres televisivos a serem objecto da fúria dos adeptos, sem que ninguém lhes tivesse valido, qual território sem lei, qual fanatismo elevado aos máximos limites .
Fala-se também aqui da agressão a Carlos Pinhão, das ameaças de morte a João Santos e Gaspar Ramos, e podia-se falar das agressões a Marinho Neves, a Ricardo Bexiga, a Rui Santos e a muitos outros anónimos que, como inclusivamente eu próprio, já foram objecto de ameaças várias.
Noutras modalidades, esta pressão intimidatória tem sido e continua a ser uma das armas dos dragões que, ao contrário do que se passa em Lisboa, parecem contar no seu território com forças policiais domesticadas (para além do MP, da PJ, também a PSP lá parece funcionar de forma diferente). No Hóquei em Patins já caíram petardos na cabeça de jogadores do Benfica, sem que tivesse acontecido nada. No Basquetebol ainda no ano passado houve distúrbios que passaram impunes.
O ódio a Lisboa foi sempre uma matriz de Pinto da Costa e do seu F.C.Porto, mistificando o facto de haver muitos benfiquistas no norte, e o Benfica não ser, longe disso, representativo exclusivo da capital portuguesa, onde existem dois clubes grandes. Na verdade, esse ódio – de consequências por apurar na coesão do nosso pequeno país – não foi mais que um instrumento de aglutinação de tropas e manutenção e endeusamento de um poder com laivos fascizantes quanto ao seu fanatismo. Isto virou-se sempre contra a selecção nacional, a qual foi amplamente penalizada pelo desprezo e/ou instrumentalização de que foi alvo. Até chegar Scolari.

O de OLIVEIRAS – Juntamente com o irmão António, Joaquim Oliveira foi elemento determinante na consolidação do poder portista. Ainda hoje o clube da Luz tem as suas transmissões televisivas extremamente sub-avaliadas, face à popularidade e audiências de que desfruta. Faz-me alguma confusão Joaquim Oliveira ser accionista de referência da SAD benfiquista, e ninguém se preocupar muito com isso.
Já o irmão António (o do caso Paula, dos carimbos falsificados no caso N’Dinga, e das polémicas do Coreia-Japão), ex jogador e treinador do clube portista, protagonizou em 1992 um episódio curioso e revelador. Treinava o Gil Vicente e na primeira volta, nas Antas, fez entrar um tal de Remko Boere a um minuto do fim com o resultado em branco. Esse jogador, que quase nunca havia jogado na equipa, nesse minuto apenas fez um penálti caricato e recebeu ordem de expulsão. O F.C.Porto venceu 1-0. Na segunda volta, em Barcelos, com o F.C.Porto já campeão, o Gil venceu por 2-1 e salvou-se da descida à segunda divisão. Tudo em família portanto…

P de PROSTITUTAS – Já muito antes de rebentar o Apito Dourado se ouvia falar de orgias de prostitutas com árbitros. Até na segunda divisão isso acontecia, e quem conheça pessoalmente alguém ligado à arbitragem facilmente perceberá do que estou a falar. Marinho Neves também já havia falado dessa realidade, muitos anos antes de António Araújo entrar no mundo do futebol, e de se ouvir falar em Apito Dourado.
O envolvimento com prostitutas é uma forma de pressão extremamente eficaz. Se por um lado premeia e vicia, por outro permite sempre chantagear, mantendo nas mãos, quais marionetas, quem por uma vez cai nessa rede, nomeadamente através de câmaras de filmar ocultas. Estando muitas das casas de alterne da zona do grande Porto ligadas a Reinaldo Teles, é fácil perceber a potencialidade deste esquema.

Q de QUINHENTINHOS – Por falar nele, Reinaldo Teles tem passado estranhamente pelo meio dos pingos da chuva do processo Apito Dourado. Mas foi ele que apareceu ligado ao célebre caso dos “quinhentinhos” em finais dos anos noventa, numa conversa ouvida no âmbito do caso Guímaro, e que nunca foi devidamente esclarecida. Outro dos casos que se perderam na impunidade com que toda esta temática se debateu ao longo dos anos. Sobre ele, há também quem diga que parte do dinheiro da venda de Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira foi para pagar dívidas pessoais no casino de Espinho. Mas isso são contas de outro rosário e pouco interessam ao caso.

R de RAÇA – A equipa do F.C.Porto sempre foi admirada pela sua raça, mas algumas foram as vozes que, à boca pequena, se referiram à natureza dessa “raça”. Luciano d’Onofrio, o bruxo “brasileirinho” e sobretudo o Dr.Domingos Gomes, talvez saibam mais do que a generalidade dos adeptos acerca da capacidade competitiva com que os jogadores do F.C.Porto sempre se apresentaram em campo, mesmo quando muitos deles não apresentavam os mesmos índices, nem pela selecção, nem quando saíam para outros clubes. O Dr. Domingos Gomes era, e é, um dos grandes especialistas europeus em (anti) dopagem, e os jogadores portistas tinham, nos anos noventa, fama de levar frascos dentro dos bolsos do roupão, já cheios, para o controlo anti-doping.

S de SPORTING – Sempre me pareceu incompreensível o posicionamento do Sporting em toda esta história. O clube de Alvalade sempre se queixou, e muito,das arbitragensm, nunca percebendo, ou não querendo perceber, onde estava realmente a origem do problema. Apenas Dias da Cunha pareceu a dado passo ter entendido tudo, mas acabou escorraçado da presidência do clube, muito fruto de um pacto que estabelecera com o Benfica a este propósito, e que foi muito mal aceite em Alvalade pelos ortodoxos da rivalidade lisboeta.
O Sporting, seus adeptos, e muitos dos seus dirigentes, na cegueira de uma fratricida rivalidade com o Benfica, sempre olharam de lado tudo o que se pudesse parecer com corrupção, mas não envolvesse o clube da Luz. Se o Apito Dourado tem atingido o Benfica, outro galo certamente cantaria, pois ferir o Benfica era tudo o que muitos sportinguistas mais quereriam, mesmo não tendo o clube da Luz vencido mais que um campeonato nos últimos catorze anos. Sendo com o Porto, pouco lhes pareceu interessar. Aliás, suspeito que cada vez mais as vitórias portistas vão sendo compartilhadas pelos leões – só pelo prazer de ver o odiado Benfica perder -, bastando olhar ao que se passou e Lisboa nas comemorações deste tri.
Compreende-se de algum modo a questão emocional, mas esta postura não encerra qualquer tipo de racionalidade, acabando por ser responsável, por omissão, por muito do que tem sido o futebol português. Exemplo disto foi a época 2004-05, em que com Pinto da Costa no banco dos réus, o Sporting e as suas vozes, ao invés de aproveitarem a ocasião para, juntamente com o Benfica, varrerem de vez toda a porcaria do futebol português, viraram agulhas para um rol de acusações ao Benfica, a Vieira e a Veiga, que acabou por beneficiar objectivamente o F.C.Porto, num momento em que este estava verdadeiramente de gatas, e em risco de tão depressa se não levantar. Resultado: o Benfica foi igualmente campeão, e o F.C.Porto reergueu-se, conquistando este tri, não sobrando nada para Alvalade.
Os sportinguistas deveriam reflectir sobre isto: Em 1982 o Sporting era claramente o segundo maior clube português, agora é claramente o terceiro…

T de TÍTULOS – Se o título de 2003-04, com Mourinho, foi de justiça indiscutível, mau grado as investigações terem incidido sobre essa época, outros houve em que as coisas não foram assim tão cristalinas. 85-86, 89-90, 91-92 e 92-93 foram temporadas em que a verdade desportiva foi completamente adulterada, e em que o campeão deveria ter sido, tem que se dizer, o Benfica. No final dos anos 90, já com o poder sedimentado, e fruto da desorganização interna do Benfica, a facilidade com que o F.C.Porto chegou ao penta não permite afirmar que, sem sistema, não fosse igualmente campeão. Mas a embalagem já era grande. Neste século as coisas melhoraram ligeiramente, mas ainda assim, as épocas de 2001-02 e 2002-03, talvez por haver um maior temor do Benfica pós-Vale e Azevedo, foram épocas de mentira. Lembram-se do Benfica-Sporting 2-2 apitado por Duarte Gomes (o afilhado de Guilherme Aguiar, então director executivo da Liga), ou do Boavista-Benfica 1-0 da semana seguinte apitado por Pedro Proença, em que Simão foi abalroado dentro da área sem que nada acontecesse ?.
A estratégia foi nesta fase sempre a mesma: beneficiar o F.C.Porto e prejudicar o Benfica nas primeiras dez jornadas (em que com menos dramatismo as coisas passavam melhor…), ganhar vantagem, e assim desmobilizar adversários e galvanizar acólitos. Quase sempre deu bons resultados.

