HOJE É DIA DE FESTA
Cumprem-se hoje precisamente vinte anos desde o dia
do nascimento deste espaço.
Foi a 20 de Março de 2006, ainda sem smartphones, no auge da blogosfera, e na
sequência de trocas de mensagens com amigos, que entendi ser hora de
partilhar as minhas opiniões com mais gente.
Num primeiro momento, a ideia era um blogue sobre futebol em sentido lato. Com o tempo, acabou por se tornar num espaço quase exclusivamente de benfiquismo.
Começou em modo clandestino, frequentado por três ou quatro amigos. Deu um grande salto em Abril de 2008, com a publicação de "Vinte anos de Mentiras de A a Z", que foi na altura uma bomba com quase 300 comentários em pouco tempo. Confesso que, quando escrevi o texto, não tive a mínima noção do impacto que ia causar.
Esse momento popularizou o blogue, que foi citado, entre outros sítios, no "Record" e na "RTP", e poucos meses depois originaria um primeiro convite para um programa da Benfica TV, e, ainda que indirectamente, também o convite para o jornal "O Benfica". No reverso da medalha, também algumas ameaças que apenas serviram para me dar maior resistência.
Em 2012, motivos de natureza pessoal obrigaram-me a limitar o conteúdo aos artigos que publicava no jornal e pouco mais. Muitos leitores afastaram-se irremediavelmente, algo que lamento mas não foi possível evitar. Em finais de 2016 o blogue voltou de algum modo à normalidade, e assim prosseguiu até às últimas eleicções do Benfica - com a pandemia e as suas vicissitudes pelo meio.
O apoio declarado a Rui Costa, em sintonia com a maioria dos benfiquistas, mas em contramão com grande parte do espaço cibernauta, por se tornar um assunto demasiado polarizado e polarizador, deu um impulso enorme às audiências - algo, garanto, muito longe de ser deliberado.
Num primeiro momento, a ideia era um blogue sobre futebol em sentido lato. Com o tempo, acabou por se tornar num espaço quase exclusivamente de benfiquismo.
Começou em modo clandestino, frequentado por três ou quatro amigos. Deu um grande salto em Abril de 2008, com a publicação de "Vinte anos de Mentiras de A a Z", que foi na altura uma bomba com quase 300 comentários em pouco tempo. Confesso que, quando escrevi o texto, não tive a mínima noção do impacto que ia causar.
Esse momento popularizou o blogue, que foi citado, entre outros sítios, no "Record" e na "RTP", e poucos meses depois originaria um primeiro convite para um programa da Benfica TV, e, ainda que indirectamente, também o convite para o jornal "O Benfica". No reverso da medalha, também algumas ameaças que apenas serviram para me dar maior resistência.
Em 2012, motivos de natureza pessoal obrigaram-me a limitar o conteúdo aos artigos que publicava no jornal e pouco mais. Muitos leitores afastaram-se irremediavelmente, algo que lamento mas não foi possível evitar. Em finais de 2016 o blogue voltou de algum modo à normalidade, e assim prosseguiu até às últimas eleicções do Benfica - com a pandemia e as suas vicissitudes pelo meio.
O apoio declarado a Rui Costa, em sintonia com a maioria dos benfiquistas, mas em contramão com grande parte do espaço cibernauta, por se tornar um assunto demasiado polarizado e polarizador, deu um impulso enorme às audiências - algo, garanto, muito longe de ser deliberado.
Desde o
último Verão, quebraram-se sucessivos records, e não deixa de ser gratificante comemorar os vinte anos com as audiências a um nível nunca verificado desde que o Blogger as regista (coisa que acontece só desde de 2011). Embora acredite que essas audiências são fruto mais
da clivagem de opiniões, que de uma maior qualidade dos conteúdos. Não tenho a certeza de escrever melhor do que em 2006. Nem de ser mais clarividente. Mais experiente sim, sem dúvida. Talvez mais desencantado também.
Muitos questionam o porquê de nunca ter passado a habitar outras plataformas, designadamente Instagram e/ou Facebook e/ou X. Na verdade, tenho algumas tendências anarco-primitivistas, e gosto de andar atrás (e não à frente, nem ao lado) da tecnologia. Mas as verdadeiras razões prendem-se com falta de tempo (a minha vida não é isto), e com o facto de esta actividade, além de unipessoal, ser estritamente amadora. Também por achar que o prazer que retiro de escrever não seria maior, nem diria mais nada do que posso dizer aqui. Talvez um dia possa acontecer. Agora não.
