08/11/11

CLASSIFICAÇÃO REAL

Tal como prometido, aqui vai toda a actualização à Classificação Real, desde os dias em que este espaço esteve fora de serviço.

Jornada 8


BEIRA MAR-BENFICA

O único caso de que me recordo foi o de um golo bem anulado a Saviola.

Resultado Real: 0-1


FC PORTO-NACIONAL

Uma das piores arbitragens da Liga, protagonizada por um dos piores árbitros do futebol português (Cosme Machado).

Dois dos golos do FC Porto foram alcançados em posição irregular (o segundo e o último). Ficou também por assinalar uma grande penalidade a favor do Nacional, por falta de Álvaro Pereira sobre Mateus.

Resultado Real: 3-1


SPORTING-GIL VICENTE

O quarto golo do Sporting é obtido com Capel em posição irregular. De resto, nada a realçar.

Resultado Real: 5-1



Jornada 9


BENFICA-OLHANENSE

Dois casos: golo mal anulado a Cardozo (o segundo em três jogos), e falta sobre Gaitán não sancionada, quase em cima da linha da área (daria livre perigosíssimo).

Resultado Real: 3-1


FC PORTO-PAÇOS

Não me recordo de qualquer caso grave nesta partida.

Resultado Real: 3-0


FEIRENSE-SPORTING

Mais uma arbitragem deplorável.

Penálti por assinalar sobre Elias, antes do intervalo. Penálti mal assinalado a favor do Sporting, pois é Schaars quem procura o contacto. Expulsão de Henrique manifestamente exagerada (no lance do segundo amarelo, existe falta, mas nunca a justificar acção disciplinar).

Resultado Real: 0-2 (embora os efeitos da inferioridade numérica do Feirense não possam ser aqui ponderados)



Jornada 10

SP.BRAGA-BENFICA

Já me referi ao jogo, mas não tinha observado com atenção a falta sobre Luisão na sequência de um pontapé de canto. Penálti claro que ficou por assinalar, que daria a vitória ao Benfica.

O lance de Emerson, como já disse, proporciona todo o tipo de interpretações. Aceito por isso a marcação da falta, embora não ignore que, por exemplo em termos internacionais, raramente se marquem penáltis em lances deste tipo, e que o mesmo Pedro Proença já tenha tido outro critério em situações idênticas.

Em lance reclamado pelo Sp.Braga, embora nenhuma imagem o esclareça totalmente, fica a ideia que a bola é desviada pelo joelho de Javi Garcia. De qualquer modo foi assinalado um fora-de-jogo.

Ficou um cartão vermelho por mostrar a Djamal, logo aos seis minutos.

Resultado Real: 1-2


OLHANENSE-FC PORTO

É caso raro, mas o FC Porto foi prejudicado neste jogo.

O penálti assinalado aceita-se, mas nunca justificaria mais do que o cartão amarelo, pois Kléber não tinha a bola controlada, e estava entre dois adversários.

O corte com a mão dentro da área parece acidental. Mas, tal como em Braga, é um dos muitos lances de futebol que permitem diferentes interpretações, normalmente conforme as cores envolvidas, e as simpatias do analista. Procurando ignorar os clubes em causa, eu tenderia a assinalar ambos. Aceito, no entanto, qualquer decisão.

Também a falta sobre Hulk, na segunda parte, parece efectivamente existir, ficando pois por marcar mais um penálti.

Resultado Real: 0-2


SPORTING-U.LEIRIA

O penálti que originou o terceiro golo parece-me bastante mais duvidoso que os de Braga (assinalado) e de Olhão (não assinalado). Mas confesso que não vi tantas repetições deste como dos outros. O jogo estava terminado, pelo que não perderei muito tempo a reflectir sobre este lance, ou sobre a expulsão que o mesmo determinou.

Ficou por expulsar João Pereira (espero o devido sumaríssimo).

Diga-se, aliás, que as últimas arbitragens têm sido bastante simpáticas para os leões, sobretudo ao nível dos critérios disciplinares (não reflectidos nesta classificação). Até agora, nesta Liga, em jogos do Sporting, tivemos expulsões exageradas de jogadores do Paços de Ferreira, do Feirense e do U.Leiria, e expulsões perdoadas a Jeffren com o Olhanense, a Onyewu em Vila do Conde, e a João Pereira com o U.Leiria. E, se bem me recordo, Domingos atribui bastante importância às inferioridades e superioridades numéricas. Para quem tanto se queixa, não estamos nada mal…

Resultado Real: 2-1


CLASSIFICAÇÃO REAL

SPORTING 27 (prejudicado em quatro pontos)

Benfica 26 (prejudicado em dois pontos)

FC Porto 24 (em casa)

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger João said...

Acho piada a falares da expulsão do João Pereira (tem boa escola hein?) e não falares da do Edson, bastante mais grave que a do João Pereira, não quero com isto desculpar o João Pereira que não tem sequer cabeça para ser jogador de um grande quanto mais capitão do Sporting e titular da selecção.

8.11.11  
Anonymous Nuno said...

O JP devia levar um sumaríssimo (o árbitro não terá visto, na imagem já está a olhar para outro lado)!!

Já agora, o Edson tem uma entrada brutal sobre o Volkswinkel, à entrada da área, que nem falta foi.

Outra das decisões simpáticas para com o Sporting foi a entrada a pés junto do Stenio do Feirense sobre o Jeffren.

9.11.11  
Blogger sotilmae said...

Braga-Benfica: "Resultado Real: 1-2"!
Deve ser para rir; a tua realidade deve ser 'virtual'!
Pelas tuas contas o Benfica seria sempre campeão, a modos que "tenho razão quando tenho e também tenho quando não tenho razão..." Parabéns pelas pérolas!

12.11.11  
Blogger sotilmae said...

Afinal tira os dois comentários! Reservas-te o direito de ler primeiro; como não sabia... Faz o favor, e deita fora.
Até mais nunca...

12.11.11  

Enviar um comentário

<< Home