POR ONDE ANDASTE, BENFICA?
Não fosse o desperdício de três ocasiões claras de... golear, e esta tinha sido uma noite perfeita. Um grande Benfica em todos os parâmetros do jogo, uma grande vitória perante o campeão italiano e um dos líderes da Série A, e a esperança renovada na passagem à fase seguinte.
Já era tempo de ver uma grande exibição. Os adeptos mereciam, a equipa precisava.
Há jogadores em clara subida de rendimento, sendo o caso mais flagrante o de Richard Rios - que, de repente, se tornou no patrão do meio campo de que o Benfica precisava, e que a sua contratação milionária anunciou. Sudakov também cresce a olhos vistos, e até Ivanovic, que esteve nos dois golos, mostrou trabalho e deu muito à equipa, nomeadamente no esticar de jogo que Mourinho pretendia.
Aursnes e Dahl também agradaram e parecem recuperar os índices fisicos. Já Barreiro está de pedra e cal, oferecendo a pressão e a intensidade que lhe é habitual. E ainda deu para estrear mais dois jovens.
As contas não são fáceis, mas estas duas vitórias devolveram os encarnados à luta pelo apuramento. Aliás, não fosse o golo do Copenhaga nos últimos minutos em Villarreal, e a equipa de Mourinho já estaria, nesta altura, em 24°lugar, ou seja, em zona de qualificação.
Mais do que isso, este jogo, esta exibição, tem tudo para devolver a confiança e a serenidade aos jogadores. E para dar esperança aos adeptos. Afinal a equipa é capaz de jogar futebol. Afinal, não é assim tão má como tem aparentado. Talvez cresca ainda mais. Está a lançar jovens, tem lesionados por recuperar, e o mercado para fazer os ajustes necessários. Ainda vai a tempo? Só o futuro dirá. Mas se havia que começar rapidamente a jogar e a ganhar, este foi, sem dúvida, um bom princípio.
Grande jogo. Grande noite. Viva o Benfica!
40 comentários:
Hoje a caixa de comentários fica vazia. Os cobardes estão a tratar dos traseiros doridos. Gente mais odiosa não há.
Foi um jogo bem conseguido, foi muito bem lido pelo mr. (a entrada na frente do ponta deve estar entalada nos sabichões da bola)
Não está tudo perfeito agora, pena já a época estar em andamento é muito mas pronto… vamos ver o que isto vai dar! Com a juventus acho que podemos fazer um bom jogo e se calhar com o real também devido a má forma deles…
Parabéns ao plantel pelo belo jogo e pela garra e para a equipa técnica pela forma como soube analisar muito bem o jogo
O melhor jogo do Mourinho sem dúvida este Nápoles ficou reduzido a equipa banal com a entrada em jogo do Benfica parabéns a próxima fase dá para sonhar ..
Caro LF,
esta noite, na conferência de imprensa, Mourinho defendeu mais o clube e os jogadores, que a direção de comunicação e não só, ao longo destes anos todos. Mandou boas e certeiras farpas para todos os lados. Muito bem Mou.
Hoje tivemos equipa, treinador e jogadores à Benfica. Tamos vivos.
#UmSLBnaInvicta
Bom jogo, grande vitória. Mas precisa de continuidade, alguma contenção seria inteligente da parte dos que ficam com tentação de ir para o Marquês a cada vitória ocasional. Somos o Benfica! Esta vitória era absolutamente vital e toda a gente respondeu bem sob pressão e isso é um grande sinal, mas é preciso levar em conta o contexto do Nápoles, menos 2 dias de descanso e muitos titulares lesionados. Também já tínhamos percebido que o Benfica de Mourinho se realiza melhor em bloco baixo, sem necessidade de assumir o jogo, explorando o erro do adversário. Ninguém ganha competições a jogar assim hoje em dia, eu sou do Benfica para ganhar coisas e não para fazer umas flores de vez em quando. Mas que foi bom foi!
Quão néscia uma pessoa precisa de ser para achar que algum benfiquista ficou incomodado com a vitória? Se o que os chamados exigentes pedem é exatamente vitórias com atitude, crença e organização, tendo isso que vir de cima, desde o presidente. Precisas de um desenho?
Tremenda vitória. Melhor jogo desta época.
Que continue a equipa a este nível, é tudo o que peço. Quem sabe, podemos ganhar algo.
Haja fé, porque é mesmo preciso rezar. Não dependemos só de nós para nada.
Quem sabe, para o ano, os responsáveis do Benfica perceberão que os pontos da primeira jornada valem tanto como os da última… e descubram o valor do planeamento e da gestão.
