SAI MAIS UM LUÍS

Não gosto de ver facadas nas costas. Como diria Pinheiro de Azevedo, é uma coisa que me chateia, pá.
Tal como Luís Filipe Vieira na CMTV, também Luís Mendes (e há tantos luíses nesta terra...) se prestou a uma espécie de ajuste de contas no Record (do mesmo grupo), que não sendo directamente com Rui Costa, acaba inevitavelmente por atingir em cheio as ditas do dito.
Pobre Rui Costa. Não há quem não lhe atire pedras. E o pior é a sensação de que alguns dos que estão hoje com ele, também o farão assim que, por qualquer motivo, venham a sair dali.
Luís Mendes não deixará de ter razão em certas coisas que diz. Mas podia, e devia, guardar as razões para si. Isto se gosta do Benfica, ou se, como afirma, ainda é amigo de Rui Costa. Além de que, sendo uma escolha pessoal do presidente - que o foi buscar ao anonimato e o trouxe para as luzes desta outra ribalta (que não seduzem, nem fazem falta, como na canção de Sérgio Godinho) - lhe deveria, digo eu, um sentimento acrescido de lealdade. De fora, toda a gente o via como tal: o homem de confiança do presidente no meio do lago dos tubarões do passado. Afinal...
Começo a desconfiar que Rui, sendo Costa e podendo até ter condições para ser um bom presidente do Benfica (rodeado das pessoas certas), não tem costas que cheguem para encaixar tantos golpes. Nessa capacidade de encaixe, Vieira, habituado toda a vida a patinar em chão escorregadio, superava-o largamente.
Entre alguns que ainda estão dentro (vaidade), outros que saíram (rancor), e aqueles que querem entrar (inveja), ninguém parece preocupar-se muito com o clube. A não ser, talvez, o próprio presidente - dos poucos que não precisam daquilo para nada, e que cada vez mais se transforma numa espécie de general no seu labirinto - como no romance de Gabriel Garcia Márquez.
O conteúdo da entrevista não é por aí além. Mendes diz mal de Nuno Costa, diz mal de Jaime Antunes, diz mal de Fernando Tavares, diz mal de Fonseca Santos, diz mal de Rui Pedro Braz, diz mal de Rui Costa, e quando uma só pessoa diz mal de tanta gente com quem acabou de trabalhar, eu fico de pé atrás com ela. No meio, alguns apontamentos interessantes/preocupantes, como o elevadíssimo (descontrolado?) investimento nas modalidades - e eu gosto, e sigo todas as modalidades do Benfica, não prescindo delas, mas também acho que se devia ser mais moderado em algumas, com plantéis mais curtos e maior aposta na formação, por exemplo no Futsal que este ano nem sequer está nas provas europeias e está condenado a ficar em segundo, ou no Andebol que está condenado a ficar em terceiro, e continua a consumir imensos recursos, ou o Projecto Olímpico, que não sei quanto custa, mas tem um retorno muito duvidoso, etc -, e a ideia de que a gestão tem de ser profissionalizada, bem como quando fala dos direitos televisivos e dos riscos que o Benfica corre com uma decisão estúpida de um governo. Tudo, lá está, coisas que defendeu lá dentro (e bem), não tendo necessidade agora de as trazer cá para fora (e mal).
O Benfica, enfim, vai resistindo. Na sexta-feira, mais uma Assembleia Geral. Perdi a conta ao número de "reuniões" deste tipo, totalmente desadequadas aos tempos modernos, que são basicamente ajuntamentos de jovens lisboetas em fúria, com grande capacidade de mobilização, e dispostos a ficar lá até às 3.00 ou 4.00 da manhã a disparar tiros sobre a mesa, em assuntos que nem sequer fazem parte da ordem de trabalhos.
Já agora, a propósito, deixo aqui uma boa proposta para a revisão de estatutos: salvo situações absolutamente excepcionais (obrigando a um elevado número de assinaturas), apenas deverá haver uma AG por ano, e no defeso futebolístico. Isto, claro, obrigaria a alterar alguns outros artigos. Mas o pior é continuar a alimentar estes momentos, que o Benfica não tem condições de suportar mais tempo, e onde a noção de democracia parece ser cada um, ou cada grupo, querer impor aos outros a sua vontade com gritos e insultos - e aquela é a arena perfeita para esse circo e para o respectivo aproveitamento mediático. 

23 comentários:

Fernando Lopes disse...

Pobre SLB!!!
Cada vez mais chego a conclusao que Rui Costa, apesar das suas limitacoes, ainda e o mais fiavel e integro naquele covil em que esta rodeado por um bando de fdp.
Limpeza de alto a baixo precisa-se!!!

francisco disse...

