O MUNDO DE PERNAS PARA O AR

Está tudo doido ! Depois da trágico-comédia desenrolada na Luz, eis que quando menos se esperava, o F.C.Porto cedeu a sua segunda derrota consecutiva (terceira em quatro jogos), novamente por 0-1 e desta vez em casa perante o Estrela da Amadora, levantando cada vez mais fundadas dúvidas sobre a sua capacidade de ultrapassar um momento deveras adverso e relançando fortemente a disputa pela liderança. Os portistas apresentaram-se falhos de ideias, órfãos de Ricardo Quaresma e profundamente ansiosos, nunca conseguindo manietar o Estrela, que ao longo do jogo por várias vezes foi sendo capaz de ameaçar a baliza de Helton, sobretudo no último quarto de hora. O golo surgiu já no período de descontos e não deixou obviamente de constituir um golpe de sorte, mas a ideia que fica do jogo foi a de que o Porto sem Quaresma se trata de uma verdadeira caricatura de lider e de campeão.
Pensar-se-ia que nada mais de relevante poderia acontecer nesta incrível 17ª jornada ninguém desconfiando que em Alvalade nos esperava mais um autêntico golpe de teatro, tendo desta vez por protagonista um jogador (Carlos Bueno) que pouco se vira até agora, mas que entrando já na segunda parte da partida ainda foi a tempo de anotar quatro (!!!!) golos, virando do avesso um jogo que se afigurava tremendamente difícil para o Sporting – perdia por 0-1 a treze minutos dos noventa, já depois de ter desperdiçado uma grande penalidade.
Se a exibição do F.C.Porto deve preocupar seriamente os seus responsáveis e adeptos – sobretudo tendo em atenção que se aproxima o embate com o Chelsea -, a do Sporting variou entre o inferno (na maior parte do tempo de jogo, diga-se) e o céu, se bem que os últimos 15 minutos foram verdadeiramente devastadores, mostrando enfim as garras de um leão que volta assim categoricamente à sua condição de sério candidato ao título, depois de algumas semanas em que nem os seus próprios adeptos pareciam acreditar ser possível sair da crise de confiança na qual manifestamente a equipa mergulhava – as apenas 24 mil pessoas em Alvalade são um dado sintomático desta descrença.A vitória do Sporting devolve-o ao segundo lugar, agora a apenas três pontos dos dragões e em situação de auto-suficiência – caso ganhe os treze jogos que faltam é matematicamente campeão.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não acredito nos 24 mil, devem ser 34 mil...Estive em Alvalade e estava um ambiente fantástico.. 24 é completamente impossível..

LF disse...

Foi o que disseram na televisão, onde aliás até chamaram a atenção para esse facto, lamentando-o, e referindo que a média em Alvalade era de mais de 30 mil, mas que ia baixar com este jogo.

Alvalade tem as cadeiras às cores, e parece sempre que está cheio, ao contrário de outros estádios onde qualquer clareirazinha se nota logo de forma muito evidente.

Anónimo disse...

Se a fonte foi "o que disseram na televisão", não devemos dar grande credibilidade. Como bem sabes passam a vida a dizer asneiras. Tentei obter esta informação mas não consegui. Nas várias fichas do jogo que consultei nenhuma tem o nº de espectadores. Deve ser para poderem dizer que o Benfica teve 50 mil e os outros ½ dúzia de gatos pingados.

Anónimo disse...

Não sei.
Na Luz estive eu e posso confirmar que estava uma excelente casa.
Para o campeonato foi a melhor da época até agora.
Nos placards electrónicos apareceu o número de espectadores: 50.222.

Em Alvalade só sei aquilo que ouvi.
Mas se tiveram 36 mil com o Bayern de Munique, não me parece que seja fora do comum terem 24 mil com o Nacional.