A VERDADEIRA ESTATÍSTICA

O Benfica despede-se esta noite da Liga dos Campeões, prova onde escreveu as mais brilhantes páginas da sua história.
Se os Elmanos Santos deste país deixarem, no próximo ano poderá estar de regresso. Para já fica a esperança num brilharete na Liga Europa.
Fica também o quadro da verdadeira elite do futebol europeu: o ranking histórico da principal prova internacional de clubes, na qual o Benfica mantém um prestigiante oitavo lugar, que em princípio irá manter, a menos que perca este jogo e o Ajax (também já eliminado) ganhe em Milão.

15 comentários:

abidos disse...

Durante muitos anos tivemos em 4º lugar nesta classificação, só tinhamos o Real, o Barça, e a Juventus à nossa frente, e eramos preseguidos de perto pelo Bayern, mas com os Elmanos deste país, é impossível continuar a participar com regulariedade nesta competição...

Anónimo disse...

E para q querem participar com regularidade nesta competição, se quando lá vão, fazem estas figurinhas tristes!?!??

Ganhem na Europa como em 2003 e 2004 o FCP ganhou, para comprovar q afinal, s se ganha assim na Europa, qual é o escandalo de ganhar sempre cá dentro??

LF disse...

Figura triste?
Quem é que levou 5-0 do Arsenal?

Anónimo disse...

Uma palavra: Hapoel.
LOL. Num grupo ridículo ainda nem sabem se jogam a Liga Europa...

Anónimo disse...

LF mas tu estás a esquecer-te dos 3-0 do Hapoel? É que foi há muito pouco tempo para te esqueceres, só para não recuar, 2 anos pare lembrar que foram a pior equipa na liga Europa no ano do Quique!

Anónimo disse...

Não consigo entender porque ir a uma final pode ter atribuídos 10 pts. Para isso ir a umas meias, a uns quartos ou uns oitavos tb deveriam ter pontos atribuídos, claro que menos como é evidente. Afinal ir a uma final e perder, esse clube ganha exactamente o mesmo de quem chegou aos oitavos, ou seja nada.
Mas até compreendo, cada um usa a lógica que lhe interessa.

Pedro disse...

É um ranking muito interessante. Penso que é muito importante para o futebol português ter um representante a figurar no top 10 da maior competição internacional de clubes. O Benfica mesmo não tendo muitas participações na Liga dos Campeões nos últimos tempos, é a 2ª equipa com mais presenças na prova. É também interessante ver que o Benfica está ao nível da Juventus em finais/vitórias (7/2). O Porto, por exemplo, está ao nível do Nottingham Forest (2/2) e o Sporting está ao nível do Maria da Fonte e do Algarve United (0/0).

Pedro disse...

Já agora uma resposta ao anónimo:
A meu ver, quase todas as equipas portuguesas já fizeram "figuras tristes" na Liga dos Campeões. Quem não se lembra do Artmedia que deixou o Porto em último lugar do grupo em 05/06? Ou das goleadas do Arsenal? Ou dos 12-1 que o Bayern impôs ao Sporting? Isso são figuras tristes, mas figuras ridículas só uma equipa as fez: O Porto em 08/09, quando precisou de cunhas para participar na prova, visto que segundo as regras da UEFA as equipas com processos de corrupção no país, não podem participar na Liga dos Campeões, e até o próprio presidente da UEFA veio dizer que o Porto não devia ter participado na prova. Isto sim, é uma prestação humilhante, que mais nenhuma equipa teve.
Já agora, o Porto tem duas vitórias na Liga dos Campeões, mas não nos podemos esquecer que a 1ª foi numa altura em que as equipas inglesas estavam suspensas da prova (devido à tragédia de Heysel) o que facilitou e muito o Porto, o PSV e o Steaua de Bucareste, que ganharam a prova nessa altura. Em relação à vitória de 2004, numa edição em que chegam a meia-final equipas como o Deportivo, Monaco, Porto e Chelsea, o difícil é não ganhar. Gostava de ver o que fazia o Porto se apanhasse o Liverpool e o Barcelona como o Benfica em 05/06.

Anónimo disse...

N sei, mas n foi o mesmo q levou 3 do Hapo... Hapo... Hapo qq coisa...
Ser salvo por um golo do Lyon no final do jogo para continuar na Europa é completamente humilhante.

Anónimo disse...

e quem é que precisou de uma ajudinha do lyon para nao ficar de fora nu grupo tao facil?digo facil pois 2 dos 3 adversários do benfica eram os pedidos pelo LF

Natálio Santos disse...

É vergonhoso o que o site "mais futebol" tem postado hoje depois do jogo na página deles e no Facebook, penso que depois disto a direcção do Benfica devia de impedir a entrada desses srs nas instalações do Benfica...!!! Um site de futebol que se diz isento, não pode nem deve de ter estas atitudes provocatórias e insultuosas para uma instituição como o SPORT LISBOA E BENFICA...!!!

antonioSLB disse...

Para o anónimo sem coragem para se identificar "antes uma ajudinha do Lyon que dos Elmanos desta vida"

Anónimo disse...

Caro Pedro, quem procurou a cunhazinha da UEFA foi o Benfica. Infelizmente para os próprios, para além da triste figura, a cunhazita na Europa n funciona.
Para quem tem feito as figurinhas na Europa q toda a gente sabe ao longo das ultimas 2 decadas, dizer q facil era ganhar a CL qdo os semi-finalistas eram Monaco Deportivo e Chelsea, vale-me uma IMEEEEENSA gargalhada!
O excelentissimo Pedro q relembre as grandes potencias q o Benfica defrontou para ganhar as taças dos campeoes q possui!

NunoFigo disse...

Ao anónimo (que nem um nomezito fictício usa para ajudar às respostas), que diz:
"Caro Pedro, quem procurou a cunhazinha da UEFA foi o Benfica. Infelizmente para os próprios, para além da triste figura, a cunhazita na Europa n funciona."

Meu caro, você é um triste.

A lei dizia exactamente o que o Pedro afirma: clubes que estivessem a ser alvo de processos de corrupção não podiam jogar na Liga dos Campeões.
Se não sabe o que safou o FCP nessa altura, eu ensino. Duas coisas:
Uma leitura "simpática" do tribunal de Lausanne, que considerou essa lei da UEFA excessiva.
O comportamento da Directora Executiva da Liga (irmã de Fernando Couto) que enviou para o tribunal suiço - à revelia das suas funções, pois não eram tarefas executivas - um fax "encomendado" pelos orgãos da justiça da Federação (os tais que foram destituídos poucas semanas depois) que interpretava que o FCP AINDA não tinha sido condenado.

O FCP safou-se, não pela inocência, mas por "questões processuais" recheadas de compadrio, favorecimento e tráfico de influência.


Triste, senhor anónimo, é defender ladrões, corruptos e mafiosos. Triste é ser cúmplice de criminosos.
Você congratula-se por tê-los à frente do seu clube. É triste.
Congratula-se por ser acusado de corrupção e safar-se por artimanhas. Congratula-se por saber mentir e enganar.
Serão esses, provavelmente, os valores que passará aos seus filhos, pobres e tristes coitados.

No Benfica ainda há honra, carácter, respeito, lealdade.
O meu clube pode não ter ganho a Liga dos Campeões esta década, mas não foi condenado por corrupção.
Não perdeu a honra.
Isso sim, seria triste.

the_passenger disse...

Oh anónimo, não é preciso o Pedro responder-te a essa, eu respondo por ele.
As equipas que derrotámos nas finais em que ganhámos as Taças dos Campeões Europeus foram o Real de Madrid e o Barcelona.