HECATOMBE DEFENSIVA


Lembro o que escrevi na última quinta-feira: "...enquanto o Benfica tiver laterais medíocres e demasiado ofensivos, extremos que não defendem, centrais lentos, médios macios e pouco dados a coberturas, não pode ter quaisquer ambições internacionais. E mesmo nacionais, vamos ver..."
Infelizmente não foi preciso esperar muito tempo para mais uma negra demonstração de falta de segurança defensiva, que elevou para nove o número de golos sofridos apenas numa semana, a uma preocupante média de três por jogo.
Olho para o plantel do Benfica, e não vejo forma de Jorge Jesus resolver o assunto com a matéria-prima de que dispõe. De todos os defesas, apenas Grimaldo tem qualidade e intensidade ao nível do resto da equipa (leia-se, das linhas ofensivas), e mesmo assim tem características que obrigariam a mecanismos de compensação bastante rigorosos no eixo da defesa e no meio-campo defensivo. Otamendi e Vertonghen tiveram a sua época, um deles ao lado de um central rápido poderia disfarçar as limitações físicas, mas a utilização de ambos, ao mesmo tempo, torna essa tarefa impossível. Em Gilberto, Diogo Gonçalves e Nuno Tavares, lamento, mas não vejo qualidade para o Benfica, André Almeida seria talvez um bom suplente, mas nem conta para esta temporada, Jardel está acabado, e Ferro não se afirmou. Ou seja, era preciso uma defesa inteiramente nova para tornar este plantel capaz de se superiorizar aos oponentes internos, e deixar boa imagem na Europa. Com quase 100 milhões de euros investidos em extremos e avançados, fica o lamento de não se ter dado atenção à defesa, como se fosse coisa sem importância. A verdade é que qualquer Braga, qualquer Rangers, e até qualquer Boavista, expõe este Benfica a dissabores. E a causa está à vista de todos.
Vlachodimos, nesta e em épocas anteriores, tem disfarçado muita coisa. Hoje nem isso aconteceu.

19 comentários:

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

100 milhões depois um plantel ridículo. Absurdo. Concordo com toda a tua análise.

carlos disse...

Vieira vai deixar o clube como o encontrou vamos esperar para ver.

francisco disse...

Luís concordo inteiramente com a tua análise, mas o presidente que os sócios reelegeram para mais um mandato não tem visão para essas lacunas,cá por mim ele só sabe vender tudo quanto é bom e ficamos com esses buracos todos na equipa e nós que amamos o clube só sofremos com tudo isso já basta de tanto sofrimento a perder com equipas fracas,

ChakraIndigo disse...

E a culpa é minha, que ando a escrever desde 2018 que a gestão desportiva é amadora.

Em vez de andarmos a apontar os dedos uns aos outros, se calhar deviamos todos apontar o dedo aos culpados.

Não sou eu que dirijo o Clube e faço as escolhas e tomo as decisões, a não ser continuar a pagar quotas desde os anos 80.

Viva o Benfica.

Miguel disse...

Critico quando acho que devo criticar, por isso também devo elogiar quando vejo motivo para tal.

Parabéns pela análise honesta e factual de um dos problemas que o Benfica tem neste momento.

A minha análise vai um pouco mais fundo:
Depois da vergonha da época passada, não resolver o problema da defesa é de um amadorismo atrós!

- O André Almeida é bom jogador, mas não é um defesa de topo.
- Ferro é uma lástima e não compreendo porque motivo foi mantido esta época em vez de ser emprestado ou vendido.
- Grimaldo é bom a tabelar e a fazer fintas até à área contrário, mas depois deixa o flanco desprotegido constantemente (e se ataca tanto, é porque tem instrucções para tal). Como defesa é mediano, considerando que "é papado" pelos adversários muitas vezes durante os jogos.
- Nuno Tavares é jogador de futebol? Ter físico não basta!
- Gilberto é fraco. Já era fraco quando foi contratado e não era agora que se ía tornar bom jogador. Não há um director desportivo ou um departamento de prospecção que avaliem os jogadores antes de os contratar?
- O pobre Gonçalves foi lançado às feras, a jogar numa posição que não é a dele!
- Jardel está constantemente lesionado e já não é de agora!
- Vertongen e Otamendi têm sido uma desilusão. Juntos não se complementam e só demonstram que estão a caminhar para a reforma!
Otamendi que o Luís Fialho considerou um jackpot no negócio do Ruben Dias!

