LAMENTÁVEL
O último debate entre os dois candidatos à presidência do Benfica,, teve mais interrupções e acusações (e mesmo gritos e insultos) do que esclarecimento. Ninguém sai inocente, nem o pobre moderador, mas o pecado original do tipo de debate a que assistimos é a total ausência de propostas concretas por parte de Noronha Lopes - cuja estratégia de campanha podia ter sido desenhada por alguns dos comentadores deste blogue: acusar Rui Costa, culpar Rui Costa, criticar Rui Costa, responsabilizar Rui Costa, sem nunca explicar como faria melhor, nomeadamente no que diz respeito ao futebol profissional.
Mas também na parte financeira (e nessa com menos desculpa) Noronha tenta baralhar as cartas antes de as distribuir. Lá acabou por assumir que o Benfica está numa situação mais saudável do que a dos rivais, dizendo depois que isso não lhe chega (queira lá isto o que quiser dizer).
Depois...Pedro Ferreira afinal sugeriu Meité (o que deveria ter inibido a candidatura de Noronha de trazer o nome do médio para a campanha). Afinal não indicou Darwin, embora já o conhecesse (?) em 2016 (que idade tinha o uruguaio nessa altura?). E apesar da gritaria, a ata (que também já aqui publiquei) é clara: em 2001 Noronha deixou o clube ao fim de 58 dias e foi à sua vida, tal como foi vinte anos depois, em 2021, num momento em que o Benfica precisava de toda a gente. Já a vida de Rui Costa foi o Benfica desde os 8 anos de idade, desde que era apanha-bolas na velha Luz. Isso vale muito junto dos benfiquistas. Isso deixa-o bastante à vontade perante aquele que o desafia.
Enfim, se Rui Costa perdeu eventualmente votos ontem no estádio, não acredito que hoje tenha perdido muitos no estúdio. Ou pelos menos, que os tenha perdido para o seu opositor directo.
Ainda menos acredito que Noronha tenho convencido alguém, além daqueles que querem correr com Rui Costa porque sim.
O debate foi mau, e Noronha precisava mais dele. Rui Costa no fim pediu desculpa, embora não tivesse sido dele a maior dose de responsabilidade pelo que vimos.
Não discuto, nunca discuti a seriedade e o benfiquismo do João Noronha Lopes. É natural que o seu voluntarismo e entusiasmo cative alguns jovens, que tendem a achar graça a mudanças bruscas. Mas a cada intervenção sua fico mais descrente quanto às suas reais capacidades de ser bem sucedido num meio tão específico e do qual dá tantas e tão repetidas mostras de desconhecer.
Acredito convictamente que o próximo mandato de Rui Costa será mais ganhador. É uma convicção profunda. Se quiserem, uma fé. Mas do que eu tenho certeza é de que, com Noronha Lopes, iria demorar muito muito mais tempo até que o Benfica fosse aquilo que ele diz querer que seja. Ou aquilo que todos nós queremos que seja.
Mas uma afirmação de vontades não é um programa eleitoral lá muito convincente. Querer que o Benfica ganhe mais, podia dizer eu. Acusar Rui Costa de ganhar pouco, podiam dizer vários comentadores deste espaço. Pois Noronha Lopes não vai muito além dessas duas posições.
E a verdade é que em todas as matérias que estão para lá de uma bola de Pavlidis que bateu no poste, de um pisão na cabeça de Belotti, de uma má assistência do Dahl, ou de uma escorregadela de Otamendi, como sejam as modalidades, o desporto feminino, o associativismo, as infraestruturas, a formação e assim por diante, Rui Costa teve um mandato à prova de bala.
