LAMENTÁVEL

O último debate entre os dois candidatos à presidência do Benfica,, teve mais interrupções e acusações (e mesmo gritos e insultos) do que esclarecimento. Ninguém sai inocente, nem o pobre moderador, mas o pecado original do tipo de debate a que assistimos é a total ausência de propostas concretas por parte de Noronha Lopes - cuja estratégia de campanha podia ter sido desenhada por alguns dos comentadores deste blogue: acusar Rui Costa, culpar Rui Costa, criticar Rui Costa, responsabilizar Rui Costa, sem nunca explicar como faria melhor, nomeadamente no que diz respeito ao futebol profissional. 
Mas também na parte financeira (e nessa com menos desculpa) Noronha tenta baralhar as cartas antes de as distribuir. Lá acabou por assumir que o Benfica está numa situação mais saudável do que a dos rivais, dizendo depois que isso não lhe chega (queira lá isto o que quiser dizer).
Depois...Pedro Ferreira afinal sugeriu Meité (o que deveria ter inibido a candidatura de Noronha de trazer o nome do médio para a campanha). Afinal não indicou Darwin, embora já o conhecesse (?) em 2016 (que idade tinha o uruguaio nessa altura?). E apesar da gritaria, a ata (que também já aqui publiquei) é clara: em 2001 Noronha deixou o clube ao fim de 58 dias e foi à sua vida, tal como foi vinte anos depois, em 2021, num momento em que o Benfica precisava de toda a gente. Já a vida de Rui Costa foi o Benfica desde os 8 anos de idade, desde que era apanha-bolas na velha Luz. Isso vale muito junto dos benfiquistas. Isso deixa-o bastante à vontade perante aquele que o desafia.
Enfim, se Rui Costa perdeu eventualmente votos ontem no estádio, não acredito que hoje tenha perdido muitos no estúdio. Ou pelos menos, que os tenha perdido para o seu opositor directo.
Ainda menos acredito que Noronha tenho convencido alguém,  além daqueles que querem correr com Rui Costa porque sim.
O debate foi mau, e Noronha precisava mais dele. Rui Costa no fim pediu desculpa,  embora não tivesse sido dele a maior dose de responsabilidade pelo que vimos.
Não discuto, nunca discuti a seriedade e o benfiquismo do João Noronha Lopes. É natural que o seu voluntarismo e entusiasmo cative alguns jovens, que tendem a achar graça a mudanças bruscas. Mas a cada intervenção sua fico mais descrente quanto às suas reais capacidades de ser bem sucedido num meio tão específico e do qual dá tantas e tão repetidas mostras de desconhecer.
Acredito convictamente que o próximo mandato de Rui Costa será mais ganhador. É uma convicção profunda. Se quiserem, uma fé. Mas do que eu tenho certeza é de que, com Noronha Lopes, iria demorar muito muito mais tempo até que o Benfica fosse aquilo que ele diz querer que seja. Ou aquilo que todos nós queremos que seja.
Mas uma afirmação de vontades não é um programa eleitoral lá muito convincente. Querer que o Benfica ganhe mais, podia dizer eu. Acusar Rui Costa de ganhar pouco, podiam dizer vários comentadores deste espaço. Pois Noronha Lopes não vai muito além dessas duas posições.
E a verdade é que em todas as matérias que estão para lá de uma bola de Pavlidis que bateu no poste, de um pisão na cabeça de Belotti, de uma má assistência do Dahl, ou de uma escorregadela de Otamendi, como sejam as modalidades,  o desporto feminino, o associativismo, as infraestruturas, a formação e assim por diante, Rui Costa teve um mandato à prova de bala.

38 comentários:

Anónimo disse...

