O LUGAR DO MORTO
Não festejo a morte de ninguém, respeito a dor das famílias.
Também não contem comigo para branquear comportamentos ou legados de conflitualidade, provocação e falcatrua - que poluíram durante décadas o desporto português.
Por isso, espero que não se lembrem de fazer minutos de silêncio ao pé de mim. Aliás, o próprio morto fez questão de separar as águas ainda em vida e, com alguma lucidez, renegar hipocrisias no seu funeral.
Certamente morreram outros cidadãos no dia de ontem (muitos deles estimáveis, alguns possivelmente mais jovens). Morrerão outros hoje, outros amanhã, e um dia vai chegar a nossa vez. Como entenderá quem leu "As Intermitências da Morte" do grande José Saramago, ainda bem que assim é.
31 comentários:
Ficou a dever uns anos à prisão. O típico os fins justificam todos os meios. Vou estar dois ou três dias sem ver televisão, pois sou muito intolerante à hipocrisia e sofro do estômago … mas também não festejo mortes a não ser de fascinoras o que também manifestamente não é o caso.
"Aliás, o próprio morto fez questão de separar as águas ainda em vida, e com alguma lucidez, renegar hipocrisias."
Como é que o autor do post refere que o morto, antes de o ser, renegou hipocrisias?!
Ele o maior HIPÓCRITA, entre outros rótulos bem aplicados, do desporto!!!!!!!
Ter em atenção que a partir de hoje teremos de contar com quem está neste momento em 3*, porque a Liga e os árbitros quererão usar este campeonato como homenagem. Muita, muita atenção.
É a Lei da Vida, vai acontecer a todos nós e aos nossos a quem ainda não aconteceu, fora aqueles a quem já aconteceu, e de acordo com as projecções demográficas mais recentes, muito provavelmente iremos todos assistir a mais falecimentos que nascimentos, além da Lei da Vida é também a Lei da Evolução, faz parte.
Quanto à vontade (legítima) que muitos terão de celebrar o falecimento de Pinto da Costa, gostaria de recordar àqueles que ou eram demasiado novos ou estavam menos atentos, que Pinto da Costa sempre mostrou respeito pelas figuras do Benfica que se foram, e em alguns casos mesmo comoção (recordemos o falecimento de Eusébio, por exemplo). Aliás, outra coisa não seria de esperar de um senhor (que gostássemos mais, menos, ou não gostássemos sequer), tinha mais berço e educação/formação que os nossos dois últimos presidentes. Presidentes esses de quem também não me recordo de nenhum comportamento verdadeiramente boçal, ainda mais em momentos de falecimento de alguém ligado ao FC Porto, logo se não tinham (têm) berço ou educação/formação também não foi nesses momentos que o mostraram.
No entanto, e na sequência do que escrevi mais acima, entendo perfeitamente que hajam benfiquistas que não consigam dissociar as injustiças desportivas, os enxovalhos, a sobranceria e prepotência labrega que tiveram (e têm) de levar de adeptos portistas só olham para o totais de troféus sem atentar à forma que se obtiveram (conquistaram parece-me um termo manifestamente inadequado), entre muitos outros motivos de sofrimento, e decidam "celebrar" o falecimento de Pinto da Costa com maior ou menor moderação. Eu não vou festejar, mas estarei a mentir se disser que neste momento não estou a pensar em que é que isto poderá beneficiar o Benfica.
Quanto a Pinto da Costa ser o maior inimigo do Benfica, tenho as minhas dúvidas, sei que foi com ele que o FC Porto deu o salto (embora com muitas mãos a ajudar). Os inimigos do Benfica estão todos "vivinhos da Silva" desde termos deputados da Nação e figuras públicas que já tiveram demonstrações de desrespeito para com o Benfica e não se retrataram, ou elementos dito isentos que são tudo menos isso e que sempre atacaram e atacam (ou prejudicam) o Benfica mais ou menos pela calada.
Peço aos benfiquistas que não caiam no conto infantil do "Bicho Papão" que ainda se vai ouvindo acerca de António Oliveira Salazar mas desta feita para Pinto da Costa. Não sei se é um defeito exclusivo dos portugueses destas últimas décadas ou séculos, mas acreditar que homens fisicamente frágeis como Salazar ou Pinto da Costa representem alguma espécie de seres sobrenaturais que com os seus poderes paranormais conseguem controlar dezenas ou centenas de milhares de esbirros que vão impor uma canga a milhões, é na melhor das hipóteses ingénuo, e peço desculpa por não encontrar um melhor elogio para essa mentalidade.
