NORONHA LOPES?


Pelo que sei, João Noronha Lopes é uma pessoa séria, com um currículo muito interessante na área da gestão de empresas, e de um benfiquismo acima de qualquer suspeita.
Isso chega para ser um bom presidente do Benfica?
A meu ver, não.
Basta olharmos para o Sporting (que normalmente é o exemplo perfeito do erro) para percebermos como gestores com elevado currículo em outras áreas de negócio se espalharam ao comprido no difícil e específico mundo do futebol. José Eduardo Bettencourt será o exemplo mais paradigmático, mas o mesmo aconteceu com Godinho Lopes entre outros.
Noronha Lopes não tem qualquer experiência desportiva. Não conhece os bastidores. Não está habituado a negociar com as autênticas máfias que são as redes de empresários de jogadores, designadamente sul-americanos ou de leste. Nada sabe sobre o mundo da arbitragem, ou das vicissitudes da Liga ou da FPF. Não tem capacidade de captar interesses vários, incluindo de outros clubes a nível nacional e internacional. Talvez fosse bem aceite entre eles, porque seria o “bom rapaz” no meio dos tubarões. Rapidamente seria comido de cebolada, para usar uma expressão de Rui Vitória.
Também ao nível do balneário Noronha Lopes não tem qualquer preparação. Seria um presidente de gabinete, com um “Hugo Viana” qualquer a fazer ligação ao plantel. Assustador, tendo em conta, lá está, o que se tem visto do outro lado da Segunda Circular. Em Portugal, um presidente que não fala a linguagem dos jogadores, que não cheira o suor do balneário, nunca terá sucesso.
Os benfiquistas têm a sorte de ter excelentes exemplos nos clubes rivais: um bastante bem sucedido, muito melhor sucedido do que o próprio potencial de sucesso que tem (o FC Porto), e outro que é uma lástima com tudo o que há para evitar (o Sporting). Que tipo de gestão queremos para o Benfica no contexto do futebol português? Acho que a resposta é óbvia.

PS: As polémicas com Fernando Cruz e Mário João são já um sinal de alguma desorganização, que nem um excelente marketing consegue disfarçar.

53 comentários:

Anónimo disse...

Não queria, mas não posso deixar de tecer o seguinte comentário:

- E Borges Coutinho, Ferreira Queimado, Jorge de Brito, Fezas Vital, João Santos, Fernando Martins, Joaquim Ferreira Bogalho, Mauricio Vieira de Brito... and so on, todos eles tinham assim esse "estilo muito próprio de LFV", para que pudessem ter sido presidentes do Sport Lisboa e Benfica e poder "combater" como deve ser esta podridão que existe no futebol tuga? Pois aquilo que te posso dizer é que, nem que LFV dure 100 mil anos, nunca terá 1/100 do nível, da grandeza, da capacidade, já para não falar do Benfiquismo, que todos estes e outros que não coloquei aqui, tinham. E se o Benfica é aquilo que é hoje, o pode agradecer a todos aqueles preseidentes e a outros que, tal como referi, não coloquei aqui. E sim, também LFV fez coisas boas. Ninguém o pode negar. Mas quando tens uma relação com o Benfica, que não é mais do que como se tratasse de uma empresa tua, do que propriamente o clube do teu coração, que representa milhões e milhões de Benfiquistas espalhados pelo mundo, nunca passará mais do que isto. Continuaremos a definhar no tempo, permitiremos que o FCP continue a ganhar-nos terreno e seremos uma formiga autêntica na Europa.

Não ver/perceber isto, é não querer ver/perceber a realidade, tal qual como ela é.

Anónimo disse...

Um texto absolutamente lamentável. na óptica do blogger, ou LFV ou o caos.
Ass. um benfiquista que tem mesmo uma águia de prata.

Anónimo disse...

Nem que tivesses nascido em 2003, se poderia justificar este texto.
Tudo o que escreveu, LF, é demasiado triste e lamentável.

Tudo a Saltar!SLB!!!!!! disse...

Ridículo isto. Então o Vieira percebe o quê de futebol? Ele próprio admitiu que NADA PERCEBE DE FUTEBOL, além dos vários processos financeiros dúbios em que já se meteu!
Se quere votar em Vieira assuma que vota nele porque sim e pare de inventar coisas, porque Vieira não tem nada de melhor que JNL. Vieira nada percebe de futebol e tem toda uma vida opaca antes de chegar ao futebol e quando lá chegou enriqueceu sem que se perceba como. JNL nada percebe de futebol?Em que se baseia para dizer isso? Não tem experiência? Isto é como um puto de 19 não poder chegar à equipa principal, se tiver qualidade afirma-se e pronto! Quem diz que JNL nada percebe de futebol? A diferença é que em tudo o resto JNL ganha a brincar a Vieira, tem uma vida limpa e livre de questões dúbias e não veio para o futebol a precisar dele.
As voltas que vocês dão para defender o Furnas, agora queres ver que o Vieira percebe a rodos de futebol não? Ele próprio já admitiu que nada sabe do jogo, tenta outra argumento!

Alberto João disse...

Post ridículo, que apenas serve para defender o presidente ridículo e desonesto que temos.

O Noronha foi vice presidente do Benfica, logo o que significa não ter experiência desportiva?
Todos os nossos grandes presidentes não tinha essa experiência desportiva antes de serem presidentes.
Ter experiência desportiva é ter sido presidente do Alverca ao serviço dos interesses do FCP? Dispenso. Ter experiência desportiva é estar 20 anos no poder tipo cacique, a criar redes de tráfico de influências? Dispenso. É agir como dono do clube quando o clube é dos sócios que lhe deram apenas uma comissão de serviço? Dispenso.

Dizer que a candidatura do Noronha é desorganizada porque uns pobres e manipulados ex-jogadores voltaram com a palavra atrás por motivos mais que evidentes (o que o dinheiro faz...) é de uma má fé só ao nível de um avençado (és tu Pedro Guerra?).

Alberto João

Arnaldo Icaro disse...

Ai, a cultura do medo. Não admira que Portugal tenha tido das ditaduras mais longas da história. Que desilusão LF.

