EXERCÍCIO 2023


Sim. Eu sei que o futebol real não é o Football Manager. Mas ainda assim deixo aqui um exercício para construção do plantel do Benfica 2022-23. Algumas opções serão difíceis, outras mesmo impossíveis. Mas esta seria, creio, uma boa base de partida, mesmo que terminasse com algumas diferenças face ao que aqui se apresenta. Ou seja, devia procurar-se algo parecido com isto, mesmo que não pudesse ser igual.
O treinador seria Leonardo Jardim. Os valores são, na maioria dos casos, os que constam do site Transfermarkt. O número (1,2 ou 3) que aparece antes do valor do passe é o do nível salarial  - aspecto que importa considerar quando se pretende um grupo coeso.
O primeiro quadro é o do plantel proposto. O segundo de jogadores a vender.
O Benfica ficaria com apenas 6 jogadores estrangeiros, 17 formados no Seixal, e uma equipa seguramente muito mais forte do que a actual.

16 comentários:

Anónimo disse...

Esses 175M são completamente irrealizáveis.
Alguns jogadores, se saíssem a custo zero já seria uma bênção: Wertonghen, Taarabt, Gil Dias e Gilberto.
Outros podem ter interessados mas não sairão por esses valores: Weigl, Grimaldo, Ewerton, Yaremchuck, Seferovic.
O único que pode dar alguma coisa é o Darwin. Mas mesmo nesse duvido que alguém pague mais de 40M.
Resumindo, para o Benfica se ver livre dessa tralha toda, receber 100M já era muito bom.
Quanto às aquisições, não acredito que alguns desses viessem por esse valor, e acho um erro trazê-los, pelo que implicariam na folha salarial.

O Sporting e o Porto construiram as equipas que têm com jogadores comprados, sobretudo, no nosso campeonato.
O Benfica andou a armar-se em rico a comprar na Alemanha, Espanha, Belgica, Italia, França...
O Benfica que faça o mesmo e a ir fora comprar que vá a mercados baratos, de onde já trouxe jogadores importantes: Argentina, Brasil, Balcãs.

Para isso era preciso ter scouting e limpar o clube das toupeiras que lá tem.


E sobretudo, o Benfica precisa de um tipo de jogador diferente daqueles que têm sido adquiridos desde o tetra (jogadores caros, macios, sem arcaboiço físico para o futebol moderno, e mentalmente fracos).
Precisa exactamente do contrário. Jogadores fortes em termos atléticos, mentalmente fortes e COMPETITIVOS. Daqueles que deixam a pele em campo.
O resto vem com o tempo.
Pelo andar da carruagem a próxima época já está perdida (sem treinador e a insistir nos mesmos cancros que destroem o futebol da equipa e a coesão do balneário - como o autêntico cancro que é o Weigl, que destruiu a equipa desde que chegou e continua na equipa, despedindo treinador atrás de treinador).


Mark Trencher disse...

São ideias, Luís Fialho. Mas objectivamente tenho sérias dúvidas que façamos muito acima dos vá lá 120/125 milhões com os elementos dessa lista. Não que não hajam alguns que possam dar acima desse retorno médio (um pouco acima milhões por "peça"), como por exemplo o Darwin (talvez uns 30), e Everton (talvez 15). Se Grimaldo e Weigl derem juntos 25 milhões será quase para "irmos ao Marquês" pois deverão ficar-se nos 20 (e são bem "impingidos"), acredito mais nesse valor (25) por Yarenmchuk e Seferovic. Nos restantes vejo o "pack" Gilberto, Gil Dias, e Meitê, a dar um máximo de 15 milhões. E por Taarabt e Verthongen duvido que façamos sequer 5 milhões de euros. Tudo somado e com muito boas negociações vendemos esses 11 por um total de 30+15+20+25+15+5=110, média de 10 milhões cada um. Pode ser "hajam para lá umas cláusulas", mas também tenho sérias dúvidas que a maior parte dos pagamentos se não mesmo a totalidade, sejam faseados.

Anónimo disse...

E o dinheiro para o aumento substancial de ordenados vem de onde??

Anónimo disse...

YAREMCHUK VENDIDO, E FICAMOS COM H. ARAUJO E G. RAMOS?
A 1 LIGA NÃO É UMA LIGA DE CRIANÇAS!!!!
ADEYEMI?? QUEM NOS DERA!!!
R. SANCHES??? AGORA???? ERA COMPETÊNCIA A MAIS PARA ESTA MISERÁVEL DIRECÇÃO, 10 ANOS À FRENTE DA CONCORRENCIA!!!

José Rama disse...

Para o Gatuno quanto maior o valor, maior era a comissão a repartir...

Mark Trencher disse...

Faltou "... um pouco acima dos 10 por peça"

Anónimo disse...

