CAMPANHA BAIXA

Se não faz nada, dizem que é banana. Se apresenta algo, dizem que é eleitoralismo. Critica-se por ter cão e por não ter. É presidente do Benfica? Então é para arrasar, porque quem devia tomar todas as decisões... era eu. E se não decidem como eu quero, apedrejo-os, porque EU...
Enfim, se fosse só agora... É há quatro anos, ou há seis, ou há oito. Há uma facção de jovens que se dizem benfiquistas, que acham que sabem mais que os outros, que acham que são mais benfiquistas que os outros, que se julgam ingenuamente parvamente uma vanguarda esclarecida, que têm demasiada informação para a sua inteligência, e que querem deitar tudo abaixo para construir logo se verá o quê.
Já estamos habituados. É sinal dos tempos, e infelizmente não é só no futebol. Noutros planos também o populismo e a brutidade parecem estar a vingar e a levar-nos todos - a eles também, mesmo que não o percebam - para o abismo. Quando quiserem de lá saír poderá ser tarde. Perdoai-lhes Senhor, pois (alguns) não sabem mesmo o que fazem.
Como disse, já estamos habituados. O Benfica, como clube mais popular, está sempre mais sujeito a sofrer os males da sociedade. 
O que não esperava era ver Noronha Lopes entrar nesse tipo de oposição infantil tipo "fórumserbenfiquistiana". Para se apresentar como alternativa devia tentar convencer-nos que iria fazer melhor, e não que está tudo mal. Como está, sabemos nós, e cada um faz a sua avaliação. O que se espera de um candidato é que apresente propostas, e diga como resolve os problemas. Criticar e bater no peito a gritar viva o Benfica? Isso também eu faço.  



8 comentários:

F.L. disse...

E depois esse NL veio criticar o RC por Benfica responder aos seus ataques em vez do próprio RC. É desonestidade porque o projeto é do Benfica e não do RC.
Pensei não votar em RC e votar numa das outras listas concorrentes no próximo acto eleitoral. Agora estou indeciso. Nenhuma das listas me convence, criticam mas não apresentam soluções. A continuar assim votarei RC.

Anónimo disse...

Num passado recente, o que me irritava em Rui Costa, e desabafava com os meus botões "nunca mais é Outubro", era a sua aparente passividade na defesa do Benfica, deixando o clube ser enxovalhado nos media, pelos árbitros, pela FPF, pela Liga. No fim de contas, talvez nem fosse culpa dele, mas de uma direção de comunicação deficiente, que, tenho a certeza, com alguém do tipo João Gabriel, outro galo cantaria. Depois de ver e ouvir os vários candidatos... se calhar... com um ou outro ajustamento diretivo, talvez nem seja a pior escolha.

João Figueiredo disse...

'Se não faz nada dizem que é banana, se apresenta algo dizem que é eleitoralismo.' nada fazer durante 4 anos, e apresentar propostas com meios do clube a uns meses das eleições...é a 3a hipótese...

João Figueiredo disse...

devia ser alterado nos estatutos, o facto de não ser o presidente do SLB a designar os directores de comunicação, o Rui foi vítima portanto...

Anónimo disse...

Isso do ser banana ou eleitoralista tem muito que se lhe diga, depende do contexto, etc.etc.. P'ra mim, Rui Costa já foi muitas vezes banana, nem vou aqui enunciar qualquer situação, quer fossem com o treinador, com jogadores, principalmente com arbitragens, enfim houve muitas, já como eleitoralista pois aí está a última e que é aquela apresentação do Benfica Discrit ou lá como se diz. Eu por mim não acredito naquela megalomania, peço desculpa, aquilo não passa duma caça aos votos nesta altura da vida do Benfica. Até o Vieira feio com essa, mas esse poucos lhe passam cartão pois o tempo dele já passou, aliás, a CS devia ter vergonha do tempo de antena que dá a esta personagem que nem sequer anunciou ainda se é ou não candidato. José Ferreira .

carlos disse...

UM incompetente será sempre um incompetente.

RN disse...

Tudo muito certo, concordo com grande parte do texto, em particular sobre as considerações que faz relativamente ao momento que se vive na nossa sociedade, mas, meu caro LF, não quer certamente que se branqueie o quão miserável tem sido a comunicação do Benfica nos últimos anos, a ausência da defesa do clube e o fraco desempenho nas provas nacionais por parte da equipa principal de futebol ou sim?

Nuno disse...

A avaliação que o LF faz neste post padece de todos os males que aponta no mesmo. Lamento. O LF tem um pré conceito, quer apoiar RC e não consegue ver nada de errado no que ele diz. E quer ser contra NL, por isso tudo o que ele diz está errado.

Acompanhe-me, por favor, caro LF, nesta leitura:
- porque se esperou 4 anos para anunciar isto? Era este o momento correto? Não acha condenável a ação vir de um presidente cessante? Ignora que estamos a chegar a eleições?

- onde estava isto no mandato de Rui Costa? Onde estava isto nas AGs? Onde estava isto, para agora ser anunciado como um projeto da direção? Como projeto de campanha, nada contra. Como projeto da direção, não. Votei Rui Costa, consciente e informado do seu projeto. Considero que falhou em inúmeras promessas. Esta, nem existia. Rui Costa está na direção porque EU o mandatei para isso. Eu NÃO o mandatei para isto.

- O que Noronha critica é válido. Se o caro LF ainda não foi ao site do Benfica, onde estão os detalhes do “projeto”, sugiro que o faça. Ficará estupefacto com a falta de informação. Ficará espantado com a ausência do hotel e residências, nas páginas descritivas do programa. Ficará preocupado com a ausência do Museu, em todo o texto. É evidente, por demais, que a apresentação do projeto, como existe, é precipitada. Falta tudo.

- não deixa de ser uma boa ideia, na sua génese. Nem deixa de ser uma ideia antiga. Quantos aqui, neste blog e em n outros locais, pedimos melhorias na fachada, nos acessos, na zona comercial?

- a ideia é boa, o projeto é inexistente. A CML confirmou-o. Nuno Catarino, o CFO… da SAD (nota importante: que faz a SAD aqui?!! O projeto é do Clube!!) assumiu que não há financiadores, operadores.


Enfim. Tudo pode ser visto de n perspectivas. O LF critica quem criticou o criticável. O LF considera normal que o Benfica reaja em comunicado à opinião de um Benfiquista, como se não tivesse direito à mesma. O LF até acha normal que o Benfica critique Noronha Lopes, mas ignore Manteigas, Cristóvão e Mayer, que também foram críticos. O LF acha normal que o Benfica não reaja a anúncios de projetos alternativos, de novos estádios, por parte de outros pre candidatos.
Eu não acho. O Benfica é democrático. Tem de aceitar opiniões contrárias. Não pode agir contra um sócio que discorda - ainda mais quando o faz de forma desbalanceada, ad hominem.

Eleitoralismo. Puro.
A resposta “do Benfica”, inaceitável.

Não sei se voto Noronha.
Não voto Rui Costa. E, com isto, ainda mais tenho a certeza. Quero-o longe.