Anónimo disse...

Como uma pessoa descer tão baixo ser capacho de uma pessoa como Filipe Vieira? Não tens espinha? Andas de 4. Tenha vergonha na cara... É apague este post.

Nau disse...

O tempo de Vieira já foi. Haverá sempre Benfica para além dele ou de qualquer outro presidente, por mais extraordinária que tenha sido a sua gestão. Não há homens insubstituíveis, pelo simples facto de que somos todos mortais, e a vida continuará para além de cada um de nós.
Vieira deu-nos coisas muito boas (é inegável!), mas também foi capaz do pior que não queremos para o nosso clube. Ultimamente, são asneiras atrás de asneiras, baseadas na casmurrice ou, quiçá, em algo muito mais negativo.
Não conheço nada de JNL, mas aceitá-lo-ia de muito bom grado como substituto de Vieira.
Conheço mais de Rui Gomes da Silva e, por isso, inclino-me (até ver) mais pra ele.
A continuação de Vieira é que eu não desejo, por considerar prejudicial (pelas variadas razões sobejamente conhecidas de todos nós) para o nosso Sport Lisboa e Benfica.

Rui Pinheiro 1968 disse...

Basicamente se não tivermos um mafioso à frente do clube, então não temos hipóteses!

Mas entre os mafiosos sempre houve os que tiveram sucesso e os outros que, embora com bons padrinhos, não passaram de padrinhos. Seguindo este pensamento, talvez seja melhor sabermos se Al Capone está disponível que assim não vamos lá e tomemos como exemplo os nomeados para sábado.

Valco disse...

olha, olha... o vieira é que é?

DJ disse...

O pior post que li do LFG deu para entender que é da linha dos vascos dos guachos e outros,ou Vieira ou mais ninguém está no seu direito de gostar mais do A B Ou C leu bem o primeiro comentário do anónimo que mencionou uma vasta lista de grandes presidentes que metem Vieira a milhas quem sabe se JN é um desses grandes nomes que a todos nos pode orgulhar tal como nos orgulharam esses acima descritos pelo anónimo,não podemos esquecer o que Vieira fez de bom no Benfica mas nos últimos tempos tem claudicado bastante.

Sócio nº 9583 disse...

Permita-me então fazer uma série de questões ao autor:

- LFV percebe alguma coisa de futebol?
- Acha que devemos continuar a apoiar uma direcção onde quem não percebe absolutamente nada de futebol continue a tomar decisões sobre esse mesmo futebol?
- Considera normal haver um director financeiro com tanto poder, tanto protagonismo, e que fala tanto? Há algum clube no mundo onde o director financeiro seja tão conhecido?
- Na sua opinião LFV ainda tem alguma coisa a acrescentar ao Benfica, ou há muitos anos que já não tem nada de nada a acrescentar ao Clube?
- LFV percebe alguma coisa de arbitragem? Então porque vamos levar outra vez com Soares Dias no sábado? Não bastou virar o campeonato, ainda vai ajudar a oferecer a taça ao clubeco de complexados azuis corruptos, e sem reacção da direcção? A conversa sobre árbitros estrangeiros desapareceu porquê? É isto perceber o mundo da arbitragem? Acha que o Benfica não tem sido comido constantemente de cebolada, anos e anos a levar com Proenças, Xistras, Jorges Sousas, Hugos Miguéis, Soares Dias, etc?
- Qual é a preparação que acha que LFV tem ao nível do balneário? Onde é que ele sente o "cheiro do balneário" se raramente assiste aos jogos, e quando o faz sai sempre mais cedo?
- à pergunta: "Que tipo de gestão queremos para o Benfica no contexto do futebol português?", eu pergunto: queremos para o Benfica o tipo de gestão de LFV, sem paixão, sem rumo, com gente que não percebe absolutamente nada de futebol a tomar decisões sobre futebol, onde os sócios são tratados como clientes, onde se vende jogadores aos 18 e 19 anos, passando muitas vezes apenas seis meses de equipa principal, colocando sempre a vertente financeira à frente da vertente desportiva?

Grato desde já pelas respostas.

Anónimo disse...

Penso que quem colocou o post nem pensou bem no que estava a escrever. Existem sempre opções e não têm que ser todas más. Acreditar que quem lá está e que nos últimos anos cometeu vários erros graves deve continuar, porque já tem experiência é um paradoxo.
Pois LFV até poderá ter muita experiência adquirida, mas nos últimos anos prova que essa experiência esta a sr colocada ao serviço de outros interesse e utilizado com prejuízo para o Benfica.

Está na altura de mudar.....

Anónimo disse...

Falaram os sabichões de futebol e de gestão. Deram a sua opinião, quase todos anti LFV, e LFG não pode ter a sua própria opinião?
Aqueles que não se apercebem, ou não querem ver, que o que rodeia o negócio da bola é uma máfia não podem podem ignorar factos. O SLB não perdeu este campeonato apenas pela prestação da equipa, perdeu dentro dos estádios com arbitragens manhosas, com árbitros a admoestar e intimidar com amarelos, a fechar os olhos a penalidades cometidas pelo adversário directo, a não admoestá-los... com programas televisivos anti-Benfica, anti-Vieira... com queixas aos Ministério público, sempre com o intuito de desgastar a imagem do SLB e do seu presidente que por acaso é Vieira.
Vejam... ponham os olhos nos elementos actuais da direcção do FCP, vejam as nomeações dos árbitros e tirem conclusões.
Não serve de desculpa? Só mesmo quem nunca jogou futebol ou praticou qualquer outro desporto desconhece o poder dos árbitros para psicologicamente afectar os jogadores.

Nhaga da Costa disse...

Vieira quando veio para o Benfica já tinha com o Alverca uma carreira de sucesso no futebol, que no seu tempo até foi campeão em juniores. Algo inédito.
Subiu o Alverca à 1ª divisão, algo também inédito, por isso quem diz que Vieira não percebe nada ou não tem experiência no futebol, quando também andou em tirocínio pelos bastidores na companhia dos lagartos e dos capos, é ignorante, está de má fé, não sabe do que fala, ou melhor, defende agendas próprias ou de outros querendo à força ver-se livre de Vieira.
Que é exatamente aquilo que os nossos inimigos/rivais andam há mais de 10 anos a tentar fazer sem olhar a meios.