U de ÚLTIMOS TEMPOS – A partir de 2004, fruto das vicissitudes do Apito Dourado, a situação melhorou consideravelmente. A incompetência dos árbitros naturalmente não desapareceu por magia, mas passou a haver a sensação de errarem para todos os lados de forma menos discriminada. Contudo, na época de 2004-05, a pressão anti-benfiquista e a respectiva tentativa de condicionamento foi tanta, que por pouco não tinha retirado o título aos encarnados na época de Benquerença, da roubalheira de Penafiel (Pedro Proença não quis ver quatro grandes penalidades !!), do penalti por marcar em Coimbra sobre Sokota, do golo limpo anulado a Nuno Gomes frente ao Marítimo com o resultado em 3-3, do agarrão pelas costas a Nuno Gomes com o Belenenses, do golo sofrido directamente de livre indirecto contra o Nacional, do penálti fantasma marcado por Jorge Sousa em Guimarães num salto de Romeu com Luisão, do penálti sobre Geovanni em Setúbal não assinalado com o resultado ainda em branco, e por outro lado, nos jogos dos dragões, de uma expulsão surrealista de Juninho Petrolina num jogo contra o Belenenses ainda na primeira parte, do golo de Fabiano nos Barreiros dois metros fora-de-jogo, do golo também off-side de McCarthy ao Penafiel em casa, do golo validado após falta de Jorge Costa sobre Ricardo no Porto-Sporting, das agressões impunes de McCarthy, Fabiano, Costinha e Jorge Costa, do penálti escamoteado a Lourenço no Restelo, do domínio com a mão de McCarthy no golo ao Rio Ave, etc etc.
Em 2006-07 o campeão podia ter sido o Sporting, não fosse o golo com a mão do Paços de Ferreira em Alvalade, e em 2007-08, caso os seis pontos tivessem sido retirados em tempo útil aos portistas, o campeonato poderia ter sido outro. Isto no pressuposto que o clube de Pinto da Costa não tinha descido à segunda divisão na época 2005-06, como teria acontecido se estivéssemos em Itália, França, Espanha, Alemanha ou Inglaterra, e a nossa justiça não tivesse um “quê” de tanzaniana.
Destaque nestas últimas épocas para as arbitragens do portuense Paulo Costa. Uma na Amadora há dois anos, e uma na Luz recentemente com o Leixões, em que ficou demonstrado existirem ainda resquícios de um tempo que se julgava já passado. Lucílio Baptista, particularmente nos dois últimos domingos, também mostrou algum zelo em deixar essa ideia bem vincada.

V de VERY-LIGHT – O termo entrou na história na sequência da final da Taça de 1995-96, em que um adepto irresponsável atirou um para a bancada oposta, matando um adepto do Sporting. Sem a mesma gravidade humana, mas com influência desportiva acrescida, houve um caso nas Antas (pois claro), pouco tempo depois, que raia o surrealismo. No momento da marcação de um penálti contra o Farense, com o resultado a zero, cai um very-light perto da cabeça do guarda-redes nigeriano Peter Rufai. Com ele total e naturalmente desconcentrado, Domingos atirou para o fundo da baliza e o árbitro validou inacreditavelmente o golo, perante os protestos dos atónitos jogadores algarvios. Este caso simboliza o motivo porque técnicos estrangeiros respeitados como Camacho, Koeman ou Trapattoni, sempre disseram ver o F.C.Porto ser muito “respeitado” nos estádios portugueses.
Nas Antas aliás passava-se de tudo. Em 1991 no jogo decisivo para o título, os jogadores do Benfica foram obrigados a equipar-se nos corredores, pois o balneário tinha sido empestado de um estranho cheiro aparentemente tóxico. Nesse dia o presidente João Santos e Gaspar Ramos foram ameaçados de morte pelo guarda-Abel, e a comitiva benfiquista foi apedrejada logo desde a saída do hotel, o que aliás era comum sempre que se deslocava ao Porto – ao contrário, diga-se, do que acontece em Lisboa, onde os jogadores do F.C.Porto se passeiam a pé livremente nas imediações do hotel Altis onde costumam pernoitar.

X de XISTRA – É um dos artistas da nova vaga. Nas últimas épocas realizou na Luz uma das arbitragens mais escandalosas de que me lembro ultimamente, em jogo do Benfica frente ao Estrela da Amadora no qual expulsou de forma alarve Miccoli, impedindo-o de jogar no Estádio do Dragão na jornada seguinte. Na época anterior viu e assinalou de forma anedótica um penálti a favor do F.C.Porto, quando um jogador do Marítimo cortou com a cabeça uma bola que ia para a baliza. O lance seria corrigido pelo árbitro auxiliar, mas mostrou bem porque é que Xistra começa por X.
Y de YURAN - Serguei Yuran, assim como Kulkov, Pedro Henriques, Panduru, Fernando Mendes, Silvino, Eurico, Maniche, Jankauskas, Dito, Rui Águas, Cândido Costa, Ovchinikov, Deco, Caju, Fonseca, Eduardo Luís, Romeu, Hugo Leal, Sokota, Paulo Santos, Sousa, Kenedy e alguns outros, foram jogadores que, nos últimos trinta e cinco anos, depois de alinharem no Benfica, se tranferiram para o F.C.Porto, nalguns dos casos em circunstâncias mais ou menos estranhas. Se a Deco ou Rui Águas o clube nortenho naturalmente pretendeu pela sua qualidade futebolística, outros há naquele lote que ninguém compreendia muito bem porque motivo eram contratados, suscitando a desconfiança mesmo entre os adeptos portistas.
Essas aquisições explicam-se à luz de uma estratégia que procurava um conhecimento privilegiado daquilo que constituia o interior do balneário rival. Contratando ano após ano um elemento do Benfica (mesmo que uma "estrela" como Caju ou Panduru), a estrutura portista mantinha-se por dentro de tudo o que se ia passando no Benfica, podendo assim explorar melhor, dentro e fora dos relvados, as eventuais fragilidades detectadas.
Com José Veiga, e as contratações de João Manuel Pinto, Argel, Drulovic, Zahovic, Marco Ferreira, Rodolfo Moura etc, tentou-se fazer algo semelhante no Benfica. Mas os resultados não foram aparentemente tão conseguidos.

Z de ZÉ PRATAS – Zé Pratas é da minha terra e é bom rapaz. Não creio que tenha estado alguma vez directa e decididamente ligado a corrupção, e talvez por isso nunca chegou a internacional. Chamo-o para aqui por me recordar de uma Supertaça disputada em Coimbra, na qual após assinalar um penálti, Fernando Couto correu metade do campo atrás dele, e ele sempre a recuar, a recuar, sem que sentisse força para tomar a atitude que se exigia: expulsar o irmão da actual directora executiva da Liga de Clubes.
Essa imagem, define bem o ambiente que se vivia no futebol português da altura. Como uma imagem vale mais que mil palavras (foto no início do post), essa espelhou bem o que era o medo e o poder. O medo terá entretanto desaparecido, mas o poder ainda prevalece. Até quando ?

ANEXO:
Golpe de Estádio” de MARINHO NEVES, devidamente "traduzido":

290 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   201 – 290 de 290
Anónimo disse...

Simplesmente...fantástico!
Tudo coisas que muitas pessoas sabem (ou pelo menos desconfiam,porque raramente se encontram,ou se querem encontrar, provas), mas não dizem!

Muitos Parabéns...e continue com o seu excelente blog!!!

Unknown disse...

Grande compilação!

é de enviar para a imprensa

Anónimo disse...

Lamento Dizer-te mas sofres de dor de cotovelo. viva a Académica :)

rps disse...

Tanta lucidez esmaga-me.

Anónimo disse...

Este post é so mais um neste mundo da net....mais uma tentativa de denegrir uma instituição reconhecida mundialmente como exemplo para o futebol!
O autor deste post,tinha todo o merito, se realiza-se o estudo desde que o futebol nasceu em portugal....no fim do estudo era so fazer as contas....

Anónimo disse...

QUANDO É QUE ALGUÉM SE LEMBRA DE DAR UM TIRO NOS CORNOS AO PINTO DA BOSTA LOUREIROS, MADAÍL, HERMINIO LAURENTINO OU EM ALGUM ÁRBITRO????
FALAM, FALAM, ASSOBIAM E APUPAM E FICAM-SE POR AÍ... E A MÁFIA VAI GOZANDO Á DESCARADA, OS ROUBOS NOS JOGOS AGORA É "Á LÁ GARDER" PORQUE SABEM QUE A JUSTIÇA EM PORTUGAL NÃO FUNCIONA...
SE ALGUÉM TIVER A CORAGEM DE LHES DAR UM TIRO NOS CORNOS, FAZ-SE JUSTIÇA E COMEÇAM A PIAR MAIS FININHO....

QUE CARALHO DE HOMENS SÃO OS BENFIQUISTAS? ATÉ QUANDO ADMITEM ROUBOS NA PRÓPRIA CASA, DEIXEM DE SER COVARDES, EVADAM O CAMPO E METAM UM ÁRBITRO DE COMA OU NO CAIXÃO E DEPOIS É VÊ-LOS A COMEÇAR A RESPEITAR O BENFICA E EM ESPECIAL NA PRÓPRIA CASA, COM ASSOBIOS E APUPOS NÃO SE FAZ JUSTIÇA...

MORTE AOS CORRUPTOS

Anónimo disse...

Agua das pedras é boa para a azia

Anónimo disse...

Se há algo que o 25 de abril nos deu foi a liberdade das pessoas puderem exprimir a sua opiniao, portanto LF, obrigado por exerceres esse teu direito. Gostava tambem de dizer que o 25 de abril tornou o futebol mais justo, deixando o campeonato de ser organizado pela Associaçao de Futebol de Lisboa.
Nota:na letra A falta Algarve, na Letra E, o estoril e na letra H, o helio santos.

Anónimo disse...

Anda tudo louco! Querem ver que o Benfica foi sempre prejudicado nos últimos anos? LOLOLOL!

Que post mais ridículo!

Benquerença? Se percebes de futebol percebias que quem tinha obrigação de assinalar golo era o auxiliar, não o árbitro! Que palhaçada...

Mais uns quantos ridículos, como:
- falar em golos em fora-de-jogo (o Benfica nunca marcou um em fora-de-jogo?);
- expulsões (conheces o Petit, Kastouranis, Bynia, entre outros "fruteiros" de outras épocas?);
- jogadores "vendidos" (o Benfica conseguiu criar o Apito Dourado com um livro de uma puta, e não conseguia levar jogadores "vendidos" a tribunal porquê???)
- livres à entrada da área (que palhaço sem memória, lembras-te dos livres do Simão e do Petit nos últimos anos? Eram às dúzias quando vocês estavam a perder!)
- árbitros (não falas no Paraty, no Hélio Santos, no Calabote, no Proença, no Bruno Paixão, entre outros vendidos?);
- clubes (conheces o Estoril?);
- Oliveiras (vai ver o dinheiro que deram ao Benfica em transmissões que vos tiraram da miséria).

