O GRIMALDO QUE VAI

Devo respeito a um jogador que fez mais de 300 jogos com a camisola do Benfica, mais de 50 na Champions League, e vai a caminho do quarto Campeonato, depois de ter também conquistado uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças, sendo quase sempre titular.
Dito isto, e depois de fazer a minha vénia, digo também que Grimaldo nunca foi dos meus jogadores preferidos. Quer dentro, quer fora do campo.
Dentro, porque entendo que a primeira missão dum lateral é defender, e o espanhol não é um grande defensor. Esta época está a ser a sua melhor nesse aspecto, e o final de contrato talvez tenha a ver com isso. Mas o balanço tem de ser feito globalmente. Desde 2016, foi quase sempre um lateral suave nos duelos, muitas vezes desposicionado, sendo que a sua morfologia física também não ajuda. A atacar, sim, é bastante bom. Tem a mais-valia dos livres. Cruza bem. E foi isso a valer-lhe a confiança dos vários treinadores que o orientaram no Benfica: Rui Vitória, Bruno Lage, Nélson Veríssimo, Jorge Jesus e Roger Schmidt.
Fora do campo porque me pareceu sempre alguém sem grande carisma, e o episódio de Paços de Ferreira permanece vivo na minha memória. No final da temporada passada, fosse eu a fazer a lista de dispensas, e o espanhol tinha ido à sua vida como foram tantos outros. Ficou, fez uma grande época, ainda bem para ele e para o Benfica. Recusou renovar, pedindo mundos e fundos. Agora não me obriguem a ficar com saudades. 
Faltam dois jogos para terminar o campeonato, e era o que faltava o Benfica ser prejudicado e não o utilizar, tendo contrato com ele até ao próximo mês. Espero profissionalismo (há de querer ganhar os prémios do título), e depois, adeus. Ficarão os números, o respeito, mas não propriamente a admiração.
PS: Não conheço Kerkez a não ser de nome e fotografias. Mas tenho receio que um lateral de 19 anos, franzino, não venha a ser a solução para um Benfica que gostaria de ver mais forte, tacticamente mais rigoroso e mais musculado - ou seja, para poder ganhar ao FC Porto.

3 comentários:

francisco disse...

Luis mais palavras para que! disseste tudo nao podia estar mais de acordo.

L. disse...

O jerkez não é franzino, tem 1,80m e pode ainda ganhar músculo. Só tem 19 anos. Mas também por isso devia haver um "Gilberto" como alternativa.

joão carlos disse...

este ano a grande diferença é a maneira como a equipa defende que disfarça e muito as debilidades dele a defender, alias bastou ver que quando a equipa começou a ter dificuldades em manter a habitual forma de defender os erros dele começaram a aparecer coisa que não se tinham visto esta época e isso é que foi a grande mudança mesmo que ele este ano esteja mais motivado para fazer um contrato.

o problema é que o kerkez nunca será solução para o próximo ano, no mínimo, como o grimaldo não foi e o mihailo que até poderia ser o jogador ideal para a transição não conta nem para jogar contra equipa da terceira divisão.

ela a ser afastado ou era no inicio da época ou não era agora que não faz sentido nenhum.