O DEBATE
Os nossos adversário desejam a continuidade de Rui Costa, quando o adversário ( Noronha Lopes)dizem eles é mole, Não ganhou o debate, é mais agressivo é provocador, desestabilizador, impreparado, Pelo contrário RC, leva papeis, préviamente preparados e elaborados , para provocar o adversário, este responde, É malcriado, NL, poderia ter levado tantos documentos de trapaças, más contratações, empresas do Rui, mas nada disso fez, o Rui é um puro, um menino do Benfica desde os 8 anos, foi o maestro, esquecem-se que o Rui jogou uns aninhos no Benfica, despois esteve fora os melhores anos, ganhou milhões, depois volta para muleta de LFV, onde fica e está até HOJE e não foi de borla, pago a peso de ouro. Agarrado a o poder, não quer sair, quer continuar, poderia sair e depois voltar, mas sabe que estando por dentro é sempre mais fácil manipular, se manter e manter interesses, ter apoios, clientes, apoiantes etc, só não vê quem não quer. A incapacidade dele na área financeira é enorme, as pessoas, que se rodeia, não fazem ondas, não mostra essa equipa, chamou Humberto Coelho, para fazer o que LFV fez com ele, embrulho para o ramalhete, só que HB, devido ao seu escalão etário, não é problema, nem faz sombra, terá um pelouro para salamaleques. Os outros que ele diz que tem para diversas áreas serão apresentados 2ª feira, enfim, mais do mesmo, não mexer para manter tudo como está e entreter a malta com mais compras em Janeiro. Manter o Rui é de alto risco, é manter tudo na mesma, já foram milhões gastos, em más apostas e alguns para a conta dele, VOTAR noutro mesmo que não corra bem, pior será dificil, pode-se mudar no próximo mandato, perpétuar alguém no poder por tanto anos é ditatorial, é paixão cega, é um apelo à corrupção, falta de transparência, é manter tudo na mesma e os nossos adversários ficam FELIZES e contentes, sabem com o que contam e bem precisam dessa ajuda, pois a situação deles é ainda mais complicada no plano financeiro, mas mesmo assim no desportivo vão aguentando pois estão ambos à frente do GLORIOSO.
JHG

Anónimo disse...

Bom, se o próximo mandato for pior do que 4 em 16 / 20, seria caso para processar o incumbente.
O Benfica está tão bem financeiramente que tem de vender os jogadores em saldo. Ó Neves, anda cá ver isto!
Rui Costa é um incompetente! Rui Costa é um falhanço enquanto empresário! Não são opiniões, são factos!
Rui Costa nem programa tem: 15 páginas ranhosas!
Não se esqueçam, daqui a uns meses, de que lado estiveram!

Anónimo disse...

Ou seja, nas 16 competições que perdemos, a culpa foi de uma bola no poste e de um pisão na cabeça. Digamos que foram dois traumas que duram, duram, duram...

Anónimo disse...

Este chavascal termina no domingo. Depois, tudo voltará ao normal: um Benfica perdedor, amorfo, incapaz.
Mas, hei, será o que os sócios do Benfica democraticamente decidiram, portanto...

Anónimo disse...

O merdas do Vilas Boas cuspiu no RC. Viu a resposta medíocre que deu? Que tristeza.

Anónimo disse...

quem te a culpa do estado do BENFICA SAO OS SOCIOS ACIONISTAS QUE SO QUEREM DINHEIRO NAO ME VENHAM COM FALSIDADES ELES SAO OS CULPADOS SE O BENFICA TIVESSE SIDO VENDODO AO AMERICANO DO TEXTOR TAVA MELHOR ESSES SOSCIOS FALSOS QUE SE ACHAM MELHORES QUE OS OUTROS MAS QUEREM E TAR A COMER A BEBER DE GRAÇA NO CAMAROTE PRESIDENCIAL E APARECER NA TV AO LADO PRESIDENTE SAO OS CULPADOS O BENFICA GANHAR OU PERDER PARA ELES E UGIAUL AO LITRO OS VERDADEIROS ADEPTOS MORRERAM NO BETAO SENTADOS NO ANTIGO ESTADIO DA LUZ ALI A GRITAR DO ALTO DO 3 ANEL VIBRANDO COM VITORISA AGORA TEMOS COMO DIZEM OS BRASILEIROS ADEPTOS PIPOCAS DOCES OU SALGADAS E MARROES E MARRONAS OU ENTAO PUIOR FACISTAS DE MEIDA TIGELA VAO LA PA COREIA DE NORTE SO SAO FACISTAS EM DEMOCRACISAS SE FOSSE NA RUSSSIA JA TINHAM SIDO ENVENNEDNADOS

Anónimo disse...

“A vida de Rui Costa foi o Benfica desde os 8 anos de idade”.
E eu que era capaz de jurar que esteve na Florentina e no AC Milan.

“Noronha deixou o clube ao fim de 58 dias e foi à sua vida”.

Diz Alberto Miguéns:
“Noronha Lopes tomou posse, em 31 de Outubro de 2000, como vice-presidente suplente na Direcção e quando pediu a demissão, em 16 de Outubro de 2001, continuava como vice-presidente suplente.”

350 dias como Vice Presidente.


Pedro Ferreira fez um relatório sobre Meité. Rui Costa, então já Presidente e responsável direto pelo futebol, contrata-o.
Rui Costa usa isto como trunfo contra… João Noronha Lopes.

