RUI VITÓRIA EM CAPÍTULOS

2015-16
SPORTING-BENFICA, 1-0 (Supertaça)
Começar a perder, desde logo um troféu. Enfim, nesta altura talvez sem a maior fatia da culpa.
AROUCA-BENFICA, 1-0
Primeira deslocação no campeonato, primeira derrota. Incapacidade total para virar o resultado após um golo sofrido cedo. Benefício da dúvida.
VIANENSE-BENFICA, 1-2 (Taça de Portugal)
Início de uma estranha tendência para manifestar grandes dificuldades em vencer adversários de escalões inferiores. Repetir-se-ia o filme com o 1º Dezembro, com o Olhanense e mais recentemente com o Arouca.
BENFICA-SPORTING, 0-3
Benfica humilhado em casa, pelo Sporting e por Jorge Jesus. Seria preciso recuar até 1948, e ao tempo dos Violinos, para encontrar derrota caseira tão expressiva diante do Velho Rival.
SPORTING-BENFICA, 0-1
A coroa de glória de Rui Vitória, com a bênção de Mitroglou e o falhanço histórico de Bryan Ruiz de baliza aberta. Ainda hoje o técnico encarnado vive desse momento de sorte suprema.
BOAVISTA-BENFICA, 0-1
Jonas, como viria a acontecer tantas vezes, a salvar a equipa no último suspiro, depois de uma exibição medíocre, em jogo absolutamente decisivo.
ACADÉMICA-BENFICA, 1-2
Desta vez foi Raul Jimenez o salvador, em mais uma exibição pobre. Os espíritos pareciam com o Benfica.
BENFICA-V.SETUBAL, 2-1
Noite da épica defesa de Ederson, a remate de Arnold isolado aos 88 minutos. Depois de mais uma exibição muito pobre, era desta vez o guarda-redes a manter o Benfica ligado à máquina da liderança.
RIO AVE-BENFICA, 0-1
Último jogo desta sequência de total sofrimento, muito coração e pouca arte. Jimenez garantiu a vitória, a poucos minutos do fim. Decididamente, Deus queria que o Benfica fosse campeão naquela temporada. E quando Deus quer...

2016-17
NAPOLES-BENFICA, 4-2 (Liga dos Campeões)
O primeiro grande sinal de que o rei ia nu. Em poucos minutos, os encarnados encaixam 4 golos, e só os remates certeiros de Salvio e Guedes, bem como o levantar de pé dos italianos, disfarçam a hecatombe. Pela primeira de várias (demasiadas) vezes, o fantasma de Vigo assolou o Benfica de Rui Vitória.
FC PORTO-BENFICA, 1-1
Lisandro empata aos 94 minutos, e evidencia mais uma vez que, decididamente, Rui Vitória é um homem de sorte. O Benfica havia sido massacrado durante o jogo inteiro. E o empate foi um euromilhões.
BESIKTAS-BENFICA, 3-3 (Liga dos Campeões)
Depois de uma primeira parte muito bem conseguida, o Benfica volta a ter um apagão total. Sofre 3 golos de uma equipa banal, e se o jogo durasse mais um pouco, arriscaria uma derrota histórica.
MARITIMO-BENFICA, 2-1
Exibição sofrível castigada com derrota. A arbitragem não justifica tudo.
BENFICA-NAPOLES, 1-2 (Liga dos Campeões)
Mais uma demonstração de falta de estofo internacional, poucos dias depois da derrota no Funchal.
BENFICA-BOAVISTA, 3-3
Para mim, o verdadeiro ponto de inflexão no Benfica de Rui Vitória. Já havia muitos sinais (como acabou de ler), mas naquela tarde ficou evidente a fragilidade colectiva da equipa, e a sua total permeabilidade.
MOREIRENSE-BENFICA, 3-1 (Taça da Liga)
Eliminação estrondosa da Taça da Liga, após se ver a ganhar por 1-0. Um troféu borda fora, e mais sinais de fragilidade.
V.SETUBAL-BENFICA, 1-0
Poucos dias depois, nova e comprometedora derrota, no Bonfim, após uma das piores exibições dos últimos anos. A arbitragem não ajudou, mas os sinais de preocupação adensavam-se. De 6 pontos de vantagem, o Benfica vê-se com o FC Porto apenas a um.
BENFICA-DORTMUND, 1-0 (Liga dos Campeões)
Vitória enganadora e inconsequente. Inconsequente porque o Benfica acabaria eliminado pela equipa alemã. Enganadora porque, como disse no final Thomas Tuchel, se tratou de um resultado ridículo, face às inúmeras oportunidades desperdiçadas pelos germânicos (inclusivamente um penálti defendido por Ederson, que terá feito um dos melhores jogos da sua carreira).
DORTMUND-BENFICA, 4-0 (Liga dos Campeões)
Mais um dos muitos enxovalhos internacionais do Benfica nos últimos anos.  Os números dizem tudo. Total falta de estofo e dimensão para contrariar uma equipa que estava longe de ser inacessível.
P.FERREIRA-BENFICA, 0-0
Em jogo crucial, e em vésperas de receber o FC Porto, o Benfica deixa a liderança à mercê do adversário, após exibição medonha. Valeria um golo de João Carvalho, pelo V.Setúbal, no dia seguinte, no Estádio do Dragão, para que ao Benfica bastasse o empate no “clássico”, algo que se veio a verificar. Mais uma vez a sorte quase divina a acompanhar o percurso do técnico encarnado.
BENFICA-ESTORIL, 3-3 (Taça de Portugal)
Depois de ganhar fora 1-2, o Benfica quase ia comprometendo a eliminatória da Taça em casa, após jogo fantasmagórico. Esteve a perder, acabou empatado, mas com o credo na boca. O Jamor chegou aos trambolhões, e a chuva abençoaria a festa. Outro jogo com o Estoril, para o campeonato, dias depois, seria igualmente preocupante, então com vitória por 2-1, e assinatura de Jonas.

