LEONARDO JARDIM PARA JÁ!

Ia sendo campeão nacional no Braga. Foi mesmo campeão no Mónaco contra o todo-poderoso PSG. Foi campeão na Grécia. Venceu a Champions da Ásia. E fez no Sporting aquilo de que o Benfica agora precisava - encostou "pseudo-estrelas" e lançou jovens.
Era este o treinador ideal para o Benfica. E para o imediato, pensando já no Ajax.
Por mim, era já apresentado no Domingo. Com 47 anos, muito a tempo de escrever história.

 

22 comentários:

Mark Trencher disse...

Boas, Luís Fialho. O Jardim fez de facto um bom trabalho no Braga é verdade, mas ficou um pouco longe do 1º, acabou em 3º a 13 pontos do Porto e a 7 pontos do Benfica.
Em todo o caso não deixa de ser uma proeza uma equipa do nível do Braga intrometer-se nos lugares do pódio, e isso é sempre com mérito de estrutura, treinadores, e jogadores. E sejamos honestos, o Leonardo Jardim está claramente acima do Veríssimo e só perderá (se perder) para o Jesus por ter menos anos de treinador. Confesso que sou da opinião que talvez seja mais correcto apostarmos num treinador estrangeiro, mas tendo em conta que o Jardim está fora de Portugal há quase 10 anos é quase o mesmo.

jose disse...

AMANHÂ PODE SER TARDE

Um excelente treinador, não é basófias, não se anda a promover na comunicação social, é disciplinador,lança jovens, tem ideias próprias, é muito bom, por tudo isso não sei se interessa a quem está no GLORIOSO.

MP disse...

Faria sentido, sem dúvida.

LF disse...

Mark,
De facto no Braga acabou a essa distância. Mas a poucas jornadas do fim chegou a ser líder isolado, antes de jogar com Benfica e Porto.

LF disse...

A seis jornadas do fim, em 2011-12, o Braga de Jardim era líder isolado.

nelse disse...

Viva benfiquistas, também acho que era a melhor opção! Se não fosse o jardim gostaria do Rui Jorge ou o Paulo Fonseca .... agora o Abel Ferreira pf não!

joão carlos disse...

quando o rui saiu eu disse que era uma hipótese, mas entretanto os problemas agravaram, agora não acho que ele nesta situação seja uma boa hipótese.

já sobre a liga dos campeões da asia vale menos que a libertadores e esta em termos da qualidade de um treinador vale nada, que até um abel a ganha duas vezes seguidas.

a questão do treinador ser português não tem a ver com a aprendizagem, embora também, tem a ver com a mentalidade e subserviência aos poderes instalados e isso qualquer treinador português não tem nem mentalidade e é subserviente, logo para o caso pouco ou nada interessa estar no estrangeiro à muito tempo ou não.

agora não venham é outra vez com a campanha que é este ou o caos como foi com o melhor treinador português de todos os tempos.

Unknown disse...

Concordo, Leonardo jardim já para o Ajax

José Rama disse...

Mais uma viúva do Bazófias!

Mark Trencher disse...

E apesar de ter preferência por treinadores estrangeiros, pois em princípio não serão subservientes ao sistema, neste caso o Jardim serve perfeitamente. Nasceu no estrangeiro (Venezuela), e tem dupla nacionalidade (Portugal e Venezuela). Claro que o mais importante seria não ser um treinador limitado ao futebol português, e nesse requisito o Jardim também cumpre. Um pouco à semelhança do Abel Ferreira, Marco Silva, Nuno Espírito Santo, Paulo Fonseca, e Vítor Pereira. Todos relativamente jovens (abaixo ou não muita acima dos 50 anos), com experiência num clube grande ou histórico em Portugal e no estrangeiro, e com cerca de 10 anos no mínimo como treinadores principais.

PAULO SANTOS disse...

As classificações que conseguiu não importa. Que classificações de mérito conseguiram os treinadores dos nossos rivais ? E o próprio JJ ?
O que importa é a qualidade e capacidade de liderança. Jardim deveria vir já, no fim do Mundial de Clubes . Começar a trabalhar 2ª feira.
Dos Portugueses, é um dos dois que vejo com perfil para pegar imediatamente na equipa, e juntar os "retalhos" que lá temos. O outro é o esquecido Paulo Bento...se formos ter em atenção as a suas classificações😁😁...
Fora isso, além de ser Benfiquista, é muito profissional e sério. Lê muito bem o jogo. Taticamente bastante versátil e com ele ninguém brinca em serviço. Bastante mais experiente e conhecedor. Não tem medo de apostar em jovens de qualidade. Está "esquecido" por todos, mas é um Treinador que não desdenharia em ver no Benfica.