Vieira quando chegou ao Benfica, apesar da experiência anterior, ainda levou alguns anos a perceber o que se passava e foi ele que despoletou as investigações do Apito Dourado, tentando acabar com a corrupção endémica no futebol o poder da corrupção do Porto.
Falhou porque o inimigo tem recursos que são impossíveis de combater nos bastidores, apenas dentro do campo. E foi isso que desde 2009 Vieira começou a fazer, a criar um clube cada vez mais competitivo, aproveitando a dimensão social do Benfica em comparação com os seus inimigos,algo que a corrupção nunca conseguiu evitar, começando a ganhar cada vez mais, com orçamentos cada vez maiores, obrigando esses inimigos a seguir e a rebentar no sítio que não conseguiam combater, nos bolsos. Por isso ganhou tantos inimigos e tantos processos, porque nunca lhe perdoaram.

E assim chegamos ao dia de hoje com os nossos inimigos totalmente falidos, sem dinheiro em caixa, sem possibilidades de pagar os mais básicos custos de exploração, os salários dos atletas, a ter de viver muito acima das suas possibilidades econômicas, num contínuo emagrecimento de adeptos, sócios e receitas, uma tendência crescente de "downsizing" que os teria levado ao abismo se a legislação do país não fosse venal e funcionasse como mão invisível ao tráfico de influências endémico no desporto português.

Quando vejo alegados benfiquistas a defender as cartilhas dos nossos inimigos, verifico que estou no caminho certo quando defendo Vieira.
Comparações dos tempos de Borges Coutinho, Ferreira Queimado, Jorge de Brito, Fezas Vital, João Santos, Fernando Martins, Joaquim Ferreira Bogalho, Mauricio Vieira de Brito com os tempos atuais não faz qualquer sentido e só pode vir de pessoas ignorantes, de má fé, que defendem as cartilhas dos inimigos do clube.
Todos esses presidentes seriam comidos de cebolada se vivessem no ambiente dos últimos 30 anos, porque eram pessoas de bem, de boa fé, que embora não percebessem grande coisa de futebol tinham apenas um inimigo, os lagartos que estavam menos activos nos jogos de bastidores.

Hoje o enquadramento é completamente diferente, como vimos neste campeonato que nos foi mais uma vez roubado.
Quem tiver dúvidas basta juntar as estatísticas, bem reveladoras, dos blogues "O Indefectível" e "Influência Arbitral".
Como dizia o Guterres, "é só fazer as contas".


LF disse...

Confesso que fiquei espantado com alguns dos comentários acima.
Então eu não posso ter a minha opinião? Manifestá-la é "ridículo", "lamentável" e "vergonhoso"?
Tive de ler o post outra vez para perceber se insultara alguém. Até manifestei o maior respeito pelo benfiquismo de JNL. Por acaso até conheço um familiar dele...
Enfim.

Comparar a gestão de uma SAD em 2020, com presidentes de 1970 é que me parece que não tem cabimento. O último comentário (parabéns) explica porquê.
Além de que alguns deles ainda são do meu tempo: em que é que Ferreira Queimado foi melhor que Vieira? E João Santos? E Jorge de Brito, que por acaso até deixou o clube na falência?

O tempo é lixado, e constrói lendas com facilidade.
Antes de falarem, sejam objectivos, vejam o que cada presidente conseguiu, os títulos que ganhou, a obra que fez, e depois não se esqueçam de que ser presidente do Benfica em 1965 era passar pelo clube ao fim do dia e assinar uns cheques. Também não se esqueçam que não havia transferências de milhões. Nem empresários. Nem off-shores. Nem mediatismo. Já agora, nem "FC Porto".

E proponho outro exercício: imaginem que o Benfica tinha ganho ao Portimonense, ao Santa Clara, e ao Maritimo. Éramos campeões pela sexta vez em sete anos. Qual seria então a vossa opinião sobre Vieira?

Bola7 disse...

eu só gostava de saber como raio um qqr gajo pode ser presidente do Benfica? deve ser a coisa mais difícil do mundo...porque para ser presidente tem de ter experiência de presidente...por esta logica depois da morte de vieira ninguém mais poderá ser presidente...o clube vai acabar...bah...afinal dizem que só nasceu com o vieira...pqp...

LF disse...

Bola 7,

Temos a sorte de ter um presidente com grande bagagem. Quando ele sair, podemos passar por uma fase difícil, tal como acho que vai passar o FCP quando sair o PdC.

Num futuro a médio prazo, vejo Rui Costa como um nome a considerar. Mas para já acho que estamos bem servidos.

Anónimo disse...

A quantidade de anónimos por aqui, alguns deles com uma prosa bem semelhante!!!. A dragartagem está em polvorosa, o momento é ótimo para criar atritos e divisão, por isso vai de botar cagalhotos por aqui. Só com os andrades é tudo unanimidade com o vôvô pudera a corruptela compensa e vai de vento em popa, apesar da falência, mas a maltosa vive bem com isso. Dos marqueses da falperra, nossos vizinhos, a coisa está preta, é terrível estar tudo mais ou menos bem na casa de outro quando a nossa está virada do avesso. Para se ter um candidato preferido é preciso tanto alarido? Em consciência, presumo, cada um tem o seu preferido e para isso é preciso enfiá-lo pelas goelas abaixo de alguém? Estas questiúnculas servem para criar divisão e um clima maravilhoso para quem nos quer destruir.

Anónimo disse...

Vergonhoso texto, quando Vieira bater a bota, o Benfica acaba com ele. o que os avençados e cartilheiros têm de fazer para agradar ao seu dono. o problema do Vieira, é que nunca teve oposição e a que teve comprou.a logo para não ter chatices agora que está sendo acossado não sabe o que há-de fazer é o desespero total fugas para a frente para se manter no poleiro a todo o custo porque se não for assim pode vir a ter problemas com a justiça, e isso é a última coisa quererá e todos nós sabemos porquê.

