A LIGUINHA DO PROENÇA

Pedro Proença foi um excelente árbitro-UEFA/FIFA. Ou seja, cumpria todos os requisitos para uma bem sucedida carreira internacional: 1) apresentar-se em boa forma física, 2) falar bem inglês, 3) manipular resultados sem dar muito nas vistas.
Por essa via sinuosa chegou ao dirigismo, onde tem mostrado, de novo, a sua total incompetência em termos de substância. Na forma, continua a falar bem, a dar abraços a toda a gente, e a fingir que sabe o que diz.
Ora, segundo ele, nenhum clube vale mais do que a sua liguinha pindérica. Vale sim, camarada! E não só o Benfica vale mais do que a liga portuguesa, como o Sporting, o FC Porto, e até talvez o Braga e o Guimarães. O país tem excelentes jogadores, tem excelentes treinadores, tem clubes que fazem milagres na Europa. Qual é o maior problema? O que é que puxa o futebol português para baixo? A fraca arbitragem (onde estava Proença), e a miserável liga (onde está Proença), que procura nivelar tudo por baixo e colocar grandes clubes ao nível de sad's fantasma, sem identidade, sem história, sem massa crítica, com capital sabe Deus de onde, com propósitos sabe Deus quais, e que intoxicam o campeonato nacional até se tornar totalmente irrelevante à escala internacional.
Um idiota qualquer lembrou-se de legislar sobre a centralização dos direitos televisivos. E agora estamos nisto, a menos que alguém de bom senso intervenha - necessariamente a nível político - para, ou revogar essa legislação, ou fazê-la acompanhar por uma redução drástica do número de clubes capaz de, em sentido oposto, nivelar por cima, congregar patrocinadores, aumentar o número de jogos interessantes (sejamos honestos: quem vê, e a quem interessa, um Casa Pia-Moreirense?), e não penalizar os verdadeiros clubes portugueses - aqueles que competem nas provas internacionais, que formam e vendem grandes jogadores, que suscitam a atenção de 99,9% dos adeptos, e que não têm nada que partilhar o dinheiro que geram com investidores abutres que dominam o desfile fúnebre que é o campeonato português. A solidariedade deve existir para com pessoas. Não para com entidades pseudo-desportivas.
Acredito que a Liga podia até valer bastante se alterasse os seus quadros competitivos, promovesse uma primeira divisão adequada à dimensão social, cultural, económica e demográfica do país, com oito clubes a quatro voltas (multiplicando os "Clássicos"), e atirasse para os escalões secundários todo o lixo que a conspurca. Aí sim, talvez tivéssemos um campeonato interessante, vendável para outros países, e clubes competitivos a todos os níveis.
Acontece que os perus não votam a favor do Natal. E Proença é, naturalmente, o chefe da capoeira.
Deste modo, o Benfica (mas também Sporting, Porto, Braga e Guimarães), devem manter-se totalmente à margem deste caminho, que será o caminho da ruína. E se necessário, com mais um ou outro, numa posição de força, criarem a sua própria Super-Liga, deixando Proença a contar as moedas dos Casas Pias-Moreirenses, e dos Avs's-Aroucas.

5 comentários:

Carlos Évora disse...

Aí está. Tudo dito, excelente post. 👏👏👏

O PAI NATAL DA FINLÂNDIA disse...

A GUERRA DOS 40 ANOS. (20). PROENÇA.
EX-ÁRBITRO LAG, CONSTRÓI CARREIRA FAVORECENDO DRAGS.
NUNCA MARCOU UM PENALTY CONTRA OS PATRÕES.
RECORDE MUNDIAL. INÉDITO NO MUNDO DO FUTEBOL!!!

A roubar o SLB, premiado pela Máfia, faz carreira na arbitragem.
Colocado na presidência da Liga, plantado na UEFA para o preparar para substituir o gajo das facturas, um cínico criminoso que eliminou de TODOS os cargos do futebol tudo o que era adepto SLB. NÃO HÁ UM ÚNICO, o que prova a CRIMINALIDADE ORGANIZADA através da corrupção e tráfico de influências generalizado. SÃO TODOS CRIMINOSOS.