Para ti, respondia com uma só letra... "C", de cegueira! Já mete nojo a teoria de só falar no que se passa no Porto, ainda por cima sem provas, quando no Benfica (e também no Sporting, já agora!) existiram ano após ano fenómenos altamente estranhos em benefício desses clubes!

Haja vergonha!

No dia que o Pinto da Costa sair do Porto, quero ver qual vai ser a desculpa para o vosso fracasso como clube! Vocês são um MUSEU!

Anónimo disse...

Muito bem grande post ......O George Lucas ja se pode reformar.... agora vai ser Guerras das estrelas a Tuga :)................. Eu acredito que seja duro ver um clube em portugal com esta organização e com todas estas vitorias, eu se tivesse vivido o antes 25 de Abril talvez escrevesse um post parecido ah !! .. talvez não, talvez o regime não deixa-se..... k bom é a liberdade,

Com mais ou menos ajudas continuamos a ganhar e a festejar (e k com k é), enquanto você utilizam o tempo livre para escrever novelas.

Cumprimentos tripeiros

Filipe Rodrigues disse...

Caro amigo, deixa-me meter também a minha colherada. Num ano em que o Beira-Mar era treinado pelo António Sousa, teve uma estatística de 53 faltas por jogo. Curiosamente, quando foi ao Estádio das Antas, durante os 90 minutos fez 3 (sim TRÊS) faltas, e perdeu por 6-0. Por acaso o guarda-redes era o Acácio, aquele que recebeu uma mala de dinheiro do Reinaldo das Meninas para ganharem ao Benfica.
Curioso que, na justiça desportiva do nosso pais, um clube que utiliza um jogador mal inscrito tem a mesma pena (perda de 6 pontos) que uma que coage os árbitros. Se estivéssemos num país de futebol sério, o FC Porto a esta hora já sabia que para o ano ia passear a sua classe na 2ª Divisão, e não na Honra, porque os regulamentos mandam descer à primeira divisão não profissional. Por estas e outras é que, na Europa somos eliminados por Rangers, Getafes e Shalckes. E continuem a dar vivas ao Guimarães para ficar em segundo, que daqui por 3 anos temos 3 equipas na Europa, e pode ser que aqueles portistas que tanto querem o Vitória na Champions, fiquem em 4º lugar e passem o ano a ver Europa pela TV

Anónimo disse...

esta gente lá de cima é bombardeada com factos de a a z e a única coisa que sabe falar é de uma estória mal contada do calabote e de um jogo num estádio escolhido pelo benfica (que pagou os ordenados do estoril)? muito fraquinha essa defesa...

Anónimo disse...

em 1º lugar parabens pelo blog!
em 2º ha que lamentar comentarios aqui escritos por adeptos portistas, que numa tentativa patetica de desviar atençoes recorrem ao insulto e baixaria que sao praticamente icones do seu clube.
quanto ao conteudo do blog, revela uma excelente pesquisa e penso que nao representa surpresa para ninguem, nem mesmo para os portistas, que tentam sempre branquear toda esta teia de corrupçao com meia duzia de acusaçoes pouco fundamentadas a situaçoes de beneficio do slb e prejuizo do fcp. o fcp esta onde esta à custa de corrupçao e é filho duma mentalidade regionalista que ve como inimigos a abater lisboa e o benfica.
todas essas situaçoes mencionadas e mais algumas que poderao ja ter caido no esquecimento, que infelizmente parecem estar fora do alcance da justiça, nao devem passar em branco. ainda bem que ha gente que nao tem medo de vir dizer a publico o que ninguem quer ver. somos mais e melhores, façamos barulho ate sermos ouvidos!
um abraço a todos os adeptos do maior clube do mundo

Pedro Neto disse...

Parabéns pela referência no Trio d'Ataque. É já um post famoso, valeu a pena o magnífico trabalho na luta contra esta máfia infamemente impune.

The Turkish disse...

O incrível é que toda a gente sempre soube destas coisas e não acontece rigorosamente nada!! Em Itália equipas como Milão e Juventus foram devidamente castigadas!! Agora percebo o que o presidente do SLB dizia com o famoso "dossier" que lhe tinham deixado á porta.... do arrombamento da sua casa a meio da noite! è este o país em que vivemos?! Anda o simples adepto a sofrer jogo após jogo, quando na verdade está tudo viciado?! Tenho 26 anos e toda a minha vida ouvi que o Fc Porto era corrupto.... nunca ouvi o mesmo de outro clube português! Este post é excelente e chega a meter medo pois é certo que existe muito mais.... Alguém devia fazer um documentário ou algo do género e mostrar a todos o que se passa! É muito triste... Parabéns pelo excelente post e blog!

Anónimo disse...

É tao facil manipular mentes fracas n é?Fracas,corrompidas pela frustraçao e carentes de salvação.
Quando assim é, meia duzia de palavras caras e uma de futebol dão conta de 2/3 de benfiquistas.
Para o resto chega expor um rol de situações caricatas(que acontecem em todas as ligas do mundo), a juntar claro à subjectividade do autor que muito "ingenuamente" (...) faz a estatistica dos beneficiários e prejudicados desta época de futebol.
Se estivéssemos perante pessoas normais nao seria preciso responder a este ultimo ponto,mas eu dou uma achega: 2 penalties em 26 jogos é ridículo(quais as probabilidades?), ja pa nao falar da justiça do penalty perante o belenenses(só nao ve kem nao ker ver).Falam de golos em fora-de-jogo?quantos foras-de-jogo mal assinalados que deixariam quaresma,lisandro e tarik em posiçao clara de golo?
Como tenho mais que fazer e que pensar termino aconselhando os grandes de lisboa para olharem e seguirem o exemplo de organização,de tranquilidade e de competividade europeia que se respira no dragão.Engulam o orgulho k so vos faz bem.

Unknown disse...

É o melhor post que já vi sobre o assunto e dos melhores que já vi em qualquer blog que já tenha visitado desde que estou nestas andanças. Ando a divulgar a mensagem para que aquelas pessoas que nao estejam a par disto e nao façam a minima ideia das proporções que isto tem, tenham a quase total e verdadeira noção da teia que corrompe o futebol português ha 20 e tal anos a fio. Parabéns e já agora felicitações pela referência no Trio de Ataque!

Daniel Garrido disse...

Que fantástico trabalho de investigação...
É tão interessante investigar as coisas apenas dum lado, sendo totalmente parcial...
É tão interessante divulgar rumores...
Novamente é esta a mentalidade que leva a que o Benfica seja um clube cada vez mais em decadência. Tal como o autor deste artigo os dirigentes benfiquistas cometem o erro de centralizar as suas atenções e pontos de acção, para factores externos, quando o problema está na péssima gestão do próprio clube. (mesmo não fazendo ideia de quem seja o autor, é claramente benfiquista, já que a maioria dos casos realçados em benefício do Porto prejudicavam directamente o Benfica)
Este artigo e todas as polémicas que têm vindo cada vez mais a ser salientadas e a ganhar adeptos, são de facto a manifestação, a prova viva das massas que o Benfica move, que em tempos de amargura, sem motivos para festejos, têm de descarregar as suas frustações e justificar os insucessos do clube, tentando tirar o mérito ao FC Porto, clube indiscutivelmente superior a nível nacional.
Mas descomprimam lá um bocadinho, enviem emails em massa a divulgar este blog, traduzam toda essa inveja e revolta em palavras sobre a forma dum comentário, atitude perfeitamente compreensível enquanto o clube da maioria de vocês não vos dá qualquer motivo de festejo.
Entretanto vou continuar a ler os vossos comentários, inundados de inveja e rir-me dela.
F.C. PORTO OLÉ OLÉ!

Anónimo disse...

As meninas nunca se calam com o estoril. Façam lá um esforço de memória (eu sei que conseguem) e recordem que:
1) os jogadores do estoril, fruto da histeria em que as lagartas estiveram a semana toda, entraram a distribuir fruta que nem loucos. ninguém no seu bom juízo pode argumentar que os cartões não são justos.
2) nos últimos anos houve mais de uma centena de jogos disputados, pelas mais variadas razões, em recinto alheio.
3) o record, que dificilmente pode ser acusado de ser um jornal pró-slb, na sua "liga da verdade", considerou, nesse ano, que o Benfica foi prejudicado em 3 pontos. O SCP, salvo erro, estava nos zero (ela por ela)

Quanto ao célebre 3-3 da taça, peço-vos que considerem que:
1) liedson marca o primeiro golo do scp em claro fora-de-jogo. quase arrisco dizer que o segundo também, mas não quero mentir.
2) a tal expulsão do viana acontece a 3 ou 4 minutos do fim do prolongamento
3) há, de facto, uma agressão ao pereira, embora este faça a devida fita.

quanto aos anos 80 e 90, a foto que abre o post diz tudo.

Anónimo disse...

a comunidade benfiquista so tenho uma coisa a dizer... voces ja foram grandes, agora o vosso reinado acabou... nos somos e seremos sempre os melhores!! e s voces fossem uns uns verdadeiros desportistas nao vinham falar d casos d arbitragem pq nisso tinhamos mt materia pa desbobinar... s algum dos benfiquistas q aqui deixou um coment, viu com regularidade os jogos do FCP esta epoca sabe perfeitamente q ficaram alguma penalties por marcar a favor do FCP... so q ha uma grande diferença este este FCP dominador dos ultimos 20 anos em relaçao as outras equipas, q é: nos como ganhamos quase sempre os jogos, os erros dos arbitros (pa nosso prejuizo) nao sao falados e acabam por cair no esquecimente, dado q voces benfiquistas (especialistas q estao em arbitragem nao o fazem), ou melhor ate o fazem mas pa minha surpresa so vem os erros pa um lado... pa acabar so gostaria d dizer q a "dor de cotovelo" e muito feio....... saudaçoes desportivas a todos os benfiquistas q vao ficar mais um ano a vernos festejar!!!

