KOKÇU E O MERCADO

Do pouco que vi do médio turco no Feyenoord, gostei. Parece um jogador dinâmico, intenso e criativo. Um médio moderno que tanto pode ser o substituto de Enzo Fernandez, como uma alternativa a Rafa - numa posição mais subida no terreno. E até marca bem livres (lacuna que Grimaldo deixa no plantel).
O preço não me parece nada mau. Julgo ter sido considerado o melhor jogador da Eredivisie, liga que acaba de suplantar a nossa no ranking da UEFA. Foi a estrela da equipa campeã. É jovem. Dentro de dois ou três anos, pode até representar uma importante mais-valia financeira (depois de, em campo, espero, contribuir com títulos).
O único problema é que esta contratação pode vir a tapar a progressão de João Neves. E devo dizer também que, para mim, com Florentino, Aursnes, João Neves e Chiquinho, o meio campo até estaria razoavelmente bem preenchido, necessitando talvez apenas de um gorila (Al Musrati?) - coisa que o turco manifestamente não é. Mas Roger Schmidt é que o escolheu, é que o pediu, é que sabe como quer jogar e quanto valem os que lá tem. Foi campeão na sua primeira época em Portugal, e dou-lhe o crédito que isso lhe confere.
Quanto a outras contratações, parece-me evidente a necessidade urgente de um lateral-esquerdo (Kerkez? Lodi? Alba? Lelo?), de um guarda-redes suplente (Bento? Andrew? Luiz Junior? Arruabarrena?) e, caso Gonçalo Ramos venha a sair (como temo), também de um ponta-de-lança (Gimenez? Castellanos? Osmajic? neste último caso não dispensando uma primeira opção). De resto, com os que estão, com os possíveis regressos de Tomás Araújo, João Victor, Paulo Bernardo, Tiago Gouveia e Henrique Araújo, e com a eventual manutenção de Guedes, creio que se pode construir um plantel para vencer tudo no país, e voltar a chegar longe na Europa.
A haver outras contratações, só peço que se olhe também para a dimensão atlética. Tem sido um dos factores de afirmação do FC Porto nos confrontos directos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite Luís,

Acho que o Benfica deveria contratar o Castellanos e o kerkez.
Parecem-me bons jogadores pelo pouco que vi


Benfiquista a sério

joão carlos disse...

muito gosta esta malta do el merdati, jogador tão bom mas mesmo tão bom que ninguém lhe pega.

e sim acho que precisamos de uma alternativa ao florentino e sim com outra capacidade técnica, agora que seja jogador de futebol e não um cortador de relva jogador da bola.

Anónimo disse...

Luis,

eu sou apostador na mls e já conhecia este castellanos à 2, 3 anos e apostava sempre no new york city sempre que ele jogava porque, apesar de não o ver jogar, via que marcava quase sempre que jogava, por isso, acho que ele é um matador e que nos poderia ajudar.
ainda sobre a mls, há um jogador no newcastle de seu nome almiron que jogava no atlanta united e que marcava lá tb muitos golos e agora ve-se que tb marca muito no newcastle.
tenho pena é que o scouting do Benfica não consiga identificar estes jogadores num primeiro mercado que é mais acessivel financeiramente e só os descobre quando já estão em mercados mais caros onde toda a gente os conhece.
eu, um mero e pequeno apostador, através dessas apostas conheço primeiro os jogadores que o scouting profissional e muito bem pago só os descobre em segundos mercados onde os jogadores já estão mais caros.

benfiquista a serio

LF disse...

De Castellanos só vi, por acaso, o jogo em que fez um poker ao Real Madrid.
Terá sido o melhor da sua carreira. Fiquei, obviamente, com o nome na cabeça.

Só tenho dúvidas sobre a sua regularidade, uma vez que nunca tinha ouvido falar, nem antes, nem depois dessa partida. Algo que também estranhei.

LF disse...

Al Musrati tem um problema: pela sua religião, cumpre rigorosamente o ramadão, o que necessariamente tem implicações no seu rendimento, pelo menos nesse período.

Tirando isso, parece-me jogador para voos mais altos. Junta força e capacidade de passe.
O FCP tinha Uribe. O Sporting tinha Ugarte. Felizmente vão sair ambos. Mas tenho a certeza de que irão procurar sucedâneos.
Nós não temos ninguém assim naquele meio-campo.
Contra os Aroucas ou Estoris não é preciso. Nos duelos físicos com o FC Porto nota-se claramente essa lacuna.

joão carlos disse...

como disse precisamos de outro jogador para o meio campo e com outra capacidade física diferente do que temos mas até parece que só existe o al merdati no mundo, isto para não falar no sobrevalorizado que são todos naquele clube em relação à qualidade que tem.

pois mas pelos vistos ninguém o quer para outros voos.