O LAG PROENÇA também APANHADO NAS ESCUTAS DO AD (ndiciado por corrupção)!!!
Proença Fotografado:
"Fui com a namorada às compras no Dolce Vita. O FCP-Feirense estava acabar e fomos embora. Vejo sair do estacionamento um BMW com Proença no banco da frente. Estranhei pois ele não vive no Porto e até comentei que seria engraçado se fosse nomeado para o jogo seguinte (SLB-FCP). Hoje soube que tinha sido ele o escolhido. Fiquei sem pinga de sangue".
Leiam:

“Houve um pobre desgraçado que fotografou Proença a sair do Dragão, antes do SLB-FCP. Enviou as fotos para o jornal, para conseguir um furo. O furo acabou por ser na boca do pobre que acabou no hospital, com a família ameaçada caso não destruísse as fotos... Percebe-se a violência... Não era só o título roubado ao SLB, era também uma final da Champions que estava em jogo.”

Como já tinha mencionado, o Proença não dá abraços grátis.
Não é história nem é treta.
O interveniente (fotógrafo) prefere não ser identificado, até pelas ameaças à família.

As autoridades nada fizeram mesmo após apresentação da queixa.
O jornal é um desportivo (Bola?), que supostamente não estaria sob alçada corrupta mas que parece padecer da mesma "doença" (falta de coluna) que tolda o raciocínio até a alguns magistrados.”

LAG B.C. escolheu o LAG PP para a LIGA com a conivência da Máfia.
«Eu, da África do Sul disse que era o Proença. Ganhou o Proença... e vocês não reconhecem um car@lho», para 15 jornalistas.

Rui Alves: «Paulo P. Cristóvão não viajou com a equipa SCP. Viajou ao lado de PP todo o voo. A crítica provou que PP prejudicou o Nacional. É norma P.P. Cristóvão viajar com o árbitros?».


PP Corrupto!
2002. Inqualificável Boavista-SLB, 2 penáltis escamoteados
2003 Penálti, simulação grosseira de Silva (SCP) SLB-SCP.
2003 Polémica PP. Derrota SLB no Bessa por 1-0. Saída de Toni do SLB.
2003. PP. Final Supertaça; «É o que a gente tinha combinado» P.C.
2004. Polémica PP. SLB-SCP 1-3 na Luz.
2005. 27.11. SLB 0-0 na Luz com Belém. Polémica PP, 2 penaltis não marcados (29m e 78m).

2005 Junho. SLB campeão última jornada. Penafiel. Das piores arbitragens, 4 penáltis roubados ao SLB;
2006 SLB-Belém 0-0, penalidade evidente sobre Nuno Assis
2009. 08.02. SLB-FCP. Vitória de SLB vai para o comando. Yebda marca. PP assinala falta de Yebda sobre Lizandro. “Decisão do árbitro empata clássico. Yebda castigado por falta que não cometeu. Proença inventa penálti.» Record.
“Oito anos a apitar SLB: 21 pontos rapinados. Proença decisivo». “O Benfica”
2010 SLB-SCB, Rodriguez faz pênalti não assinalado
2011 2ª jornada. 2 penáltis roubados com Marítimo
2012 Penálti em Braga, a Emerson, Proença protagonista pelas piores razões.
2012. 02.03. SLB-FCP 2-3. PP prejudica SLB, FCP isola-se com + 3 pontos.
2013. 27.09. Quintero atira-se para cima de Luís Rocha... Proença marca penalidade. FCP 1-0.
Desde 2002, 8 jogos decisivos, PP escamoteou 10 penaties a SLB, alguns de forma grosseira.

NUNCA MAS NUNCA se equivocou a FAVOR do SLB.
NUNCA MAS NUNCA se equivocou a PREJUDICAR o FCP. NUNCA MARCOU penalty contra FCP.
Proença: FCP c/ 78,6% dos pontos; SLB 39,4%; SCB 38,5%; SCP 43,6%.

75% jogos FCP foram a SLB, SCP e SCB. Beneficiou FCP prejudicou os outros.
FCP tem mais do dobro das decisões favoráveis (Penaltis e Expulsões) que SLB.
FCP com mais 19% pontos. O SLB perde 8% de pontos por influência de Proença.
O SLB com Proença tem –36% pontos em relação a outros árbitros.


Sócio Nº 9583 disse...

Excelente.
Palavra à direção do SLB, seja ela quem for.

joão carlos disse...

tudo muito certo sem opor nada.
agora apenas uma pergunta, para queijinho, e quem é que o atual presidente vai apoiar para a presidência da fpf.

Mark Trencher disse...

Excelente post. Lapidar.