Isto não era óbvio antes do início da época? Se alguém falar sobre isto ao presidente LFV, provavelmente vai perguntar quem é que temos no Seixal que possa subir ao plantel principal.
É isto que podemos esperar para os próximos quatro anos?


Há que dispensar quem não presta, começando pelo Tiago Pinto!

Já agora, o LF vai publicar isto no Jornal do Benfica ou apenas no blog?

Nau disse...

Uma equipa que não parece ser o Benfica - aquela coisa, aqueles matraquilhos não podem ser, não são o Benfica. Esbanjam pontos como quem dá milho a pombos. Jogam como amadores. Fazem o grupo parecer uma equipa de clube pequeno.Precisamos de 4 ou 5 reforços em janeiro. De jogadores de raça, e de classe, que sintam orgulho de jogar no SLB e que retribuam dentro do campo.

Miguel disse...

Ao ler o meu comentário, encontrei imediatamente um erro atroz (e não atrós).

Anónimo disse...

Mais uma:
https://tribunaexpresso.pt/benfica/2020-11-09-PJ-faz-buscas-no-Benfica-e-no-Santa-Clara-por-suspeitas-de-corrupcao-desportiva.-Benfica-confirma-diligencias

LF disse...

Caro Miguel,
O problema não está na troca de Ruben Dias por Otamendi+50M.
O problema está em não se ter comprado, pelo menos, um lateral-direito, e um central rápido.
Ter-se-á pensado que Gilberto era melhor do que é. Que Digo Gonçalves se adaptaria à posição. Que Vertonghen estava bem fisicamente. Que Ferro evoluiria para os níveis de 2019.
Muito optimismo.

Vou escrever sobre a defesa no jornal, sim. Embora a tonalidade institucional obrigue a alguns cuidados de linguagem: por exemplo, nunca escreverei no jornal oficial do clube que determinado profissional não tem qualidade para o representar. Aqui posso desabafar à vontade. No jornal há que respeitar pessoas, profissionais e a instituição, pois de alguma forma estou a falar em nome do clube.

RN disse...

Muitas das deficiências não são novas e andam a ser denunciadas há vários anos.
A responsabilidade por esta gestão desportiva miserável só pode, obviamente, cair nos ombros do chefe máximo - LFV. E, meu caro LF, não faz muito sentido queixar-se quando é e tem sido um dos maiores defensores desta gestão.
Podemos estar aqui a dar as voltas que quisermos, a falar da imprevisibilidade única do futebol, da maravilha que é - e é-o de facto - os pequenos poderem, por vezes, superar-se contra os grandes, mas quando se tem um orçamento superior na ordem dos 100 milhões e se gasta mais de 100 milhões em contratações, não ha qualquer desculpa para as derrotas sistemáticas contra equipas que estão muitos furos abaixo em matéria de recursos.

dezazucr disse...

Fds, Grimaldo?! Estás a gozar? O mesmo Grimaldo que enterra defensivamente de cada vez que temos um jogo um pouco mais exigente? Ele não é avançado, é defesa porra!

Nau disse...

LF(só agora percebo quem é):
Os seus reparos, que faz, há anos, nos artigos que lhe tenho lido n´«O Benfica», acerca da capacidade física que os jogadores do Benfica não têm, não tiveram eco dentro da «estrutura». E como você tem razão! Basta comparar com a equipa das quengas, ao longo do tempo, para vermos as diferenças. Basta comparar com todas as equipas com quem jogamos hoje, interna e externamente. Jogamos contra verdadeiros atletas. A habilidade (quando a temos), contra muralhas, esgota-se e torna-se estéril.
O que dói é ver como este e os outros problemas que qualquer adepto é capaz de detetar, persistem e não são resolvidos. Até parece que há alguém interessado em mantê-los.
Aquele abraço.