Anónimo disse...

Caro LF a questão que lhe coloco é não pode haver melhor? temos que nos contentar com LFV. Não existe outra pessoa que tenha capacidade de fazer melhor ou de pegar no que foi bem feito e elevar para outro patamar. Se assim for estamos tramados pois se o primeiro pensamento é de que quem vier vai dar cabo de tudo e arruinar o clube, então nunca mudamos estamos sempre igual.E neste momento não evoluir é a melhor solução ficar como está? Olhe que o Sporting também contratou o jesus veja onde estão agora....

Nau disse...

Ver benfiquistas a declarar que para ganharmos teremos de ter mafiosos a gerir o SLB, porque os outros têm-nos, é de bradar aos céus! Não podemos ser anjinhos quando enfrentamos mafiosos, pois não podemos. E enfrentamos, de facto, mafiosos com muito traquejo, poder e influência no mundo do futebol e do desporto em geral, não temos dúvidas acerca disso. Mas o que é que temos sido ultimamente com Vieira, se não anjinhos com asas e tudo, quando o presidente e os vice-presidentes calam os roubos que nos fazem em campo, os infindáveis favorecimentos ao clube da frutaria e os ataques diários ao SLB vindos de todas as frentes anti-Benfica - e tantas elas são, inclusivamente as instâncias que deveriam ser neutras? Não acharão os digníssimos consócios que LFV deveria ter sido muito mais proativo, guerreiro e intransigente e na defesa do clube? E não o foi porquê? Eu, sócio com as quotas sempre em dia, gostava de saber e tenho o direito de saber.
De bradar ao firmamento é também constatar que esses mesmos benfiquistas, acérrimos defensores da continuidade de LFV até ao final dos tempos, não percebem ou não querem admitir os imensos prejuízos causados por ele ao nosso clube nos últimos tempos. Falo, por exemplo, do desequilíbrio do plantel desta época, um aspeto de enorme peso na perda do campeonato (ou não terá sido?), quando o dinheiro não era problema. E poderia falar de outros aspetos, porque haveria muitíssimo mais para considerar na atuação nefasta de Vieira, penalizadora da unidade do clube, da crença e do ânimo dos adeptos e sócios, dos resultados desportivos e financeiros, para já não falar das perdas na imagem aquém e além-fronteiras.
Finalmente, gostaria de lembrar aos defensores de Vieira que não são mais benfiquistas do que aqueles que o querem, como eu, longe dos destinos do Benfica. Nem pouco mais ou menos. Ou terão incucado que ser benfiquista é ser vieirista?

LF disse...

Caro anónimo,
Acho que o risco que se corre em mudar o que está bem, em nome de um hipotético futuro melhor, é demasiado elevado. Sobretudo quando entramos no território do desconhecido.
Ninguém me garante que João Noronha Lopes vai melhorar o Benfica. Não vejo que tenha condições para isso. E eu não arrisco o meu clube (ou os meus filhos) em mãos desconhecidas.
Não é uma questão de honestidade. Mas sim de experiência e competência numa actividade bastante específica.
Na última década o Benfica conquistou 17 troféus no futebol profissional (esperemos que 18 depois de amanhã). Foi a duas finais europeias. É competitivo nas modalidades. Investiu nas infraestruturas. Todos queremos mais e melhor. O próprio Vieira também quer.
Se estivéssemos muito mal, compensava arriscar numa mudança. Mas estamos bem - não no circunstancialismo deste campeonato de futebol, mas em termos institucionais, financeiros, e desportivos, se considerarmos que as coisas não se analisam por 3 meses.

Gosto demais do Benfica para correr riscos dessa natureza.

André, o campos disse...

Então, mas o homem não foi já vice-presidente do clube?! Isso não é ter já alguma experiência no futebol?!!!

LF disse...

Nau,

O Benfica está muito acima de Vieira. E antes de sequer ter ouvido falar em Vieira já eu era benfiquista havia muitos anos.
O que está em causa não é isso. Nem os eventuais erros que cometeu.
O que se tem de fazer é um balanço honesto, e que vá para além da espuma dos dias (que não têm sido bons).
Não defendo que tenhamos de ter, ou tenhamos, um presidente mafioso. Mas sim alguém habituado a lidar com essa realidade, que é a realidade do futebol actual.
O Benfica foi nos últimos anos alvo de ataques inimagináveis, que ninguém alguma vez ousara fazer, e de formas extremamente sofisticadas. O objectivo era precisamente desacreditar Vieira e tirá-lo do Benfica. Eles lá sabem porquê.
Não sei qual era a resposta adequada a esses ataques. Nem qualquer dos candidatos a presidente a sabe ou saberia na altura.

Quanto ao desequilíbrio do plantel, lamento mas se hoje toda a gente diz isso, há um ano atrás ninguém o dizia. Pelo contrário. Ainda em Janeiro se dizia que o Benfica tinha um super-plantel, até acima da realidade do campeonato português.
É muito fácil fazer o totobola à segunda-feira. Além de que não tenho qualquer certeza de que algumas das contratações ou não contratações tenham sido responsabilidade dos treinadores (que também têm o direito a enganar-se).
Agora é muito fácil perceber as fragilidades do plantel. Mas isso também foi resultado do baixo rendimento de alguns jogadores. Não se pode tirar um presidente por causa disso.

LF disse...

André o campos,

Foi vice-presidente numa altura muito específica.
Se eu fosse mauzinho, dizia que com ele em vice-presidente, o Benfica teve a pior classificação de sempre (6º lugar), e ia acabando com as restantes modalidades. Não vou por aí, pois seria injusto não perceber que na altura as prioridades eram outras.
Mas bagagem desportiva não tem. Isso é factual.

Pedro disse...