Alberto João disse...

Eu estou a marimbar para quem ganha debates! Até podia ser o rato Mickey o adversário do Rui Costa, que eu iria votar nele. O Rui Costa é o presidente da história do clube com pior preparação, com o coeficiente de inteligência mais baixo, com a personalidade mais fraca da história do Benfica! Já tivemos bandidos piores, mas tão incompetentes nunca!

Alberto João disse...

Está aqui tudo, é só ler com atenção e refletir: https://www.abola.pt/noticias/as-eleicoes-no-benfica-um-clube-ou-um-culto-2025110520374694213

Anónimo disse...

É tão óbvio que o próximo mandato do Rui costa vai ser um desastre total e o LF fala em convicção total em fé, viste uma luz também? O que vi ontem foi um presidente arrogante e sempre a interromper gostava que ele fosse arrogante com o sopinha de massa do Sporting ou com o villas boas mas não só o é com o seu opositor às eleições é depois no final foi onde ele se sente melhor nos túneis a insultar...o meu Benfica morreu

Anónimo disse...

O LF é cheio de traumas e os seus acólitos uns bananas ,não se esqueçam de que lado estão

Anónimo disse...

«Os nossos adversário desejam a continuidade de Rui Costa...»
O "padrinho" dos andrades demonstrou que a frase está errada: «O Presidente do Sporting tem o Presidente do Benfica no bolso»
Na minha opinião, os dois candidatos nem deviam estar na 2ª volta. O meu sentido de voto é o nulo, mas entre o roto e o rasgado, talvez seja menos mau o Rui Costa.
Nuno Gomes responsável pelo futebol, Noronha sem arcaboiço para as guerras de dirigentes e personagens em part time no Clube, não augura nada de bom.
Mex.

F.L. disse...

Concordo com o post. Votei Manteigas, agora votarei R. Costa. Ontem foi uma peixeirada, disseram ao Noronha para passar o debate a atacar R. Costa mas nem isso sabe fazer. Nunca vi um candidato tão fraco, tão vazio de ideias.
O grande pecado dos mandatos de R.Costa é a comunicação. Benfica é sistematicamente enxovalhado e a defesa do Benfica são uns comunicados inócuos. E se assim continuar não deixarei de criticar R.Costa apesar de ter os meus votos.

Anónimo disse...

Sobre o debate nada a dizer, mais do mesmo

Agora, que os meus amigos do sporting e Porto estão todos contentes por Rui Costa ficar lá mais dois anos, isso estão 😁😁😁

Sou ridicularizado vai para quatro anos, todos sentimos isso na cara… a massa adepta tem sido gozado pelos rivais todos os dias… Rui Costa ficar lá mais 4 ou 8 anos , é ida ao marquês ou aliados para eles na certa….

Daí a alegria deles!! Mas só eu sinto ou vejo isso? Mais ninguém tem amigos rivais felizes por lá ficar Rui Costa???

Anónimo disse...

O Noronha não tem arcabouço para a guerra de dirigentes já o Rui costa tem, porca miséria vai comer moscas

Anónimo disse...

Vimos debates diferentes o que eu vi foi o Rui costa a interromper sempre que era contrariado com o seu sorriso arrogante e sempre a vitimizar se, eu gostava era que ele mostrasse os dentes ao sopinha de massa dos lagartos ao vilas boas e ao Proença mas isso tá quieto ele só é forte contra quem quer salvar o Benfica do bananismo instalado na direção e na maior parte dos sócios

Anónimo disse...

Não és só tu meu caro...o Rui costa é o presidente mais consensual da história do desporto português é desejado por benfiquistas sportinguistas e portistas o mal disto são os sócios analfabetos não verem isso

Anónimo disse...

Caro LF,

Nota-se há vários anos, cada vez mais o nosso SLBenfica a definhar e enfraquecer e nestas eleições temos dois candidatos que juntos não fazem, sequer, metade de um bom presidente.
Rui Costa não serve. Ponto. É fraco, mole, incompetente, mal preparado, conformista com a derrota e calado com o achincalhamento do SLB. Quem apoia o ladrão e corrupto Pedro Proença não devia ter nenhum voto de um benfiquista.
Entre 2 maus, ainda assim, preferia JNL. Rui Costa nunca mais.

#UmSLBnaInvicta

LF disse...

Sem uma bola ao poste no campeonato, e com um var atento na taça, o Benfica era, neste momento, detentor de todos os troféus do futebol português. E Rui Costa teria ido sozinho à eleicção, ganhando com 96%. Alguma dúvida?

