FESTAS? SÓ ME INTERESSAM AS MINHAS

Todos sabemos que a história do futebol está repleta de pequenos episódios, a que alguns adeptos atribuem grande relevância, que fazem as delícias da imprensa, mas que não dão nem tiram troféus, ou mesmo prestígio, aos museus de cada clube.
Lembro-me perfeitamente de 2011. O FC Porto comemorou um título em pleno relvado da Luz. A forma como lidei com o assunto é a mesma que utilizarei agora, caso o Benfica não ganhe o jogo de sábado: saí ligeiramente antes do apito final, meti-me no carro e fui para casa. Não liguei rádios nem televisões. Não vi regas, nem apagões. Só mais tarde soube o que se tinha passado - primeiro até achei piada, depois percebi que tinha sido um erro, esperando que não se repita. 
Então a distância pontual já era grande, o incómodo foi relativo, e exactamente igual ao de qualquer outra derrota com o FC Porto. Nada comparável, por exemplo, com o drama do minuto 92 de Kelvin - esse sim, ainda hoje difícil de engolir (e porventura a derrota mais amarga de toda a minha vida). Nem mesmo com o do pontapé fortuito do Herrera. Ou a eliminação em casa da Taça de Portugal por 1-3, depois de ter ganho 2-0 no Dragão igualmente em 2011.

Em 2022 a situação é completamente diferente. O FC Porto pode de facto ganhar o campeonato nesta jornada, mas o Benfica não o vai perder agora. Infelizmente, já o perdeu há muito tempo, e essa é uma luta que neste momento já não nos diz respeito. Quero obviamente ganhar o jogo pelo jogo, e se não puder ganhá-lo, prefiro empatar do que perder. É sempre assim, e ainda mais num "Clássico". O efeito que isso tem na classificação dos dois primeiros lugares é algo que pouco interessa aos benfiquistas. 
Não quero saber onde, ou se, o FC Porto vai festejar este campeonato. Se não for o FC Porto a fazê-lo será o Sporting, o que para mim é igual. Se não for nesta jornada, é na próxima, o que, como diria Orwell, ainda é mais igual. O Benfica até pode ganhar por 5-0 e o FC Porto acabar por garantir o título nessa mesma noite (e comprava já essa hipótese...). 
Não sendo o Benfica o campeão, qualquer coisa é sempre má.

O que me entusiasma mais neste fim-de-semana, enquanto benfiquista, são os cinco títulos que o clube pode vencer em dois dias:

- CAMPEONATO DE VOLEIBOL (talvez vá do estádio directamente para o pavilhão, se conseguir arranjar bilhetes - jogo 3 da final, em que a vitória vale título)
- TAÇA DE PORTUGAL DE BASQUETEBOL (final-eight ao longo do fim-de-semana)
- CAMPEONATO DE FUTEBOL FEMININO (dérbi na Luz no domingo à tarde, que em caso de triunfo vale o título)
- CAMPEONATO DE BASQUETEBOL FEMININO (jogos 2 e 3 da final, sábado e domingo de manhã, sendo necessário ganhar ambos, depois da derrota no jogo 1 nos Açores)
- CAMPEONATO DE POLO AQUÁTICO FEMININO (segunda-mão da final, no sábado à tarde, com o Fluvial Portuense).

Neste momento, sem hipóteses de disputar o título de futebol, custar-me-á mais perder estes troféus, do que saber em que local vai o Porto festejar os seus. Dito de outra forma, trocava desde já e sem hesitações, por exemplo, um empate no "Clássico" de futebol por estes cinco títulos. 

Ainda assim, como curiosidade, deixo os locais onde o Benfica comemorou os seus últimos títulos de futebol:

6 comentários:

Anónimo disse...

Quando se começa a olhar para as modalidades.... Tá tudo dito.

LF disse...

Eu sempre olhei para as modalidades.
Até posso contar que nem saboreei devidamente o tetra porque enquanto o Benfica já ganhava por 5-0 ao Guimarães, a equipa de Hóquei, à mesma hora, disputava os penáltis, e perdia em Reus o acesso à final europeia. Passei a segunda parte do jogo, nas bancadas da Luz, mas a olhar para o telemóvel. E saí de lá com alguma azia com essa derrota, perante a euforia generalizada.

Para mim, Benfica é tudo. Sempre foi.

JP disse...