Na verdade defendes sim um presidente mafioso ao estilo Pinto da Costa tanto que o utilizas como exemplo de sucesso mas como és pudico não tens coragem de o assumir porque pretendes passar uma imagem de elevação moral e superioridade que não se compadece com a falta de verticalidade da tua espinha.
Chegas ao ponto de confundir ataques ao Benfica e ao seu Presidente para demonstrar que existe uma estratégia concertada para derrubar o mesmo.Ou seja assumes que o Ministério Público constrói uma acusação que envolve muito mais gente e só por portas travessas chega a Vieira mas que o objectivo é destruí-lo mas pelo contrário nunca tomas posição sobre aquilo de que está acusado.Antes desculpavas-te com o roubo dos mails e o fazer o jogo dos inimigos, neste último caso não deves falar por causa do segredo de justiça.Assumes sempre uma posição vendada sobre os assuntos do Benfica porque na verdade não queres discutir nada.Preferes dialogar com o pessoal com que partilhaste espaço na Vieira Tv que pensa exactamente todo como tu,sabe-se lá porquê.
Se já eras do Benfica não sei e até preferia que não, mas de certeza se fosses o teu amor ficou muito reforçado com este Presidente e de certeza que com ele já arriscarias o teu filho apesar de correres o risco que fosse vendido.Já a parte do plantel ser equilibrado e de toda a gente dizer isso é uma piada de mau gosto e própria de pessoal que só fala com gente que pensa igual a ele e que portanto assume como factos situações absurdas. È tão equilibrado que acabamos o ano sem um jogador definido para a posição de segundo avançado e o que mais lá jogou deve ter feito tantos golos como o gonçalo ramos.Mas de certeza que o Pedro Guerra já te disse que para o ano vai rebentar e foi só a adaptação.

ChakraIndigo disse...

Houve uma personagem histórica que afirmou com a desfaçatez de um monarca - " La Loi cést moi, je suis lÉtat, LÉtat cést moi"!

Quem era Vieira quando foi convidado por Vilarinho? Um dirigente que faliu o Alverca? Um sócio dos 3 grandes? um "pato-bravo" da construção? Ou era um iluminado que desceu do Céu para tirar o Benfica da falência?

O Benfica já tinha SAD, já tinha o Seixal, já tinha o projecto do novo estádio ou remodelação do antigo, tinha um Presidente Benfiquista, uma pessoa séria.

A Vieira foi entregue a SAD, primeiro, e depois o Clube através de eleições que quase foram um sufrágio por gratidão a Vilarinho.

Vieira disse, e provou-o, que não percebe nada de futebol. Os outros candidatos já têm de perceber, e muito, além de terem de ser mafiosos. Isso diz muito daquilo que pensam os seus próprios apoiantes.

Ou eu ou o caos, é esta a mentalidade democrática que se instalou no Clube, Clube que por causa das opções de Vieira perdeu uma oportunidade histórica de dar um golpe definitivo ao clube do Porto, que perdeu a oportunidade de ter um verdadeiro dominio desportivo em Portugal, semelhante a Bayern, Juve, PSG e Olimpiakos, países onde os segundos também vão à Champions e alguns até foram campeões europeus.

Até estas eleições, o Presidente Vieira tem beneficiado ou de candidaturas amorfas e sem carisma, ou de ausência efectiva de alternativa.
Neste momento tem alternativas com algum peso, e aparentemente só isso o fez esquecer "uma equipa do Seixal a lutar pelo titulo", ou que "Lage fica qualquer que seja o resultado", e "Jesus não interessa actualmente para o projecto do Benfica".

Por mim óptimo, eu quero é uma equipa forte e um treinador competente, mas isto só demonstra o que sempre escrevi.
O clube não tem um verdadeiro projecto de domínio desportivo.

E como tudo na vida é feito também de comparações, nestes longos anos de Vieira, comparem-se os resultados nacionais e internacionais do Benfica e do seu rival (o Sporting não conta há muitos anos) o clube do Porto, e conclua-se o que é inevitável - sob qualquer prisma, inclusive de domínio dos bastidores, da arbitragem e da CS, excepto o financeiro, o clube do Porto ganhou muito mais do que nós.

Inclusivamente perdemos uma oportunidade única de desferir um golpe profundo e irremediável ao FCP, um clube sob intervenção financeira da UEFA, falido, com resultados económicos aterradores, e que só por manifesta falta de visão da SAD do Benfica, conseguiu manter-se à tona, recebendo 2 balões de oxigénio( mais um chamado Covid), que provavelmente o farão competir connosco em condições mais favoráveis durante mais alguns anos, tendo em conta que se apuram 2 clubes directamente para a Champions a partir desta época.

O momento passou, agora é correr atrás do prejuízo com alguém que não navegue à vista mas que mostre querer mais do que aquilo que agora temos.
Em resultados desportivos, em credibilidade Institucional, e em defesa do Benfica e seus associados.

Viva o Benfica

Fehér 29 disse...

Boa tarde.

LF, com todo o respeito, todos percebemos o mesmo do seu post.

Praticamente defendeu que para ser Presidente do Benfica é necessário ser tão ou mais mafioso/sem escrúpulos que os actuais dirigentes do futebol português. Basicamente, precisamos de alguém com experiência em natação na lama.

Pois, a questão aqui é que eu (como muitos mais benfiquistas, apraz-me ver) jamais consentirei que seja necessário conspurcar o nome do nosso clube (o que já acontece actualmente, com o Benfica envolvido em inúmeros processos judiciais) para que possamos rivalizar com os nossos adversários dentro do campo. E ser bom e honesto é diferente de ser burro.

Eu já nem vou pelas descaradas demonstrações incompetências de LFV (senão, não sairia daqui) enquanto Presidente. A mim basta-me que, e estas são somente as que eu conheço, esse senhor já tenha faltado com a sua palavra TRÊS vezes!!

1- Quando disse que chegava aos 300 mil sócios, caso contrário, demitir-se-ia

https://www.dn.pt/desporto/benfica/nove-anos-depois-vieira-insiste-nos-300-mil-socios-3843408.html


2- Quando disse que o Jimenez ia ser a maior venda do futebol português (aqui até dou de barato...afinal foi um feeling! Se calhar o mesmo feeling que fez continuar a aposta no Rui Vitória!? Quem sabe, isto de liderar por esoterismo tem caminhos sinuosos e absconsos. A lógica que se lixe!)