Joca Vilar disse...

Eu nem gasto muito tempo nisto de blogs mas este Vedeta da Bola é inacreditável. O seu autor é um dos maiores situacionistas do atual Benfica. E ainda tem a distinta lata de dizer que aqui pode ter liberdade mas no jornal oficial do clube tem que ser polido. Para mim homem que é Homem, benfiquista que é Benfiquista só tem uma cara. E anda com ela, sempre, de cabeça levantada. Não usa eufemismos nem se esconde atrás do que é oficial. Assume. Se não se sente à vontade e com liberdade deixe de fazer fretes. José Carlos Vilar

joão carlos disse...

pois agora não vê como é que o "melhor treinador português de todos os tempos, um dos melhores treinadores do mundo da actualidade" pode dar a volta com a matéria prima que tem disponível.
mas depois ou outros com muito pior matéria prima disponível que este é que eram maus, o que não teria feito o lage com um segundo avançado que nunca teve ou com um, só um, central experiente e de qualidade.

mas quem é que indicou o gilberto quer dizer.

pois mais uma vez não se deu atenção à defesa, alias segundo o escreveu já o diz à muito e acredito que seja assim, já não se dá atenção à muito à defesa mas depois pese embora estes continuados erros continuou a votar no mesmo que os fez alias com o argumento que sem ele desaparecemos.

Carlos Manuel disse...

Rui Vitória e Bruno Lage, quando não tiveram novos reforços para a defesa, "inventaram" Nelson Semedo, Lindlof, Rúben Dias, Ferro, Ederson. O Jorge Jesus, que o caríssimo vê como grande Messias Salvador, tem desculpa de sofrer golos atrás de golos pq os defesas coiso... Não investiram... Lol Tivesse este plantel um treinador e o campeonato era um passeio.

LF disse...

Joca Vilar,

Eu disse que no jornal havia que adoptar uma linguagem mais institucional. Não que dizia ou escrevia coisas diferentes daquilo que penso.
Ou acharia bem que no jornal do clube se lesse que, por exemplo, o Gilberto não tem qualidade para o Benfica? Como se sentiria o atleta, o homem, o profissional, ao ler isso no órgão oficial do clube?
Ou que achava que o treinador X devia ser despedido? Acha que estaria a prestar um bom serviço ao clube e à sua estabilidade? Ou seria mero exercício de egoísmo?
Não escrevo no jornal para me servir a mim, nem ganho um cêntimo com isso. Apenas quero servir o Benfica.
E escrevo o que quero escrever, pois nunca ninguém me apagou nada, ou sugeriu coisa alguma.

No blogue claro que não sinto essa responsabilidade, e posso dar-me ao luxo de alguns desabafos de bancada.
Para que fique claro.

LF disse...

Se Jesus não conseguir com este plantel construir uma defesa consistente, mais ninguém conseguirá.
É o que eu acho.

Outros tiveram menos recursos do meio-campo para a frente. Mas, por exemplo, Lage, teve pelo menos André Almeida, Ruben Dias e Grimaldo a 100%. Apesar de tudo, faria diferença.

joão carlos disse...

olha queres ver que o andre o ano passado não esteve lesionado, deixa cá ver por tres vezes, e todos por períodos de mais de um mês.
queres ver que o grimaldo o ano passado não esteve lesionado quase dois meses.

e um central experiente e de elevada qualidade o lage teve, nem digo dois um vá.

e acho que o melhor é fecharmos já o clube porque quando o bazofias encerrar a carreira e o presidente se for embora será a hecatombe.

Anónimo disse...

continuas a contar as faltas feitas pelos adversarios? ja se passou um tempinho desde o Bessa..

N.