LF disse...

Caros leitores,

Muito gostaria de responder a todos os comentários um por um, mas como compreendem, a 220 é-me totalmente impossível fazê-lo.

A todos os que me felicitaram agradeço as palavras. Aos que divulgaram o post, agradeço em meu nome, mas sobretudo em nome da verdade e da ética desportiva.

Aos outros direi que entendo o seu nervosismo. Afinal de contas ninguém gosta de ver desmascarado aquilo em que acredita.

Infelizmente esta foi a verdade que eu conheci em 20/30 anos de futebol.
Antes não sei o que se passou, nem certamente a maioria de vocês o saberá. Mas estes, estes são casos de que me lembro como se fosse ontem.
Acredito (quero acreditar)que o panorama aqui descrito já não corresponda à realidade dos dias de hoje, nomeadamente desde que em 2004 rebentou o Apito Dourado.
Mas é dramático para o nosso futebol, é dramático para o nosso país, que tudo isto, todos estes anos de verdadeiro esgoto, tenham ficado impunes.
Ao contrário do que por vezes nos querem fazer crer, não é um jogo com o Estrela da Amadora e outro com o Beira Mar que estão em causa.
Era todo um ambiente do qual, por mero acaso, se chegou a esses.

Anónimo disse...

Grande resposta, LF. ;)

Anónimo disse...

Se virem a reposição do Domingo Desportivo dos anos 90 que passa na RTP Memória têm uma versão "cinematográfica" deste post.

Anónimo disse...

Não é preciso ir tão longe.
Qual é o clube da 1ª Divisão que pagou uma série de dívidas antigas alguns dias depois de levar 6 do FCP?

Anónimo disse...

vai para a grande puta que te pariu boi da merda mouro do caralho

Anónimo disse...

Parabéns. Muitos parabéns. Pelo post e pela ultima resposta, admirando a sua serenidade nela e lamentando não haver respostas no mesmo tom/qualidade no que toca a debater o post. Será que é por não as haver???

Renovo as felicitações,



Já chega

eduardo disse...

amigo, isso de A a Z cheira a AZIA; sais de frutos, alkaselser, Compensan, Guronsan, Ponte 25 de Abril, etc, etc

cmarg disse...

eu não ligo muito aos resultados e às exibições, mas sou muito orgulhoso da grandeza do SLB.
Sei que há muitas manchas negras no historial do SLB de que não me orgulho, mas se um adepto do FCPorco conseguisse um post contra o SLB com 1/10 do que este revela, deixava de imediato de ter qualquer orgulho pelo meu clube.
o clubismo não é só resultados mas sim orgulho próprio.
no FCPorco isso não existe a começar pelos seus dirigentes

Anónimo disse...

Dir-lhe-ei somente que já não consigo ter tanta emotividade como aquela que expressa no seu relato: um pequeno grande milagre que nunca imaginei em mim outrora!
Porque PC [e Lda.] nos roubou um dos grandes encantos do futebol:
a imprevisibilidade do resultado.

E que este relato constitua um forte apelo à consciência dos nossos [maduros] concidadãos azuis e/ou uma autoridade e desafio aos mais tenros dragões.

Não nos bastava já sermos [relativamente] pobres e vermos fugir o outro encanto da bola, a fantasia ?!

Os fins não justificam quaisquer meios! Ou não será verdade que na vida os negócios ilícitos levar-nos-iam a uma riqueza mais fácil e de maior dimensão que a dos outros demais ?!

Saudações.
Façamos renascer o futebol!

Daniel Garrido disse...

Que risota, mais um caso de apito dourado, outra bela tareia agora numa meia-final da taça de portugal!
Arranja lá uns casos neste jogo para chorares mais um bocadinho...
E os benfiquistas que descarreguem mais uma noite de frustações, com comentários idiotas a dizer "grande post!", "tudo verdade!".

Anónimo disse...

Podes acrescentar o árbitro da meia final da Taça de Portugal, penalty por marcar a favor do Benfica que podia dar o 3-0. A diferença de critérios nos amarelos. Faltaram pelo menos 2 amarelos a jogadores do sporting por mostrar.

Francisco Castro disse...

Muitas mentiras que sao escritas aqui não tornam os acontecimentos verdadeiros.
Refiro só dois exemplos: 77-78 Sporting Porto final da taça árbitro: Mario Luis que faz uma arbitragem descaradissima pró sporting no dia seguinte viaja com a equipa leonina para a China com o fatinho pronto.
Ouviram falar do Roulement que existia no futebol portugues??? entao9 investiguem e depois não digam merda ok???

Francisco Castro disse...

Comentario á letra K...´Não precisas de fazer uma investigação aturada palhaço...Golo na Luz de clayton canto directo lembras-te?? outra palhaço: Penalty nventado num benfica-porto agora confessado por coroado?? fala do benfica-oliveirense e os penaltys inventados.....fala da expulsao do yuran na Luz num benfica-porto, fala campeonato do benfica d etoni em que os jogos do benfica duravam 95m ou mais, fala dos assaltos e roubos do equipamento á camioneta do porto nas finais das taças ( benfica- porto) em Oeiras, fala da agressao do moser nas antas sem cartao, fala do ktasouranis a partir perna ao anderson e nem cartao levar, fala Joao ferreira, xista, helio santos...fala do estorilgate, fala dos cristais, fala da mao de vata...um rol interminavel de vigarices....um clube que viveu á custa do fascimo e que obviamente em democracia não se conseguiu impor......

Anónimo disse...

Nunca se esqueçam de uma coisa: os juízes, advogados e demais figuras ligadas à maior podridão do Norte (porque eu gosto muito da minha cidade mas não me identifico com o reponsável máximo pelo maior clube do Norte)também eles têm as suas preferências clubisticas.Pensem numa coisa meus caros: "um elemento da PJ avisar o Sr. PC que iria ser detido!!!". E o Sr. Laurentino Dias, pelos vistos Ministro do Desporto (não sei porque mérito) já viram o ódio que ele tem ao Benfica? Toda esta gente me mete nojo. Sim ao 25 de Abril no Futebol e à quebra do regime Nortenho.

Sem duvida a melhor postagem de 2008. Parabens FL

Anónimo disse...

lixívia nessa tralha toda do porto

Anónimo disse...

Aqui d'el rei, a colectividade de bairro foi hoje escandalosamente roubada em Alvalade!!!!! Assim não vale!!!! Sistema strikes back!!!!

Enfim, a vergonha de hoje é mais uma prova do chorrilho de vulgaridades já mais do que gastas de que tem vivido o clube do Calimero nas últimas décadas e que levam os pobres diabos a exercícios demonstradores de um compulsivo complexo de inferioridade em relação ao FC Porto. É o caso deste longo e já demasiadamente enfadonho post. Qualquer exercício manipulatório de arqueologia nos levaria às conclusões que mais desejamos... poderiamos por exemplo fazer arqueologia recente sobre o brilhante titulo conquistado pela galinhola em 2004 e chegariamos a fantásticas elaborações sobre corrupção e coisas que tais. Assim como o poderiamos fazer em relação ao Bruno Paixão de Campo Maior e a tantos Lucilios Batistas, Paulos Paratys, etc etc, que sempre que apitavam o FC Porto nunca deixavam os créditos benfiquistas e outros por apitos alheios.

Moral da história: continuem a acreditar na santa e não corram... que a gente fica aqui perdidos de tanto riso. Hoje, até o irregular Sporting nem precisou de fazer um grande jogo pra vos esmagar. O Rui Costa diz que as camisolas pesam... pois pesam... é brutal o peso da incompetência.

Moral da história 2: O Benfica é cada vez mais a imagem do país que cada vez menos devemos ser e a imagem do país bolorento e salazarento que ainda hoje põe Portugal na cauda da Europa (porque eles ainda andam aí) - um clube de atrasados, um clube de medíocres, um clube de incompetentes, um clube de cegos, o clube que concentra em si o mais roskof da sociedade portuguesa, clube de fraquinhos, de burros, de crentes na virgem e não corras, clube baixo em tudo, que joga por debaixo da mesa, que só pôde ser campeão no pior campeonato de que há memória em que roubou tudo e todos. O estorilgate, por muito que os asnos da Luz o neguem é a maior escandaleira do futebol democrático. Onde é que um clube a lutar para não descer e contra a opinião do próprio treinador se presta à triste figura de ir jogar a 300 kms de distância??? Só porque há corrupção e da grossa! Só não vê quem não quer!!! Investigue-se isso e os 5 a 3 de hoje!!!!!!!!
Ah! E investigue-se a força dos jogadores do Benfica na primeira parte, que por magia desapareceu na segunda... haverá controlo anti-doping??? Hmmm... acho que os drunfos eram marados!

Anónimo disse...

Este é só mais 2 dos muitos roubos portistas. Há tantos que nem é possivel enumera-los todos.

http://www.youtube.com/watch?v=p7kX2WXudfU

Reparem aos 0.30 deste video...um escandalo deu para passar a eliminatoria da taça os comentadores limitam-se a dizer roubo de bola...pois.

http://www.youtube.com/watch?v=eodrKks9rAw

Anónimo disse...

li este largo comentario por curiosidade,no final de contas nao passa de uma grande palhaçada querendo fazer crer que o benfica é o coitadinho que todos querem abater e que nunca é benificiado,estou inteiramente de acordo quando se fala de uma mafia que controla o nosso futebol e que o maior mafioso é pinto da costa,que grande parte dos campeonatos ganhos foram conseguidos fora das quatro linhas atraves de jogos de bastidores no qual pinto da costa e sua equipa minou o futebol portugues,mas esta investigaçao nao é credivel porque nao vi mencionado nenhum lance que benificiasse o benfica e portanto houve e muitos,o jogo que o meu caro fala um celebre benfica -sporting(em que terminou 2-2)existe de facto uma grande penalidade a favor do sporting irrisoria mas lembre-se tambem da grande penalidade sobre o jogador do sporting Beto no minimo escandalosa que ficou por marcar ainda o resultado estava 0-0, estava esperançado de encontrar finalmente algo que me desse gosto de ler em relaçao a estes anos vergonhosos do nosso futebol mas deparei-me com um blog inteiramente dedicado a propaganda enganosa de que o sport lisboa e benfica é constantemente prejudicado,digo por isto tudo que este largo comentario nao pode nem nunca podera ser credivel excepto para benfiquistas.