3- Quando disse que enquanto ele fosse presidente do Benfica o Jesus não voltaria...

Ainda não sei em quem vou votar, mas sei que não votarei num homem(?) que não tem palavra!

Cumprimentos,

Bruno.

Brytto disse...

Caro LF

Antes demais, quero dizer que fiquei muito contente com esta última candidatura, finalmente aparece alguém com credibilidade e postura institucional (características ainda a confirmar, mas parece que vai no bom caminho). Vejo-a como uma candidatura credível e cujo objectivo principal deve ser o seu posicionamento para as eleições daqui a 4 anos. Se votar, votarei Vieira, mas acho que mais 4 anos e tem que passar a pasta e nunca para um Rui, seja Costa ou Gomes da Silva. De tempos a tempos, as instituições têm que ser arejadas, daí concordar em absoluto com a limitação de mandatos, 3. Claro, ganha-se numas coisas, perde-se noutras, mas a eternizarão no poder nunca é benéfica e o Benfica sendo historicamente o clube mais democrático português, não pode ter um presidente ad eternum. Claro, percebo as especificidades do negócio do futebol e ainda mais o contexto português, mas é melhor arriscar num novo presidente daqui a 4 anos, desde que as condições económicas/financeira se mantenham estáveis como estão, do que fazê-lo com o clube em ebulição - esse tem sido o probbblema do Sporting.. Agora, só espero, é que LFV com o desespero de poder perder estas eleições, não comece um política de terra queimada, e comece a contratar Cavanis e quejandos, que manifestamente auferem salários impraticáveis para a realidade do Benfica. Haja esperança que tal não aconteça...
O que Vieira fez no Benfica é impagável, saiba ele sair com dignidade e ficará para sempre como um dos melhores presidentes do Benfica de sempre, o resto é conversa de fedelhos, talibans, dragartos e afins, uns porque acham que o Benfica deve ganhar a champions ano sim ano não, outros porque sabem que o Benfica sem Vieira fiicará presumivelmente mais fraco e daí dar um jeito enorme ele sair...
Aceita um abraço

nelse disse...

Anonimo Concordo contigo a 100%! Tivemos no passado grandes presidentes e espero que o Joao N Lopes também o seja

AK 47 disse...

Boa tarde,
A melhor parte do texto é considerar e comparar o Bettencourt (das cunhas e dos RH da podridão da banca) e o Godinho Lopes (condenado em Burlas e empresas falidas) a gestores de topo a nivel mundial.
A partir daqui todo e qualquer raciocinio está inquinado à partida e aproxima-se de forma muito perigosa dos defensores de LFV.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Só o fugitivo de Vigo não tem problemas com a justiça amiga não é? Se fosses fazer cUmentários para o teu clubeco ganhavas mais.

LF disse...

Não é necessário, nem conveniente, ter um presidente sem escrúpulos. Mas sim alguém habituado a lidar com gente sem eles, numa actividade altamente concorrencial, altamente mediatizada, e onde quase ninguém olha a meios para atingir os fins.

LF disse...

Vieira já faltou com a palavra, pois não é um grande comunicador. Deixa-se levar pelas emoções, não tem preparação académica. Tal como Jesus, aliás.
Isso não lhe retira os méritos de grande negociador, nem a capacidade de liderança, nem a intuição de que o cargo necessita.
Veja-se o que todos os jogadores dizem dele. Veja-se o que nas modalidades dizem dele.
Aliás, por alguma coisa o FJM tanto o quer tirar do Benfica.

Nau disse...

LF:
Há muito a falar sobre a atuação de Vieira nas últimas épocas, como sabemos. E até coisas de que eu sinto pejo em abordar, porque me recuso a admitir como possíveis.
A obra de Vieira, quem é que a não conhece e reconhece? Mas então, e os erros de Vieira que penalizaram o Benfica, caro LF? E não podemos falar só desta época. Porque as mentiras, as promessas não cumpridas, os desrespeitos pelos benfiquistas e pela democracia no seio do clube, a deriva na planificação das épocas e na constituição dos plantéis, as confusões entre o LFV presidente do Benfica e o LFV empresário, as trapalhadas mais diversas, o amadorismo (ou a inibição inexplicável) na defesa dos ataques e na luta contra os prejuízos causados por outros ao nosso clube, já vêm de trás. E a gente farta-se.
As instituições sobrevivem e prosperam porque sabem renovar-se e reinventar-se ao longo dos tempos, como sabe. E o tempo de Vieira já vai longo, muito longo para a tradição benfiquista. Para mim, é tempo de haver uma renovação, de o nosso clube ter sangue novo a dirigi-lo.

LF disse...

Caro Brytto,

Também eu acho saudável aparecerem candidatos. Até porque obriga a trabalhar mais e melhor. E abre alternativas para o futuro.
Mas atenção, que não nos podemos deixar levar pelo marketing. Quando aparece um tipo bem vestido e bem falante, logo se acha que vai dar um grande presidente. Isso não é assim, em nenhum sector da vida, e muito menos no futebol.
Espero também que não sirva para dividir, como tem acontecido no Sporting.
João Noronha Lopes, tal como Rui Gomes da Silva, são grandes benfiquistas. Não ponho isso minimamente em causa. E espero que no pós eleições (se perderem, como desejo) aceitem ficar como consciência crítica sem promover divisionismos estéreis. E acredito que tal não vá acontecer.
Entendo que neste momento Vieira é quem dá mais garantias, pelo menos para mais um mandato.
Acho precipitadíssimo deitar fora o menino com a água do banho só porque se perdeu um campeonato mal perdido.
Vieira tem títulos, muitos, e obra, muita. Sinceramente, nem percebo como tem tanta contestação. Se fosse presidente de outro clube com os mesmos resultados, era levado em ombros.

Abraço

Anónimo disse...