Anónimo disse...

Nunca tive dúvidas da natureza do Rui Costa e do Noronha Lopes. Desde o início, a avaliar pela postura e pelo tipo de pessoas que os apoiam que ficou óbvio que o Rui Costa representa a racionalidade, responsabilidade e benfiquismo sério, enquanto que o outro tipo é o candidato populista, arrogante, incapaz, que cativa ignorantes e os "adeptos" ultra-exigentes com o clube (mas não com as suas vidinhas pessoais).

Mas se ainda houvesse dúvidas, basta ver qual o posicionamento de certos órgãos de comunicação social. Dou apenas um exemplo: o Observador, que é um jornal politicamente próximo da direita conservadora e desportivamente do Sporting (logo, por arrasto, está constantemente contra o Benfica), alega que o Noronha ganha todos os debates e está claramente do lado dele. Quando os rivais querem desesperadamente que um candidato ganhe, está tudo dito acerca das qualidades (ou falta delas) da figurinha em questão.

Anónimo disse...

O Noronha arrogante??? Viste o debate ontem? És capaz de dizer isso? Arrogante é o banana do teu presidente como se viu ontem do princípio ao fim do debate e no final ainda ameaçou vai comer moscas vai

LF disse...

Mesmo que sejam 350 dias... Assim que teve uma oportunidade profissional, tchau Benfica, até 20 anos depois.
Entre 2001 e 2021, nunca o vi no estádio, nem em nenhum pavilhão (e houve anos em que eu passava muitos sábados e domingos na Luz, de modalidade para modalidade).
Ao Manteigas pelo menos vi-o algumas vezes, até no estrangeiro, a apaoiar a equipa.
Ao Noronha, nunca.

LF disse...

Isso é escrito pelo candidato da lista de Noronha à AG. É como as sondagens: vale o que vale.
E já que se fala em vales, para mim Noronha não é nenhum Vale e Azevedo: é simplesmente alguém que não tem qualquer experiência no mundo do futebol, e cujo programa se limita a apontar o que correu mal nos últimos tempos.
O Ventura por vezes também acerta nos problemas. Como eu ou qualquer um de vocês. Sem apontar soluções tudo parece fácil e óbvio.

LF disse...

Parece-me claro que os adversários do Benfica preferem o Noronha. Ou, dito de ooutra forma, preferem ver o Benfica começar outra vez do zero, ainda por cima com alguém sem a menor experiência no meio.
Se houvesse eleicções no Porto entre Vilas Boas e um indivíduo qualquer, quem é que os benfiquistas preferiam, mesmo sem Vilas Boas ter ganhado nada?
Nem falo do Sporting, que é bicampeão. Entre Varandas e, nem que fosse, um génio da gestão, eu preferia o génio da gestão, pelo menos para desestabilizar, e depois com o tempo logo se via.
Este raciocínio parece-me óbvio, e bate certo com aquilo que vou vendo e lendo.

LF disse...

Mesmo sendo fraco em comuunicação, RC dá baile a Noronha nessa área.

LF disse...

Acho exactamente o contrário, como escrevi numa resposta mais acima.
Independentemente do valor de cada um dos candidatos, para os rivais é sempre melhor ver o Benfica começar outra vez do zero.

Anónimo disse...

Eu também nunca o vi. Nem ao Rui Costa. Sei que andará por lá, mas está longe do meu lugar.

Mas pronto. São critérios para decidir votos. O meu não é esse. .

Não o viu.
Não foi apanha bolas.

Anónimo disse...

Sim LF toda a gente sabe que a tua opinião e contrária mas não tens escondas daqui a um ou dois anos

Nuno disse...

Se Rui Costa tivesse preparado a época anterior minimamente em condições, se tivesse defendido o Benfica no momento certo - atempadamente, quando Varandas pressionou tudo - não teria de ter estado dependente de nenhuma bola ao poste.

Uma bola ao poste?
Não foi uma bola ao poste.

O Sporting foi campeão com João Pereira! Teve 3 técnicos numa época. Dois dos seus melhores jogadores estiveram semanas e semanas a fio lesionados.
O Porto teve Anselmi e o pior plantel de que há memória.

A verdade? A verdade é que, na época passada, mesmo com toda a incompetência dos nossos adversários diretos, não conseguimos ser campeões.

Porquê? Porque conseguimos ser ainda mais incompetentes que um deles.

Anónimo disse...