Quando a hoje, mostrámos a competência nos jogos com espaço para jogar. Explorando as costas dos defesas do Nápoles, partimos a estrutura de Conte.
Mas não seria sensato pegar neste jogo e nas dinâmicas de hoje e extrapolar para o campeonato nacional. Continuamos sem uma prova de competência contra equipas fechadas e autocarros montados. 75% do nosso calendário, portanto.
Que no fim de semana isso apareça.
Foram dois e poderiam ter sido quatro ou cinco. Aquelas duas falhas do Ivanovic e do Aursnes são de rebentar com a tensão.
Parece haver um crescendo na equipa desde o jogo com o Nacional. O empate com os sapos foi fruto de um golo oferecido, de uma meia hora inicial absolutamente inenarrável e de uma incapacidade gritante para desmontar o autocarro dos sapos.
Diria que a noite de hoje trouxe um dissabor: a derrota do Real, que faz com que, quando vier a Lisboa, esteja "obrigado" a vencer. Tivesse ganho hoje e o próximo e talvez até viesse com meia equipa titular de fora.
Ainda assim, se não formos ganhar a Turim, também não interessa nada o jogo com o Real.
É minha convicção que o Benfica vai acabar com 12 pontos. O Benfica só precisa de si próprio.
A equipa está a crescer a olhos vistos, vai crescer mais com alguns jovens e outros recuperados. Os jogadores estão a melhorar a olhos vistos.
Nota-se a motivação que os jogadores têm pelo facto de trabalharem com Mourinho.
Com Mourinho, que sabe mais de futebol do que todos os outros a dormir, com Rui Costa, que teve o discernimento e a sabedoria de o ir buscar e que sabe mesmo muito de futebol, estou convencido que vamos ter uma 2ª parte da época brilhante, desesperando os pseudo "adeptos", controlados e lavados mentalmente, que odeiam o clube.
Isto fez-me pensar que está provada a campanha contra o Benfica, que dura há dezenas de anos, com o objectivo de, pela mentira e pela manipulação de massas, dividir e estourar o clube, como é a campanha que têm feito contra Mourinho na CS que eles controlam 99% (repetindo as mesmas campanhas contra antigos treinadores), que nós pensávamos era intocável.
Para estes esbirros criminosos não é! Têm uma agenda a cumprir.!
Os "exigentes" não querem as vitórias do Benfica, querem dizer mal do Benfica. É esse o seu carácter distorcido. Cheios de ódio, justificam-se dizendo que estão a defender o clube, quando fazem exactamente o contrário.
Pensam que somos estúpidos e não os topamos.
Os VERDADEIROS benfiquistas não ficam incomodados com a vitória, ficam sim incomodados com os alegados adeptos que revelam ódio ao clube e aos seus representantes. Como se pode ler todos os dias neste e outros blogues.
Está escrito!
Foi uma valente paparoca. Porém (e tudo tem um porém), necessita de continuidade, caso contrário continuaremos a ser papados.
Como um idiota não se sente bem sozinho, apareceu outro em resposta ao original. Dois idiotas, respondendo-se mutuamente. É o mundo das ideias do Platão,até porque eles vivem em cavernas.
De facto, ouve-se finalmente alguém no Benfica a insurgir-se contra comentadores e supostos especialistas de futebol.
Só temo que, tal como foi antes com Schmidt e Lage - que, de forma diferente, talvez menos capaz, também tentaram que houvesse maior respeito pelo Benfica - Mourinho seja deixado, também ele, sozinho nesta batalha.
Seria agora o momento em que alguém da cúpula diretiva viesse ecoar as críticas de Mourinho e dar força institucional à pouca vergonha que tem sido o “paineleirismo” nacional.
Não havendo Vice Presidente para o futebol, muito menos um responsável pela comunicação do Benfica, deveria ser Rui Costa (segundo o mesmo, tem o pelouro) ou Humberto Coelho a fazê-lo.
Quem sabe, talvez o “chefe de gabinete” do Presidente pudesse escrever sobre isso, ao invés de vomitar um ataque aos sócios.
“União” seria isso.
De outra forma, apesar de Mourinho ser Mourinho, não deixa só de ser uma boca do treinador do Benfica.
Como habitualmente, aguardarei sentado. Aquele Rui Costa combativo que vimos durante 1 mês desapareceu, sem deixar rasto, depois de 8 de Novembro.
Belo jogo. Muita concentração e intensidade. Jogadores muito solidários. Vitória bonita e justíssima.
O Mourinho conseguiu armar a coisa de maneira a manietar completamente o Nápoles e explorar os espaços que o adversário concedeu. Vi no estádio e tenho curiosidade para rever na TV. Não tenho a certeza, mas pareceu-me que a saída de bola do Benfica foi diferente relativamente ao jogo com o Sporting.