Está visto o que eles querem é correr com Rui Costa para fora da presidência todos lhe batem irra que agora a equipa está a entrar nos eixos tem de haver sempre alguma coisa para a travar oxalá que não mas nunca se sabe com tanto ruído a sua volta.

Anónimo disse...

Realmente já é demais! Mas tem uma explicação.
Há uma campanha concertada com dezenas de anos contra o Benfica, que parte de vários locais conhecidos. O principal são os media que estão totalmente nas mãos dos dragartos. O Medo trama-os!!
Deixem de comprar jornais ou consumir TV.
Deixem de frequentar locais pornográficos, de expresso mau gosto.

Conselho de amigo ao Rui Costa. Não se mostre, não dê entrevistas, nem sequer à BTV, não dê confiança a cães raivosos!
Mantenha-se no seu canto a fazer o que deve fazer, a gerir o Benfica e a ignorar todo este ruído.

99.999% dos 60% de adeptos, 14 milhões, dentro e fora de portas, estão com ele! São infinitamente mais do que os inimigos.
Tudo Irá passar.

Anónimo disse...

Apesar dos erros cometidos por Rui Costa, também já começo a ter pena dele. Talvez o seu maior erro tenha sido o de não ter corrido logo de imediato com tudo e todos os que se ligavam a LFV.

LF disse...

Numa fase inicial precisava deles, pois havia assuntos que não dominava. Agora teria sido necessário ter sangue frio para fazer as mudanças que se exigiam, pelo bem do Benfica.

Carlos Évora disse...

Rui se sair é por incompetência, não por ser má pessoa. O Benfica é uma empresa enorme, tem que se ter esta Leça.

Anónimo disse...

Alguem que escolheu o timing para bater a porta, para não prestar contas, é simplesmente um verme cobarde, e agora aparecer na cs para desferir umas facadas pelas costas, esse sim, merece que lhe tirem o cartão de sócio e proibido de pôr os pés na Catedral.

Luis disse...

Eu também sou Luis mas não gosto de hipocrisia e falta de seriedade e costumo dizer nas costas dos outros vejo as minhas e,Rui Costa está a tirar o tirocinio
em ética e conhecimento das pessoas , considero Rui Costa uma pessoa honesta e integra que caiu no meio de lacraus , separar o trigo do joio e pode se candidatar que ganha de bandeira coloque gente profissional nos locais certos e siga em frente esse Mentes
deu um tiro no pé assim como Vieira
Os sócios não querem traidores.

Anónimo disse...

Este senhor se fosse benfiquista não dava aquela entrevista. Não parece boa gente, uma vez que da a entender que só ele é que o bom é todos os outros (colegas da direção) não prestam. Quando aparece assim um indivíduo, com estes argumentos e por muito magoado que esteja de alguém, deixa de ter credibilidade.

Anónimo disse...

Eu estou muito contente por ver esta gente fora do Benfica é mais um que queria mamar mais mas não teve estofo é um pelintra que queria sêr o astro incontornavél e foi-sse falta-lhe carismo e paciência espalhou-se e ainda bem é mais um cavalo de troya que se desmascarou.
VIVA O BENFICA

joão carlos disse...

a conversa é sempre a mesma quando os que estavam com o vale e se iam demitindo e depois alertavam para os erros que se cometiam a conversa era a mesma se tivessem amor ao clube estavam era calados.
pois se calhar se não tivessem falado o vale não tinha sido corrido.

o ditado é muito antigo diz me com quem andas te direi quem és e o rui andou com estes e isso não abona em favor do rui mas nem isso querem ver.

mas infelizmente daqui a uns tempos tal como no caso do roger depois vem muita gente fazer um ato de contrição que afinal não tinham visto o óbvio só que temo que nessa altura já seja tarde de mais.

Jorge Leitão disse...

Vocês convivem mal com a democracia, a transparência e a competência.
Têm a mínima noção de como as contas do clube estão? Têm noção de que não havia dinheiro para pagar salários ao fim do mês, ou seja, de que a tesouraria estava cheia de pó?
E tem o topete de defender Rui Costa, um incompetente de todo o tamanho?
Quantos de vocês votaram sucessivamente em Vieira e Costa? Não têm vergonha? É óbvio que não!

Anónimo disse...

Por um lado queres um clube onde o negocio nao se deixe de fazer porque o clube e uma empresa e ha dinheiro que nao se recusa.
Por outro queres um clube gerido como se estivessemos na Coreia do Norte nos anos 60, em que ninguem pode sugerir, exigir ou criticar!!!
O Benfica nao e teu e do Rui Costa, e se Deus quiser um dia voltara a ser de todos que amam o clube!!!

