CONFIANÇA EM VIEIRA

A comunicação do presidente do Benfica foi um momento de honestidade e de humildade.
Assumiu que pensou uma coisa e depois se arrependeu, num mundo mediatizado onde ninguém se engana e raramente alguém tem dúvidas.
Eu, de fora, acho que Rui Vitória deveria sair já. Aliás, acho que já deveria ter saído há algum tempo. Mas é Vieira quem tem em sua posse todos os dados da situação. Não sei, por exemplo, qual é a opinião dos jogadores. Não sei quem poderiam ser, ou quanto custariam as eventuais alternativas, nem se seria o momento mais oportuno para avançar com esta ou aquela opção.  Além disso há contornos legais e burocráticos que têm de ser ponderados. E é fácil para quem está de fora emitir opiniões (o que eu faço tranquilamente) e não tem de ser confrontado com as consequências de cada decisão.O futebol profissional a sério não é bem o mesmo que a Play Station.
Vieira arriscou tudo uma vez mais, e não teve medo de o fazer. Contra todas as evidências, e contra a opinião unânime dos benfiquistas, decidiu manter um treinador. 
A situação é, porém, muito diferente da de 2013. A equipa então vinha de uma... final europeia. Perdera apenas um jogo (aos 92 minutos) em todo o campeonato. Jogara maravilhosamente nos meses anteriores, e havia sido infeliz nas decisões finais. Basta ler o que escrevi na altura para saber que, então, estava do lado de Vieira e do lado da continuidade de Jesus.
Desta vez penso de forma diferente. Mas espero estar eu enganado. Oxalá a decisão de Vieira seja feliz. 
Para mim, o presidente tem o crédito de 6 campeonatos, 2 taças, 7 taças da liga, 4 supertaças, 2 finais europeias, inúmeros títulos nacionais e internacionais nas modalidades, um estádio, um centro de estágio, um museu, um canal de tv, etc, etc. Obviamente confio nele, tal como a esmagadora maioria dos benfiquistas.
Ele decidiu, vamos esperar que tenha razão.
Eu estarei aqui, e em todo o lado, para apoiar o Benfica, seja quem for que estiver no banco.

10 comentários:

moreira disse...

......mesmo quando os "passageiros" estão a ver que o "condutor" do "BUS" se vai estampar contra uma parede, todos temos de apoiar quem nos vai levar para a desgraça????.......não contem comigo para apoiar a desgraça.Eu grito, cuidado com a "parede"...............

Anónimo disse...

Bom texto que aplaudo.
Temos de confiar em quem nos guia que não precisa de provar nada.
Em 2013 a contestação até foi maior. Mas os rivais agora até estão mais fragilizados. É um facto que até pode ser provado com números.
Esperemos que dê certo, a sua intuição já o provou várias vezes, sem dúvida que é um "boost" de ânimo e de coragem que foi dado pelo exemplo do líder, que é passado ao plantel, à equipa técnica e aos benfiquistas em geral.
Os contestatários são sempre os mesmos, são aqueles que ladram enquanto a caravana continua a passar. Há quem lhes chame eunucos.

RN disse...

"Tal como a esmagadora maioria dos benfiquistas"... está seriamente convencido disso ou isto é apenas um comentário para tentar passar uma ideia que não corresponde à realidade?
Uma coisa é o imobilismo dos sócios, a profundamente desfasada relação de forças entre quem detém o poder de voto (Casas do Benfica e diferentes níveis de antiguidade dos sócios) e até algum conformismo, mas outra coisa bem diferente é apoiar e acreditar no presidente LFV.

Cumprimentos!

No.Worries disse...

Eu pelo contrário acho que LFV a partir de ontem é o principal candidato a receber o Dragão de Ouro na próxima edição deste prémio. É absolutamente surreal ter defecado em cima da testa da restante direcção e ir contra todos os restantes que votaram a saída de Rui Vitória. Com esta aberrante decisão não é só esta época que está perdida. São as próximas. E a cada dia que passa e se mantém este treinador é complicar a vida do próximo treinador. Mesmo que fosse um Guardiola com os vícios e falta de trabalho de treino que Rui Vitória deixará como herança, vai ser muito difícil e demorado para quem quer que o suceda. O grande problema do SLB e do seu presidente é que quem toma decisões sobre futebol não percebe absolutamente nada de futebol. E comparar esta situação com a situação em que só LFV segurou Jesus é de facto comparar os dois treinadores. E quem o faz merece levar com Rui Vitória por muitos anos.
Quando ao último parágrafo, a questão de apoio ao SLB nem se coloca...

LF disse...

Eu também não concordo, mas ele é que vai a eleições. E é para tomar decisões que é eleito.
As decisões não podem ser tomadas pelas bancadas do estádio.
Há aspectos que nenhum adepto domina. E não é uma questão de perceber de futebol. É uma questão de estar por dentro daquilo que se passa dia a dia no Seixal.

Anónimo disse...

Para o anónimo que não consegue dizer nada sem ofender terceiros, como parece ser a matriz dos que pululam no call center, sendo eu um dos que não aceita que a troco da cenoura dos hotéis, mais campos relvados, mais gerir clubes Ingleses e mais betão se trave o crescimento desportivo do Clube para não magoar financeiramente a corrupção e o circo do Lumiar, sou um dos que ele quer insinuar serem eunucos!
Que, seja casado ou namorado, tenha irmã maior de idade ou mãe em bom estado, as passe para cá para lhe dar razão no que ao eunuco diz respeito!
Não deveria estar a escrever isto mas é o que labregos destes merecem!

Anónimo disse...

Gostava de saber, "quais são os vícios e falta de trabalho de treino que Rui Vitória deixará como herança?"
Como sabe que esta época está perdida assim como as próximas? Tirou um curso de vidente ou de iluminado?

Costuma ver os treinos? Tem acesso à informação dos técnicos sobre as valências e as estatísticas físicas dos jogadores?
Não acredito que tenha, praticamente impossível, por isso pergunto, porque razão faz essa afirmação quando é completamente ignorante sobre o assunto?
Isso que está a fazer é o que o Marques e os tipos da CS fazem, criar fake news e boatos.
Sò acrescento mais uma pergunta? Não tem vergonha na cara?
Porque a questão do último parágrafo coloca-se. Não é apoio, é desapoio!

artnis disse...


Apesar de sentir uma certa estranheza !...bem me parecia que ultimamente andavas a 'mijar fora do penico'

Esse "Obviamente confio nele" diz tudo !...ahhh sim, e por certo, a ida à BTV ou não...

Anónimo disse...

Um novo site benfiquista:

https://1comando1904.blogspot.com/

Anónimo disse...

Humildade sinceridade não têm lugar no desporto na sociedade em Portugal.Só não erra quem não tem que decidir.jj 3 anos seguidos sem ser campeão,5-0 com o Porto, meia final t.Portugal,1-2 dragão 1-3 Luz,fina t.Portugal com Guimarães,5 anos passou 1 vez f.grupos L.campeôes, formação zero.SEMPRÉ TEVE O MEU TOTAL APOIO!!Benfica,91 a 2005,1campeonato, 94 a 2005 zero campeonatos zero supertaças 1t, Portugal,mmodalidades��formação��credebilidade, infraestrutura, inovação,parcer isso, valores humanos...����������MMEMÓRIA CURTA,INGRÁTIDÃO.Abraço Glorioso para todos os benfiquistas.