A aposta no Ivanovic resultou em pleno. O Benfica soltou-se várias vezes na 1ª parte e ficou a dever uns golos à falta de pontaria.
Pelo meio a porta estava completamente fechada com belas exibições dos médios. O Nápoles foi empurrado para as alas e limitou-se a cruzamentos na 2ª parte, que foram bem desfeitos pela defesa. Os laterais estiveram muito certinhos.
O Benfica encontrou algum equilíbrio com a dupla Aursnes/Dedic do lado direito, em que o Dedic é o desequilibrador e o Aursnes lhe entrega o corredor e ajuda o Rios e o Barrenechea no meio. A esquerda ainda tem menos pujança, mas hoje o Dahl ficou mais recolhido lá atrás do que o habitual por ordem do treinador.
Só discordo do LF quanto à frescura do Aursnes. Não esteve mal, mas a mim pareceu-me cansado. Pareceu lento a reagir e a chegar atrasado a algumas bolas, além de estar ainda mais macio nos duelos do que o normal. Acho que precisa descansar, se não necessariamente no banco pelo menos poupado em minutos.
Neste jogo estiveram todos bem. Se houve alguém com menos fulgor terão sido, na minha opinião o Aursnes e o Barrenechea (um bocado molengão na 1ª parte).
Destaques que me apetece fazer, sem qualquer ordem em especial:
- Rios: até que enfim está a jogar! Encheu o campo. Sempre bem posicionado, excelente com bola, boa movimentação sem bola e ganhou quase todos os duelos com o McTominay (que é uma trave).
- Barreiro: mais um bom jogo. Atravessa uma boa fase e é muito útil neste tipo de jogo. Já nos jogos fechados do campeonato acho que faz mais falta a qualidade com bola.
- Ivanovic: Empenhadíssimo e lutador. Os centrais não vão ter saudades dele. Agora é manter. Tal como Barreiro, os jogos típicos do campeonato não serão onde se encaixa melhor, mas se se der sempre ao jogo tanto como hoje é útil com qualquer equipa.
- Dahl: não se aventurou no ataque, mas esteve muito bom a defender. E esteve muito certinho a jogar pressionado encostado à linha, posição que ocupou quando o Enzo fazia de 3º elemento na esquerda na saída de bola.
- Sudakov: com bola é muito bom jogador. Agora falta melhorar sem bola para podermos descansar o Barreiro nos jogos contra os Famalicões do campeonato. E uns treininhos a rematar de longe também lhe faziam bem.
O Benfica joga bem contra equipas boas. Já era assim com o Lage. Tem dificuldade é contra as equipas muito fechadas do campeonato. E este ano há uns jogadores que parece que não se motivam da mesma maneira nesses jogos.
Quando Lukebakio voltar tenho muita curiosidade para ver se vai para a esquerda ou para a direita. Nos jogos que dispensem o Barreiro poderia resultar bem manter o Sudakov mais por dentro e entregar as tarefas ofensivas do lado esquerdo ao belga como um extremo à antiga, bem aberto e muito à frente, mantendo o Dahl mais recuado. Só que me parece uma tarefa contra-natura para o Lukebakio, que foi sempre jogador de 1x1 e remate e não alguém bom em cruzamentos.
mais um excelente jogo do rios que já se viu é talhado para os jogos difíceis e grandes.
jogo também muito bom do barreiros, mas já sabemos a opinião dos especialistas da bola a serio só fez um jogo bom na vida contra o famalicão.
e não isso não significa que seja o barreiro mais dez apenas que o barreiro é bom jogador em determinados jogos que apelam ás suas características mas a verdade é que não custou quase quarenta milhões.
ivanovic é um fução luta muito mas finaliza pessimamente.
muito bem preparado o jogo mas o melhor do mesmo, para alem do resultado, foi termos acabado com aqueles trocas de bola absolutamente parvas nas imediações da nossa área já era sem tempo.
com o rios desgastado e com o manu no banco podia ter feito sair o rios nem que fosse numa das ultimas alterações.
Hoje sim, vi o Benfica jogar. Já estava com saudades.
Hoje sim, vi o verdadeiro special one, já estava com saudades
hoje sim, vi a treta de sair a jogar desde trás substituída pelo pontapé do guarda-redes para o meio campo, muito mais eficaz e com menos risco de perder a bola perto da nossa baliza. O Nápoles com essa treta só não nos ofereceu 1 golo pq o aursnes (bom profissional mas não sabe rematar à baliza, por isso, o tenho criticado e a quem quer fazer dele um ala ou um n. 10, aursnes é um carregador de piano não um pianista)
- hoje sim, jogamos a Benfica com maior objectividade e todos a atacar e a defender.
