LINDO!

Para quem não esteja familiarizado com o Andebol, esta Liga Europeia foi simplesmente a conquista mais relevante de toda a história da modalidade em Portugal.
Constitui também, juntamente com a UEFA Futsal Cup de 2010 e as Ligas Europeias de Hóquei em Patins de 2013 e 2016, o quarteto de momentos mais marcantes de sempre do ecletismo benfiquista.
Imaginem uma espécie de Conference League de Futebol, mas sem clubes dos países mais cotados do ranking (Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha) - essa era a antiga Taça Challenge, que Sporting e ABC venceram, e em que o Benfica também disputou duas finais (o Sp.Horta e o Madeira SAD também chegaram a finais).
Esta Liga Europeia (ex EHF Cup) não tem nada a ver. Aqui trata-se de uma verdadeira Liga Europa, e o Benfica ganhou na final ao líder destacado da Bundesliga – tão somente a melhor liga do mundo. Digamos que uma espécie de Manchester City do Futebol.
Tive o privilégio de estar lá (aliás, das quatro competições referidas só falhei a final de 2013…no Dragão), e voltei de alma cheia.
Foi uma partida notável, com emoções fortíssimas. A três segundos do fim do tempo regulamentar o Benfica perdia, e já poucos acreditavam no milagre. O golo aconteceu, mas foi preciso esperar pela confirmação do VAR sobre se tinha sido antes ou depois do soar da buzina. No prolongamento os encarnados voltaram a estar em desvantagem. Mas tudo acabou em glória, com um ambiente de loucura total.
Quem diria que seria o Andebol, que tantos anos andou abaixo do nível das restantes modalidades, a alcançar este feito?
A equipa está de parabéns, e os benfiquistas devem estar orgulhosos.
Aconteça o que acontecer daqui em diante, a temporada das modalidades está salva, está mais que salva.
Fica, abaixo, o quadro de vencedores das duas principais competições do Andebol europeu.

Segue-se um quadro com o percurso do SLB nesta EHF European League:

Deixo, por fim, toda a história do Andebol do Benfica nas competições europeias:


6 comentários:

Anónimo disse...

Caro LF,

curioso é notar que as grandes conquistas das modalidades do SLB são "lá fora"...porque cá por casa é ser roubado à descarada e à grande e francesa!!
Vamos esperar pelas finais de basquete, hóquei e futsal.
Vai uma aposta?!?!

#UmSLBnaInvicta

O GLORIOSO BENFICA disse...

Grande Momento fantástico, também estive lá na maior vitoria do Andebol em Portugal, que claro como foi o Benfica é quase despercebida na nojenta e currupta Comunicação social.
Já agora Luis vê que como no clube é mais facil ganhar e ter boas prestaç~es europeias que aqui ganhar uma simples taça de qualquer modalidade (volei á parte pois temos um homem a treinador incrivel que a brincar ganha tudo). Aqui ganhamos a EHF a Liga Europa do Andebol ganhando ao futuro Campeão Alemão, no campeonato 3º, no hoquei a mesma coisa ganhmos no fundo a Liga Europeia com as 8 melhores equipas do Mundo, com arbitragens internacionais, no campeonato pelo que se viu ontem dificilmente passaremos daqui, no futsal quase a eliminar o Barcelona que depois brincou com a Lagartada na final, aqui vejam como são os jogos com eles e não falando do futebol e o que fizemos na Champions em relaçºao ao nojento campeonato que temos.
Isto sim é para reflectir sobre o realmente o desporto em Portugal nos merece. A reflecção deve ser mesmo seria e objectiva

joão carlos disse...

excelente conquista que é um enorme feito para a modalidade.
que foi conquistada muito à imagem do que tinha sido a nossa conquista na taça latina.

já agora o andebol, historicamente, foi sempre uma modalidade que andou sempre abaixo das outras modalidade do clube e não apenas nos últimos anos.

Anónimo disse...

mario Gotze para quê?

é mais um joao mario? é mais um verthogen?

já chega de comprar velhos com ordenados milionarios e ficar em 3.º lugar.

apostem na rapaziada do seixal e comprem apenas certezas mas com idades inferiores a 25 anos. isso é que é boa gestão.

mario gotze: 30 anos, com doença cronica, ganha 3 ou 4 milhões/ano, retorno financeiro: 0.

foda... querem mais joaos marios? mais pizzis? mais verthogens? etc, etc

não percebo nem comprrendo esta contratação


estou farto de velhos acomodados e de velhos ultrapassados.

benfiquista a serio

Anónimo disse...

o SHMIDT se quer trazer alguém do PSV, que traga o SANGARE OU O GAPKO a bom preço.
velhos e com doenças cronicas como o gotze, NÃO.

o BENFICA já tem muito entulho velho e muito caro, não precisa de mais

benfiquista a serio


joão carlos disse...

curioso é que o otamendi nem é caro, nem velho, nem entulho.
já o horta que pelos vistos é a quinta maravilha, tem menos de vinte cinco anos e vai ser rentabilizado mesmo que custe quatro vezes mais do que outros.