D.Diego disse...

Falam o roto em relação ao nu. Digo mais, 70 anos de mentiras quando os clubes que não são do Porto ou de Lisboa foram mil vezes prejudicados com os pseudograndes. Este post expõe bem a mentalidade dos adeptos dos 3 do costume, os 3 ladrões que se queixam um do outro: "-Tu roubaste mais dinheiro do que eu. Estou a ser prejudicado!" Os prejudicados nesta brincadeira toda são o Beira Mar, o Vitória de Setúbal, O Vitória de Guimarães, o Belenenses, o Braga, o Paços de Ferreira, o Farense. Esses sim têm razão de queixa... Não têm os árbitros nem a comunicação social sob a alçada!

Anónimo disse...

Andam a fazer arqueologia pra ver se a malta se esquece da história recente... do campeonato de 2004 ganho à conta de Estoris, penalties e livres arranjados à boca da área, golos em fora-de-jogo e em pé em riste do Mantorras como o do escândalo de Vila do Conde, enfim... um campeonato à Benfica, resultado da política Vieirista de controlo dos lugares-chave da Liga. Campeonato ganho curiosamente na mesma altura em que escutas telefónicas que (misteriosamente??) ainda não abriram nenhum processo (quando são tão ou mais inequívocas sobre a escolha de árbitros do que as que são tão amplamente citadas pelos benfiquistas de pacotilha e pobres Calimeros deste país) denunciam a teia de interesses "underground" em que se move o clube dos 6(??) milhões de coitados, que passam a vida a falar do passado. Veja-se o triste exemplo do Chalana de ontem que, para não ter de aguentar com a vergonha de falar de 5 golos sofridos em 20 minutos (no que deve constituir um novo máximo nacional do ridículo em campo) falou de uma vitória arqueológica sobre o Sporting da qual já ninguém se lembra... Podia ao menos ter-se lembrado dos 6-3... mas também teria de recordar os 7-0 do Sporting... ou os 5-0 do Porto na Luz... enfim, memórias selectivas como é selectiva e distorcida a bel-prazer de quem manipula os dados, a memória que este post sem eira nem beira, e a perder credibilidade a cada demosntração de classe do Benfica em campo.

Anónimo disse...

falta metade da historia.

a parte em que o benfica dominou e tinha tudo a seus pés.

antes dos anos 80 como era?

como ganharam o ultimo campeonato?


não invalida o excelente post, e muitas das verdades lá ditas.

no entanto é pouco imparcial.

é aí que falha tudo.


o sistema protege apenas os 3 grandes e quem a eles está associado.

como ganhou o sporting o ultimo campeonato?

haja penaltys para o jardel.

e o benfica como ganhou?

haja livres para o simão , até jogamos no algarve se for preciso...


em termos de verdade desportiva, os 3 grandes não teem nada a apontar uns aos outros.

os outros clubes desta liga teem todas as razões de queixa.

miguel disse...

Curiosa, a noção de democracia dos tripeiros...vale tudo...confundem democracia com anarquia, a lei do mais forte (na corrupção)

Anónimo disse...

Em primeiro lugar muitos parabens ao LF excelente post mas quanto a mim isto não é novidade nenhuma.

A informação está acessivel a toda a gente e seguramente que o coeficiente de inteligencia dos benfiquistas, sportinguistas e.. vá.. arrisco-me a dizer portistas que tenham, por breves momentos, um olhar imparcial e de falta de facciosismo clubistico conseguem chegar rápidamente à conclusão que o futebol perdeu toda a sua magia/alegria com o dito "sistema" do senhor Dias da Cunha do qual são protagonistas os inevitáveis (No FCP) Pinto da Costa, Reinaldo Teles entre outros(que muita gente não tem em conta mas se calhar n é o pinto da costa q tem olho pra tudo no FCP), o Major Valentim Loureiro que aparentemente é muito amigo de Pinto da Costa e gostam muito de almoçar juntos; e porque não falar do filhote do Valentim minha gente? que pos o Boavista na maré de dividas q tem hoje?? e no Senhor Pimenta Machado?? q igualmente deixou o Guimaraes naquele estado?? felizmente que eles se souberam recompor..

Sou benfiquista e não tenho problemas em admiti-lo e como tal estou cansado de ver o que se está a passar; porem estou consciente que o meu clube está na miseria e que esta época foi um desastre.. mas se formos a ver meus amigos..

A) 3 treinadores com Fernando Santos a começar a pre-epoca ainda n se sabe bem porque.. com camacho que parece que caíu de paraquedas naquela equipa e naturalmente não sendo ele a preparar a equipa pouco poderia fazer, e dpois com o pobre chalana a apanhar os cacos da catastrofe q o rui costa e não só conseguiam ir disfarçando com alguns bons golos.

B) Manuel Fernandes a ir-se embora ainda hoje sem se saber bem porque, quando era ele que se estava a notar mais na pre-epoca..

C) O Simão e o Miccoli "despachados" qdo eram apenas os 2 melhores marcadores do plantel na epoca transacta..

D) e pq n falar do karagounis q tão bem joga na sua selecção..

Mas enfim.. concluo o meu singelo post com um pedido ao senhor Jorge Nuno sem querer defender ninguem em particular q pode ser dito mais ou menos assim:

Já que o "patife" do senhor José Veiga (aos olhos dos Dragões) sócio do FCP (que como muitas vezes já foi rumorado) teve a decência e a humildade de renunciar aos cargos desportivos que exercia no Benfica quando foi acusado de "crimes desportivos" e penso que os adeptos dos 3 grandes concordam comigo quando digo que o Veiga não fez mais que a sua obrigação. Apelo tambem ao senhor presidente portista que tome a mesma atitute que se calhar até demonstrava aos seus adeptos a sua humanidade e capacidade de sofrimento pelo seu clube que se fosse meu eu gostaria que estivesse livre de qualquer suspeita e assim vangloriar os meus titulos conquistando o respeito dos outros não pela inveja.

Um Abraço a todos os que gostam de Futebol com fair play

e parabens ao sporting pla vitória. só espero é que a taça fique em lisboa..

eduardo disse...

Desculpa lá, ó anónimo, taça em Lisboa?
Pensas que vais jogar outra vez contra os vermelhos?

Anónimo disse...

foda-se voces sao uns frustrados do caralho ... acreditam mesmo no k dizem? isto da catedral da cerveja ser dentro da capoeira poe-vos malucos mas enfim continuem assim parolos do caralho

ass. joão pedro portista com muito orgulho

Anónimo disse...

Dou os parabéns pelo post e sua investigação. Só é pena a justiça em Portugal não funcionar como por ex. na Itália.

Anónimo disse...

Olha amigo L F ou estas doente ou precisas de um psiquiatra .embora te louve a forma como escreves e fases ver o teu ponto de vista .
Cego não é aquele que não vê mas sim aquele que não quer ver !e tu não vês que entre o deve e o haver os 3 grades são sempre os mais beneficiados .por em causa os 23 títulos conquistados pelo porto é pura demagogia ,em contra partida também se poderá colocar em causa os títulos do Benfica ou não! O esforço o trabalho o querer também são predicados de um clube que fez das suas fraquezas força e é hoje o melhor clube português, o resto são e tudo conversa da treta .para se ser campeão não basta ter os melhores jogadores, tem que se ter os jogadores com mais querer e isso o porto sabe escolher !
vitor do F C PORTO

Anónimo disse...

Quero dar o parabéns ao autor do texto. Já não me ria tanto desde da passada 4ªfeira, quando o slb papou 5-3. Muito Obrigado.
Termino com um conselho: Para essa azia toda parece que o Rennie funciona. Para as falhas de memória já não sei. (por exemplo, fala lá do golo não validado ao Clayton na luz, ou do penaltie do jogo da taça contra o Estrela em que o árbitro transforma um cabeçeamento numa mão)

Anónimo disse...

Em primeiro lugar muitos parabens ao LF excelente post mas quanto a mim isto não é novidade nenhuma.

A informação está acessivel a toda a gente e seguramente que o coeficiente de inteligencia dos benfiquistas, sportinguistas e.. vá.. arrisco-me a dizer portistas que tenham, por breves momentos, um olhar imparcial e de falta de facciosismo clubistico conseguem chegar rápidamente à conclusão que o futebol perdeu toda a sua magia/alegria com o dito "sistema" do senhor Dias da Cunha do qual são protagonistas os inevitáveis (No FCP) Pinto da Costa, Reinaldo Teles entre outros(que muita gente não tem em conta mas se calhar n é o pinto da costa q tem olho pra tudo no FCP), o Major Valentim Loureiro que aparentemente é muito amigo de Pinto da Costa e gostam muito de almoçar juntos; e porque não falar do filhote do Valentim minha gente? que pos o Boavista na maré de dividas q tem hoje?? e no Senhor Pimenta Machado?? q igualmente deixou o Guimaraes naquele estado?? felizmente que eles se souberam recompor..

Sou benfiquista e não tenho problemas em admiti-lo e como tal estou cansado de ver o que se está a passar; porem estou consciente que o meu clube está na miseria e que esta época foi um desastre.. mas se formos a ver meus amigos..