-hoje sim, se o adversário tivesse sido o Sporting tínhamos goleado e não tínhamos ficado a 8 pontos do primeiro. Porque só hoje jogaram assim? O que andaram a fazer até aqui, com passes e passinhos até perder a bola.
- hoje sim, vi o Ríos a encher o campo e não se limitar a estar sempre atrás da linha da bola,
- parabéns a todos por esta grande vitória.
- hoje , só enzo barrabachea manteve o mesmo registo dos últimos jogos, acho que não tem categoria para ser titular. Manu Silva ganha forma pq és tu o nosso 6. Porque não jogar na B para acelerar o ritmo competitivo?
Anti amelias
Só para complementar o meu comentário:
- hoje sim, vi um árbitro com categoria que não andou a parar o jogo com faltas e faltinhas inexistentes.
O mais relevante para o nosso bom jogo de hoje foi:
- o árbitro não andar a fazer anti jogo com faltas e faltinhas inexistentes
- o acabar com o sair a jogar desde trás quando as equipas fazem pressão alta
- a atitude, a raça, o querer ganhar, a objectividade das jogadas, a luta pela posse de bola
Jose Mourinho, é este o Benfica que queremos e não o pechisbeque que andou equipado à Benfica
Anti amelias
O fdp não elogiou o Mourinho
Humberto coelho? O que faz o Humberto coelho no Benfica?
O pior Nápoles dos ultimos dez anos, claro.
Outro com a mania das teorias da comparação. Vamos acabar com 12 pontos e esmagar o Real por 120 a zero.
Anda a pastar a toura.......
Eu por acaso acho que o árbitro apitou um bocadinho demais, sobretudo na 2ª parte. Mas não foi mau.
Como não há duas sem três, tínhamos de aturar um terceiro idiota a commentar. Sentiu-se atingido e agora não se consegue sentar.
Se calhar alguns adeptos que andam pelas redes sociais (e também aqui) deviam igualmente pensar em defender o clube. Esperar que os dirigentes e o treinador o façam, e depois andarem a deitar tudo abaixo é uma contradição que não faz sentido.
Não falei do árbitro no texto. E acho que esse é o melhor elogio. Que diferença para a liga portuguesa...
Sim. Pouco depois do jogo já se ouvia falar do cansaço do Nápoles, que teve menos dias entre os jogos, que tem jogadores lesionados, enfim, tudo desculpas que se enquadravam também no Benfica em muitos dos seus maus resultados desta época.
Nas provas europeias já se sabe: os adversários do Benfica são sempre fraquíssimos, estão sempre em crise, e têm sempre jogadores ausentes. Os do Sporting são poderosíssimas potências contra as quais o futebol português não pode combater.
O Sporting perdeu com este Napoles. Perdeu também com o Bayern. Ora o Benfica, mesmo em crise, nos últimos meses ganhou a ambos.
Quando mais me ri com estas situações foi no ano do Ajax. levaram 5 em casa daquilo que todos diziam ser uma superpotência e candidato a campeão europeu. Um benficazinho de Nélson Veríssimo eliminou-os.
A comunicação social está impregnada de sportinguistas por todo o lado. Até o Vidigal, que jogou no Nápoles, estava a falar do jogo na Sport TV.
LF, eu defendo o clube.
Onde possível.
O que quer dizer com isso? Onde não estamos a defender? É aqui? Não podemos criticar, aqui?
Se é na defesa pública do clube, onde quer que a façamos e como?
Que, em concreto, devemos fazer?
A minha voz não tem eco. Não é institucional. Para isso elegemos quem nos representa.
O melhor jogo da era mourinho, foi o jogo que mais se viu o potencial da equipa que, como se sabe, ainda tem de ter o antidoto para jogar contra autocarros e arbitragens do nosso simulacro.
E o nosso melhor também se deve à boa forma do rios, que há 3 ou 4 jogos tem começado a engrenar e nota-se agora o motivo por ter sido contratado. E claro, do barreiros que parece ser arma secreta em jogos contra as melhores equipas com a sua capacidade de pressão e jogo simples.
Creio que nos falta a tal melhor forma de dotar a equipa frente a autocarros, e para isso precisamos de extremos (a espaços, dedic e fredrik do lado direito vão ajudando mas...), mas do lado esquerdo, para mim dahl é médio esquerdo e não defesa, e se for assim, ou se contrata um lateral esquerdo muito ofensivo ou um extremo esquerdo, mas é o claro ponto que a equipa precisa reforçar (não sei se na equipa B há alguém, não acompanho).