Ontem faleceu a figura mais proeminente do anti-Benfiquismo, infelizmente para nós o anti-Benfiquismo continua vivo e bem vivo. Cabe-nos a nós acabar com ele (anti-Benfiquismo), e não estar à espera que o tempo faça o nosso dever.
Bom dia.
Em matérias de foro privado, não nos devemos meter numa hora destas. Família, sofrimento, só Deus sabe.
Os comentários sobre o personagem referem-se à esfera pública e, sobre isso, já se sabe (quase) tudo. Não é preciso cuspir no seu caixão.
Quanto à eventualidade de ser feito um minuto de silêncio num próximo jogo do Benfica, devemos ser grandes, respeitar e ignorar tudo o resto, como se qualquer outra figura pública se tratasse.
Tirando uma minoria de fanáticos, toda a sociedade portugesa sabe quem foi publicamente, e nenhuma esponja apagará os factos, por mais títulos que o (grande) clube a que presidiu estejam na respectiva montra.
Boa Tarde Mark Trencher,
Respeitando a sua opinião, no que me diz respeito, não concordo.
O Pinto da Costa era um personagem sombrio que não olhava a meios para atingir fins. Ele e o Pedroto deram início a um ambiente tóxico no futebol português fizeram mal a muita gente, infelizmente morrersem pagar por isso.
No máximo, respeito à família.
Não me pecam hipocrisias!
Já vai tarde, demasiado tarde.
Sinto náuseas e vómitos ao ouvir tantas loas ao maior corrupto, criminoso e facínora que apareceu no futebol em Portugal.
A morte deste ser reles, não traz nada de bom para o Benfica, mas mesmo assim desejo que arda nas profundezas do inferno até aos confins dos tempos! Um está na cadeia, outro na quinta das tabuletas. Mas ainda lá faltam muitos mais...
Ver o tonto do Marcelo a elogiar um criminoso e anti português, dá-me nojo!
Não viste Lisboa a arder, mas vais arder nos cabos dos infernos, BELZEBU!
Já agora uma correção ortográfica: facínora e não fascinora 😊
A GUERRA DOS 40 ANOS. (57). PINTO DA COSTA
"Há épocas de tal CORRUPÇÃO que, durante elas, talvez só o EXCESSO DE FANATISMO possa, no meio da IMORALIDADE TRIUNFANTE, servir de escudo à nobreza e à dignidade das almas rijamente temperadas."
Alexandre Herculano
Palavra inglesa, GASLIGHTING, a tentativa de manobrar a realidade dos outros. Aconteceu desde que PC chegou ao futebol português.
Com cumplicidade dos poderes e media.
FACTO: Seita de mafiosos capturou cidade e região, comandada por um Capo + uma milícia de facínoras, traficantes e assassinos. Criaram e espalharam a ideologia do ódio e da xenofobia, algures entre o nazismo e a “ndrangheta”.
A Máfia não trata de tiroteios; a Máfia é um estado de espírito.
Estabelece monopólios, não deixa escolha a não ser permitir a extorsão sistémica, a submissão, monopólios de controlo e poder para extorquir à vontade. Uma vez infiltrada, nem sequer é reconhecida como corrupção: é só a forma como o sistema funciona, corrompendo toda a sociedade.
PC subiu ao poder, elegeu a mentira, cinismo (chamada “ironia”), hipocrisia, “os fins justificam os meios” e o suborno como estratégias, próprio do sociopata que é. É genético, o pai fora expulso de casa pela mãe.
A “Fabricação do Inimigo” é uma táctica de manipulação, usada por ditaduras, apela ao ódio, à divisão e instintos + básicos.
Culpa-se o “inimigo” pelos crimes que cometem.
SLB, o inimigo a abater. Ex-dir. comum. SLB, João Gabriel,
"Grande parte do currículo de 30 anos que tem, devia ser apresentado como cadastro e não como currículo”.
O dirigente desportivo + corrupto do mundo. Cometeu 100+s de crimes durante 10´s de anos com TOTAL IMPUNIDADE.
Só possível quando se é apoiado por forças que governam o Planeta.
90% dos crimes foram escondidos.
Expliquem como DRAG ganha 25 vezes em 40 anos!!! Não há coincidências.
Provado que o crápula não tinha competência para dirigir o que quer que fosse, tudo o que conquistou foi após criação de sistema baseado no crime, inspirado na MÁFIA (Mazzini Autoriza Furto I Assalto), criada pelo mação chefe G. Mazzini séc XIX - de suborno (com € roubado) e violência.