7 comentários:
O DEBATE
Os nossos adversário desejam a continuidade de Rui Costa, quando o adversário ( Noronha Lopes)dizem eles é mole, Não ganhou o debate, é mais agressivo é provocador, desestabilizador, impreparado, Pelo contrário RC, leva papeis, préviamente preparados e elaborados , para provocar o adversário, este responde, É malcriado, NL, poderia ter levado tantos documentos de trapaças, más contratações, empresas do Rui, mas nada disso fez, o Rui é um puro, um menino do Benfica desde os 8 anos, foi o maestro, esquecem-se que o Rui jogou uns aninhos no Benfica, despois esteve fora os melhores anos, ganhou milhões, depois volta para muleta de LFV, onde fica e está até HOJE e não foi de borla, pago a peso de ouro. Agarrado a o poder, não quer sair, quer continuar, poderia sair e depois voltar, mas sabe que estando por dentro é sempre mais fácil manipular, se manter e manter interesses, ter apoios, clientes, apoiantes etc, só não vê quem não quer. A incapacidade dele na área financeira é enorme, as pessoas, que se rodeia, não fazem ondas, não mostra essa equipa, chamou Humberto Coelho, para fazer o que LFV fez com ele, embrulho para o ramalhete, só que HB, devido ao seu escalão etário, não é problema, nem faz sombra, terá um pelouro para salamaleques. Os outros que ele diz que tem para diversas áreas serão apresentados 2ª feira, enfim, mais do mesmo, não mexer para manter tudo como está e entreter a malta com mais compras em Janeiro. Manter o Rui é de alto risco, é manter tudo na mesma, já foram milhões gastos, em más apostas e alguns para a conta dele, VOTAR noutro mesmo que não corra bem, pior será dificil, pode-se mudar no próximo mandato, perpétuar alguém no poder por tanto anos é ditatorial, é paixão cega, é um apelo à corrupção, falta de transparência, é manter tudo na mesma e os nossos adversários ficam FELIZES e contentes, sabem com o que contam e bem precisam dessa ajuda, pois a situação deles é ainda mais complicada no plano financeiro, mas mesmo assim no desportivo vão aguentando pois estão ambos à frente do GLORIOSO.
JHG
Bom, se o próximo mandato for pior do que 4 em 16 / 20, seria caso para processar o incumbente.
O Benfica está tão bem financeiramente que tem de vender os jogadores em saldo. Ó Neves, anda cá ver isto!
Rui Costa é um incompetente! Rui Costa é um falhanço enquanto empresário! Não são opiniões, são factos!
Rui Costa nem programa tem: 15 páginas ranhosas!
Não se esqueçam, daqui a uns meses, de que lado estiveram!
Ou seja, nas 16 competições que perdemos, a culpa foi de uma bola no poste e de um pisão na cabeça. Digamos que foram dois traumas que duram, duram, duram...
Este chavascal termina no domingo. Depois, tudo voltará ao normal: um Benfica perdedor, amorfo, incapaz.
Mas, hei, será o que os sócios do Benfica democraticamente decidiram, portanto...
O merdas do Vilas Boas cuspiu no RC. Viu a resposta medíocre que deu? Que tristeza.
quem te a culpa do estado do BENFICA SAO OS SOCIOS ACIONISTAS QUE SO QUEREM DINHEIRO NAO ME VENHAM COM FALSIDADES ELES SAO OS CULPADOS SE O BENFICA TIVESSE SIDO VENDODO AO AMERICANO DO TEXTOR TAVA MELHOR ESSES SOSCIOS FALSOS QUE SE ACHAM MELHORES QUE OS OUTROS MAS QUEREM E TAR A COMER A BEBER DE GRAÇA NO CAMAROTE PRESIDENCIAL E APARECER NA TV AO LADO PRESIDENTE SAO OS CULPADOS O BENFICA GANHAR OU PERDER PARA ELES E UGIAUL AO LITRO OS VERDADEIROS ADEPTOS MORRERAM NO BETAO SENTADOS NO ANTIGO ESTADIO DA LUZ ALI A GRITAR DO ALTO DO 3 ANEL VIBRANDO COM VITORISA AGORA TEMOS COMO DIZEM OS BRASILEIROS ADEPTOS PIPOCAS DOCES OU SALGADAS E MARROES E MARRONAS OU ENTAO PUIOR FACISTAS DE MEIDA TIGELA VAO LA PA COREIA DE NORTE SO SAO FACISTAS EM DEMOCRACISAS SE FOSSE NA RUSSSIA JA TINHAM SIDO ENVENNEDNADOS
“A vida de Rui Costa foi o Benfica desde os 8 anos de idade”.
E eu que era capaz de jurar que esteve na Florentina e no AC Milan.
“Noronha deixou o clube ao fim de 58 dias e foi à sua vida”.
Diz Alberto Miguéns:
“Noronha Lopes tomou posse, em 31 de Outubro de 2000, como vice-presidente suplente na Direcção e quando pediu a demissão, em 16 de Outubro de 2001, continuava como vice-presidente suplente.”
350 dias como Vice Presidente.
Pedro Ferreira fez um relatório sobre Meité. Rui Costa, então já Presidente e responsável direto pelo futebol, contrata-o.
Rui Costa usa isto como trunfo contra… João Noronha Lopes.
Enviar um comentário