São dois Treinadores com personalidades muito parecidas, bem vincadas. Neste momento penso que seria mais fácil tentar, e trazer, o Leonardo Jardim...mas eu tentaria sempre em primeiro lugar o Paulo Bento...Sem tentar não se sabe a resposta, há sempre 50% para cada lado...o não é garantido, com um pouco de persuasão o sim pode ser uma agradável surpresa. Na minha adolescência, e mesmo depois, com as moçoilas, ás vezes, tinha de ser assim. Tentar não custa, por vezes custa é conseguir... cada um com a sua opinião. Esta é a minha.

Saúde.

Antonio Fernandes disse...

Mais um lagarto Luís? Não chegou o JJ? Quero um treinador que seja profissional e competente, mas que também seja Benfiquista, que sinta o clube como nós, que sinta o mesmo que os adeptos, quando ganhamos e quando perdemos. Que sofra como eu sofro, que não consiga dormir como eu não consigo quando as coisas correm mal e que não venha apenas atirar as culpas para cima dos jogadores ou dizer que o resultado não foi o que queríamos e vamos pensar no próximo jogo. Quero um treinador que quando está a ser roubado, sinta no banco que está a ser roubado, sofra com isso como nós, se levante e se revolte e reclame, se indigne quando nos roubam. Precisamos de um técnico que sinta o clube, precisamos de mais Benfica a treinar o Benfica

Mark Trencher disse...

José Rama, cuidado com os julgamentos precipitados. Viúva do Jesus, eu? Mas alguma vez? Nem pouco mais ou menos. Apenas não tenho memória curta ou selectiva. Quando Jesus esteve da primeira vez vibrei com o empolgamento que trouxe ao clube, não nos esqueçamos que vínhamos de três terceiros e um quarto lugares. E sejamos honestos, o Benfica dos cinco títulos em seis anos é muito com o seu dedo, não só ao conquistar os dois primeiros, mas também ao ajudar a trazer uma mentalidade mais ganhadora ao Benfica.

Também como não tenho memória curta e já acompanho o Jesus desde meados da década de 90, quando ele veio da primeira vez em 2009, não vi a sua vinda com muito bons olhos por causa das "bocas" que sempre gostou de mandar ao Benfica. E talvez devido a não ter a memória curta, não fiquei propriamente chocado com o seu comportamento no Sporting, pois era em consonância com a imagem que tinha dele antes de entrar no Benfica.

Mas há uma coisa que não tenho problema nenhum em assumir, defendi o seu regresso agora em 2020 na esperança que viesse trazer a ordem que já andava a faltar no Benfica. Infelizmente não consegui (ou melhor, não quis) impôr a ordem no Benfica, e lá foi à sua vida.

Quando comparei o Jesus com o Jardim, e mesmo com o Veríssimo, foi para usar o percurso dos três como treinadores, e as eventuais garantias que poderiam ou podem dar ao Benfica. O Jesus com a idade actual do Jardim tem obviamente muito menos palmarés, mas ganhou muito prestígio depois de chegar ao Benfica, e contas feitas talvez até tenha melhor palmarés que o Jardim actualmente, mas perde na idade. Agora quando comparados com o Veríssimo, o Jesus e o Jardim ganham de goleada. Mesmo que discordemos dos méritos do Jesus, penso que ninguém trocaria o Jesus pelo Veríssimo no seu perfeito juízo.


Mas atenção que um período transitório assegurado pelo Veríssimo não me chocaria, mas nunca como treinador definitivo. Contudo, convém dizer que até estou a gostar de algumas alterações que se vão notando com estas poucas semanas de Veríssimo. O que me preocupa é a eventual ou hipotética falta de pulso que o Veríssimo possa ter. Se há coisa de que ninguém duvidava era de que o Jesus era descarado (ou mal formado) o suficiente para dar um ralhete em público a um jogador, no caso do Veríssimo duvido muito que isso possa acontecer.

Anónimo disse...

caro Luis,

não gosto do Jardim. eu apostava no Erickson para manager (como era o Fergunson no M. United) e no Pepa como treinador de campo (como era o queiroz no united).

erickson seria o responsavel pelas contratações, dispensas, promoções à equipa A e o treinador principal nos jogos. O Pepa seria seu adjunto e responsavel pelo treino.

daqui a 1 ou 2 anos Pepa seria muito melhor treinador e ocuparia o lugar do treinador principal.

benfiquista a serio


LF disse...

António Fernandes,

Que Jardim seja tão lagarto como o Ruben Amorim é benfiquista.

PAULO SANTOS disse...