LF disse...

Quem é que disse que não há dinheiro para salários? Não li, nem ouvi, qualquer notícia sobre isso. O Benfica tem dívidas para pagar, mas tem formas de o fazer. Continua com capitais próprios positivos, ao contrário do que já aconteceu e acontece com outros clubes.
Quanto ao Rui Costa ser incompetente, quem será o competente? O Benitez? O Manteigas? O Barbas?
É como o Chega, quando diz que os políticos são corruptos. E eles? No poder não o seriam? Que são contra a corrupção. E os outros, são a favor?
Vivemos num tempo da pós verdade. O que interessa é fazer barulho. Os factos que se lixem.
Quando se muda de rumo tem de se saber para onde se vai.
O Rui Costa, foi um grande jogador, continua a ser um grande benfiquista, e é uma pessoa honesta e inteligente. Precisa de se rodear melhor e varrer algum lixo da casa. Tem cometido erros, e espero que aprenda com eles. Não será o melhor presidente da história do Benfica, mas é a melhor (única?) alternativa para este momento.
Votei em Vieira e em Rui Costa. Votei SEMPRE contra Vale. Acho que estive do lado certo da história. Só o último mandato de Vieira me poderia causar algum arrependimento. Mas agora é fácil falar. Na altura, até o primeiro-ministro de então fez parte da comissão de honra, onde eu estava também.
Acho que Vieira fez uma obra notável no clube. Na parte final, quando acossado pela justiça, começou a pensar mais em si próprio. Mas a obra está lá (estádio, Seixal, museu, títulos, modalidades, desporto feminino, tv, receitas, número de sócios, casas, patrocínios etc, etc). Lembro-me bem do que era, e como estava, o Benfica antes dele (nem sequer ia às competições europeias, nem sequer era candidato ao título).
Vergonha deviam ter aqueles que, dizendo-se benfiquistas, andam a dar tiros no próprio clube, criando um clima irrespirável que necessariamente passa para as equipas. As eleições são daqui a um ano, e esse é o momento próprio para falar de Rui Costa, de candidatos e de presidentes. Agora? É uma atitude de total irresponsabilidade, só desculpada pela idade imatura de alguns desses incendiários.

Anónimo disse...

Não passas de um lacrau mentiroso! Não havia dinheiro ao fim do mês para pagar salários? Sabes ler os relatórios? Não sabes. Não passas de um vendido se não fores um infiltrado. É a minha convicção.

O PAI NATAL DA FINLÂNDIA disse...

O LAG “cara de cerdo” Ricciardi mente quando diz que ofereceram os mesmos favores ao SLB para diminuição da dívida bancária. O SLB pagava juros, por isso de certeza que não lhes convinha oferecer as mesmas benesses dos LAGS, porque estes não pagavam juros.
Também ofereceram as mesmas benesses aos aliados do norte? Também estavam muito mal e a pagar juros.
Houve tratamento beneficial aos LAG E DE QUE MANEIRA. Fazem parte da mesma comandita.

Estes criminosos pensam que não temos memória e não temos os valores guardados. A situação financeira do SLB não era comparável à dos LAGS.
O SLB não pertence à mesma “bloodline”, as dívidas bancárias foram liquidadas antecipadamente porque o SLB, ao contrário dos LAGs, estava obrigado a pagar juros o que não acontecia com os LAGs que nunca pagaram juros.

Ao contrário da propaganda, a poupança foi muito superior aos 100M anunciados pela corrupta CS. As contas são fáceis de fazer. Com juros a 4%.

1.04X 10^10 anos = 1.48 X 135M = 200 milhões.
Se colocarmos 15 anos, 1.04 X 10^15 = 1.80 X 135M= 243 Milhões.

Não foram 100M oferecidos, foram 243 milhões em 15 anos pois nunca pagaram juros, o que revela bem a proporção do escândalo.
Leiam o “atirar areia para os olhos” que foram as 4 alegadas “reestruturações financeiras” tornadas públicas, mas nunca respeitadas.

“NÓS SABEMOS QUE ELES MENTEM, ELES SABEM QUE MENTEM, ELES SABEM QUE NÓS SABEMOS QUE ELES MENTEM, NÓS SABEMOS QUE ELES SABEM QUE NÓS SABEMOS QUE ELES MENTEM, MAS ELES CONTINUAM A MENTIR” Aleksandr Solzhenitsyn.

