OS TÍTULOS
Como se vê pelo quadro, mesmo com apenas um mandato, e um mandato pouco ganhador (como o próprio reconhece), Rui Costa está, ainda assim, acima do meio da tabela de presidentes do Benfica no total de títulos. E figura na galeria dos 16 presidentes que foram campeões nacionais, havendo 7 que nunca o chegaram a ser.
Apenas 9 presidentes foram campeões mais do que uma vez. Apenas 5 presidentes o foram mais do que duas vezes. Só Vieira e Borges Coutinho conquistaram mais do que 3 campeonatos, e só mesmo Vieira fez o "Tetra". Ferreira Bogalho, Fezas Vital ou Félix Bermudes, por exemplo, foram campeões nacionais tantas vezes como Rui Costa: uma. A lenda de ganhar sempre é...uma lenda. O Benfica tem 121 anos de idade, ganhou 38 campeonatos e perdeu 53. E não esqueçamos as largas décadas "sem" FC Porto (até chegar Pinto da Costa), bem como as mais recentes "sem" Sporting (até chegar Ruben Amorim). A lista apenas inclui, naturalmente, presidentes com mandatos desde a existência das competições nacionais.
Tenho a certeza que Rui Costa, a ser eleito, vai chegar-se aos grandes nomes da história. Um mandato igual (e espero, naturalmente, que seja melhor), seria suficiente para chegar ao top 3 desta lista. Mas aposto que em 2029 estará em segundo lugar.
Fica aqui escrito para, se estivermos todos vivos e de boa saúde, podermos vir conferir. Acho que, pelo menos, lhe devemos dar oportunidade para isso.
Agora façam o favor de vir com as vossas percepções contrariar os números e os factos.
8 comentários:
Era interessante é olhar para o rácio campeonatos versus anos de presidência. Se Rui Costa tiver 12 anos à frente do clube e ganhar só 2 ou 3 campeonatos, fica no cimo da tabela mas a ó rácio é fraquinho…
MVilhena
Varandas tem mais títulos que Rui Costa!
Agora pergunto: quem é o bom presidente? E quem é o mau?
Varandas vai para o sétimo ano,
Rui vai para o quinto
Varandas em seis anos, tem dois campeonatos
Rui em quatro, tem um…
É só fazer as contas, e como diz o o outro: vocês sabem do que eu tou a falar!
Varandas foi eleito em Setembro de 2018, Rui Costa foi eleito em Outubro de 2021. Três anos separam as duas eleições. Como se poderá afirmar com certeza que RC com 7 anos de mandato não terá tantos títulos, no futebol, quantos os do Varandas? E falamos apenas de futebol porém é necessário não esquecer que o Benfica tem inúmeras modalidades. Por exemplo, em 2022/2023 o Glorioso conquistou 28 TÍTULOS, enquanto FCP e SCO conquistaram 7 cada qual.
Para sermos justos e honestos, a taça da liga só foi criada no tempo dos dois últimos presidentes. Se a tirarmos das contas, Rui Costa só tem 3 títulos. E desses, dois são supertaças. Troféus de um jogo. Compare-se com os 3 títulos de Fezas Vital ou de Manuel Afonso. É tudo uma questão de perspectiva.
Sim, de facto Borges Coutinho não venceu nenhuma Taça da Liga… nem nenhuma Supertaça.
Porque será?
Bolas LF… vai-me desculpar, mas isto nem merece resposta. É comparar alhos com bugalhos.
Quer uma estatística credível? Faça o rácio do número de títulos e troféus nacionais conquistados… pelo número de troféus e títulos nacionais
em disputa… vezes o número de anos em que estiveram à frente do clube.
Para Vieira seria 22/(4X3+14X4)=0,324
(A taça da liga só arrancou em 2007)
Para Borges Coutinho, seria 8/(8X2)=0,5
(Só campeonato e Taça de Portugal)
Para Rui Costa, por exemplo, seria 4/(4X4) = 0,25
Para Manuel Damásio, seria 2/(3X3)=0,222
Sim, Rui Costa é sensivelmente melhor que Damásio.
E lembro-me bem e ver tarjas a # varandasout pelas redes sociais nos primeiros anos.Justamente o tipo de adepto que também quer deitar Rui Costa abaixo
Sim. Mas eu no texto falo quase exclusivamente de campeonatos.
Quantos campeonatos ganhou o Vieira no PRIMEIRO mandato ? Quantos titulos ? Querem comparar com Rui Costa, comparem.
Querem comparar também o que ganhou o FC Porto enquanto Vieira foi Presidente ?
Foi VERGONHOSO.
Para mim, que sou já entradote, só contam os Campeonatos e Taças de Portugal...A Super Taça também pode entrar no rol porque existe já há muito tempo.
Olha-se muito para o que Rui Costa não conseguiu fazer , ou ganhar, em quatro anos, mas esquecem o estado calamitoso em que o dono do palheiro deixou a credibilidade do Benfica, e o mal que os filhos de uma grande puta dos amantes do Altis tentaram fazer ao Benfica e quais as repercussões...
Quando era preciso devolver ao Benfica a sua credibilidade, quando era preciso andar mes sim mes não em tribunaos a defender a merda que o antecessor lançou para o ar...os abutres encolheram-se, fugiram, esconderam-se ou foram fingir que trabalhavam fora do País a chular uma empresa qualquer.
Já agora, não é muito dificil de fazer, vão à fonte directamente, e tratem de saber o que fazia, mesmo, Noronha Lopes no McDonald's. Talvez tenham uma surpresa. Assistia Juridicamente, ASSISTIA disse bem, a abertura de Franchisings. NUNCA foi Gestor de coisa alguma lá dentro.
Enviar um comentário