So um deles apoiou Proença.
Desculpem, não foi Proença. Foi só o projeto de Proença.

LF disse...

O Nuno Gomes era entusiasta desse apoio

Anónimo disse...

E que candidato é apoiado pelo Jornal do Avante? É que isso é muito importante.

Anónimo disse...

Dê-se as voltas que se quiser dar, Rui Costa não tem perfil de líder, e isso até ficou demonstrado pela resposta que deu a Vilas-Boas quando este o acusou de estar no bolso de Varandas. Alguém com personalidade reagia indignado e com autoridade… pode ser uma excelente pessoa, mas não é líder. A energia e paixão que transmite é quase nula.
Evidentemente, Noronha tem que falar do incumbente, apontar as suas falhas e incompetência. Gastar 130 milhões e não ter um defesa esquerdo. Comprar um ucraniano, que não é mau jogador, mas por 27 milhões com o antigo clube a ficar com 25% de uma futura transferência… é um exagero manifesto, diria, gestão danosa para não dizer, dolosa. Como é possível gastarmos mais 40 milhões em salários no plantel do que os nosso rivais e termos uma equipa que considero indiscutivelmente inferior ao Sporting e de certo modo também ao Porto se considerarmos o plantel?
Noronha conseguiu reunir uma equipa nos órgãos sociais com um perfil executivo de alta qualidade, dificilmente vamos ter outra candidatura com esta qualidade humana. Mais 4 anos de RC, são mais 4 anos do mesmo…marasmo.

Anónimo disse...

O Nuno Gomes não é candidato a Presidente.

Nuno disse...

Caro LF,

Não sei quantos sportinguistas conhece. Nem de onde vem essa sua percepção.

Vai absolutamente contra a minha.

Sou bom amigo de inúmeros sportinguistas, dos mais variados estilos. Doentes anti Benfica, outros sérios e ponderados e até alguns com passado e história no clube.

Todos, sem exceção, preferem Rui Costa.

A razão é óbvia e factual: nunca o Sporting ganhou tanto, na sua vida, como durante o mandato de Rui Costa.

O bicampeonato passou a ser uma miragem, quando Amorim deixou o clube. A fase João Pereira foi tão má que não achavam possível chegar lá.
Mas foi. A nossa incompetência foi tão tremenda que foi.

O resto, é-lhes evidente. Que o Benfica gasta milhões em jogadores medianos. Que a nossa formação é desaproveitada ou, nas raras exceções em que tem sucesso, vendida no imediato, para suportar o dispendioso investimento em flops, num ciclo que nos definha… e lhes agrada.

Não há dialética que vença quando me atiram Cabral, Kokcu, Jurasek, Tengsted, Renato Sanches, Beirat, Amdouni, Belotti, Bruma.
Quando me apontam que Tomás Araújo será o próximo a sair, porque “não pode ter as pernas cortadas”. Sabem que este ciclo continuará, para sempre, com Rui Costa ao leme.


Rui Costa afirmou “reergui o clube. Apesar de o negar veementemente, no debate, disse. E foi há poucos dias
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/rui-costa-nao-meta-palavras-na-minha-boca-que-eu-nao-disse-reerguer-o-benfica-confirma-se/

Rui Costa diz que não, mas é verdade que o disse.
Reergueu. Mas não foi o nosso clube.

carlos disse...

O Benfica, perdeu o campeonato mais por sua incompetência do que competência do Sporting.

LAF disse...

"Mesmo que sejam 350 dias... " - assim é muito complicado ter um debate minimamente sério: publicam-se mentiras e relativiza-se a verdade. Não lhe ficava mal corrigir o texto original ou publicar um post onde se retrai desta mentira: "e apesar da gritaria, a ata (que também já aqui publiquei) é clara: em 2001 Noronha deixou o clube ao fim de 58 dias e foi à sua vida(...)"

https://www.abola.pt/noticias/tinoco-faria-defende-noronha-lopes-comparacao-com-vale-e-azevedo-e-atentado-quase-criminoso-2025110716100712484

Sabendo bem que "quem não sente não é filho de boa gente", RC fez um brilhante número no fim do debate de ontem, trazendo à baila esta questão dos 58 dias - sabendo que iria provocar a reação que se viu. Tivesse ele usado toda esta preparação e argúcia na defesa do Benfica ao longo do seu mandato e se calhar nós podíamos ter celebrado pelo menos mais dois títulos.

Anónimo disse...

<... o banana do teu presidente...>, com isto dizes tudo. És um benfiquista de ocasião.