Diz o corrupto que o SLB está numa situação financeira complicada, porque diz ele terá de pagar mais de 100 M€ no prazo de um ano...
Refere-se o imbecil à diferença entre Passivo e o Activo de curto prazo. É verdade, mas é mentira, porque as coisas não são assim. Adepto do “Paltering”, como todos os criminosos, ele não sabe o que está dentro dessas rubricas. Por exemplo, podem estar valores elevados respeitantes a outras empresas do grupo o que é comum no SLB.
Não sabe contabilidade, subiu na vida devido aos contactos E CUNHAS familiares (“bloodlines”), como todos os outros falsos judeus Edomitas.

Como os demónios “Canaanitas”, eles diminuem o SLB com mentiras, com propaganda e com corrupção, seguindo a mesma narrativa dos esbirros da mesma laia na CS.
Já os conhecemos, isto já vem de longe, tem milhares de anos, está-lhes no sangue.

PS. A quantidade de LAGs infiltrados no blogue é impressionante.

LF disse...

Todos podem sugerir ou criticar. Mas a escolha de um novo presidente (ou do mesmo, conforme as preferências) é em outubro de 2025. Passar um ano inteiro a discutir se o Rui Costa é competente ou não, com cada um a gritar para seu lado, não serve para nada senão para alimentar a comunicação social e a risota dos rivais.
Os verdadeiros benfiquistas, que querem ajudar o clube a ganhar, devem é apoiar a equipa. A seu tempo votarão a favor ou contra Rui Costa ou seja quem for.
Quando eu comecei a gostar de futebol e do Benfica, nem sabia ou queria saber qual era o presidente. Isto hoje é uma verdadeira loucura. Uma atitude completamente suicidária, que só traz instabilidade e ruído. O Benfica é nosso, mas não é de cada um de nós. É de todos: dos que vão gritar insultos nas AG, dos que comem uma bifana na Casa do Benfica do Luxemburgo, dos que gastam dezenas de euros em deslocações para ir ver um jogo. De todos.
E é preciso haver respeito de uns pelos outros. E, sobretudo, de todos pelo próprio clube - que não aguenta, nem vai aguentar, um ano inteiro disto.

LF disse...

Pois eu estive contra Vale, a favor de Vieira, a favor de Rui Costa, e também achei que se devia dar mais uma oportunidade a Roger Schmidt. Não me arrependo de nada, e se voltasse atrás, com os dados que havia, voltaria a tomar exactamente as mesmas opções.

Anónimo disse...

Mas o Rui Costa é competente no que ? Em mentir? Quantas mais mentiras queres , que entram pelos olhos a dentro. Se tu ainda por cima dizes que não te arrependes de todas as decisões. É por pessoas como tu que este clube está há 30 anos a ganhar 8 títulos é tudo normal.
Portanto para ti só o Rui Costa pode fazer um bom trabalho, mesmo que ande a mentir mesmo que não vá contra o sistema . Epa infelizmente o meu Benfica nunca irá ser grande por pensarem pequeno. Que competências tem ele ?

LF disse...

Qual a mentira do Rui Costa?
Nesses 30 anos devem estar parte dos 15 antes de Vieira. Nesses 15 o Benfica ganhou ...2 campeonatos.
Vieira recuperou o clube. E depois, com Rui Costa enquanto diretor desportivo/presidente, o Benfica venceu 7 em 15.
Se não se lembram disso, paciência. Eu lembro-me, assim como me lembro de, no final do século passado, me passar pela cabeça que o Benfica, com o rumo que levava, se pudesse tornar num Belenenses, e nunca mais ganhar nada. Na altura era isso que estava em causa. Portanto, se querem saber o que são crises à séria, é irem revisitar a história desse período.

Elsa disse...

Caro LF,

Não é preciso haver notícias, está no relatório de contas.

O Benfica recorreu à banca - 2 empréstimos de 15M. Isso aconteceu por não haver tesouraria, ou seja, não havia dinheiro para despesa corrente ondecse incluem salários.

As contas são más e o ano que vem avizinha-se difícil também mesmo com os valores que vão entrar de vendas. O nível de custos actual é incomportável, e, ou isto leva uma volta ou vamos penar.

Anónimo disse...

Eu depois de ontem acabava com as assembleias. Onde já se viu? Fazia-as abertas só a meia dúzia de bloguers afectos á direção!!! O tempo de merdas que destruíram o clube está a chegar ao fim!!! Mais um ano e são todos corridos!!! Isto se o MP não chegar antes!

LF disse...

O problema é que não vão meia duzia de bloggers afectos à direcção. Vão umas centenas de jovens da grande Lisboa, que não sabem nada da vida (e como tal acham que sabem tudo), e não representam minimamente o sentimento dos restantes 300 mil sócios espalhados pelo país e pelo mundo, que se lembram bem o que era o Benfica em 2002.