A) 3 treinadores com Fernando Santos a começar a pre-epoca ainda n se sabe bem porque.. com camacho que parece que caíu de paraquedas naquela equipa e naturalmente não sendo ele a preparar a equipa pouco poderia fazer, e dpois com o pobre chalana a apanhar os cacos da catastrofe q o rui costa e não só conseguiam ir disfarçando com alguns bons golos.

B) Manuel Fernandes a ir-se embora ainda hoje sem se saber bem porque, quando era ele que se estava a notar mais na pre-epoca..

C) O Simão e o Miccoli "despachados" qdo eram apenas os 2 melhores marcadores do plantel na epoca transacta..

D) e pq n falar do karagounis q tão bem joga na sua selecção..

Mas enfim.. concluo o meu singelo post com um pedido ao senhor Jorge Nuno sem querer defender ninguem em particular q pode ser dito mais ou menos assim:

Já que o "patife" do senhor José Veiga (aos olhos dos Dragões) sócio do FCP (que como muitas vezes já foi rumorado) teve a decência e a humildade de renunciar aos cargos desportivos que exercia no Benfica quando foi acusado de "crimes desportivos" e penso que os adeptos dos 3 grandes concordam comigo quando digo que o Veiga não fez mais que a sua obrigação. Apelo tambem ao senhor presidente portista que tome a mesma atitute que se calhar até demonstrava aos seus adeptos a sua humanidade e capacidade de sofrimento pelo seu clube que se fosse meu eu gostaria que estivesse livre de qualquer suspeita e assim vangloriar os meus titulos conquistando o respeito dos outros não pela inveja.

Um Abraço a todos os que gostam de Futebol com fair play

e parabens ao sporting pla vitória. só espero é que a taça fique em lisboa..

A. SILVA disse...

CONCORDANDO COM TUDO QUE ESTA EXPOSTO, PENSO QUE SE ESQUECEU, DE ALGUNS PORMENORES MUITO IMPORTANTES, É QUE APOS UM ANO EM QUE ESTIVERAM MUITO DISCRETOS DE REPENTE SURGIRAM O SR. P. DA COSTA E TODO O LOBBY DO NORTE COM UMA VIRULENCIA A MUITO NAO VISTA, TENDO COMO ALVO O PRESIDENTE DO SLB, QUE VAI SENDO O UNICO QUE NÃO SE CALA E EXIGE QUE SE MOSTRE SERVIÇO TANTO NO M. PUBLICO BEM COMO NA P.J., TENDO JA ROLADO ALGUMAS CABEÇAS.
E ATENTE-SE NO TRABALHO DOS JORNAIS, NAS ILEGALIDADES DOS ARBITROS QUANDO ERRAM A FAVOR DO SLB, E ERROZINHOS NORMAIS, QUANDO A FAVOR DOS COMPETIDORES DIRECTOS DO BENFICA.
E LEMBREM-SE QUE O CONTRACTO COM A SPORTV, ACABA DAQUI A 2 ANOS E L.F. VIEIRA JA ANUNCIOU PUBLICAMENTE QUE NAO RENOVARA E PASSARA A SENREM TRANSMITIDOS PELA TV BENFICA, ENTROU EM PANICO O SR. J. OLIVEIRA, (DETENTOR DE 90% DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E DA SPORTV), DAI OS ATAQUES FEROZES CONTRA L.F. VIEIRA, APESAR DE TUDO O QUE FOI FEITO NO S.L.B., TEIMAM EM FRISAR QUE O MESMO DEVERIA TER FEITO EM 6 ANOS, QUE ANDARAM ANOS A DESFAZEREM 10 OU MAIS, APESAR DO TITULO GANHO, SO PRESTOU QUANDO TIROU O NOME DO BENFICA DA LAMA E FOI DOS QUE MAIS SE BATEU PELA LIMPEZA DO FUTEBOL.
SE ESTIVEREM ATENTOS, REPAREM QUE A TVCABO RECUSOU TER NA GRELHA A TV BENFICA, E SO DEPOIS DA SEPARAÇÃO É QUE A PT SE PRESTOU IMEDIATAMENTE A FAZER, COM TODA ESTA CAMPANHA DE BRANQUEAMENTO DO PINTO DA COSTA, QUE DEVE SER O UNICO PRESIDENTE REMUNERADO DO FUTEBOL NACIONAL, EMBORA ISTO NÃO INTERESSE A NINGUEM E A OSTENTAÇÃO, COM QUE O FAZ, PIOR É HAVER BENFIQUISTAS QUE EMBARCAM NESSA CAMPANHA E SEJAM UTILIZADOS COMO JOGUETES DESSE PODER A NORTE.

A. SILVA disse...

OS ADEPTOS DO FCP FAZEM MUITO BEM EM CONTINUAR A APLAUDIR, O SEU PRESIDENTE, E A NÃO SE LEMBRAREM DE QUESTIONA-LO PELOS ACTOS DA SUA GESTÃO, FOI ASSIM COM OS BENFIQUISTAS QUANDO ELEGERAM V. E AZEVEDO E BATERAM PALMAS AO RASGAR DE CONTRACTOS, O PROBLEMA VAI SER APÓS A SAÍDA, QUANDO SE REMEXEREM NOS PAPEIS, AI ESTOU SERENAMENTE A ESPERA E SABEM UMA COISA? JÁ COMEÇOU PELOS VOSSOS VIZINHOS DO BESSA, COMO CHORAM.

Anónimo disse...

Grande post de facto incrivel.. so mostra k o slb nunca foi beneficiado.
trabalhe-se mais e de-se menos importancia ao futebol. esta gente tera filhos? portem-se bem.
saudaçoes benfiquistas, mas nao fanaticas

Francisco Castro disse...

O campeonato de 1979/80 aproximava-se do fim e, quando faltavam apenas dois jogos, o Sporting e o FC Porto seguiam empatados na liderança. Na penúltima jornada, enquanto o FC Porto recebia em casa o Boavista, o Sporting tinha de ir a Guimarães, 6º classificado, uma das deslocações tradicionalmente mais difícil para os “leões”.

No início da semana que antecedeu o jogo, começaram a surgir rumores de que um jogador do Guimarães estava “comprado” e que ia provocar um penalty ou marcar um auto-golo. À medida que os dias foram passando, os rumores subiram de tom, ao ponto de alguma comunicação social do Porto ter pegado no assunto e levado a que, na véspera do jogo, Pinto da Costa se tenha deslocado a Barcelos, local do estágio do Guimarães, para dar conta aos dirigentes vimaranenses da preocupação sobre as eventuais anomalias que se iriam verificar.

Os jogos realizaram-se no dia 25 de Maio de 1980, com início à mesma hora, e ao Sporting bastava-lhe obter o mesmo resultado do FC Porto. Quando, aos 28 minutos, Frasco marcou para o FC Porto, em Guimarães ouviu-se um burburinho nas bancadas mas, apenas 8 minutos depois, um defesa do Guimarães – Manaca – marcou um auto-golo que deu a vitória ao Sporting nesse jogo.

Mas quem era esse Manaca?
Era um moçambicano, em final de carreira, que tinha sido jogador do... Sporting!

Segundo veio a público, no final do jogo, já nos balneários, houve mesmo uma cena de pugilato entre o autor do auto-golo e um seu colega de equipa, Tozé, com este a acusá-lo de se ter “vendido”.

O escândalo foi de tal modo evidente, que a Direcção do Vitoria de Guimarães, liderada por um jovem presidente – Pimenta Machado – não teve dúvidas e despediu o jogador três dias após o jogo.

Contudo, tal como já tinha acontecido com os casos Calabote, Mário Luís e outros, a comunicação social lisboeta não achou “interessante” aprofundar o assunto e, claro, a PJ também achou que não havia matéria para investigar (nessa altura não havia “apitos dourados”...)

Para a história ficou um nome: Manaca, autor do auto-golo mais famoso da história do futebol português

Anónimo disse...

Obrigado Benfica por sempre teres roubado e teres aumentado o ódio que tenho por ti.
Obrigado Salazar por sempre teres feito tudo para que o teu benfica ganhasse, sem ti não me dava gozo estas vitórias.
Obrigado lampiões por olharem sempre para nós em vez de olharem para os vossos problemas.
O Porto cresceu contra tudo e contra todos. É o símbolo da democracia neste Portugal que nunca se quis livrar do fascismo que atrasou o nosso desenvolvimento.
Meus benfiquistas, vós que dizeis ser membros daquilo que falam ser uma nação benfiquista, olhai para vós. Honrai o nome tão nobre que é, de Portugal em vez de levarem 7 de um celta que já desceu.
Obrigado por tudo seus lampiões de merda.

Anónimo disse...

Dantes a ditadura era vossa, agora quem tem a dita bem dura somos nós para vos enfiar nesse cu seus lampiões de merda.

Anónimo disse...

A tua letra "s" foi aí arranjadinha à pressão.
O meu sporting não serve para lavar essa boca de merda. Não metas o Sporting onde não é chamado. Os tripeiros até roubaram umas coisas mas voces foi durante muito tempo e ainda hoje roubam. Se sozinhos não podem com os tripeiros paciencia mas nao há alianças

Anónimo disse...

Parabéns...

Linkei o teu excelente post no meu Blog, porque acho que é de Leitura obrigatória.

Esta farsa tem de acabar, e divulgando esta podridão é um bom começo...

Anónimo disse...

cada um usa a informaçao como lhe convem. parabens por conseguir manipular a verdade de forma bastante eficaz para conseguir atingir o objectivo de denegrir o fcp. curioso e como so escreve dos ultimos 20 anos (porque nao procurar mais atras? certamente iria ter surpresas com a forma foi beneficiado o slb). e o nome vale e azevedo ja foi esquecido?

Anónimo disse...

Este pessoal do FC da corrupção (porto) não têm um palmo de testa...

Anónimo disse...

