IGUAL A PERDER POR 10-0

Fernando Santos é um homem sério e estimável. Não é, e provavelmente nunca foi, um grande treinador de futebol. E uma grande equipa merece um grande treinador.
Portugal tem talvez o melhor e mais completo plantel que alguma vez se viu. Beneficiou de um sorteio relativamente simpático para esta fase de qualificação. Tinha total obrigação de seguir em frente.
Neste jogo decisivo, perante um estádio cheio e vibrante, ainda teve o condão de marcar logo no primeiro minuto, aproveitando uma falha individual de um adversário.
Estive na Luz. O problema não é Ronaldo. O problema é mesmo uma total inoperância colectiva, própria de quem não sabe muito bem o que quer. O engenheiro amarra os jogadores, amarra e condiciona a equipa, com um conservadorismo totalmente inapropriado, sobretudo para quem dispõe de tanto talento.
A Sérvia foi uma equipa. Portugal, um amontoado de jogadores temerosos, à espera de um destino. Uma vez pode correr bem, na maioria das vezes correrá mal.
A sorte não aparece sempre. E este Portugal de Fernando Santos terá esgotado todo o seu plafond em 2016, quando foi campeão europeu com apenas uma vitória nos noventa minutos regulamentares.
Compreendi a gratidão até ao último Euro. A partir de agora é inexplicável insistir nisto.
Temo o pior para o play-off.

7 comentários:

Anónimo disse...

O eucalipto está velho, e seca(ou) tudo à volta.
Quando não há penalidades, e ou livres, já nada resta dele, nem do "inginheiro".
Tem-se visto que já ninguém o quer como companheiro na equipa, ... porque o seu ego é maior, mais presunçoso, e mais ambicioso que tudo o mais!
Ainda não chegam as últimas ocorrências, o histórico dos últimos anos ?
E o "inginheiro" nunca foi treinador!
Um extraordinário conjunto de jogadores deverá continuar a suportar esta situação ?
Mas, quem pode manda! E até transforma um banal num histórico.

Luis disse...

não posso concordar com o que diz em relação ao Ronaldo ,uma pessoa com um ego tal suportado pela imprensa que lhe estende a passadeira como se fosse um lago no deserto ,alguem com acredita que a bajulação é boa para alguém ? Os melhores jogos da seleção foram na liga das nações em que Portugal foi uma verdadeira equipa e quem não jogou ? Ronaldo pediu dispensa mas apareceu jogar para a final em Bernardo Silva foi considerado o Melhor jogador ,sabe a figura que fez o Ronaldo ? Ficou amuado porque tudo roda a volta da sua figura ominipresente e ridicula marca livres ,penaltis, tudo o que houver para marcar ele marca ,há jogadores que não o suportam mais ,é tempo de dizer basta , acabar com o império do Jorge Mendes o dono da seleção porque jogou e joga o Nuno Mendes ? Um jogador sofrivel ,onde anda o Rafael Guerreiro?
Era preferivel, está lesionado ? Jogava o a Cancelo a defesa esquerdo e o Nelson Semedo a Direita ,Precisa-se Treinador a federação do facturas Gomes que meta um anuncio .

Manuel Alfaiate disse...

Não podia estar mais de acordo. Os jogadores sentem a pressão bacoca de jogar para o eucalipto...e aquelas substituições?''

Anónimo disse...

Quando não se tem a ideia que o nosso tempo findou, acontecem coisas negativas que vão pondo em causa tudo o que de bom se fez. Ronaldo vai ficando marcado pela negativa e o que dele se vai recordar são os piores momentos, é mais que tempo de arrumar as chuteiras e já agora leve o santinhos e o moutinho, por amor da santa, já chega.

Frank disse...

Alguma ideia de quem nos podera calhar no playoff.

LF disse...

? Acho que a Itália não poderá ser.
Polónia? Suécia?
O que eu escolhia era a Escócia.

joão carlos disse...

percebo o que diz da qualidade do fernando santos agora a verdade é que ele tem um titulo de campeão europeu e treinadores muito melhores do que ele, e só falo dos que treinaram selecções, não podem dizer o mesmo.

o extraordinário é que se consiga a ver os defeitos de um treinador e o seu prazo de validade e não se consiga ver doutros na mesma situação, ou em pior.