2017-18
TODA A LIGA DOS CAMPEÕES
CSKA, Basileia e Manchester United constituíam um grupo acessível (pelo menos para o 2º lugar). O resultado é o que se sabe: 0 pontos, e a campanha mais vergonhosa da história. Entre as 6 derrotas, destaque para os 5-0 em Basileia. Aliás, já na pré-época o Benfica tinha levado "manitas" do Arsenal e do…Young Boys.
Em Basileia, o suíço Seferovic, até aí indiscutível no onze, perdeu a titularidade. Opção no mínimo estranha, por se tratar de um jogo em que o avançado, à priori, estaria até mais motivado.
BOAVISTA-BENFICA, 2-1
Jonas, sempre ele, até pôs o Benfica em vantagem. Mas uma reviravolta em segunda-parte miserável, deu o triunfo aos axadrezados. Bruno Varela errou, e foi crucificado até se perceber que não havia outro. Um de tantos equívocos, por entre Filipes Augustos e afins. Svilar seria também crucificado por erros cometidos em jogos, tal como Diogo Gonçalves, João Carvalho etc, etc
RIO AVE-BENFICA, 3-2 (Taça de Portugal)
…e lá se foi a Taça.
BENFICA-PORTIMONENSE, 2-2 (Taça da Liga)
…e lá se foi a Taça da Liga, sem ganhar um jogo.
BELENENSES-BENFICA, 1-1
Jonas, aos 97 minutos, impede uma derrota que colocaria o Benfica fora da corrida ao título, única competição em que então se mantinha.
BENFICA-FC PORTO, 0-1
Depois de duas derrotas quase seguidas do FC Porto, o Benfica regressou miraculosamente ao 1º lugar. Ganhando em casa ao rival, seria quase Penta-Campeão. Mas acabou por perder, num jogo em que tacticamente nunca se conseguiu soltar das amarras criadas pelos portistas.
No momento crucial, falhou. A sorte não dura sempre…
BENFICA-TONDELA, 2-3
Inacreditavelmente, e quando o título ainda era possível (o FC Porto deslocava-se ao Funchal no dia seguinte), o Benfica caiu com estrondo em casa frente ao…Tondela, perdendo, inclusivamente o 2º lugar e o acesso à Champions – que recuperaria com as diatribes do Sporting, da sua claque e de Bruno Carvalho.

2018-19
CHAVES-BENFICA, 2-2
Um empate inoportuno, mas justo, em exibição fraca, e em que faltou a força mental para aguentar as situações de vantagem.
AEK-BENFICA, 2-3 (Liga dos Campeões)
Após uma entrada de rompante, com 0-2, a segunda-parte pareceu tirada dos desenhos animados. Mais uma vez com um central expulso, o Benfica foi massacrado, sofrendo um, sofrendo dois, e vendo Vlachodimos evitar o terceiro. Com um incrível golpe de sorte, e numa altura em que mal respirava, o Benfica conseguiu, nos pés do improvável Alfa Semedo, uma vitória importante.Milagre.
BELENENSES-BENFICA, 2-0
Penálti falhado, dois golos sofridos, e…pronto. Derrota inesperada, e total incapacidade para reagir aos infortúnios do jogo, imagem de marca de Rui Vitória.
BENFICA-MOREIRENSE, 1-3
O jogo em que o treinador definitivamente se esgotou. Derrota incrível, consumada na 1ª parte, e seguida de um segundo período sem capacidade de reacção. No fim, um mar de lenços brancos, em quantidade nunca vista. Foi a oportunidade de Rui Vitória sair a bem, demitindo-se como as circunstâncias impunham.
BENFICA-AJAX, 1-1 (Liga dos Campeões)
Jogo em que se percebeu cabalmente que o problema não estava (nunca esteve) no empenho e compromisso dos jogadores. Fartaram-se de correr e lutar, mas sem organização, sem método. Muito coração, nenhuma cabeça. A Champions League  tornou-se uma quimera.
BENFICA-AROUCA, 2-1(Taça de Portugal)
Exibição miserável, e triunfo nos descontos, perante um dos piores classificados da Liga de Honra. Rui Vitória claramente a mais, numa equipa que merecia outro tipo de orientação técnica e táctica.
BAYERN-BENFICA, 5-1 (Liga dos Campeões)
Uma das maiores derrotas de sempre do Benfica, eliminação da Champions, e exibição que parecia, e deveria, colocar um ponto final nesta história. 
Infelizmente, a saga vai continuar...

