08/12/10

SORRISO AMARELO

Existem poucas palavras que possam descrever o meu estado de espírito quando ontem, após o 2º golo do Schalke, e com nove minutos por jogar, abandonei a Luz em passo apressado.
O Benfica estava afastado da Europa do futebol, e não fosse um golo milagroso do Lyon (que ouvi já no carro com alívio), seria esse o seu destino. Seria, direi mesmo, um destino merecido.
A participação do Benfica nesta edição da Champions League foi um fracasso total. Se para a carreira errática no campeonato ainda existem algumas atenuantes, para o desempenho europeu não encontro qualquer explicação convincente - e bem precisava delas. À excepção de 70 minutos na Luz com o Lyon, tudo o resto foi desastroso, e este jogo com o Schalke espelhou bem esse desastre.
Ironicamente acabou por ser Lisandro Lopez, com um golo e uma assistência, a salvar o Benfica, permitindo-lhe entrar, ainda que pela porta dos fundos (será a única equipa portuguesa a não ser cabeça-de-série) na Liga Europa.
Continuo sem perceber o total apagamento de Saviola, que depois de dois jogos assim-assim, voltou à nulidade que tem acompanhado quase toda a sua temporada. David Luiz é outro caso inexplicável. Mas a forma indolente como toda a equipa entrou em campo (numa partida decisiva) – coisa que se tem repetido jogo após jogo – é, para mim, o maior mistério. Poderia eventualmente falar de questões físicas, mas o período menos mau do Benfica ocorreu justamente na ponta final, o que nos afasta dessa equação. Haverá quem não tenha vontade de ganhar? Só lá dentro se saberá. De fora, é o que parece.
Quem não tem muita vontade de acompanhar a equipa são os seus adeptos. O tempo não ajudou, mas, caramba, era um jogo da Champions League, decisivo para permanecer na Europa. Aqueles que ficaram em casa não mereciam pois muito mais do que aquilo que o Benfica lhes deu. Os poucos que lá foram, esses sim, têm razões para dar largas à revolta.
Howard Webb é dos melhores árbitros do mundo. É pena que os auxiliares não estejam à sua altura.

9 Comments:

Blogger Carlos Alberto said...

Por acaso eu até acho que eles correm muito, demasiado até... o problema é que tremem que nem varas verdes e não conseguem fazer uma simples jogada de jeito.

8.12.10  
Blogger www.gloriosasfera.com said...

Artigo em destaque na Gloriosasfera.

Saudações Gloriosas

8.12.10  
Anonymous Peter said...

Meu caro LF isso nem parece seu abandonar o Estádio da Luz a nove minutos do fim, se era por motivos profissionais ou pessoais ainda se compreende,agora por meramente as coisas estarem a correr mal, não se abandona,deve-se acreditar sempre até ao fim.Quanto ao jogo em si o Benfica apesar de não ter feito uma exibição de encher olho e de alguns flops do JJ nomeadamente na constituição da equipa inicial, o Benfica criou muito mais oportunidades que o schalke, simplesmente não as converteu tal e qual como na Alemanha e em Israel. O 1º golo do schalke lá no estádio a mim pareceu-me fora de jogo do raul, mas efectivamente não estava pq o Fábio estava a meter o espanhol em jogo, agora que o raul assiste o jurado com a mão, assiste.E a mim faz-me espécie como é que o auxiliar de baliza não viu,aliás eu estava atrás dessa baliza e esse senhor na 2ª parte esteve sempre em amena cavaqueira com o m.neuer, achei aquilo muito estranho.Independentemente de tácticas e preparação física eu acho que acima de tudo o Benfica é uma equipa frágil psicológicamente,o Benfica esta época tem que correr atrás do prejuízo e isso tem-se reflectido e de que maneira na sua maneira de jogar, defende mal, perde muitas bolas, falha muitos golos,pressiona mal. Mas tb temos que ser sinceros, uma equipa que tem na sua génese o espírito de campeã nunca desanima e faz das tripas coração para as coisas se alterarem, ora bem não é isso que se tem visto.Portanto para mim a grande falha do JJ é esta ele não está a conseguir motivar os jogadores numa situação de desconforto na tabela de classificação.Quando se ganha e lidera nem é preciso os jogadores auto-motivam-se agora quando se vai atrás é que é difícil. Aliás a sua atitude no banco tb diz muito o ano passado berrava, gesticulava etc. este ano parece um menino do coro.O Benfica o ano passado por exemplo tinha nas bolas paradas uma defesa em linha, o JJ alterou e este ano temos sofrido mais golos nessa vertente, simplesmente não entendo.Para finalizar não gostei nada da atitude do Luisão quando marcou o golo virando-se para os adeptos do Benfica com ar de desprezo, ainda mais sendo capitão devia era ter mais juízo, porque quem lhe paga ordenado somos nós (e não é pouco), portanto há aqui muita coisa a mudar e eu não estou a falar de mandar jogadores embora nem o treinador embora mas a atitude essa tem que ser muito mas muito diferente.

