RESPEITO E LAMENTO




Lamento, mesmo muito, que Pizzi, por culpas talvez próprias, talvez alheias, talvez ambas, acabe por sair do Benfica pela porta dos fundos.
Não foi um super-jogador, mas foi um excelente jogador, que no seu melhor nível mexeu com as dinâmicas da equipa, e marcou golos como poucos. Mesmo jogando no meio-campo chegou a anotar 30 golos numa temporada. E acaba com números impressionantes, que os quadros acima reflectem.
Foi trave mestra do onze no Bi, e sobretudo no Tri, no Tetra e na Reconquista.
A partir de Fevereiro de 2020, a ele, como a outros, picou-lhe uma mosca que desconheço, e cujos efeitos ainda hoje se sentem no clube.
Com formação universitária e personalidade forte, Pizzi não foi apenas mais um jogador. Foi elemento influente nas dinâmicas de balneário, muitas vezes capitão de equipa, mas também alvo de especulações (?) jornalísticas já nos tempos de Bruno Lage, e mais recentemente de notícias, não desmentidas, nos tempos de Jorge Jesus.
Talvez um dia Pizzi (como Lage) escreva um livro a contar tudo o que se passou com ele e com a equipa. Seria certamente muito interessante para se perceber, enfim, o que tem corrido mal neste Benfica. E talvez para limpar a imagem de profissional honesto que ainda tenho dele.
A verdade é que, com o que veio a público recentemente, a margem de Pizzi na equipa estreitou-se. E a saída tornou-se inevitável. É pena.

9 comentários:

RN disse...

A mosca chama-se Weigl.
Convém ter memória e lembrar tudo o que aconteceu nessa época (segunda de Lage ou, melhor dizendo, primeira de Lage desde o início), sobretudo a partir do primeiro jogo da Champions e depois com a vinda do Weigl.

Luis disse...

como diz o RN a mosca varejeira chama-se Weigl à muito tempo ,porque razão o Pizzi fez grandes épocas? Não foi por acaso tinha o Fejsa ,Matic, Javi Garcia,Samaris antes da lesão grave ou seja jogadores que lhe tapavam as costas e limpavam o meio campo,e o Pizzi ganhou com isso agora com o Weigl? É ao contrário têm de ser o joão Mário e o Paulo Bernardo a serem o pronto
socorro do Weigl ou os centrais, isto é inadmissivel !

LF disse...

É verdade que os problemas do Benfica coincidem com a chegada de Weigl.
Não sei se por culpa dele (provavelmente não), mas talvez pelos desequilíbrios salariais que trouxe ao plantel.
E já agora também acho que Weigl está longe de ser o jogador que se dizia. Por alguma coisa não ficou no Dortmund...

jota disse...

Formação Superior..?? A expressar_se é um zero, jogador dos anos 70 e 80's...Nao faz falta em campo e no balneário tb..
SLB forever!!!
Jota

Anónimo disse...

Há benfiquistas que adoram ter um ou mais jogadores em quem bater. Nunca me esqueço de como o Nené era maltratado e insultado por uma franja de adeptos. Ao longo das décadas temos inúmeros exemplos, tais como Eliseu, Cardozo, Nuno Gomes, Pizzi, agora chegou a vez do Weigl. Enfim...

Carlos disse...

Pizzi já vai tarde!! Já deveria ter ido há pelo menos 2 anos...

Nunca foi uma referência, nem uma estrela! Somente para a Benfica TV e alguma imprensa... aliás já o anterior 21 também tinha uma grande imprensa... jogadores medianos, com mania de estrelato!

Fraco a 8, fraco a extremo, não ia ao choque, não ganhava uma bola, não enfrentava o adversário no 1x1... enfim, jogava pois era afilhado do Vieira!

Este aproveitou e muito da falta de exigência de outrora!

Ps1: para quem diz que o JJ é treinador, meter este indivíduo a 8, é de bradar aos céus! Ainda para mais, quando o Weigl era o 6! Passador como este na zona central não havia na Liga portuguesa.

PS2: somente fomos campeões com o Rui Vitória quando passou a meter o Renato Sanches a 8 e a encostar essa vedeta para o lado direito! Pois ele a 8 era um BURACO!!

Carlos disse...

Acho piada aos anti-Weigl, ao apontar o alemão, como o único culpado do Benfica actual!!

Mas não apontam o dedo a outros fracos mental e psicologicamente, como Pizzi, A. Almeida ou Rafa... sob o lema, oh esses já ganharam muito...

Quero lá saber o que ganharam, BENFICA É PRESENTE. Viver do passado, não é o caminho!!!

PS: dos jogadores actuais, nem 1 seria titular no BENFICA de 1994! Isso sim eram campeões!!

Mark Trencher disse...

Nunca fui o seu maior fã, no entanto não posso ser ingrato. Obrigado e até já, Pizzi

joão carlos disse...

reparo, pizzi não foi uma das trave mestras do bicampeonato, nem sequer entrou nos onze jogadores mais utilizados na época.
mito não inventem.

desportivamente já o ano passado não tinha nada a acrescentar como titular e este ano pelas suas características nem como suplente é a lei da vida e chegou a hora de sair.
foi um jogador importante que por vezes era decisivo o grande problema é que um jogador com as suas características, porque nunca teve intensidade nem compromisso defensivos, deveria ser a estrela da equipa mas isso só demonstrou a perda de qualidade que os planteis iam tendo mas que alguns se negaram a ver.

@carlos
o vitoria não encostou o pizzi à lateral por causa do renato ele já o tinha lá encostado muito antes do renato entrar no plantel.
mas no ano seguinte foi o vitoria que voltou a meter o pizzi no meio.

@aos adeptos do maluquinho
curioso é que os problemas começaram no inicio da época com os melhores a ficarem de fora da liga dos campeões mas a culpa é do weigl.