POR ONDE ANDASTE, BENFICA?

Não fosse o desperdício de três ocasiões claras de... golear, e esta tinha sido uma noite perfeita. Um grande Benfica em todos os parâmetros do jogo, uma grande vitória perante o campeão italiano e um dos líderes da Série A, e a esperança renovada na passagem à fase seguinte.
Já era tempo de ver uma grande exibição. Os adeptos mereciam, a equipa precisava.
Há jogadores em clara subida de rendimento,  sendo o caso mais flagrante o de Richard Rios - que, de repente, se tornou no patrão do meio campo de que o Benfica precisava, e que a sua contratação milionária anunciou. Sudakov também cresce a olhos vistos,  e até Ivanovic, que esteve nos dois golos, mostrou trabalho e deu muito à equipa, nomeadamente no esticar de jogo que Mourinho pretendia.
Aursnes e Dahl também agradaram e parecem recuperar os índices fisicos. Já Barreiro está de pedra e cal, oferecendo a pressão e a intensidade que lhe é habitual. E ainda deu para estrear mais dois jovens.
As contas não são fáceis,  mas estas duas vitórias devolveram os encarnados à luta pelo apuramento. Aliás, não fosse o golo do Copenhaga nos últimos minutos em Villarreal, e a equipa de Mourinho já estaria, nesta altura, em 24°lugar, ou seja, em zona de qualificação.
Mais do que isso, este jogo, esta exibição, tem tudo para devolver a confiança e a serenidade aos jogadores. E para dar esperança aos adeptos. Afinal a equipa é capaz de jogar futebol. Afinal, não é assim tão má como tem aparentado. Talvez cresca ainda mais. Está a lançar jovens, tem lesoonados por recuperar, e o mercado para fazer os ajustes necessários. Ainda vai a tempo? Só o futuro dirá. Mas se havia que começar rapidamente a jogar e a ganhar, este foi, sem dúvida, um bom princípio. 
Grande jogo. Grande noite. Viva o Benfica!

11 comentários:

Anónimo disse...

Hoje a caixa de comentários fica vazia. Os cobardes estão a tratar dos traseiros doridos. Gente mais odiosa não há.

Anónimo disse...

Foi um jogo bem conseguido, foi muito bem lido pelo mr. (a entrada na frente do ponta deve estar entalada nos sabichões da bola)

Não está tudo perfeito agora, pena já a época estar em andamento é muito mas pronto… vamos ver o que isto vai dar! Com a juventus acho que podemos fazer um bom jogo e se calhar com o real também devido a má forma deles…

Parabéns ao plantel pelo belo jogo e pela garra e para a equipa técnica pela forma como soube analisar muito bem o jogo

Rui Dourado disse...

O melhor jogo do Mourinho sem dúvida este Nápoles ficou reduzido a equipa banal com a entrada em jogo do Benfica parabéns a próxima fase dá para sonhar ..

Anónimo disse...

Caro LF,

esta noite, na conferência de imprensa, Mourinho defendeu mais o clube e os jogadores, que a direção de comunicação e não só, ao longo destes anos todos. Mandou boas e certeiras farpas para todos os lados. Muito bem Mou.
Hoje tivemos equipa, treinador e jogadores à Benfica. Tamos vivos.

#UmSLBnaInvicta


Alberto João disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alberto João disse...

Bom jogo, grande vitória. Mas precisa de continuidade, alguma contenção seria inteligente da parte dos que ficam com tentação de ir para o Marquês a cada vitória ocasional. Somos o Benfica! Esta vitória era absolutamente vital e toda a gente respondeu bem sob pressão e isso é um grande sinal, mas é preciso levar em conta o contexto do Nápoles, menos 2 dias de descanso e muitos titulares lesionados. Também já tínhamos percebido que o Benfica de Mourinho se realiza melhor em bloco baixo, sem necessidade de assumir o jogo, explorando o erro do adversário. Ninguém ganha competições a jogar assim hoje em dia, eu sou do Benfica para ganhar coisas e não para fazer umas flores de vez em quando. Mas que foi bom foi!

Alberto João disse...

Quão néscia uma pessoa precisa de ser para achar que algum benfiquista ficou incomodado com a vitória? Se o que os chamados exigentes pedem é exatamente vitórias com atitude, crença e organização, tendo isso que vir de cima, desde o presidente. Precisas de um desenho?

Nuno disse...

Tremenda vitória. Melhor jogo desta época.

Que continue a equipa a este nível, é tudo o que peço. Quem sabe, podemos ganhar algo.
Haja fé, porque é mesmo preciso rezar. Não dependemos só de nós para nada.

Quem sabe, para o ano, os responsáveis do Benfica perceberão que os pontos da primeira jornada valem tanto como os da última… e descubram o valor do planeamento e da gestão.

Quando a hoje, mostrámos a competência nos jogos com espaço para jogar. Explorando as costas dos defesas do Nápoles, partimos a estrutura de Conte.

Mas não seria sensato pegar neste jogo e nas dinâmicas de hoje e extrapolar para o campeonato nacional. Continuamos sem uma prova de competência contra equipas fechadas e autocarros montados. 75% do nosso calendário, portanto.

Que no fim de semana isso apareça.

John Wayne disse...

Foram dois e poderiam ter sido quatro ou cinco. Aquelas duas falhas do Ivanovic e do Aursnes são de rebentar com a tensão.
Parece haver um crescendo na equipa desde o jogo com o Nacional. O empate com os sapos foi fruto de um golo oferecido, de uma meia hora inicial absolutamente inenarrável e de uma incapacidade gritante para desmontar o autocarro dos sapos.
Diria que a noite de hoje trouxe um dissabor: a derrota do Real, que faz com que, quando vier a Lisboa, esteja "obrigado" a vencer. Tivesse ganho hoje e o próximo e talvez até viesse com meia equipa titular de fora.
Ainda assim, se não formos ganhar a Turim, também não interessa nada o jogo com o Real.

Anónimo disse...

É minha convicção que o Benfica vai acabar com 12 pontos. O Benfica só precisa de si próprio.
A equipa está a crescer a olhos vistos, vai crescer mais com alguns jovens e outros recuperados. Os jogadores estão a melhorar a olhos vistos.
Nota-se a motivação que os jogadores têm pelo facto de trabalharem com Mourinho.

Com Mourinho, que sabe mais de futebol do que todos os outros a dormir, com Rui Costa, que teve o discernimento e a sabedoria de o ir buscar e que sabe mesmo muito de futebol, estou convencido que vamos ter uma 2ª parte da época brilhante, desesperando os pseudo "adeptos", controlados e lavados mentalmente, que odeiam o clube.

Isto fez-me pensar que está provada a campanha contra o Benfica, que dura há dezenas de anos, com o objectivo de, pela mentira e pela manipulação de massas, dividir e estourar o clube, como é a campanha que têm feito contra Mourinho na CS que eles controlam 99% (repetindo as mesmas campanhas contra antigos treinadores), que nós pensávamos era intocável.
Para estes esbirros criminosos não é! Têm uma agenda a cumprir.!

Anónimo disse...

Os "exigentes" não querem as vitórias do Benfica, querem dizer mal do Benfica. É esse o seu carácter distorcido. Cheios de ódio, justificam-se dizendo que estão a defender o clube, quando fazem exactamente o contrário.
Pensam que somos estúpidos e não os topamos.

Os VERDADEIROS benfiquistas não ficam incomodados com a vitória, ficam sim incomodados com os alegados adeptos que revelam ódio ao clube e aos seus representantes. Como se pode ler todos os dias neste e outros blogues.
Está escrito!