8.12.10  
Anonymous Peter said...

Meu caro LF isso nem parece seu abandonar o Estádio da Luz a nove minutos do fim, se era por motivos profissionais ou pessoais ainda se compreende,agora por meramente as coisas estarem a correr mal, não se abandona,deve-se acreditar sempre até ao fim.Quanto ao jogo em si o Benfica apesar de não ter feito uma exibição de encher olho e de alguns flops do JJ nomeadamente na constituição da equipa inicial, o Benfica criou muito mais oportunidades que o schalke, simplesmente não as converteu tal e qual como na Alemanha e em Israel. O 1º golo do schalke lá no estádio a mim pareceu-me fora de jogo do raul, mas efectivamente não estava pq o Fábio estava a meter o espanhol em jogo, agora que o raul assiste o jurado com a mão, assiste.E a mim faz-me espécie como é que o auxiliar de baliza não viu,aliás eu estava atrás dessa baliza e esse senhor na 2ª parte esteve sempre em amena cavaqueira com o m.neuer, achei aquilo muito estranho.Independentemente de tácticas e preparação física eu acho que acima de tudo o Benfica é uma equipa frágil psicológicamente,o Benfica esta época tem que correr atrás do prejuízo e isso tem-se reflectido e de que maneira na sua maneira de jogar, defende mal, perde muitas bolas, falha muitos golos,pressiona mal. Mas tb temos que ser sinceros, uma equipa que tem na sua génese o espírito de campeã nunca desanima e faz das tripas coração para as coisas se alterarem, ora bem não é isso que se tem visto.Portanto para mim a grande falha do JJ é esta ele não está a conseguir motivar os jogadores numa situação de desconforto na tabela de classificação.Quando se ganha e lidera nem é preciso os jogadores auto-motivam-se agora quando se vai atrás é que é difícil. Aliás a sua atitude no banco tb diz muito o ano passado berrava, gesticulava etc. este ano parece um menino do coro.O Benfica o ano passado por exemplo tinha nas bolas paradas uma defesa em linha, o JJ alterou e este ano temos sofrido mais golos nessa vertente, simplesmente não entendo.Para finalizar não gostei nada da atitude do Luisão quando marcou o golo virando-se para os adeptos do Benfica com ar de desprezo, ainda mais sendo capitão devia era ter mais juízo, porque quem lhe paga ordenado somos nós (e não é pouco), portanto há aqui muita coisa a mudar e eu não estou a falar de mandar jogadores embora nem o treinador embora mas a atitude essa tem que ser muito mas muito diferente.