O AD foi uma tentativa. Serviu apenas para desviar do role de crimes e satisfazer idiotas.
Têm governado o planeta através de esbirros=Seitas +-- Secretas. MAÇONARIA, JESUITAS, MI6, MOSSAD, TEMPLARS, CHABAD, LEVITAS, etc.
Acima deles, os ET´s ALFA DRACO (“dragões” em latim). Reptilianos, chegaram há 1 milhão de anos ao planeta e governa(va)m o mundo.
Onde pensam PC foi buscar o termo “DRAGÕES” para o clube?
PC foi escolhido como testa de ferro (lavagem €), como a maioria dos líderes mundiais. Maioria de eleições são fraudulentas.
“Protocolos de SION”: “As POSIÇÕES importantes serão preenchidas por pessoas de CARÁCTER DUVIDOSO.” É um facto!
Jesuitas, onde andou, escolheram-no, convencidos que se ordenasse seria o 2º papa português.
Quem não sabe o que são os papas, informe-se.
Todos os níveis são subornados. Justiça, política, polícia, militares, governo, desporto, dentro e fora do país.
Os tentáculos do polvo chegam à Suiça, as mesmas seitas controla(VA)m TODOS os países e instituições importantes.
PEQUENO EXEMPLO: CENTRO TREINOS GAIA (CTG)
(CS). Fernando Gomes, ex-presi CMP. O “Capachinho”.
1999 Out. Colocado no Min. Interior.
2000. Aprovação Constr. CTG.
2000 Set. Exonerado. Mal começou construção.
PARTIDOS, POLITICOS, 1º MIN., TODOS CAPTURADOS pelas seitas.
RECOMPENSA? DIR. FIN do DRAG.
“Lembrem-se, quando temos uma concentração de poder em algumas mãos, os homens com mentalidade de gansgters conseguem manter o poder.”
Lorde Acton.
Toda a sociedade portuguesa sabe quem foi a personagem, presumo, porque não o diz, que se refira a um patife que cultivou durante 4 décadas o ódio e a ignomínia, que não olhou a quaisquer meios para atingir os objectivos a que se propôs, mas, ainda assim, coitado, porque morreu, há que fazer tábua rasa disso, porque morreu e isso é do foro privado, porquê? Porque morreu. Ok! Isso, na sua opinião, presumo, deve servir então para todos os facínoras da história. Há cada uma..., enfim!
Eis um exemplar do que é um sufragista de práticas imorais e ilegais e, pior que tudo, num blogue benfiquista, a procurar subliminarmente tentar passar uma esponja, ao contrário do que escreve, sobre a história de práticas de um malfeitor.
Por mim e como benfiquista, a única coisa que me apraz manifestar é o respeito à família e nada mais. Ganhou muitos títulos sim, mas todos sabemos como muitos deles foram ganhos na base da mentira e outras manhosices, não me esqueço de ter apelidado de mouros os de Lisboa e outras e até fico um pouco indignado agora em que ninguém é capaz de visar todas as suas hipocrisias após a sua morte, são só loas aquilo que ouço de um homem que muito mal também fez ao futebol português.
"Uns nascem, outros morrem "
Esperemos que os que nascem sejam bem melhores que o bandido que morreu.
AINDA FALTA LA UM... O PORCO DO lourenço pinto !!!
Graças ao Pinto da Costa vi ao vivo a nossa amada nação portuguesa ganhar títulos internacionais e a ser falada internacionalmente a nível de clubes. Por outro lado vi os dois clubes de Lisboa a perderem varias finais internacionais e a perder uma delas a jogar em casa. Quando se é invejoso usam-se desculpas para tirar o mérito aos outros. Nada de que não seja novidade.
O crápula sempre mostrou respeito pelas figuras do Benfica?! Só contaram para você... Não dei por isso... distracção minha!
Mostrou comoção na morte de Eusébio? O caro anda com a memória trocada.
Quem veio à Luz foi o Mourinho e Jorge Costa. E quando o Vieira ia para abraçar o Jorge Costa, este desviou-se. Se isto é respeito, então já não entendo nada!
O BUFAS sempre gozou e maltratou tudo que se relacionou com o Benfica.
Felizmente tenho memória e comigo não há cá branqueamentos!!!
Não comemoro a morte de ninguém. Apenas me sinto bem pela atitude da Direção. Até ver, não cuspiu nos túmulos do Cosme Damião e do Jorge de Brito. E relembro um facto algo esquecido: não há relações institucionais entre os dois clubes.