10 comentários:

Anónimo disse...

Absolutamente rigorosa a tua análise. Temos uma Direcção completamente sem saber o que fazer, num tipo que dirige há 15 anos é surreal.

Desert Rose disse...

Um exercício desonesto porque pode ser feito para qualquer clube do mundo.
Factos colocados fora de contexto, porque para sermos honestos tínhamos de colocar todos os jogos em que o Benfica ganhou bem, porque o Benfica bateu o recorde de golos e pontos. Mas isso já não interessa apontar porque vai contra a mensagem que se quer passar. Tem um nome, desonestidade intelectual.



LF disse...

Desert Rose,

Qualquer clube do mundo (grande, como todos achamos que o Benfica é e deve ser) não é enxovalhado na Europa, não leva 5 do Basileia, etc, etc.

A análise pretende demonstrar precisamente que os sucessos tiveram uma enorme dose de sorte, e que já há muito tempo se percebiam as insuficiências tácticas deste treinador. Bem como lembrar os muitos momentos de apagão, em jogos importantes. Uns resolvidos por Jonas, outros por Ederson, outros pela sorte, e raramente pela capacidade colectiva.

Os melhores momentos foram certamente em 2015-16, numa altura em que a equipa ainda trazia muitos mecanismos do treinador anterior.
É a minha visão. Respeito outras.

Anónimo disse...

É desonestidade intelectual, ponto. Um exemplo: incluir o 3-3 com o Boavista em que os 3 golos do Boavista foram obtidos de forma irregular e mesmo assim a equipa reagiu e chegou ao empate.

Eduardo disse...

A desonestidade intelectual do "dono" deste blog é quase tão grande quanto a do Rui Gomes da Silva. Estão todos bem uns para os outros.

Deserto Rose disse...

Continuo a afirmar a desonestidade intelectual. A prova é que "culpam" o Jonas e o Ederson pelos bons resultados como se eles não fizessem parte da equipa ou como se o Ronaldo ou o Messi não tivessem mérito igual nas vitórias dos seus respectivos clubes sem os quais os seus treinadores não teriam ganho tanto.

Este tipo de análise é desonesta, porque como já afirmei coloca factos fora do seu contexto, deviam ser proibidas porque se aproveitam da ignorância e da indigência de pessoas vulneráveis e mentalmente débeis, servindo como lavagem ao cérebro para transmitir mensagens que não passam de propaganda falsa porque mentirosa.

Depois temos outra coisa, ignora tudo aquilo que passa nos bastidores do futebol em Portugal, como é público, a corrupção em várias formas que dificultam o caminho desportivo do clube, assim como deixa de fora toda a campanha efectuada pelas forças inimigas que teve no roubo dos emails e nos processos falsos colocado ao clube o seu ponto mais alto.

JP disse...

Lembro bem esse jogo e estamos aqui perante uma desonestidade gritante LF.
O plantel da arbitragem é forte.
A comunicação do Benfica tem falhado. Alguns colaboradores do Benfica merecem pouco mais que € para a sopa. Vou dispensar os nomes.

JP disse...

Bis.
Falta acutilância logo nas flash interview
Mas falta muito mais. A Btv está fechada ao grande publico
A rtpn chega a todos e aquilo é uma corja...
Onde está a rádio Benfica?
Sejamos todos homenzinhos para defender o nosso Benfica!

JP disse...

Queria dizer rtp3
A malta sem cabo papa aquele antibenfiquismo travestido todo de enfiada.
Todos temos que defender o nosso Benfica.

joão carlos disse...

tudo muito certo e nem vou aqui defender o rui, até porque não tem defesa.

agora seria era bom era ter feito o mesmo para o percurso do outro é que ia ter a desagradável surpresa de ainda ter mais aspectos negativos do que estes do rui.

começando por ser o treinador que mais vezes ter sido eliminado da taça em casa, a maior goleada de sempre contra os corruptos a primeira vez de sempre que os corruptos são campeões no nosso estádio, perder por três com um clube de israel, perder um campeonato com 4 pontos de avanço em 9 possíveis etc...
etc...
etc...
etc...