8.12.10  
Anonymous Vitória do Benfica said...

Ontem mais uma triste exibição da equipa e dos adeptos. O Benfica parecia que estava a jogar fora tal era o estimulo e o apoio de 3 mil adeptos alemães. Não sei o que se passa, não sei se é mesmo má preparação fisica incluindo a psicológica. Eu estou desolada, mas não abandonei o estádio. Aliás não fui capaz, e fiquei muito triste pela assobiadela no inal. Não sei o que se passa. Só sei que estou receosa para Domingo

9.12.10  
Anonymous Anónimo said...

Assino por baixo.
Embora muito afastado, no espaço e na informação, dá para não entender a praxis desta temporada do treinador! Que razões o terão levado a exigir (?), novo, mais elevado vencimento? Nos termos em que se diz ? Em que termos e condições ? Porque aceitou ficar, renovar, melhorar ? Contrariado!? Está a pagar favores ?, Chantagens ? Ameaças ? foi Desautirisado, Incontemplado, Inauscultado ?
Tem (terá) argumentos para justificar a relação novo vencimento/actuais resultados ?
Hoje, já não há treinador a pensar que as equipas não se constroem de trás para a frente!?
Não toquem no David Luís, olhem para o lado. Porra!
Só um cego ainda não viu que com equipas ao nosso nível sofremos, 2,3, 5, e não marcamos! Desde quando isto vem acontecendo, porra! O David é do melhor, o outro é alto e não defende, nem marca na área adversária! Para aquela altura exige-se muito mais. É pachorrento na acção e lento na execução, - nunca aproveita o adversário em contra pé, - chega sempre atrasado, faz demasiadas faltas, quer mais dinheiro, quer sair. Porque não? Roderick e Faria devem começar a ter mais tempo de jogo, mais oportunidades, experiência, rotina.
Quando as coisas não vão bem tudo são críticas, e sempre fáceis!
Para quem está de fora tudo é linear, simples, fácil.
Difícil é antes e lá em su sítio. Mas há que defender melhor e mais.

9.12.10  
Anonymous Nós Sébio said...

A mim não me parece haver falta de vontade.

Não faço ideia das razões para o contraste entre o futebol delicioso da época passada e o futebol pobre desta. Mesmo tendo em conta que perdemos dois dos melhores jogadores da actualidade (Ramires e Maria), continuo sem perceber o que ali se passa.
Eu não entendo e, mais grave, parece que JJ também não, como ele deixa transparecer nas entrevistas.

Mas não me parece que os jogadores (ou a maioria deles) possam ser acusados de falta de empenho.

A época - é estranho dizê-lo - já parece longa e só apetece recomeçar tudo de princípio. Talvez um bom ataque ao mercado de Inverno possa resolver alguma coisa.

Mas é evidente - e Rui Costa não precisa de o pedir - que nem eu nem nenhum benfiquista digno desse nome vai abandonar a equipa.

9.12.10  
Anonymous Miguel said...

Não são só os jogadores que estão abaixo do seu nivel... os adeptos também! Um clube como o Benfica tem que ter sempre o estádio cheio, nem que jogue de madrugada! Não podemos ser adeptos apenas na alegria, nem podemos abandonar a nossa equipa (10 minutos antes do jogo acabar)! Não podemos exigir quando não cumprimos, ou seja, os adeptos do Benfica só podem exigir se encherem o estádio em todos os jogos! Kuando recebemos o Shalke e temos 20 mil adeptos nas bancadas, os jogadores devem ficar tristes e desanimados pela falta de apoio! Enfim, nunca mudaremos e exigimos o empenho que nunca temos.... Portugal!

9.12.10  
Anonymous Miguel said...

Não são só os jogadores que estão abaixo do seu nivel... os adeptos também! Um clube como o Benfica tem que ter sempre o estádio cheio, nem que jogue de madrugada! Não podemos ser adeptos apenas na alegria, nem podemos abandonar a nossa equipa (10 minutos antes do jogo acabar)! Não podemos exigir quando não cumprimos, ou seja, os adeptos do Benfica só podem exigir se encherem o estádio em todos os jogos! Kuando recebemos o Shalke e temos 20 mil adeptos nas bancadas, os jogadores devem ficar tristes e desanimados pela falta de apoio! Enfim, nunca mudaremos e exigimos o empenho que nunca temos.... Portugal!

9.12.10  

Enviar um comentário

<< Home