Sou portista. Não vou defender o P.C. , não precisa.Mas esse trabalho é muito parcial e chega atingir nalguns pontos o ridículo, primeiro pq utilizas lances que só depois de ver na tv uma ou duas vezes é que sabes o que está certo. Mas então lanço-te um desafio de pesquisa: quem foi o clube que nos últimos 6 anos mais beneficiou de grandes penalidades?qual foi o clube que teve mais sumarissimos?pq que o cardoso só foi punido nas competiçoes europeias pelas coteveladas que andou a dar, enquanto fiz isso ca em 2 jogos?que clubes é que tem presidentes presos?quem pretende imitar o presidente do SLB? agora o SLB já vai fazer queixa do SCP por causa do jogo contra o Marítimo se conseguires explicar o porquê, ficava agradecido.
E agora uma provocação: se se pudesse transferir presidentes não gostarias de ter a presidente do SLB o P.C.?
A única coisa que lamento no futebol português é as fitinhas, os jogadores não tem vontade de jogar, parece que treinam para a falta.Erros de arbitragem vês em todos os campeonatos.Gostava de ver mais futebol, mais garra mas por vezes penso que um dos poucos clubes a querer jogar futebol em portugal é o porto e se neste campeonato dizem que somos justos merecedores não é por termos jogado futebol e melhor é pq temos mais de 20 pontos de diferença e pessoas como tu não conseguem arranjar uma justificação para uma diferença de tantos pontos.

Anónimo disse...

Magnifico...É PRECISO LEMBRAR QUE A CORRUPÇÃO DESPORTIVA É SUBTIL...O ARBRITO MUITAS VEZES SÓ TEM DE ESTAR DE PREVÊNÇÃO PARA O QUE DER E VIER...DIGO ISTO PQ O FC PORTO EM MUITOS CAMPEONATOS TINHA BOAS EQUIPAS...SÓ TINHA MESMO DE TER O SEGURO DA ORDEM!

Anónimo disse...

Magnifico...É PRECISO LEMBRAR QUE A CORRUPÇÃO DESPORTIVA É SUBTIL...O ARBRITO MUITAS VEZES SÓ TEM DE ESTAR DE PREVÊNÇÃO PARA O QUE DER E VIER...DIGO ISTO PQ O FC PORTO EM MUITOS CAMPEONATOS TINHA BOAS EQUIPAS...SÓ TINHA MESMO DE TER O SEGURO DA ORDEM!

Anónimo disse...

Meu menino, pelo facto de alguém se dar ao trabalho de andar a gastar o seu tempo para criar blogs a dizerem as mais variadas barbaridades sobre o FCP, não faz com que as coisas sejam verdadeiras como as querem pintar.

Quem escreveu isto “B de BENQUERENÇA – Olegário Benquerença protagonizou duas das mais escandalosas actuações da arbitragem portuguesa dos últimos anos. Na Luz, em Outubro de 2004, dois meses antes da detenção de Pinto da Costa, o árbitro leiriense e o seu assistente Luís Tavares foram os únicos que não viram (mais alguns que não quiseram ver…) uma bola rematada por Petit ser retirada de dentro da baliza portista por um desesperado Vítor Baía. No mesmo jogo já havia feito vista grossa a uma claríssima grande penalidade de Seitaridis sobre Karadas “ – não está na sua perfeita condição de análise.

Li até à letra B e chegou para perceber o que move esta gente que se dá a este trabalho, tentado atirar para trás das costas toda a desorganização que grassa no seu clube e tentando encontrar explicações para o constante insucesso.

Este lance do Petit/Baia, e nunca me canso de o dizer, é o perfeito exemplo de como esta lampionada vê o futebol. Não lhes interessa se o árbitro assistente estava bem colocado ou não, não lhes interessa saber se havia condições de analise e não lhes interessa a Lei. O que apenas lhes interessa é que se tem que decidir a favor do SLB.

E a prova de que não se sentem seguros sobre este lance é o tal suposto penalty sobre o Karadas. Mas que penalty??? Não saberão estes cromos que o futebol é um jogo de contacto??? Não se recordarão que o mergulhador Karadas (http://br.youtube.com/watch?v=p7kX2WXudfU) apesar de apertado pelo Seitaridis rematou à vontade??? Penalty??? Só mesmo no vosso livrinhos de regras para lampião a agradar.



Com tempo, meu caro, tb eu faria um A a Z sobre o SLB. No A poderíamos começar por Acções S Azar de não terem um verdadeiro presidente que perceba efectivamente de bola.

Anónimo disse...

VEM AGORA VÁRIOS INTILIGENTES DIZER QUE O FCP NÃO PRECISAVA DE COMPRAR ARBRITOS PQ JÁ TINHA O TITULO GANHO: MENTIRA.
1º: QUANDO O FCP JOGOU COM O BEIRA-MAR, TINHA 5 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE O SPORTING E FALTAVAM 5 JOGOS PARA O FINAL DO CAMPEONATO.
2º: O FCP FAZIA UMA CAMPANHA EXCELENTE MAS DESGASTANTE NA LIGA DOS CAMPEOES, E TINHA UM PLANTEL CURTO - 20 JOGADORES
3ª: PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO PCOSTA RECEBE O ARBRITO EM SUA CASA 2 DIAS ANTES DO JOGO COM O BEIRA-MAR
4º: NO DIA SEGUINTE....SÓ NO DIA SEGUINTE AO ENCONTRO ENTRE P.DACOSTA E DUARTE GOMES, O SPORTING JOGA E PERDE COM O BOAVISTA
5º: NO DIA DO JOGO, DUARTE GOMES NÃO TEM NECESSIDADE DE SE QUEIMAR PARA FAVORECER O FCP, PORQUE EM CAMPO O FCP GANHOU E JOGOU MELHOR (ATÉ NEM ESTAVA PRESSIONADO PELO SPORTING).
FINALMENTE O ARGUMENTO DE TEREM SIDO CAMPEOES DA EUROPA E DO MUNDO NÃO É DEFESA PARA O FCP, UMA VEZ QUE O MARSELHA DE TAPIE POR EXEMPLO FOI CAMPEÃ DA EUROPA E PENTACAMPEA DE FRANÇA NO MESMO ANO EM QUE O SEU PRESIDENTE FOI ACUSADO DE CORRUPÇAO DESPORTIVA.
FAÇA-SE JUSTIÇA!

Anónimo disse...

Meu Deus! Ao trabalho que te deste moço!

Nós cá em cima só esperamos é que o Vieira fica por aí muitos anos... É que enquanto ele vai enterrando o clube e atirando areia para os cegos dos adeptos da merda do slb, nós por cá vamos continuar a ganhar títulos e solidificar a dimensão de maior clube português de todos os tempos...

Sim, porque a nível internacional já o somos..
É isso que te doi, não é?

PS: já agora deixem ficar o chalanita... que tristeza...

Saudações Portistas

Anónimo disse...

Muito interessante!

Eu só digo uma coisa: FORA COM OS CORRUPTOS, NAO IMPORTA O CLUBE DE ONDE SAO!!!!!

Anónimo disse...

Que grande post. Todos os factos aqui comentados são verdadeiros e quem contra eles se levantar é porque tem pernas. Vou já imprimir isto em papel higiénico e colocar na primeira casa de banho por onde passe. Em que letra entram os dois anos em que o benfas não pagou o que devia e não desceu de divisão? E aqueles anos em que o regime usava o benfas como estandarte da fascismo parolo? Isso cabe numa letra. E o campeonato roubado ao Braga? Letra M de benfas. De Merda. O que vos está a doer sei eu minhas meninas.

Anónimo disse...

tens sorte em estares desempregado para ter tempo de escrever falsidades destas. devias ser investigado... são ridiculas a qtdade de mentiras aqui descritas e o nível de dualidade presente

Anónimo disse...

deves ter uma doença mental rapaz. Tens de fazer o mesmo para os clubes de lisboa... o problema é que não haverá espaço e anulará muito dos paragrafos aqui escitos

Anónimo disse...

És aquilo a que eu chamo de obcecado.

Dizes umas coisas acertadas sim, mas outras.. ainda são mais ridículas do que os andrades a defender o Bimbo.

Tenho vergonha de ter benfiquistas como tu, no meu clube!

Até de digo mais.. um falecido vizinho meu.. recebia mensalmente avultadas quantias pagas pelo nosso clube para arranjar formas de:

1. Permitir jogos à porta fechada
2. Forçar a vitória do Benfica
3. Queimar a todo o custo o Sporting e o Porto.

Essa pessoa.. ao fim de uns anos comprou um daqueles casarões numa paralela da Av. República... recebia pouco, não?

Quando caiu o regime, este foi forçado a vender a casa e a procurar outra. Mesmo assim, morou numa casa com perto de 200m2 em Oeiras.

Ou seja.. não vamos agora culpar a desgraça do nosso clube e a dos outros com a corrupção dos tripas.

Até te digo mais.. e convido os sócios a fazer isto.. quando o Vieira ganhou as eleições deixei de pagas as quotas.. e assim me vou manter até que o desgraçado saia do nosso Benfica.

Anónimo disse...

Normalmente não comento texto já tão comentados, mas gostaria de te dar os parabéns, adoro comédia, e ri-me imenso a ler os post. Diria que intrepretar-te na perfeição aquele tipo de adeptos completamente cegos que só veem para um lado, é certo que exageraste, ninguém seria tão estúpido para acreditar no que escreveste, mas comédia é mesmo assim, com base no exagero.
Novamente parabéns, foi mm mt engraçado.

marcorik disse...

Mais uma para a colecção!!!
kem se lembrar diga-me!! peixe, juskowiak, p.sousa expulsos nas antas no tempo de queiroz... mais um jogo a moda do porto.

