CLASSIFICAÇÃO REAL

MARÍTIMO-SPORTING

Estava já na Luz (mais precisamente no Hóquei), e não vi nada deste jogo. Pelos resumos curtíssimos que pude ver, o árbitro decidiu bem aquilo que tinha de decidir.

Resultado Real: 2-0


BENFICA-NACIONAL

Já falei sobre o penálti mal assinalado contra o Benfica. Já não é o primeiro penálti do género que Jorge Sousa assinala contra o Benfica (lembro-me, por exemplo, de um em Guimarães, há uns anos atrás, num lance entre Luisão e Romeu). Esse critério contrasta com aqueles que deixa passar a favor dos encarnados (Setúbal, 2009-10, é o caso que me vem à memória no imediato). Enfim, já se sabe o que se pode esperar de um Super Dragão com um apito na boca.

No estádio não me apercebi de mais nenhum caso digno de nota. O penálti sobre Cardozo é evidente.

Resultado Real: 4-0


FC PORTO-U.LEIRIA

Gostava de ver o lance mais vezes, e de outros planos, mas até isso acontecer devo dizer que a expulsão de Shaffer me parece exagerada.

Acho que um jogador só deve ser expulso, com vermelho directo, em lances de agressão sem bola, ou em lances onde o golo seja claramente evitado (corte com a mão sobre a linha, derrube a jogador isolado, etc). Nunca em disputas de bola, por mais enérgicas ou agressivas que possam ser.

Shaffer tenta ganhar a bola. Em falta? Sim. De forma agressiva? Também. Eu assinalaria falta, e mostrava cartão amarelo respectivo. O vermelho parece-me desproporcionado para estes casos, que fazem parte do futebol, e não configuram qualquer ausência de fair-play, ou interferência no rumo do resultado.

Devo dizer, porém, que também ficou por marcar um penálti sobre Hulk.

Resultado Real: 5-0


CLASSIFICAÇÃO REAL

BENFICA 50

FC Porto 44

Sporting 36

3 comentários:

Berkut disse...

O que falta comentar na classificação real do jogo do Porto é o impacto que a não expulsão do Shaffer poderia ter tido, ou seguindo então essa linha de critério a expulsão do Janko por pontapear Olak.

Será que 11 para 11 ou 10 para 10, com o resultado em 0-0 o Porto conseguiria esta vitória? Nunca o saberemos.

Anónimo disse...

Sim....vermelho para o Shaffer só se a perna do Moutinho cedesse até à fractura. A encomenda ficou a meio...

Anónimo disse...

falta dizer que no 1º golo o Janko aproveita estar em fora de jogo de posição para se adiantar à defesa e "encostar" para golo sem marcação.