Em dia de festa, agradeço a todos os leitores e comentadores. São vocês que dão vida a este espaço. É também por vocês, e para vocês, que me dou a este trabalho. Mesmo quando não concordam comigo.
Espero que continuem a aparecer por aqui. Não prometo mais vinte, mas...
Um Forte Abraço. E Muito Obrigado!
Muitos questionam o porquê de nunca ter passado a habitar outras plataformas, designadamente Instagram e/ou Facebook e/ou X. Na verdade, tenho algumas tendências anarco-primitivistas, e gosto de andar atrás (e não à frente, nem ao lado) da tecnologia. Mas as verdadeiras razões prendem-se com falta de tempo (a minha vida não é isto), e com o facto de esta actividade, além de unipessoal, ser estritamente amadora. Também por achar que o prazer que retiro de escrever não seria maior, nem diria mais nada do que posso dizer aqui. Talvez um dia possa acontecer. Agora não.
Em dia de festa, agradeço a todos os leitores e comentadores. São vocês que dão vida a este espaço. É também por vocês, e para vocês, que me dou a este trabalho. Mesmo quando não concordam comigo.
Espero que continuem a aparecer por aqui. Não prometo mais vinte, mas...
Um Forte Abraço. E Muito Obrigado!
34 comentários:
Mete lá aí o link para o "Vinte anos de Mentiras de A a Z", sff!
Feito
GOOD MORNING VIETNAME
HAPPY BIRTHDAY VIETNAME
Bom dia.
Parabéns L. F., pelo excelente Blog que nos é oferecido.
Venho em visita, sempre que posso, quase todos os dias, e desde há muito tempo. Anos.
Às vezes comento, tal como agora. Curto, como se impõe.
Apenas para expressar a minha gratidão.
Por sentir neste espaço a paixão, comum, pelo Benfica.
Pela informação verdadeira, e pela lucidez da escrita.
Obrigado.
Acompanho há muitos anos. E continuarei a acompanhar.
Sou crítico, até feroz, da recente opinião do LF e do intransigente apoio que decidiu dar a quem nos dirige tão mal e com tão maus resultados.
No entanto, apraz-me a escrita e a vivacidade que o blog apresenta.
Numa altura em que muitos bloggers Benfiquistas fecharam os seus espaços, por assumida desilusão com o nosso presente e pessimismo com o futuro, o Vedeta sobressai como um dos últimos espaços de comentário totalmente aberto na blogosfera.
Parabéns. E… Continue LF, é o que lhe peço.
Não lhe prometo é ser mais meigo. Continuarei a tentar convencer o LF dos seus erros. Da necessidade de abrir os olhos. De não ceder a esta mediania.
Por vezes de forma dura. Mas nunca faltando ao respeito. Como tem sido reciproco.
Embora eu discorde da defesa do "bananismo" que o LF faz, dou-lhe os parabéns pela resiliência.
Parabens Luis eu sou daqueles que nunca deixou o blog desde quando nasceu. Continua assim e ignora os imbecis que aqui vêm.
Já agora o do Good Morning Vietname (belo filme que já vi muitas vezes), sabe mesmo o que foi o nosso Vietname? eu sei pois o vivi na pele como tu Luis e comparar agora com aquele tempo dos 6ª s lugares, é ridiculo e estupido.
Imbecil é o teu papá
Acusou o toque. Estás identificado
GOOOOOD MORNING VIETNAME
É isso Fialho, ignora os críticos porque o Benfica do noce ruie está vigoroso e recomenda-se.
Enfia os cornos na areia como as avestruzes e faz de conta que está tudo bem.
Quando os porcos nos ultrapassarem em números de campeonatos, estes chalupas talvez abram os olhos.
MATARAM O BENFICA
mais 3 aninhos e, se o Fialho for um indivíduo com coluna vertebral, cumpre a promessa.
Parabéns LF por mais um aniversário deste fantástico blogue filho maior do seu coração Benfiquista e da sua vontade de servir o Benfiquismo pugnando sempre e só pelo que julga ser o interesse do Benfica com inteligencia argucia e paciência muita paciência
Por mim desejo que continue assim até à eternidade sempre com muita força saúde seguindo a vida do nosso querido BENFICA lutando pela união e esclarecimento de todos os Benfiquistas que é o caminho por onde passarão todas as nossas vitórias
FORÇA VEDETA DA BOLA!