Fui o autor do comentário dos presidentes e, ao ler a sua resposta LF, torna-se difícil poder dizer muito mais. Só não vê, quem não quer.
E não, não o apelido de Vieirista; Não, não me acho mais Benfiquista do que o LF, nem o contrário; e sim, percebo o apreço que possa ter sobre Vieira e o seu trabalho, também lhe reconheço valências e bom trabalho realizado, ao ainda presidente do Benfica.
Mas não perceber ao estado em que se chegou o Benfica, onde tudo é feito com caracter de negócio, numa base de relacionamento de empresa-cliente, onde o amor, a emoção, o sentimento, se vai esvaindo época após época. Pior ainda, é a não responsabilização do que se diz hoje, amanha é mentira, demonstrando claramente não ter a noção do que é um clube de futebol. Ou acha estranho o Benfica ter cada vez menos adeptos no seu Estádio, nas AG's?! Vieira não é dono do Benfica, por mais estranho que isso lhe possa parecer. Não é, nem nunca o será.
A atuação de Vieira nos últimos anos, em termos de impacto, é muito pior nos últimos anos, do que propriamente quando começou no Benfica. E vou explicar porquê. Porque o Benfica tem hoje armas e condições para dar o salto, não só para ser definitivamente como o clube hegemónico em Portugal, como para se afirmar no panorama internacional, batendo-se com dignidade e honra com todos os grandes europeus, tal como já foi e agora, infelizmente, não é. E vai-me dizer, mas se o Benfica tem neste momento essas armas e condições, foi porque LFV as criou. Sem dúvida, é um facto de que contribuiu e muito para isso. Mas não dá para mais e é por isso, que num momento de desespero e com eleições à porta, LFV morde a língua com todos os dentes que tem na boca e vai buscar o JJ. Sabe porquê? Eu respondo-lhe: tire JJ ao reinado de LFV no Benfica desde 2003, e veja o que lhe sobra. E também lhe digo: sem JJ, LFV já tinha saído do Benfica, há muito muito tempo.
Todas as atitudes de LFV, nos últimos anos, foram camufladas por alguns títulos e o desviar atenções também para o diabo, conhecido JJ, que abandonou o Benfica para ir para o Sporting e que tenta que se persista, ao ir buscá-lo. E o que LFV tenta camuflar é que ele gere o Benfica como uma empresa, que insulta os seus sócios e os agride, quando não lhe corre a coisa de feição e que tentou encher descaradamente os bolsos dos seus amigos, com a triste tentativa da compra de ações, que a CMVM bloqueou.
LFV esqueceu-se, durante muito tempo, que foram os sócios do Benfica que o puseram e permitiram que continuasse cá; o que LFV se lembrou depois, e já tarde, é que esses meus sócios o podem tirar de cá. Por isso, vamos assistir nos próximos tempos, além da vinda de JJ, a um rol de contratações (e incongruências com o passado recente), que não existiram inexplicavelmente nos últimos anos. Para ou porquê? Para que por cá continue...
Só que, tal como eu, muitos Benfiquistas estão fartos. E, DEMOCRATICAMENTE, veremos se os satisfeitos ainda são mais, ou se são em número muito inferior...

Como disse, só não vê quem não quer.

Desejo-lhe tudo de bom e que, acima de tudo, este fim de semana, TODOS NÓS FESTEJEMOS A CONQUISTA DE MAIS UMA TAÇA DE PORTUGAL.

VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA!!!

LF disse...

Anónimo,

O Benfica é uma SAD. E claro que é gerido como uma empresa, tal como todos os grandes clubes do mundo.
Como gerir um orçamento de dezenas de milhões de euros sem ser numa lógica empresarial?
E essa é precisamente uma das diferenças para presidentes de outros tempos. Na verdade, para o futebol de outros tempos.

Muitos dos que criticam Vieira por vender jogadores (até o Félix, por 120 milhões!!!!, convenhamos que muito acima do seu real valor), na verdade criticam é o futebol actual, sem perceberem que o futebol antigo, associativo, semi-amador, sem dinheiro, com amor à camisola, já não existe. Quem espera por clubes assim, é melhor procurar no Distrital.

Ou alguém acha que o João Noronha Lopes, o Rui Gomes da Silva, o Joaquim ou o Manuel não venderiam o João Félix, o Renato Sanches, o Gonçalo Guedes e essa gente toda, tal como o mercado (e desde logo os próprios atletas e familiares) impôs que acontecesse?

Isso é uma falsa questão, sobre a qual importa reflectir, para não se misturar as coisas.

Anónimo disse...

Vieirista, tira as palas que já tens idade para isso.

L. Rodrigues disse...

No dia em que colocarem Benfiquistas contra Benfiquistas, uns de primeira outros de segunda, uns puros outros híbridos, é o dia em que os verdadeiros adversários ganham.

Achar que Vieira errou e deve sair não faz de mim um infiltrado dragarto, da mesma forma achar que não há ainda alternativa credível à vista não faz de mim vieirista.
Sou como todos aqui, espero eu, um benfiquista que quer o melhor para o seu clube, e que assim que fecharem as urnas, estará com o clube a desejar o sucesso da próxima direção.

A pior coisa que pode acontecer é esta subida de tom no insulto fácil, mascarado de liberdade de expressão. Já vi ali ao lado e é feio, muito feio.

DJ disse...

Lf olha gostei mais de algumas respostas que deste do que o texto em si,disse que para Domimngo espera-se mais um trofeu todos fazemos votos para que assim seja a esta hora de certeza ja sabe quem e o apitador para Domingo pois Artur Soares Dias tenho duvidas que tragamos esses trofeu para o Cosme Damiao,e Vieira o que faz para travar essa praga do Soares apitar jogos nossos, sabe e por estas e outras que estamos ficando cheios do Vieira e as vitrinas do fcp se vao enchendo com tanta maldade.

Anónimo disse...

Mais um dragarto por aqui

Anónimo disse...

Só o brunalgas e o avô da naundinha e seus acólitos são rapaziada impoluta e séria não é? O LFV é que é um bandido, compreendi-te e mais a tua preocupação com o crescimento monstruoso do Benfica em comparação com as falências dos oponentes, é com isso que te preocupas não é?

Anónimo disse...

Mais um dragarto, isto está cheio de jana desta, com os clubes falidos como têm a preocupação é o Benfica. No fundo até há razão para isso porque o fosso é grande e vai aumentar.