Rega não é creolina.
Apito dourado não é ficção!
José Amorim é Carlos Calheiros,
Café com leite são prostitutas e quem pagava as faturas era o Gomes da federação!

Carlos disse...

Caro Luís, por vezes partilho das suas opiniões, mas esta frase demonstra o actual estado do nosso clube:
"Neste momento, sem hipóteses de disputar o título de futebol, custar-me-á mais perder estes troféus, do que saber em que local vai o Porto festejar os seus. Dito de outra forma, trocava desde já e sem hesitações, por exemplo, um empate no "Clássico" de futebol por estes cinco títulos. "

Está aqui tudo... estado do clube, estado de grande parte dos benfiquistas, resignados e derrotados, sem a mínima ambição!
Do outro lado estão Mbembas, Zaidus, Taremis, Evanilsons, refugo brasileiro com 40 anos... só estrelas de meter medo a Liverpool ou City... claro que não temos a mínima hipótese de ombrear com estes jogadores de topo!!
Até nos damos ao luxo de ver muitos inúteis detentores de Red pass venderem os bilhetes ao INIMIGO! Também entre ir ao estádio só para tirar selfies ou ficar em casa... melhor a 2a opção...
Rafa também anda sem vontade, amuado, como há pouco tempo andou Gabriel...
Se houve algo que o vieirismo nos ensinou, é que há vida para além do futebol , pois ganhar ou perder é indiferente, importante é ninguém se aleijar!
Sinais dos tempos de quem estava 10 anos à frente da concorrência!!

LF disse...

Carlos,

Ainda temos hipótese de disputar o título???? Olhe para a classificação.

Uma coisa é aquilo que gostávamos que estivesse a acontecer. Outra é a realidade.
Claro que esta época temos de nos resignar, a bem ou a mal. Queiramos ou não.
A questão está em perceber, com serenidade, o que se pode melhorar para a(s) próxima(s) temporada(s) ser(em) diferente(s), ou apenas deitar fogo à casa porque achamos tudo mal - e neste último caso estaremos aqui todos os anos a discutir a mesma questão.

Para perceber porque motivo perdemos não é boa ideia começar por achar que temos uma obrigação divina de vencer sempre, e já, como se não houvesse adversários, como se o FC Porto não fosse sempre tão forte dentro e fora do campo, como se o Sporting não se tivesse reorganizado como não esteve durante décadas.

Se calhar precisamos também de alguns Mbembas e Zaidus, para ter músculo na equipa, e gastar menos dinheiro. Mas esses jogadores, provavelmente seriam assobiados pelos "benfiquistas exigentes", que querem toques de calcanhar e chicuelinas, e só apreciam Miccolis e Aimares, mas depois queixam-se de perder no Dragão perante a agressividade competitiva dos rivais.
No Porto só lhes interessa ganhar. Mas na Luz, podemos estar a qualificar-nos para os oitavos da champions e a equipa a ser assobiada, porque muitos pensam que estão no tempo do Eusébio.
Há muito para reflectir. O problema é também cultural. Temos a mania das grandezas. Não somos capazes de descer à terra, e ser humildes.

E somos muitos. Cada um com sua sentença, com a comunicação social a explorar.
O FCP não vende jornais, tem uma claque amestrada tipo exército, e trabalha tranquilamente.

Há muitas coisas a considerar...



Quanto à venda de Red Pass também acho inadmissível, e custo a entender como é possível.

Carlos disse...

Luis, neste momento a classificação é o que é!
Aquilo que eu sei, e me ensinaram:
Vestir o Manto Sagrado é um PRIVILÉGIO e HONRA, jamais será um frete ou obrigação!!
Cada jogo é uma oportunidade para os jogadores mostrarem a sua chama... ou deveria ser...
Esses jogadorzecos dos azuis citados, se vestissem o manto sagrado, logo veriam a sua agressividade competitiva reflectida em amarelo e vermelhos... mas lá tudo é permitido!
Já que falou no grande Miccoli, apraz-me dizer que foi dos poucos, que teve uma extraordinária empatia com o público! Ele vibrava e fazia vibrar as bancadas! Hoje quem faz isso?? Rafa?? Esse até se recusa a festejar....
Amanhã o mínimo "exigível", vencer com uma boa exibição!

Para terminar, os benfiquistas estão fartos! Em 5 anos, ganhámos 1 campeonato, com o milagre do Bruno Lage! Perante isso, claro que não há união num clube...
Abraço