FORÇA LUÍS FIALHO!
CARREGA BENFICA!
Parabéns VdB/LF !
Parabéns e obrigado, Luís. Que venham mais uns quantos, não direi outros vinte que é bastante tempo, mas pelo menos mais alguns aninhos por aqui é o que desejo.
Discordo frontal e totalmente do Fialho em 99% das postadelas e julgo que a sua postura em relação à atual direção é profundamente lesiva para o nosso Benfica. Isso, porém, não põe em causa o Benfiquismo do mesmo, só que está a «trabalhá-lo» de forma nociva. Mas que é um dos nossos... é. Disso jamais poderemos duvidar.
Parabéns LF!
A GUERRA DOS 40 ANOS. (101). VILE HIPÓCRITA
Quem mente é criminoso. Quem é hipócrita e distorce a verdade é criminoso.
Fala nos emails, crime cometido por cúmplices. Defende-os e mente.
É criminoso.
Hipocrita Vile Broas desliga-se dos passados tenebrosos, seu e do clube. Deram fama e milhões.
.. “O futebol português está podre, as instituições não colaboram, há choque evidente entre Presidentes da Liga e FPF.
Hipócrita, desvia as atenções. As instituições que refere foram todas lideradas pelo seu clube.
.. Mente outra vez. “O facto de não terem condenado publicamente os atos de corrupção ativa provados em sede de justiça”. NÂO FORAM PROVADOS em sede de justiça, nem foram a julgamento.
.. O Fute é dirigido por psicopatas, cometem crimes sucessivos, públicos, denunciados e provados. Copiam “modus operandi” das máfias.
C. Boaventura: “Existe uma cabala contra o SLB. Não há provas que eu tenha corrompido algum jogador. Tentaram pagar-me para mentir, pagaram a jogadores para mentir sobre o SLB.” Recusa suborno. N/"colabora". É “castigado”.
“O FCP pagou 1,3M pelos emails. Tavares é o mentor do proc. emails.”
DRAG Tiago “cachecol” Craveiro, “o esmagamento mediático constante da imagem do SLB (por jornalistas, comentadores, funcionários e jogadores...) para que árbitros, juízes, justiça, pressão pública e perante constantes julgamentos populares sejam forçadas a penalizar o SLB”.
"Foi apresentada na PGR, DCIAP, denúncia n.º 870/18, acusando FCP de corromper Amir Abed Zadeh, guarda do Marítimo c/ 200.000€ para facilitar com DRAG.”
Na denúncia, contacto do FCP com Marítimo para o acerto da dívida de 1M do Marega.
Na racha do Estoril, não pagam dívidas para chantagear e obter benefícios desportivos.
Do “I”.
“Denúncia ao Min. Justiça, PGR, DCIAP, PJ, Liga e FPF. O FCP montou uma rede que se reunia no AC Porto Marriot, para delinear estratégia na Justiça, polícia e media para descredibilizar o SLB. A denúncia revela nomes de DIRIGENTES, MAGISTRADOS, PJ e jornalistas. Fala das “evidências” em 8 decisões judiciais onde os DRAG são BENEFICIADOS.
Abril 2017, após “compra” dos emails, reunião no Altis para definir “timings” para a revelação em Expresso, Jogo, JN, RTP, Sábado e CM.
O núcleo do FCP gaba-se em reuniões com jornalistas que o processo acabará por acusação, sabendo que SERÁ DIFICIL PROVAR CRIME DE CORRUPÇÃO E OU TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS”.
DR. JOÃO CORREIA, EX-SEC. ESTADO DA JUSTIÇA, critica MP, PJ e PGR pela INAÇÃO. E NÃO SÓ.
“O MP e a PJ alertados, MANTIVERAM-SE INERTES. A PGR foi avisada.”
O MP “AGE SEM RIGOR E ISENÇÃO, não sei se por vingança.
“Em alguns casos que eu conheço, o MP AGE FORA DO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE. SÃO ALGUNS MAGISTRADOS…”
Continua, “De tudo o que li posso assegurar que não há um momento de corrupção ou tráfico de influência. ZERO!”.