E os salários?

joão carlos disse...

bruno varela só pode ser piada.

ainda não percebi a panca que esta malta tem pelo al musrati o homem nem sequer é titular da seleção do pais dele que futebolisticamente é zero.
se é para gastar dinheiro então que se gaste num bom não é jogadores banais.

nenhum jogador é vendido pelos valores do transfermarket.
o nosso clube não tem capacidade para comprar nenhum jogador acima dos trinta milhões quanto mais quatro.

jogadores como o taarabt, pizzi, otamendi e vertonghen o seu valor de mercado é zero.

mandar embora vertoghen e ficar com o otamendi só pode ser piada.

isto como plantel para a equipa b, ou para jardim infantil, esta bem visto.
não sei se sabem mas fizeram algo assim, embora não tanto, com o lage e deu porcaria e querem fazer pior agora.

enquanto insistirem em treinadores portugueses subserviente aos poderes instalados a mentalidade nunca vai mudar.

Anónimo disse...

agora sim com esse plantel dfalas a minha lingua e ainda acrecestava welington do defesa esquerdo do sao paulo e kaio jorge avancado da juventus

F.L. disse...

Seria de facto uma grande equipa. Mas não sei se realizável. Mas talvez o seja. Darwin se fizer um bom resto de temporada, boas exibições contra o Ajax, não me espantaria que batêssemos com ele os 100 milhões ou perto disso. E aí sim. Poderíamos construir uma grande equipa. Falta contudo aí o melhor jogador da "B". O Tiago Gouveia. E Umaro também merece uma poportunidade.

Luis disse...

Os jogadores a comprar são simplesmente caros para o Benfica tivemos o Renato por 20 Milhões e que baixava o ordenado para vir para o Benfica mas o Homem das Luzes não o quis e foi comprar o anedótico Weigl ,o Benfica precisa de um 6 e um defesa esquerdo o resto compunha-se com a equipa B e despachar o que poder ser despachado ou encostados e fora das equipas AeB só treinarem nos relvados do Seixal ,o Benfica que tivesse alguén na C.A.N. há lá muito bons jogadores até na 1ª liga temos jogadores com qualidade melhores que Grimaldo Weigl e Tarabt que já devia ter sido corrido do Benfica depois de andar 3 anos a brincar com o Clube ,temos jogadores de enorme qualidade na equipa B e sub 23 temos de lhes dar tempo e dar-lhes carinho porque merecem consideração dos sócios.

RN disse...

Raphael Guerreiro? A sério? Como defesa esquerdo?
Mais do mesmo, jogadores sem capacidade física, outro Grimaldo? Não, obrigado!

LF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LF disse...

Para aqueles que, legitimamente, mostraram preocupação com os salários, recordo que desapareciam os encargos com:

Pizzi
Grimaldo
Vertonghen
Weigl
Seferovic
Yaremchuk
Everton
Taarabt
Darwin
André Almeida
Lázaro
Meité
Svilar
Radonjic

Não sei quanto ganham, mas presumo que neste conjunto a massa salarial não esteja abaixo dos 20 milhões por ano.
Pode não dar para todas as contratações. Mas para alguma (s) daria.

LF disse...


Partindo do princípio que Varela e Musrati ganham salários moderados, o que está em causa é o valor dos ordenados para Semedo, Guerreiro, Sanches, Guedes e, sobretudo, Adeyemi
De qualquer modo, 20 milhões a dividir por 5 jogadores daria 4 milhões/ano, o que daria 333 mil euros/mês. Talvez para o Adeyemi não chegue. Mas subindo um pouco o Sanches, descendo um pouco o Semedo, talvez desse para os restantes. Não sei. Só sabendo exactamente quanto ganha cada um, e contar também com o benfiquismo de alguns deles para uma eventual baixa. Ou então, um contrato incidindo nos objectivos, prevendo substanciais aumentos em caso de qualificações na Champions, por exemplo.
É apenas um exercício, que só seria possível concretizar dispondo de dados...concretos.

Mark Trencher disse...

Boas, voltando "à carga" talvez o Darwin possa render um pouco mais, ali entre os 40 e os 50. Mas os outros 10 dificilmente venderemos algum muito acima dos 15 milhões. Numa perspectiva mais optimista 45 pelo Darwin; 15 pelo Everton; Weigl e Grimaldo 25 pelos dois; Seferovic e Yarenmchuk também 25, Gilberto, Gil Dias, Meitê, e mesmo o Diogo Gonçalves, todos juntos 25 milhões; por fim Verthongen e Taarabt uns 5 milhões; tendo em conta que o Chiquinho e o Pizzi ainda são nossos, talvez mais outros 5 milhões. Nem chega aos 150 milhões e estou a "dispensar" o Diogo Gonçalves, o Chiquinho, e o Pizzi, que não estavam na lista inicial.

O problema nem seria o total a receber, que até pode ser acima das minhas contas, o problema é o facto de quase de certeza serem pagos às prestações. Há ainda a questão que outros já levantaram de ficarmos sem referências no balneário praticamente nenhumas, e de ficar muita "garotada". Pode até dar certo, mas é algo arriscado.