FACTOS


34 comentários:

João D. disse...

Este post é uma tentativa fraca e desonesta de elogiar LFV.
LFV foi o único presidente com a possibilidade de disputar 4 troféus nacionais por épocasendo que:
-a taça da liga esté feita para levar 2 dos grandes à final
-a supertaça só foi criada em 1979 e durante vários anos foi jogada a 2 mãos, mas desde 2001 que é apenas disputada num jogo
- LFV foi presidente durante 17 anos.

Um pouco de honestidade seria mostrar a percentagem de trófeus ganhos entre os troféus disputados, e o número de anos à frente do Benfica.

Anónimo disse...

B U R R O! Com todas as letras.

Anónimo disse...

Quantos anos esteve na presidência do Benfica o Dr. Borges Coutinho? E LFV?
Não entrando com esse elemento em consideração, está a ser intelectualmente desonesto.

LF disse...

Só Campeonatos
LUIS FILIPE VIEIRA 7
BORGES COUTINHO 6
ADOLFO VIEIRA DE BRITO 4
JOÃO SANTOS 3
MAURICIO VIEIRA DE BRITO 3
FERNANDO MARTINS 2
FERREIRA QUEIMADO 2
FONSECA JUNIOR 2
RIBEIRO DA COSTA 2
MANUEL DAMASIO 1
FEZAS VITAL 1
FERREIRA BOGALHO 1
MANUEL GUSMÃO 1
FELIX BERMUDES 1
ROSA RIBEIRO 1

LF disse...

Borges Coutinho foi um excelente presidente. Todos o dizem e eu acredito.
Esteve 8 anos na presidência. Ganhou 6 campeonatos e 2 taças. Muito bom.
Mas nunca foi a uma final europeia, por exemplo.
Nunca conquistou um título europeu numa modalidade. E não deixou qualquer obra de relevo.
Além de que pegou numa super-equipa em 1969, e deixou uma equipazinha em 1977. É verdade.
Não esqueçamos que no seu tempo "não havia" FC Porto.
Imagine-se Vieira sem FC Porto...É fazer as contas.

Adri disse...

O próprio site do Benfica o desmente: Borges Coutinho tem 7 campeonatos e 3 taças. Mas já agora diga quantos títulos por ano de mandato é que isso dá e compare com o presidente atual.

LF disse...

FC Porto durante LF Vieira:

2003 Vencedor da Taça UEFA
2004 Vencedor da Champions
2005 Campeão Mundial
2011 Vencedor da Liga Europa

Foi este FC Porto (o melhor de sempre), de Pinto da Costa, e também de Mourinho, Vilas Boas, Deco, Hulk, Falcao, James, Lucho etc, que o Benfica teve de enfrentar.

LF disse...

Provavelmente o site contará com a época 68-69, que de facto Borges Coutinho concluiu a partir de Abril. Mas essa equipa foi formada por Adolfo Vieira de Brito, que foi presidente durante quase toda a época.

Adri disse...

Ok, mesmo assim, números globais não são bons indicativos de sucesso, tem que se ter em consideração o tempo ou estaremos a induzir em erro quem os vê desta forma

LF disse...

Mas...mais alguém construiu um estádio, um centro de estágio, dois pavilhões, um museu, uma fundação, uma tv, foi campeão europeu em várias modalidades, bateu recordes de número de sócios, inaugurou casas, bateu recordes de receitas ect ect???
Caramba! É disso que também estamos a falar.

Anónimo disse...

O Dr. Borges Coutinho, que se saiba, nunca foi sócio do Porto e do Sporting. E nunca apertou pescoços a sócios...

Anónimo disse...

Amanhã será o 23º troféu.
O que me interessa a mim se o Borges Coutinho foi sócio ou não do Sporting e Porto? Temos de agradecer o facto do Vieira ter sido sócio dos dragartos, embora dos corruptos tenha sido obrigado a isso, porque fez parte do seu tirocínio quando andou pela corrupção, agora estamos a recolher os frutos desse "know-how".

Mas dizer que Vieira é mafioso ou desonesto é mentira! Vieira é uma pessoa séria por isso tem crédito junto da banca o que mais nenhum dos outros tem.
A injúria e o insulto faz parte da cartilha dos corruptos que nos querem colocar ao seu nível. O Freud chamava a isso "projecção" e estes talibans e aldrabões que se passam por benfiquistas fazem o mesmo.

Adri disse...

Não, estamos a falar de usar o número de títulos como indicador de sucesso, e isso é uma falácia como é fácil de perceber.
Se tem esses méritos? Tem. Se todos esses méritos são inatacáveis? Não, acho que a subserviência presidencial na BTV é exagerada; e o associativismo, apesar de maior número de sócios, é bem menos activo do que antes. Assim como muitos outros pontos negativos dos seus mandatos.

