E A VERDADE É ESTA:

 Campeões que saíram:


Contratações desde Janeiro de 2023:

De 32 jogadores campeões em Maio passado, já só estão no plantel encarnado 12. Saíram 20. Entraram outros 12.
Dos 134 milhões gastos (sem contar salários e outras taxas que desconheço), apenas 39 (Trubin, Kokçu e Di Maria) se reflectem no onze titular. E mesmo o turco...enfim, não tem nada a ver com Enzo Fernandez e, pelo que mostrou até agora (já lá vão vários meses) nem acho que faça muito mais do que um Chiquinho qualquer. Isto para além dos efeitos, num balneário campeão, da troca de mais de uma dezena dos seus elementos por outros, generalizadamente com salários bem mais altos.
O Sporting gastou, no total, 48 milhões - 18 em Hjulmand, 21 em Gyokeres e 9 em Fresnada. Apenas o último foi desperdício. Manteve a matriz do plantel e reforçou-se cirurgicamente.
Com tudo isto, o Sporting apresenta hoje uma equipa coesa e equilibrada entre todos os sectores. Vai ganhando jogos e confiança. Já o Benfica tem passado meses a procurar, sem sucesso, disfarçar a falta de um lateral-esquerdo e de um ponta-de-lança, o que necessariamente traz instabilidade táctica, múltiplos desequilíbrios e défices de confiança.
Se foi Schmidt quem indicou as contratações (e já agora algumas das dispensas, excepto naturalmente Grimaldo, Enzo e Ramos), a culpa é toda dele, e no fim da época a sua continuidade terá de ser ponderada.
Se não foi, então alguém que assuma os erros com coragem, e arrepie caminho. O presidente? O scouting? O Braz? Não sei.
Não quero crucificar ninguém, nem envio recados. E até acho que globalmente a direcção do Benfica está a fazer um bom trabalho. Ou pelo menos a tentar. Honestamente não sei quem tomou ou pressionou algumas destas opções (Jurasek e Arthur Cabral são os casos mais gritantes). O que é certo é que as coisas não estão bem e poderiam estar - com tanto dinheiro consumido direi mesmo que deveriam estar.
E agora?
Resta esperar por milagres, e pela inspiração das individualidades (Di Maria ou Rafa, ambos, também eles, com saídas anunciadas para Junho). Algumas vezes dará para resolver alguns jogos. Se tal acontecer nos jogos certos, talvez ainda se tire alguma coisa desta temporada. Mas esperar um Benfica coeso, equilibrado e dominador, talvez só em 2024-25 - se não se voltarem a cometer os mesmos erros.

2 comentários:

joão carlos disse...

gosto tanto destes exercícios de comparação quando as coisas correm bem aos outros pena que não o façam quando lhes corre mal e contrata aos montes da tralha nacional por quem muitos andavam a salivar para contratarmos.
mas a galinha do vizinho é sempre mais gorda que a minha.

as contratações correram mal, independentemente de quem é a culpa, somada a decisões de manter um plantel desequilibrado como ter apenas um lateral direito, mais uma vez independentemente de quem foi a decisão.

mas a principal até foi a decisão de deixar de jogar com um trinco, que continua no plantel, passando a jogar com dois medios, sejam eles quais sejam, todos bons com a bola mas nenhum deles capaz de a recuperar depois acontece esta coisa extraordinária de esses medios não a terem para serem bons com ela.

Anónimo disse...

O Ruizinho continua o legado do Papá!!! Tão bom ver os apoiantes de ontem transformados em apoiantes de hoje!!! O resultado de ontem no Dragão é vosso!!! Parabéns