Erickson ?? Com o devido respeito, prefiro para esse papel o "nosso" Toni.
O Sueco podia quanto muito, se estiver capaz, ser o nosso olheiro nos países Nórdicos...Arranjar uma equipa de Scouts para essas zonas, comandadas por ele, tendo como elementos mais activos, Thern, Schwarz, Magnusson e Maniche.
É um mercado inexplorado pelo Benfica e que nos deu grandes jogadores...quando escolhidos com critério, não á pressa, e não quando só tínhamos uma saca de caramelos para ir ás compres e nos saía em rifa umas batatas fritas....
Suécia, Dinamarca, Noruega, Islândia e Finlândia, mercado bem explorado para posições especificas, conseguiria-mos bons jogadores ainda acessíveis.
Só a titulo de exemplo no FK Bodø/Glimt, equipa Norueguesa que fez o que quis da Roma, tem ainda no seu plantel jogadores que nos dariam um jeitão ainda a preço de "saldo". Botheim e Berg já foram caçados, um PL e um Médio defensivo, jogadores jovens e com muito potencial.
O defesa esquerdo e o central também já estão na Alemanha...o actual defesa direito já está a ser cobiçado assim como Solbaken um extremo poderoso que vai dar que falar. Jogadores bastante competitivos, duros, fiaveis, raçudos que não viram a cara á luta...umas "bestas" fisicamente falando, que incorporados numa equipa com jogadores mais tecnicistas, fazem a diferença. Equilibram a balança. Não é por acaso que vão quase sempre parar á Alemanha, Espanha ou a Inglaterra. Ligas duras e competitivas.
Mas há mais, muitos mais.

José Rama disse...

Os resultados do regresso do Bazófias estão à vista.
O Veríssimo não tem estatuto para treinar o Benfica.

José Rama disse...

No Benfica do Gatuno, que ainda é, preferem mais treinadores submissos, que não façam ondas em relação aos negócios nem às interferências dos parceiros estratégicos.

Anónimo disse...

caro Paulo Santos,

eu escolhia o Erickson em vez do Toni pq:

- numa entrevista dele que tem passado na bola tv, ele diz lá que quando chegou à lazio, a primeira medida que fez foi dispensar o Signori que era o jogador mais querido pelos adeptos mas que com ele a equipa não ganhava. a partir da dispensa dele, a lazio foi campeão que já não o era à anos. é disto que o BENFICA precisa, despachar as primadonas (pizzi, andre almeida, rafa e chiquinho) e as amelias (weigl, grimaldo, vertoghen e cebolinha) e contratar jogadores competitivos, fortes fisicamente e mentalmente, de alta rotação

- tb costumo ouvir o Toni no canal 11 em que ele é muito brando para com a atitude miseravel das amelias e das primadonas. ele, como todos os outros comentadores desse programa, afirmam que weIgl, grimaldo, vertoghen, cebolinha são do melhor que há, são todos grandes valias para o BENFICA mas o BENFICA continua a apresentar um futebol miseravel.
nunca ouvi o Toni dizer que foi desde a chegada do weigl ao BENFICA que transformou uma equipa com 7 pontos de avanço do 2.º em janeiro de 2020 e nas epocas seguintes dois 3.º lugares.
a chegada do weigl é o marco do inicio da derrocada do futebol do BENFICA. esse marco juntamos-lhe as miseraveis arbitragens e o BENFICA ESTÁ ASSIM COMO VEMOS.

há mais culpados como são o DSO, O LFV, O RUI COSTA E OUTROS mas quem joga e quem os poe a jogar tb tem muita culpa.


benfiquista a serio

PAULO SANTOS disse...

Carissimo benfiquista a serio :

Respeito a sua opinião, com a maior das educações, tal como sei que respeita a minha embora diferente.

Se por acaso ouvir o Erickson pronunciar-se sobre o plantel do Benfica, e dizer que irá fazer uma limpeza, dispensando esses elementos que fala e mais uns quantos...estou consigo.

O Sven Goran Erickson de á 20/30 anos atrás, seria capaz de o fazer, e de muito mais...hoje em dia duvido.

Concordo que há jogadores no plantel do Benfica que não possuem qualidade suficientemente diferenciada para o representar, mas gostaria de ver estes jogadores, Plantel, treinados por um Treinador a sério, que não se deixasse influenciar, com ideias bem definidas.

Falta muita coisa ao Benfica, mas principalmente LIDERANÇA a todos os níveis. Vamos ver se Lourenço Coelho consegue pôr alguma ordem na casa, vai ser difícil. O Benfica precisa que a sua estrutura de Futebol seja altamente profissionalizada. Um Diretor Desportivo profissional como Luis Campos ou Carlos Freitas.

AK 47 disse...

Parece que vem a caminho....

Anónimo disse...

Caro Paulo Santos,

Claro que respeito a sua opinião.
Só lhe quero relembrar que Alem de erickson , o pepa tb teria um papel importante como n. 2 que passaria a n.1 daqui a 1 ou 2 anos.

Aceite um abraço e saudações benfiquistas

Benfiquista a sério