ORA DIGAM LÁ QUE NÃO LHE FICA BEM A CAMISOLA...

Sabe-se como muitas vezes as estatísticas são manipuláveis. Mas é também inegável que, em certos aspectos, os números revelam uma força clara e indesmentível.
Escrevi aqui em mais de uma ocasião que Lucílio Baptista era um árbitro próximo do Sporting. Mais do que um estado de alma, tinha na memória muitas das suas actuações, antes e depois de se ter visto envolvido no processo Apito Dourado. Lembro a propósito, um dos posts mais antigos de VDB, publicado em Abril de 2006, onde sugeri um "Stromp" para o juiz setubalense, justamente a propósito de uma preciosa intervenção sua na decisão do apuramento directo para a Champions dessa época, que como se sabe acabou por sorrir ao…Sporting.
No insuspeito Record de hoje, um interessante artigo de João Querido Manha traduz a minha memória e o meu estado de alma em números. Em números verdadeiramente arrasadores, e que mostram bem como as coincidências se aparentam frequentemente com sombrias e preocupantes realidades.
Nos últimos sete jogos do Benfica que Lucílio Baptista apitou, nem uma única vitória os encarnados alcançaram! É ele também o árbitro que mais penaltis assinalou contra o Benfica, e que mais assinalou a favor do Sporting. A proporção é dramaticamente reveladora: 5 a favor e 6 contra as águias, 8-2 nos jogos dos leões (!?!) O número de expulsões é também espantoso: Lucílio expulsou 8 jogadores do Benfica e 5 adversários, enquanto que apenas mostrou três cartões vermelhos a sportinguistas, expulsando 10 (!!) jogadores de equipas adversárias.
Os números falam por si. E mais do que confirmarem aquilo que se já notava a olho nu, deixam no ar uma interrogação: porque motivo foi ele nomeado para este jogo no Bessa ?
Quando se sabe que Vítor Pereira e Hermínio Loureiro são ambos sportinguistas (o primeiro recebeu inclusivamente um emblema de ouro há pouco tempo), que o clube leonino faz parte da direcção da Liga de Clubes, e que Benfica e Sporting estão na luta pelo valioso segundo lugar do campeonato organizado justamente por esse organismo, ou me engano muito ou temos aqui mais uma das coincidências em que o futebol português tem sido, infelizmente, fértil.

12 comentários:

Anónimo disse...

Deste senhor tenho na memória muitos jogos, as Supertaças, inclusive uma em Paris, o famoso jogo, em que o Sabry transformou o Schemeichel em Múmia, após os muitos livres ao jeito do André Cruz!!!
Mas um dos mais escandalosos não foi com o Benfica, este senhor na última jornada conseguiu colocar o Vitória de Setúbal na segunda divisão, após uma enorme roubalheira no Bonfim...!!!

Anónimo disse...

Porque será que estes "senhores" do apito não querem passar a ser profissionais de arbitragem?
Será porque não gostam de ser árbitros o suficiente para deixarem as suas profissões? Ou será porque "mamam" à conta do "sistema", auferindo valores bastante razoáveis por cada jogo que apitam, podendo assim ao mesmo tempo acumularem 2 trabalhos, 2 ordenados...?

PS: Se fossem sérios e honestos, não andavam na arbitragem aqueles que não pretendem a profissionalização da arbitragem...

Anónimo disse...

fdx! e eu a pensar que era o PdaC e fcp que mexiam os cordelinhos... afinal o sporting é o rosto do sistema!

este xinfrim todo por parte do slb vai dar resultados nas próxima 5 jornadas.

a coacção aqui não terá processos disciplinares e o slb no fim do campeonato dirá: vejam como conseguimos o 2º lugar, contra tudo e contra todos!

Ora digam lá se não lhes fica bem a demagogia...


40 postas pescada

Anónimo disse...

Caro Amigo

Encontrei o teu blogue por acaso pois ao navegar pelo Record Online estava lá o link, olha deixei uma mensagem no teu blogue, curioso é que somos os dois galo (signo chinês) e da mesma idade apesar de signo eu ser ....Leão.
Eu luto pelo mesmo que tu e é bom que estas novas gerações que não viveram os nossos tempos saibam a verdadeira história da corrupção, os jornalistas (maioria do grupo Olivedosporcos) tentam encobrir, o mesmo se passa com os outros mafiosos ligados ao futebol, como o Merdaíl, Laurentino e muitos mais...
É óptimo que o teu blogue e os meus sites sejam divulgados, o mais que se puder, pois existe muita gente que não vê ou não quer ver o que se passa e só com sites como estes é que se pode dar uma mãozinha, pois os tribunais nada farão e gozam à descarada com o povo português.

No meu site anticorrupção tens no link provas (alguns recortes de jornais da altura) sobre corrupção

VISITA E DIVULGA POR FAVOR, A NOSSA LUTA NÃO PODE MORRER

http://www.adeptos-benfica.o-f.com

http://www.anti-corrupcao.150m.com

Anónimo disse...

O "insuspeito Record" e "o interessante artigo de João Querido Manha"...

O "Record" pinta constantemente as suas primeiras páginas de vermelho, numa tentativa desesperada de manter a sua precária viabilidade económica. Ou como se diz na gíria futebolística, tenta manter-se "acima da linha de água". Nem "A Bola" consegue ser tão tendenciosa.

Relativamente ao João "Manhoso", foi esta estulta e idónea criatura que um dia, comentando um certo jogo aos microfones de uma rádio, aquando de uma saída de bola pela linha lateral que beneficiava o seu clube do coração, deixou escapar no éter um sonoro "É NOSSA!!!".

Este post medíocre sobre Lucílio Baptista (um péssimo árbitro) e o seu alegado envolvimento em ajudas ao SCP, não é mais do que uma boa anedota, engendrada por uma mente psicológicamente debilitada, depois de mais um ano de "seca".

Cura-te!

Anónimo disse...

O estado a que chegou o Benfica quando estão desesperados para conseguir o segundo lugar, e para tal não hesitam em acusar tudo e todos...

Anónimo disse...

ai sabe-se que são sportinguistas? eu não sabia nem nunca tinha ouvido. Quem sabe? Tu? Como sabes?
Emblema de ouro? Outra coisa que desconheçia.
Esta coisa do
consta que...
sabe-se que..
segundo dizem...
... dá de facto muita seriedade ao que é dito.

LF disse...

O emblema de ouro do Vítor Pereira foi do domínio público.
Tem 50 anos e é sócio desde que nasceu.

Hermínio Loureiro também confessou ser simpatizante do sporting quando tomou posse.

Anónimo disse...

Devias era lembrar-te como ele prejudicou muitas vezes o sporting em favor do benfica, mas ai tens a memoria curta... e o benfica como provou academica, só deve a si mesmo tudo e nao aos arbitros, que este ano ja foi bem benificiado.

Fica bem

Anónimo disse...

Todos falam, ms deviam ver que o Sporting se fosse muito benificiado eplos senhores que dizem estar na liga e arbitragem, tinha sido campeao, tinha ganho a taca liga, ganho ao benfica por muitos, e ja estava a frente do benfica a muito...tenham vergonha e nao digam que pensam, pois sao pouco inteligentes, sao mais tendenciosos e sem credibilidade.

Quem e pauta pela verdade e a combate, nao pode ser parcial, como muitos aqui o sao...

Anónimo disse...

Os números falam por mim

Anónimo disse...

Honestos são o Bruno Paixão (famoso jogo do Bessa), o Paraty(tantos e tantos para contar) e grande amigo Helio Santos (estádio do Algarve), os grandes obreiros do ultimo titulo.