Aos poucos, o sudakov também vai começando a estar mais em jogo e também tem sido importante na melhoria da equipa.
Diria que com o tal extremo ou lateral esquerdo, a somar o regresso do manu, que espero que corresponda o que já ouvi dele, a equipa ainda pode surpreender esta época, mesmo que 8 pts já seja assinalável, a entrada na LC é sempre importantíssima, algo que teremos de nos bater face sobretudo às arbitragens anti-slb, que ainda são mais horríveis quando a equipa está a começar a entrar nos eixos, tem sido sempre assim...
Este último anónimo foi ontem encavado pela conferência pós-jogo do Mourinho. Sim, foi para ti que falou!
E o LF devia ser menos hipócrita.
Aponta o dedo a quem pensa de maneira diferente dele, mesmo que comente de forma ponderada e educada. Ao mesmo tempo não faz para limpar o seu blog dos trolls que se limitam a insultar quem pensa de maneira diferente deles.
Assumindo boa-fé, nem ao LF, nem aos trolls lhes passa pela cabeça que as pessoas que criticam a direção possam achar que essa é a melhor maneira de defender o clube. Ou seja, quem pensa como eles é bom e puro, quem pensa diferente é mau, infiltrado, idiota, etc.
Depois vem o LF fazer uns posts grandiloquentes sobre a polarização do clube e da sociedade, a influência nefasta das redes, etc. Bem prega frei Tomás...
Portanto, permitindo-me o conselho ao LF, se quer que no seu blog só se comente para um lado feche os comentários. Se quer pluralidade de opiniões deixe-se de lições de moral, porque não é dono da verdade nem mais benfiquista que os outros. Se quer higiene e discussões sérias, comece a moderar os comentários. Se só quer cliques deixe andar e tem a peixeirada em que isto está transformado.
Caro anónimo,
Eu acredito que a virtude estará no meio da coisa.
Nem o LF precisa de fechar os comentários.
Nem deveria fomentar esta sanha de perseguição a quem critica.
Aliás, acredito genuinamente que este será o ponto de equilíbrio natural do LF: tolerante à crítica, amante da união.
Mas concordo consigo que o LF, durante a campanha e agora, no seu pós, “tomou partido” e está difícil largar esse activismo.
Insisto na minha tese: a esmagadora maioria dos Benfiquistas, 99%, estão unidos naquilo que verdadeiramente interessa: na defesa do Benfica.
Apenas não estão unidos na complacência.
Para silenciar as críticas, a solução é “fácil”:
Basta que a equipa vença.
Basta que a direção faça um bom trabalho.
Basta não perpetuar os muitos erros que tem feito.
Ou, por outras palavras, basta cumprirem com as promessas que fizeram, a todos.
Estou de acordo. Estamos todos de acordo.
Mourinho, que é um homem esperto, já percebeu isso. Tem falado nisso.
Falta só o Clube.
Não quero ser dono da verdade, nem preciso de cliques. Apenas dou a ninha opinião, e respeito as restantes- por isso publico tudo.
Acho que a campanha eleitoral já acabou, e devia haver união e apoio a quem foi eleito. Aßim como eu apoiaria outro qualquer presidente, conforme disse antes das eleições.
A equipa está a melhorar, e não precisa da onda negativa que se tem criado nas redes sociais. A qual se alimenta a si própria e vai influenciando outrso adeptos, nomeadamente os mais jovens.
Mas não havendo insultos, não pretendo calar ninguém.
Vamos lá , Fialho, não pode responder a provocações com dados sem contexto: o Benfica não venceu o BM em Munique e não foi a Nápoles, foi cá.
Nuno, eu também pressuponho que o LF esteja de boa-fé.
LF, não havendo insultos estamos de acordo, mas o Luís permite que os haja. Acho que aí está a falhar. Discordamos relativamente ao publicar tudo, mas o blog é seu.
No entanto critico-lhe a coerência dessa posição, porque é o próprio Luís que se queixa das redes, do negativismo e da polarização. Sem mediação é essa a natureza das redes. É difícil defender a liberdade pura das redes e criticar o faroeste que advém dessa liberdade. Eu, como acredito que não há liberdade sem regras, não preciso de fazer essa quadratura do círculo.
Obviamente, o que se questiona não é o clube que se defronta mas sim o local onde o jogo se disputa...
Dasse...aprender até morrer!
Uma vitória justíssima perante um Nápoles bastante desfalcado mas disso o Benfica não tem culpa.
O que é triste é que parece que para muita gente duas coisas não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo.
Enviar um comentário