Adri disse...

E não me parece que estejamos a colher grandes frutos desse "know-how", pois continuamos a ser enxovalhados pela comunicação social, Liga e Federação.

Anónimo disse...

LF, a diferença na presidência do SLB entre o Vieira e os outros Presidentes. Tu és um taxista, vais para onde te mandam e pagam-te a bandeirada. Vendido. És um triste.

Tudo por Ti Benfica disse...

Para rir com isto! Quantas LC tem LFV diz lá? Quantos jogadores foram Bola de Ouro com ele? Diz lá os vergonhosos recordes europeus do Furnas? O vosso desespero é ridículo, espero que em OUTubro abram os olhos! Vieira OUT!

Anónimo disse...

O Sr. Dr. Duarte Borges Coutinho, em 8 anos de mandato conquistou 8 campeonatos e 3 Taças de Portugal, os mesmo que o Vieira em 17 ou 18 anos... Manipulador triste.
Carlos Silva.

Gandhy disse...

O posto é a sério ou é só para o pessoal rir um pouco?

LF disse...

Sim Carlos Silva, o Benfica com Borges Coutinho foi octocampeao.

Anónimo disse...

Tanta ignorância... caramba.

Vieira não tem um dedinho no estádio, nem em qualquer outro local do complexo, isto é, os 2 pavilhões não têm nada que ver com ele. Isso é uma falácia constantemente referida. Um mito. Vieira também inaugurou casas como tantos outros presidentes do Benfica. Quanto ao museu é outra falácia. O 1º projecto do museu era instalá-lo dentro do próprio estádio. Foram outras pessoas que fizeram pressão para o museu ser instalado nos stands de automóveis, que não davam lucro nenhum. A não ser que ache que Vieira "construiu o museu", além da cúpula. Já não se deve lembrar... Bateu recordes de número de sócios, é verdade - também Damásio. E o Seixal é ideia de Vale e Azevedo. Vieira concretizou-a.

Mas dizer que Borges Coutinho não deixou nenhuma obra de relevo é a parte mais assustadora da ignorância. Foi Borges Coutinho quem construiu a cidade desportiva do Benfica. E dominou diversas modalidades a nível nacional. A nível internacional era mais difícil conjugar tudo: O Benfica afinal só tinha atletas portugueses e as condições do clube foram erguidas neste tempo. O grande Benfica dos anos 1980 é um legado estrutural do trabalho de Borges Coutinho!

não havia FCP no seu tempo, mas havia o SCP do Damas e do Hilário, e só o melhor V. Setúbal da história, que caso não saiba ganhava ao Liverpool e eliminou o Inter na Europa. Essa ideia que não havia fcp é outra falácia à pinto da costa - em 1975 lutaram pelo título e até ganharam na Luz.

Não, o Benfica não foi criado em 2003.

O canto do Zé disse...

LFV em 17 anos, considerando-se uma média de 4 troféus por época, teve oportunidades para a equipa disputar cerca de 56 GANHOU... CHAMPIONS pelo FCP, TAÇA UEFA pelo FCP, CAMPEÃO DO MUNDO pelo FCP, LIGA EUROPA pelo FCP, MAIS OS CAMPEONATOS QUE FORAM.... Quer dizer, Luís Filipe Vieira que durante 12 anos funcionou como (ou foi?) o braço direito de Pinto da Costa, FEZ UM TRABALHO FANTÁSTICO PARA A MÁFIA QUE CONTROLA OS RESULTADOS DESPORTIVOS HÁ MAIS DE 40 ANOS EM PORTUGAL! Logo, LFV é o indivíduo indicado PARA DAR CONTINUIDADE À ACUMULAÇÃO DE TÍTULOS PELO FCP!
Quem o defende COMO GRANDE LÍDER deve estar a tremer só de pensar como se vão safar todos aqueles que com ele têm alinhado "em esquemas próprios", mas servindo-se do nome e do dinheiro do SLB.

Anónimo disse...