“Existe é coação PARA AS PESSOAS ACREDITAREM. As pessoas que divulgaram emails praticaram um crime”.
“EFABULAÇÕES NO DOMÍNIO DO FANTÁSTICO”, diz o dr. António J. Martins.
Rui Pinto vende emails a FCP. Pagamento em St Etienne, hotel Íbis. Um de Ryanair o outro de carro... Pag. por empresário que, em 2017, exigiu negócio de HULK ou ia à PJ.
2 armados entram em casa e ameaçam-no. Negócio feito nas condições da Máfia.
CMTV: “Theodoro Fonseca, empresário de Hulk, assaltado. Encapuzados entram e levam Lamborghini e Smart. Empresário “recompensado” durante anos.
O PLANO:
1. Imputar a SLB corrupção desportiva.
2. Desviar atenções do controlo do fute, da CS, poderes, “braços de ferro”, árbitros capturados e ameaçados.
3. Desgaste com emails e vouchers.
DRAG exibe produto do assalto. SLB sofre impacto reputacional enorme, "quase paralisou”.
Informação confidencial na posse de 3ºs.
Em país civilizado daria lugar a indemnização de 100´s de milhões.
R. Teixeira, Luciano Gonçalves, André M. do Amaral, CEO da centralização, todos sapos.
Com 2 juízes-conselheiros do Supremo, um procurador da República, um juiz-desembargador que "fazem braço-de-ferro" é fácil não ver o roubo dos e-mails, o AD, enquanto pisam a cabeça do Cashball, que nunca aconteceu.
Boa noite. Começo por dar os parabéns pelo blog! A pluralidade faz parte da história Sport Lisboa e Benfica, por isso todas as opiniões têm o seu valor! Pessoalmente, também sou dos que discordam, e muito, das opiniões do autor. Não consigo entender o apoio a Rui Costa! Claramente é um presidente que não está a contribuir para engrandecer a história no nosso amado clube... Mas, é o k é... Que daqui a um ano estejamos aqui novamente, em prol do Glorioso!!! Saudações benfiquistas!!!
😴
parabéns ao blogue pela data festiva e ao lf por o manter.
cá estaremos para concordar, discordar mas sobretudo falar e discutir o nosso amado clube.
LF não é lesivo, pelo contrário, palavras elogiosas aumentam a frequência e vibração do objecto elogiado. Porque fá-lo crescer. Palavras positivas criam realidades positivas.
Se queremos ganhar não podemos criar realidades negativas, porque influenciam o resultado. Isto é tão basico que nem devia ser necessário dizer.
Por isso deve-se ter cujidado quando se critica uma criança.
Porque pode influenciar o seu desenvolvimento. Palavras não levam o vento.
Ficam no cérebro. Isto é uma regra básica da psicologia humana.
Quem é lesivo é quem critica o clube e quem o representa. Mesmo que sejam criticas justificadas. Porque, em geral, a critica, até por definição, é castrante, faz mais mal do que bem.
As palavras influenciam a realidade. Palavras negativas criam realidades negativas. E vice versa.
Em geral, quem critica são os chamados "losers" da sociedade.
Grande Pai Natal da Finlândia
Concordo a 1000% com o que dizes, só tenho pena que o presidente do Benfica nada faça com tamanhas evidências que relatas, tudo verdades que só os cobardes fazem por não acreditar.
Eu estou farto de ver o Benfica enxovalhado e roubado e quem manda e comanda o Benfica nada fazer para defender o Benfica acerrimamente sem medo e agir com medidas drásticas e não com pífios comunicados.
Rui Costa, não tem mostrado coragem para enfrentar toda essa podridão, se é um verdadeiro benfiquista ou age com coragem e toma medidas drásticas para combater e defender o Benfica ou demite-se.
Isto bateu no fundo dos fundos, o Benfica é roubado em todos os jogos, é enxovalhado diariamente pela fpf, pela liga e pelos media onde a cereja no topo do bolo é o comportamento de uma besta de seu nome José bessa e os castigos a José Mourinho e dedic.
Neste momento, só há um caminho, Abandonar esta liga corrupta e mafiosa.
Águia triste
Luís,
Parabéns pelo seu benfiquismo e pela sua paciência em aturar comentários ofensivos à sua pessoa sempre com elegância
Águia triste
Já foram ultrapassados todos os limites.
É hora de agir com medidas drásticas.