Jvs disse...

os benfiquistas com a qualidade do futebol praticado bem devem virar-se pros blogues pode ser que o Platini leia, enquanto isso o FCP contrata bons jogadores para a Champions (Cebola)

Anónimo disse...

acabei de ler o comentário,e confesso,fiquei estupefato,talves por acompanhar,aqui do brasil,a trajetória do futebol portugues,de alguns anos pra cá,sou de aveiro(sever do Vouga)não torço pra clube nehum apenas gosto de ver uma boa partida de futebol,e a minha estupfação se deve ao fato de em portugal os responsáveis pelos destinos do esporte desde o ministro,presidente da fpf,presidente da liga ao faxineiro dos clubes,todos sem exceção,não demonstram um minímo exigido de imparcialidade,a se preocupem apenas em exercer os seus cargos com a responsabilidade que os mesmos exigem,mas sim usando-os para defenderem seus interesses,quer particulares,quer clubisticos,o comentários acima é de um parcialidade gritante e é fácil perceber que o cidadão,autor do mesmo torce p/o benfica,assim como o atual presidente,lfv,que não demonstra a mínima capacidade para exercer o cargo,dado o seu destemperamento e despreparo para tal,por essas e outras questões é que o futebol portugues,que hoje poderia estar no lugar da alemanha disputando um européu,está em casa porque o sr filipão optou por colocar a equipe que ,provávelmente,era do interesse desses mesmos dirigentes e não colcou os melhores jogadores portugueses,atualmente, pra jogar,então infelismente o esporte rei na minha terra tende a cair cada vez mais,é preciso que os dirigentes dos clubes se preocupem mais em colocar boas equipes no campo pára ganharem aquilo que pretendem fora dele,aí,com certeza muitas coisas melhorarão pra todos nós amantes do bom futebol

Anónimo disse...

Não existe maior cego que aquele que não quer ver.
Pela optica de quem escreveu este perfeito disparate. o FCP venceu este campeonato, com golos fora de jogo, golos que não existiram, é curioso que eu vi todos os jogos do FCP, mas devo ter visto numa televisão a cores onde aparecem todas as cores. O amigo que escreveu isto deve ter visto ou numa televisão que só dava a cor verde ou então só dava a cor vermelha. Exintem grandes diferenças. Assim como o FCP foi sempre beneficiado nesses jogos que eu nem me dou ao cuidado de ver quais foram. Mas todos os golos marcado pelo Benfica e pelo Sporting foram todos legais, assim como todos os golos que o Benfica e Sporting sofreram foram todos golos ilegais, mas que foram validados. É por doencites como a do senhor que o vosso clube não presta para nada.

Anónimo disse...

C de ceguesa desportiva por parte de quem consguiu arrnajar estas desculpas esfarrapadas.
Joguem a bola

Anónimo disse...

Muito bem como amostra da ponta do icebergue.

Discordo que o fcp tenha sido um campeão merecido esta ou qualquer época. Não é preciso marcar penalties, expulsar jogadores ou validar golos ilegais para um árbitro fazer pender o jogo para um dos lados. E com 30 anos de prática a coisa está mais refinada. Em todos os jogos do fcp transmitidos pela tv durante esta época, foi evidente desde os primeiros minutos qual a propósito do árbitro e que para ele só podia haver um vencedor. Os jogadores das equipas adversárias perceberam sempre a mensagem. Para os curiosos vejam o 6 minutos iniciais do porto-boavista, como começou a jogar o boavista, o que fez o árbitro e como tudo mudou ao fim desses 6 minutos, sem que o fcp tenha feito seja o que for dentro de campo.

Fala dos jogadores estranhamente contratados pelo fcp, falta referir os jogadores estranhamente dispensados pelo Benfica.

O Mourinho disse que quando o Benfica o quiz voltar a contratar, lhe pediram para ele dizer que exigia a saída do Jesualdo Ferreira. Muitos acham que foi um comportamento pouco ético do Benfica, mas esquecem-se do célebre jogo das Antas (o tal do dvd para a fifa), um manual de como controlar um jogo com um apito, em que o jesualdo no final nem sequer referiu a escandalosa arbitragem e fez declarações espantosas á Domingos ou carlos carvalhal. Já teria contrato assinado?

E por falar em carlos carvalhal, alguém consegue explicar a estranha apatia das equipas por ele treinadas sempre que jogam com o fcp? Quando treinou o belenenses, a equipa estava a fazer um bom campeonato até ir jogar ao porto. Nesse jogo a exibição da equipa foi tão ridicula que ele nunca mais conseguiu ter a equipa na mão e acabou corrido. Com o Setubal esta época foi o mesmo, mas com o treino do belenenses ele lá consegui safar-se.

A teia é muito, muito grande. Só para dar uma ideia veja o seguinte: quando tudo isto começou os jogadores do fcp até tinham medo de atravessar o rio Douro. Dizia o pedroto que começavam a perder os jogos quando atravessavm a ponte da Arrábida. Trinta anos depois, o fcp faz a maior parte dos jogos do campeonato acima do Douro e faz a travessia do rio por outra ponte que fica mesmo à porta.

Anónimo disse...

O que vos atormenta é a dor de corno. Voces são uma merda e salazar já não decreta mais os cãopionatos para o benfas.
Pqvp sois todos uns covardes estupidos

Anónimo disse...

Este Cunha Antunes é o mesmo árbitro que VALIDOU (imagine-se) aquele célebre penalty num não menos célebre e DECISIVO Farense- FCPorto em que após a marcação de um penalty DUVIDOSISSIMO, durante esse penalty rebentou um petardo ao lado do Peter Rufai, com o fumo a espalhar-se e o guarda redes meio atarantado, o Domingos marcou o penalty e ... ahahahahahaha ... foi VALIDADO o golo. É verdade, Foi validado o golo. Nem na Patagónia, nem na Aldeia do Astérix, SÓ MESMO EM PORTUGAL, no tempo do Apito Dourado. E é este árbitro "Coordenador da Formação" na APAF. Qual FORMAÇÃO? Não me façam rir...ahaha

Anónimo disse...

Só desculpas, só tangas!

O currículo vermelho só é tão extenso devido ao 'Melhor Português de Sempre' (Com 6 milhões a votar, tornou-se óbvio que esse senhor tinha que ganhar o concurso).

Ah, mais uma coisinha ...

"Christian Rodriguez LALALALALALA FODESTE O VIEIRA, FODESTE O RUI COSTA E É DISTO QU'ESTA MALTA GOSTAAAAAAA!"

Tri-Campeões allez e no Domingo vai-se ver outra lição de bola

Anónimo disse...

UMA VERGONHA ,UMA VERGONHA ..

UM PAÍS DE GATUNOS ....

UMA CIDADE DE MAFIOSOS ...

UNS MENTIROSOS E BRANQUEADORES ..

Anónimo disse...

POIS MAS OS GATUNOS NÃO TEM AZIA TEM OS BOLSOS CHEIOS A CUSTA DO POVO ATÉ UM DIA ....

Anónimo disse...

as respostas dos adeptos da corrupção diante de tanta trafulhice exposta é:

invejosos, fdp, isso é mentira de perdedores(esta era mto usada antes do apito dourado), somos melhores em campo (so que o campo do fcp tem km quadrados de area),so ganhavam no tempo do salazar( esta entao é a melhor e basta consultar, por exemplo, quem fazia parte do conselho de arbitragem, quem inaugurou o estadio no dia 28 de maio com a presença do salazar,etc.), o calabote era 1 malvado(a 2 mais usada. depois de analisar o que se passou essa epoca, percebo pq tanto tentam desviar as atençoes para o calabote...)

o facto é que sao corruptos ate á ponta dos cabelos, têm um criminoso que é protegido pelos orgaos publicos dessa regiao e uma guarda pessoal e de prontos serviços que tem um rol de crimes apreciavel, muitos velhos conhecidos da policia).

o mourinho bem diz q quando vai a palermo tem de ir protegido, o que em pleno sec XXI num país que pertence á uniao europeia, devia ser mais q qsuficiente pra deixar os cabelos em pe a muito governante.

ver um parolo demagogo, uma figura patetica, acima da lei pq comanda a regiao e isto se passar em portugal ate aos dias de hoje é um exemplo acabado que o pais ainda vive na idade media.

Anónimo disse...

de A a Z ...

AZIA!!!


deve doer tanto não ganhar nada... não que eu saiba como é, na medida em que tenho 2 certezas desde pequeno: Ano Novo a 1 de Janeiro e Porto campeão antes do Verão.

as palhaçadas que aqui li eixaram-me atónito e só posso crer que o senhor que escreveu este post sofre de um elevado grau de estupidez e um QI reduzido que só o permite investigar aquilo que quer..very lights?? com que moral falam os benfiquistas de very lights???


imagino a sua azia
imagino a sua tristeza

agora imagine você o que sabe bem ser bicampeão europeu e mundial (e tudo na tv a cores seu camelo)

Anónimo disse...

Excelente trabalho e excelente post!!!
Parabéns!!!

Anónimo disse...

É bom também de ver a falta de nivel dos comentários portistas aos seus posts :) Coitados, não sabem mais...Devem aprender o alfabeto na escola primária com palavrões.

Anónimo disse...

nao es nada tendencioso não, preocupa-te com o colinho do teu benfica ou p....

GinBlossom disse...

muito mau. tens aí bastantes, bastantes erros, uns factuais, outros notoriamente tendenciosos.

Ac disse...

Excelente, aqui está retratado o que foram os ultimos 30anos no Futebol se os FDP dos corruptos analisassem os jogos dos Corruptos como analisam os do Benfica, nunca eram campeões...

Albino Botelho disse...

Faltam aí muita gente como . . . . Calabote , Reinaldo silva , calos valente , antónio rola , veiga trigo , alder dante , bruno paixão , lucílio batista , duarte gomes , joão ferreira , paulo parati , joão capela , ezaquiel feijão , bento marques , porém luís , vitor pereira etc . Faltam também os 50 e tal anos no antes 25 de abril . ihihihihihihih isto é que vai uma crise

«O mais antigo ‹Mais antiga   201 – 290 de 290   Mais recente› Mais recente»