Sr. LF,

Por muito que você goste de Luís Filipe Vieira e queira enaltecer as coisas boas que fez, deixo-lhe em baixo algumas das razões porque muitos de nós gostaríamos que Vieira saísse nas próximas eleições:
- De 2010/2011 a 2019/2020 vão 10 épocas. Uma década. A hegemonia apregoada e vendida por Vieira traduz-se em 5 campeonatos para o Porto e cinco para o Benfica na última década. O único ponto onde fomos claramente superiores foi Taças da Liga... De resto o Porto até uma Liga Europa ganhou neste período;
- O Sr. Presidente vende desde que cá chegou a ideia de que vamos ser fortíssimos na Europa. Gigantes! De cabeça, durante o seu reinado de quase 17 anos, lembro-me apenas de passarmos 4 vezes a fase de grupos da Champions (Koeman, Jesus, Rui Vitória 2x);
- Até à contratação de Jorge Jesus, vários treinadores passaram apenas uma época pelo Benfica, demonstrando uma clara falta de projecto (Trapatoni, Koeman, Fernando Santos, Camacho (na segunda passagem) e Quique);
- Jorge Jesus acabou a sua segunda época a 21 ou 22 pontos do Porto. Nas duas épocas seguintes ficou em segundo. Três épocas sem ganhar. Não foi despedido ao contrário do que aconteceu com tantos outros. No entanto, assim que foi bi-campeão, foi dispensado porque já não se enquadrava no tal "projecto". Cinco anos depois é novamente contratado e por mais dinheiro...
- Luís Filipe Vieira disse que, com ele, Jorge Jesus não voltaria a ser treinador do Benfica. A sua própria direcção intentou um processo judicial para obrigar Jorge Jesus a indemnizar o Benfica. Cá estamos nós em 2020 a engolir sapos e a colocar a honra e os valores na gaveta de baixo...
- Todos os anos vemos camiões de jogadores a entrar e sair do clube sem sequer jogarem 1 minuto. Todos os anos vemos Jorge Mendes a usar o Benfica como entreposto da alfandega. No entanto todos os anos vemos posições do onze com claras deficiências (alguém falou em lateral direito?);
- O nome do clube tem andado na lama à conta dos vários processos a decorrer em tribunal que visam o Benfica e/ou seus dirigentes. Que é feito do departamento de comunicação nestas alturas?;
- O FC Porto continua a ter árbitros da AF Porto na maior parte dos seus jogos. Nos clássicos então, é tiro certo. Nesta final da Taça de Portugal já está confirmado Artur Soares Dias. Onde anda o Vieira nestas alturas? Onde anda o departamento de comunicação?;
- A Sporting TV fez debates entre o seu presidente e os vários candidatos. Onde andam os debates sobre as eleições do Benfica na BTV? Porque não foi feita a cobertura da apresentação oficial do João Noronha Lopes?;
- O Benfica teoricamente mais forte da era Vieira não chega para superar o Porto mais fraco das últimas décadas;

As mudanças devem ocorrer quando as circunstancias são favoráveis e não quando a tempestade já está instalada. Efectue-se agora a mudança que nos permita melhorar onde estamos a falhar em vez de tentarmos mudar quando já tudo estiver perdido.

Obrigado Luís Filipe Vieira, xau e adeus.

ChakraIndigo disse...

Eu fico tão triste em ver Benfiquistas como eu a depreciar ex-presidentes que foram Campeões Europeus, que ganharam mais campeonatos e mais Taças, que deram ao Benfica muito de seu, só com o intuito de elogiar o actual Presidente.

Conclusão - não fosse Vieira, e o Benfica tinha estacionado em 2003, e não teria nada, enquanto o clube do Porto e o Sporting teriam, como têm, novo Estádio e nova Academia de formação, canal de TV, etc etc.

Vieira ganhou 7 campeonatos e 3 taças salvo erro, em 17 anos, Borges Coutinho ganhou a mesma coisa em 8 anos! Só por isto se vê o intuito deste post.

Toda a gente sabe o que fez Vieira de bem e de mal, não fica nada bem vir comparar com outros Presidentes que estiveram "meia duzia" de dias na presidencia.

Viva o Benfica.

Anónimo disse...

Vai falar do teu clube dragarto

Anónimo disse...

Estás a perder tempo por aqui dragarto

Anónimo disse...

O poŕto tem o quê de seu? Tem as ruas de palermo para passear, isso sim e os nossos vizinhos de Lisboa têm uma academia propriedade do BCP.

LF disse...

Em qualquer clube normal do mundo, LFVieira, com o que ganhou e realizou, era absolutamente consensual, merecia uma estátua, nome de estádio, etc.
Mas no Benfica, há uma parte dos sócios que tem uma tendência suicida para o abismo - um pouco como o Sporting. Deve ser mal de Lisboa...
Querem mudar o que está bem. Deitam fora o certo pelo incerto. Querem aventura. Fartam-se sem mais nem menos.
A maioria são jovens, e eu compreendo porque também já fui assim.
Mas o Benfica é demasiado importante para mim, para deixar que o ponham numa espécie de roleta.
Ainda há um ano estávamos no Marquês. Ganhámos 5 campeonatos nos últimos 7. Somos o clube com maior desafogo financeiro. Em melhor situação patrimonial. Vamos ter uma grande equipa no próximo ano.
O que querem mais? Apenas mudar por mudar? Como o Sporting?