Chega de palavreado, é hora de agir.
Benfiquistas, só há um caminho e mostrar a nossa força ( somos 14 milhões, maior que Portugal), chegou a hora de mostrar e demonstrar que ninguém enxovalha, ninguém goza nem ninguém desrespeita o maior clube português de sempre.
Para isso, é preciso e urgente tomar medidas e ações drásticas para defesa da nossa grandeza, honra e orgulho, tais como:
- chamar o governo a intervir neste enxovalho diário ao Benfica sob pena de abandonar desde já todas as competições em que somos intervenientes
- organizar e fazer manifestações de descontentamento junto a assembleia da república e da cidade do futebol
- se tudo continuar assim abandonar este futebol português mafioso, corrupto e vigarista controlado por Porto e Sporting
Se isto não mudar brevemente e urgentemente, eu não mais quererei saber de futebol para nada
Águia triste
Parabéns L.F.!!! Continue como Fialho!!! A vontade de lá voltar é sempre imensa. Quase nunca estamos de acordo, mas e sem dúvida um dos poucos espaços de liberdade!!!
E o Benfica está muito melhor!!! Dantes tínhamos dois idiotas, agora só temos um!!! Melhoramos 50 porcento.
Mourinho está a fazer um excelente trabalho, como não vejo praticamente ninguém a dize-lo!!! Só pode ser porque homo sapiens está em extinção, neste ocidente mais que decadente.
Bastava só uma manif á porta da casa do filho da puta do nosso presidente até esse palhaço ganhar vergonha na cara
Tomei conhecimento deste blogue há poucos dias, quando vi um link para um post com o título "A culpa é do Rui Costa". Achei que era constatar o óbvio, mas cliquei na mesma e fiquei incrédulo quando percebi que o título afinal era irónico.
É quase um guilty pleasure ler um admirador do Rui Costa. Parece que vive numa realidade paralela, em que o Rui Costa é um excelente presidente, mas que depois não ganha nada por causa dos árbitros, do azar, e porque "não se pode ganhar sempre". Garantidamente não é por o Rui Costa comprar cepos que até o próprio treinador assume que não prestam. Ou, como se diz agora, "não possuem as características adequadas".
Parabéns pelo blogue e por mais um mandato glorioso do grande Rui Costa!
Estou solidário com a indignação, mas não com algumas das propostas feitas, elas só prejudicariam ainda mais o Benfica, mas algo, a Direcção e os Benfiquistas, terão de fazer de sério e credível, para exigir justiça, respeito e competições com regras iguais para todos, o que se passa no futebol português é mais um caso de polícia a merecer uma aturada investigação das autoridades
Para o quadrúpede que fala do presidente
Com asnos espertos e muito educados, há sempre soluções fáceis para os problemas difíceis...agora a sério, a diarreia mental que dás mostras, se houver tratamento é numa boa clinica psiquiátrica, mas parece-me que já será tarde
Acrescenta ainda o facto do rui bosta apoiar o Proença e o Fontelas e depois o Benfica está constantemente a ser enxovalhado nas altas instâncias com castigos absolutamente incompreensíveis como é agora o caso do dedic ou do Mourinho.
Do outro lado há pisões na cabeça que passam em branco.
Mas na cabeça destes chalupas dos fialhos não há qualquer ligação entre as duas coisas.
O Benfica, coitado, vive numa maré de azar. Nada mais.
Se dermos todos as mãos e apoiarmos muito a "mudanssa na comtinuidade", as coisas seguramente irão melhorar.
Estes burros mataram o Benfica.
Parabéns pelo blog, não sabia que tinha tanto tempo. Venham mais....
Sou presença assídua aqui e no blog do guachos vermelhos, e era, como aliás foi o primeiro que gostei de ler sobre o clube, o blog do coluna, sendo que esses dois, grandes defensores do benfica, acho que não vi um só sequer post que tenha ficado a discordar com eles. Bem sabem eles o quanto a arbitragem molda campeonatos, formatando-os para ''ou fazes o que te mando, ou desces de divisão num ápice''. É esta a lei há anos, e por isso, para vincar ainda mais, já se vê há anos árbitros que não precisam de ''recomendações'', apenas precisam ser árbitros facciosos dos clubes do sistema....
E se fosses para o c.....?? Pensa nisso
Aquele abraço
Enviar um comentário