PORTIMÃO A FACTOS

Qual virgem ofendida, o presidente da SAD do Portimonense, o brasileiro Rodiney Sampaio, ficou indignado com a afirmação de José Manuel Antunes, comentador da BTV, segundo a qual o Portimonense seria uma espécie de Porto B.
Pois bem, nada como os factos para se perceber porque motivo muita gente pensa o mesmo, e porque eu próprio seria capaz de apostar a minha casa em como este Portimonense, gerido e financiado por esta gente (Rodiney Sampaio e Theodoro Fonseca, empresário de Hulk, e principal accionista do Portimonense, e também accionista do FC Porto), não perderá com os portistas nenhuma partida importante.
Primeiro os resultados:
Como se vê, nas últimas temporadas, o Portimonense sofreu mais golos do FC Porto do que de Benfica e Sporting juntos. E se virmos os resumos, percebemos porquê. Obviamente, não perdeu , nem sequer empatou, com os azuis-e-brancos. E Cadorin já não joga.
Benfica, Sporting e Braga têm sentido dificuldades sempre que se deslocam ao Algarve. Eu próprio experienciei ver um jogo dos encarnados em Portimão junto à linha lateral, e a agressividade e hostilidade posta em campo pelos brasileiros algarvios era impressionante. Cheguei a pensar que queriam mesmo lesionar meia equipa benfiquista. As coisas que uma pessoa pensa...
Se observarmos o tráfico de jogadores de um para outro lado, cimentamos a ideia de parceria (pouco) escondida:
Do actual plantel orientado por António Folha (antigo jogador formado no FC Porto, durante dez anos treinador das camadas jovens do FC Porto e cujo filho representa os juvenis do FC Porto), Ryuki e Candé passaram pela formação do FC Porto; Jackson Martinez fez carreira no FC Porto dizendo-se que chegou ao Algarve numa espécie de experiência de modo a perceber se ainda tinha condições para representar os dragões; Ewerton e Paulinho estiveram emprestados (?!) ao FC Porto e regressaram pois Sérgio Conceição não os queria (quem os pediu então?); Wilson Manafá tranferiu-se para o FC Porto a meio desta época, depois de fazer o jogo da sua vida contra o Benfica. Na época passada estavam também lá Rafa Soares, Fede Varela, Rui Costa e Galeno, todos emprestados (ou dados) pelo FC Porto.
Além do treinador principal, também o treinador-adjunto Fábio Moura e o observador Rui Lemos fizeram carreira nas camadas jovens do FC Porto.
De resto, o Ministério Público recebeu uma queixa há uns tempos atrás acerca de alegadas facilidades e trocas de favores entre os dois clubes, envolvendo viciação de resultados e troca de atletas.
Theodoro e Rodiney (nas fotos), parecem tirados da série televisiva "Gomorra" , ou então de um qualquer bastidor da IURD, ou, porque não, de uma tertúlia de Super Dragões. É o tipo de gente que não faz falta nenhuma ao futebol português, tal como os Cássios e os Lionns (até admira não aparecer nenhum do Portimonense a dizer que o Benfica o tinha aliciado...).
Conheço bem Portimão e as redondezas. Mas, se tal ainda for possível, seria higiénico que este Portimonense descesse para a segunda divisão. É o seu lugar, ao lado do Estoril e de outros satélites encapotados, geridos por gente obscura.
Que o Benfica os esmague em campo, e possa contribuir para isso.

10 comentários:

Sarilhos Grandes disse...

Já pensaste que o teu texto, descrevendo os contornos das relações portimonense/fcp, cujos factos estão á vista de todos os jornaleiros , da FPF e da Liga, poderá vir ser utilizado pelos Treinadores desse clube para incitar os seus atletas a "dar tudo contra o Benfica "..." e deixar a camisa em campo" ???

Anónimo disse...

Curto e conciso. Tudo dito!! É tudo verdade!
Mas não é toda a verdade. Ai se a soubessem...

José Manuel disse...

E ainda falta acrescentar aquela estranha (no mínimo) compra do Danilo ao Marítimo, passando pelo Portimonense.

Helder Silva disse...

Para garantir a vitoria do porto no ultimo jogo entre eles até as linha de marcação no relvado foram alteradas para diagonais. Nao fosse algum golo marcado em fora de jogo

Anónimo disse...

Ninguém se lembra há mais de 20 anos, em pleno domínio do porto sobre o que se passava no campeonato, o que aconteceu com a recepção ao Porto. Após o final de um jogo marcado por diversos erros de arbitragem, um dos adeptos do Portimonense agrediu o pinto da costa num sobrolho. Foi considerado um herói municipal. Na sequência dessa agressão o pinto da costa fez uma promessa de que enquanto andasse no futebol iria fazer de tudo para que o Portimonense nunca mais jogasse na primeira divisão. O que é certo é que o Portimonense desceu de divisão nesse ano e passaram entretanto mais de vinte anos. A diferença é que o Portimonense agora está povoado com treinadores, jogadores, dirigentes, etc deste clube azul. Coincidência?

Anónimo disse...

1990 Fevereiro, 25

O Portimonense lutava por não descer e o FC Porto por conservar o 1.º lugar (com dois pontos de avanço sobre o Benfica)
O árbitro era o José Guímaro (!!) e no final houve problemas. A meio da segunda parte o Portimonense reclamou uma grande penalidade do Vitor Baía sobre um avançado algarvio [Zé Pedro] e o ambiente estourou.
"O árbitro usou de uma gritante dualidade de critérios e, para culminar a sua excelente atuação, escamoteou-nos um penálti. Foi um roubo tão grande como a Sé de Braga",

Os adeptos do Portimonense descarregaram a sua fúria sobre os dirigentes portistas que se encaminhavam para o autocarro: Pinto da Costa e Reinaldo Teles acabaram atingidos pela chuva de pedras, sofrendo alguns ferimentos. O presidente ficou com uma ferida na testa, suturada com três pontos e o então diretor-geral fraturou uma costela.
Sangue a jorrar, confusão e mais confusão. «Além de um penalty que ficou por marcar, o golo do Porto foi marcado em fora-de-jogo”.

LF disse...

Sarilhos Grandes,
Não é pelo texto. É sim pelos compadrios de bastidores.
O Portimonense vai dar tudo. Não haja dúvidas.

Gus disse...

O porto antes passava as passas do Algarve, literalmente. Portimonense e Farense eram sempre jogos dificílimos.

artnis disse...

O clube da CosaNorte tentou e conseguiu 'aproximações' a todos os clubes do Sul e Ilhas !...

Como ?!...colocando adeptos seus nas presidências desses clubes, facilitando subidas e evitando descidas...!!!

Foi assim com Farense; Olhanense; Portimonense (ainda antes destes mafiosos); União da Madeira; Estrela da Amadora e, nem me peçam para o não lembrar, a cereja no topo do bolo... Futebol Clube de Alverca !!!

Dos coisinhos do Desportivo ao fundo do Campo Grande, todos vós sabeis a 'estória do rockettismo' !...Só espero que o 'rockett' lhes expluda nas patas durante pelo menos mais 18 anos...

Anónimo disse...

Com ou sem este texto, o Portimonense vai fazer um jogo como se não houvesse mais nada do mundo! Que nos prepararmos para uma batalha duríssima! Falhou em Braga, mas o "sistema" vai aparecer com tudo neste jogo!

José Armando