Anónimo disse...

"Em qualquer clube normal do mundo, LFVieira, com o que ganhou e realizou, era absolutamente consensual, merecia uma estátua, nome de estádio, etc."

Ok, ainda nunca tinha lido uma destas, e já li muita coisa.

A sério, amanha, a seguir a vencermos a Taça de Portugal, faz um favor a ti próprio e interna-te!

Anónimo disse...

Consegue fazer bem melhor do que isto e tenho a certeza que, refletindo melhor, nunca publicaria um post destes, como Benfiquista que é (e não vieirista).
Se é mesmo independente (e acredito) então não faça este tipo de propaganda à cartilheiro nojento. Os interesses desses não são defender o clube, mas sim as pessoas que se encontram no poder, mas um dia vão deixar de estar e, como já disse num post anterior, o Benfica é muito maior que Vieira.
Se não quer ser lobo não lhe vista a pele. Para isto mais vale abster-se de comentar as eleições no Benfica, para seu e nosso bem. Qualquer pessoa inteligente e independente o faria.

Pedro disse...

Vê lá se o desafogo dá para pagar o teu amado treinador e se não temos que o devolver à procedência.Iria gerar uma dúvida metódica no teu íntimo.
O teu blog virou um circo,só não percebo que papel queres assumir se o do urso ou do palhaço.
Tenho vergonha de partilhar um ideal com gente tão medíocre,avençada e trauliteira.

Anónimo disse...

Não é apenas de Lisboa, é mesmo o espírito republicano, anarquista, que levou essa gente a querer matar toda a família real portuguesa no princípio do século XX. E quase o conseguiu. É a política da terra queimada. Espírito esse que se nota ainda hoje em alguns contextos...
Apesar de não defender a monarquia, nesse aspecto admiro os espanhóis. São mais inteligentes, têm mais nível. Embora também tenham alguns políticos de merda (incompetentes).

joão carlos disse...

o titulo é tal como o post uma enorme falácia e é de uma desonestidade intelectual enorme, o senhor pode achar o que quiser e até que é dirigido por um iluminado como parece, mas não seja paternalista e menorize, até na idade, quem não concorda consigo até porque o senhor não é dono da verdade como parece que se acha.
depois até é desonesto porque não foi vieira quem construiu o estádio esse foi construído e inaugurado no tempo do vilarinho, e já agora não são os presidentes que constroem mas sim o clube, seja qual seja o presidente.

mas o que o senhor no enorme afã de fazer de vieira mais do que aquilo que ele é, se não fosse assim não inventava factos, esqueceu de mencionar é que hoje em dia existem quatro competições nacional, quando durante algum tempo existiram tres e noutros apenas duas, sem contar as competições europeias que nem existiram sempre.
se o senhor fosse honesto também indicava quantos troféus cada um dos presidentes poderia ter conquistado, por exemplo no tempo de borges coutinho só existiam duas competições ao contrario das quatro actuais.

o que o senhor também não mencionou foi os anos que cada presidente esteve na presidência é que existiram presidente com um ano e outro com dezassete.
mais uma vez se o senhor fosse honesto teria indicado o numero de troféus de cada presidente por ano de mandato só por exemplo no tempo de borgues coutinho o clube conquistou seis campeonatos nacionais nos oito anos que ele lá esteve isto contra os sete em dezassete anos do iluminado que merece uma estátua.

Mark Trencher disse...

Campeão do Mundo? Que Mundo? Dois continentes? A Champions e as duas Taças UEFA / Ligas Europa sim, e estão obviamente de parabéns. E claro, mais campeonatos que nós, está 7 para 10 desde que Vieira é presidente.

Mark Trencher disse...

Menos LF, se Vieira ganhar estas eleições e se o rendimento desportivo no próximo mandato for ao nível desta década que termina, sim sr, merece ter algum destaque. Mais não seja por ter sido o presidente com mais anos de "gabinete". Claro que com mais 2/3 campeonatos, mais 1/2 Taças de Portugal, 1/2 Taças da Liga, e mais 2/3 Supertaças até 2024, até eu que sou um crítico de Vieira terei que reconhecer que os números são irrebatíveis. Mas o que é triste é que não fosse a sabotagem de 2017/2018, e o desleixo desta época, e os números de Vieira já seriam difícilmente ultrapassáveis, e nem era preciso termos ganho em 2018 e neste ano, bastava um dos dois anos. Só espero é que se Vieira for reeleito que reencontremos de facto o caminho para a hegemonia.