Anónimo disse...

É bom é ser capacho do riscas assoprador electrónico ou do peidoso de palermo isso sim, não é dragarto?

Anónimo disse...

Realmente, a quantidade de infiltrados inimigos é tremenda! Estão muito nervosos, mesmo desesperados, o nervoso passa para os dedos, nota-se na cara dos comentadores nas TV´s, desde que LFV contratou JJ. Não estavam à espera.
A azia, o desalento, a agonia e a aflição continuam a crescer com os nomes das alegados contratações que estão a ser preparadas. E nem estou a falar no Cavani que eu não sei se vem.

Não conseguem responder, não têm dinheiro, andam à procura de dinheiro para pagar os salários e as dívidas que se acumulam todos os dias, Abril, Maio, Junho e Julho e a seguir ainda temos o Agosto. E não há receitas.
Nunca se viu nada assim. Eu nunca vi. Mas estou a gostar.
A distância está a aumentar e até o Braga já acelerou, poucas dívidas têm enquanto as vendas num ano em crise aproximam-se dos 100M.
Para o ano, o Braga vai ficar à frente dos dragartos. Preparem-se!

Alberto João disse...

Inacreditável a defesa que o blogger faz de LFV. Mas é a lógica que persiste na maioria dos benfiquistas que utilizam as redes sociais, mas espero que não seja a lógica que conduza a votação dos sócios nas eleições. Faz lembrar um pouco o apoio popular e das elites que o Salazar teve durante 40 anos e que levou ao fim que levou. Nem vou repetir a argumentação que alguns benfiquistas acima expuseram e que desmontou completamente o mito LFV. Vou só esperar que a sensatez, espírito democrático e a meritocracia perdurem (comparar as capacidades de gestão de Noronha com as de um empresário de pneus ambicioso e mafioso é de LOL) e que não seja um desastre desportivo (derrota na taça e no apuramento para a liga dos Campeões ou problemas com a justiça a decidirem as eleições. Por outro lado, ter pela primeira vez um presidente em exercício preso seria uma vergonha impagável no SLB...

Alberto João

joão carlos disse...

não tem experiência então ser vice presidente não é ter experiência.
quer dizer pela sua lógica então só presidentes de outros clubes e o que lá esta é que tem experiência a serio que usa este argumento, o senhor pode ter a opinião que quiser, e ser o que quiser, agora não venha é fazer dos outros parvos.

mas este presidente sabe manobrar nos bastidores, a apoiar o valentim, o nandinho das facturas e os desdentado é para isso que serve o conhecimento dele.
captar interesses vários internacionais como aquele de enganar o real e agora andar a pagar com língua de palmo jogadores que nos podem interessar é isso tipo de coisas que esta a falar.
sim porque o vieira até nem precisa do mendes para ser recebido onde quer que seja.

pois ninguém garante que com jnl o clube vai melhor mas já agora o vieira garantia isso quando foi eleito pela primeira vez.
e o vieira quando entrou era conhecido porque razões levar um clube à falência, ser um pato bravo e ser barriga de aluguer para levar jogadores do nosso clube para o corruptos.
mas com o vieira podemos contar com o quê mais do mesmo dos últimos tres anos.

mas pelos vistos o melhor é fecharmos já a porta porque quando o divino vieira decidir sair para si vamos passar por dificuldades porque não existe mais ninguém no mundo que possa sequer ser presidente do clube.

portanto vieira ou o caos.
e já agora fazer comparação com porcaria, como são os corruptos ou os outros, no fundo esta a dizer que somos apenas uma porcaria melhor, mas tanto gostam de se comparar aos outros.

Unknown disse...

Este post é inacreditável... Os defensores de Vieira fazem tudo para pôr em causa as outras candidaturas e vender a ideia de que, sem Vieira, o Benfica será obrigatoriamente pior.
João Noronha Lopes é um candidato tão válido como qualquer benfiquista que se disponha a servir o clube e preencha os requisitos para se candidatar.
Por outro lado Luís Filipe Vieira já fez o que tinha a fazer no Benfica e o seu "projecto" já está esgotado. O Benfica europeu de Vieira é uma anedota. É bombo da festa na champions. Internamente o Benfica perde 2 campeonatos em 3 possíveis para um Porto intervencionado pela UEFA e com um dos planteis mais fracos dos últimos 30 anos. E só não são 3 em 3 porque a segunda volta do ano passado foi quase milagrosa.
O Benfica de Vieira anda a acumular processos em tribunal e a direção assobia pro lado. O Benfica de Vieira dispensa um treinador bi-campeão porque não se enquadra no projecto do clube e 5 anos depois vai buscá-lo... Se a direção é a mesma e o projecto é o mesmo, o que é que mudou?! Viu uma luz outra vez?
Há muito que o Benfica precisa de uma transição pacífica para um novo projecto e estas eleições são uma boa oportunidade. No entanto no Benfica de Vieira não há espaço para debates com os candidatos na BTV ou noutros canais.
No fim de contas, perde o Benfica e todos nós...

Fanas disse...

Infiltrados por este blog e outros é demais porém em alguns opiniões de benfiquistas são barradas e as dos dragartos é o que se quer. Desisti porque o contraditório não é tolerável, não é ngb? Sobre tudo o que se escreveu e escreverá sobre o Glorioso o que me leva a apoiar LFV deriva do facto de todos os dragartos o quererem ver fora da presidência, porque será? Sabem algo que eu desconheço e lhes mete medo? Se eles o odeiam e bombardeiam constantemente então ele é o meu candidato, nemm que lhes fosse apenas indiferente seria o meu candidato. Se LFV provoca tantos incómodos e pruridos aos nossos adversários é porque algo tem feito bem logo se para os outros é péssimo, para mim então é o ideal.

LF disse...

Caro Adelino,

Também já pensei o mesmo. A campanha para o denegrir e destruir tem sido enorme, e por algum motivo o querem ver fora do Benfica.
Os 14 troféus em seis anos talvez sejam uma das razões.

Anónimo disse...

Se dúvidas houvesse, hoje ficaram desfeitas, Noronha vai ser o novo presidente do SLB.