Um texto que podia intitular-se "Vamos passear até à Ucrânia com o Coro de Santo Amaro de Oreiras".
Nada disso. Mafioso, putanheiro, dissimulado, e a lista continua. Não desço é o nível dele e dos amigos da noite, e não assino a TV deles.
Digo, Oeiras.
87!! 87 anos??
E nem uma vez única foi preso ?!
Este , sim, é o maior feito, troféu ou galardão, ou melhor vitória, desta personagem !
Que vencedor impar e único.
Um individuo que nunca respeitou o Benfica, não pode ser respeitado pelos benfiquistas.
Inveja de um bandido? Fica com ele, já que és da mesma laia!
Lugar dos vermes é debaixo da terra!
Não foi graças a ele. Ele nunca fez nada. Foram os outros que fizeram.
Ele limitou-se a subornar com dinheiro roubado.
Foi graças ÀS VITAMINAS. Temos boa memória.
O falso Beato, hipócrita das romagens a Fátima, ao S. Bento da Porta Aberta e a ludibriar os papas no Vaticano.
“Na verdade, estava a caminho das urgências, quando passei pela morgue e vi que lá estava grande parte do Benfica. Aí melhorei e vim embora”…
A hipocrisia continua bem viva naquele antro.
Que não compreendem a postura dos rivais.
Mas o Vilas Broas já se escapou do frete.
Lourenço Pinto, Reinaldo Teles, Pedroto, Joaquim Oliveira, Gil Moreira dos Santos, António Araujo, Pôncio Monteiro, Valentim Loureiro, Guilherme Aguiar, Adelino Caldeira, António Garrido, Adriano Pinto, Fernando Póvoas, Espregueira Mendes, Nuno Cardoso, Luis Filipe Meneses, Fernando Madureira, Antero Henriques, Juiz António Mortágua, Fernando Gomes x2, Domingos Gomes, Vitor Catão, Manuel Tavares, Pinto de Sousa, Gilberto Madaíl, Pedro Proença, Jorge Sousa, Miguel S. Tavares, Sócrates e muitas dezenas mais.
Uma verdadeira cáfila de criminosos.
Nem mais.
Não vale apena festejar e aplaudir a morte dos nossos inimigos, pois estariamos a descer ao nível dos porcos tal como fizeram ao Eusébio.
A única coisa que merecem da nossa parte é indiferença e desprezo.
Chega de nos curvarmos perante gente que durante décadas nos atacou, humilhou e vilificou. É por isto que somos diferentes do resto da carneirada subserviente.
Ah! Ah! Ah!
Estás com alucinações delirantes! Bebeste zurrapa.
O teu país falado devido a quê?
Talvez a falcatruas, sim. Porque quanto a feitos já outros tinham feito muito maiores. Ou já esqueceste Eusébio? Deves ser muito novo e de passado estás a zero!
Por uma vez sabe bem elogiar a comunicação do Benfica: optar pelo silêncio é na minha opinião a melhor decisão.
Mesmo Bruno Lage merece elogio: quando questionado sobre a morte de PdC foi lacónico.
Penso que a maioria dos comentários reflete a posição de equilíbrio. Não se festeja a morte de ninguém, mas hipocrisia não. E espero que não haja minuto de silêncio na Luz.
Mark "Troncho", ou és muito novinho e tenrinho nestas andanças, ou tens uma amnésia severa, incurável, ou mais ainda, és um "penetra" azul e bronco.
Esse canalha mais a sua "entourage" mafiosa - há alguns que ainda por cá andam que devem anos e anos à cova - ao longo de quatro décadas quiseram destruir o Benfica. Ponto!
Resta a ratazana arbitral, mais conhecido pela "Múmia do apito", uma figura tão sinistra como o recente defunto. Também já não faltará muito tempo para ir jogar a "sueca" com os seus parceiros de antanho na antecâmara do Inferno, pois o Chifrudo vedou-lhes a entrada e antecipadamente, confiscou-lhes os "passaportes" não vão eles tecer alguma "macacada" e deixá-lo pendurado e na falência como deixaram o "grémio das putas", vulgo fcp. Como diz o anão vinhateiro da cremalheira nova, vocês sabem de quem eu estou a falar?
Pois eu lembro-vos. Lembram-se daquela frase dirigida à Carol dos Broches? "Então menina, mas ele ainda ficou a falar...". Esta é a parte do diálogo "bexigoso" sobre a ocorrência criminosa no parque de estacionamento da Alfândega do Porto, eh, eh, eh...
Saudações Gloriosas.
Enviar um comentário