DOIS GOLOS PARA MANDAR CALAR A CRISE

A entrega do troféu relativo ao título nacional, os cânticos entoados aos campeões, e as bancadas mais ou menos repletas, terão dado o mote para um regresso do Benfica àquilo que foi a normalidade da temporada passada.
A vitória era imprescindível. Qualquer outro resultado podia significar o adeus definitivo ao sonho do bi-campeonato, pelo que este jogo trazia associado o dramatismo das grandes ocasiões. E, como tantas vezes aconteceu no último ano, a equipa de Jorge Jesus, perante o desafio, gritou “presente!”.
Se os dois golos de Óscar Cardozo, um em cada uma das partes, fizeram lembrar o jogo da última jornada com o Rio Ave, a atitude global da equipa encarnada, a raça com que abordou os lances de princípio a fim, a capacidade de choque e de luta postas sobre o relvado, trouxeram à memória o Benfica-FC Porto das vésperas do último Natal (o do túnel), quando, também sob pressão, e com a equipa dizimada por ausências importantes, os jogadores do Benfica deixaram a pele em campo para alcançar a vitória que os embalou para a grande conquista.
Foi pois de fato de macaco que o Benfica começou a desenhar a vitória neste dérbi. Foi recorrendo à coragem, à valentia, e até ao orgulho ferido, que a equipa da Luz deu um pontapé na ansiedade com que teve de conviver nos últimos tempos. Foi também, ironicamente, pelos pés de Cardozo que a águia começou a caminhar: depois de três minutos iniciais de domínio sportinguista, uma bola ao poste e, pouco depois, um golo, foram resposta para a qual os leões não mais encontraram argumentação. Coragem e Cardozo, poderiam resumir assim, em duas palavras começadas pela mesma letra, a vitória do Benfica no dérbi.
É importante dizer-se que o Sporting desiludiu. Depois daquela entrada de leão, foi-se percebendo, à medida que os minutos passavam, que seria difícil ao conjunto de Paulo Sérgio escapar a uma saída de sendeiro. A discussão sobre o mérito de uns face ao demérito de outros seria interminável. Mas se o Benfica revelou, neste jogo, e porventura pela primeira vez nesta temporada, alguns dos tópicos futebolísticos que o levaram ao último título, também teremos de dizer que o Sporting não foi uma equipa à altura de um momento em que poderia, caso vencesse, colocar o rival directo fora da corrida pelo primeiro lugar.
Aliás, este Sporting é um caso curioso. Todos se recordam da contestação que na época passada, por esta altura, grassava em Alvalade. Pois olhando para a situação actual da equipa, e comparando-a com a de há um ano, vemos que o Sporting, entrando igualmente com uma vitória fora de casa na fase de grupos da Liga Europa (na altura sobre o Heerenveen da Holanda), tinha então 10 pontos no campeonato, enquanto agora tem apenas 7. Explicação para a diferença de atitude dos adeptos? É simples, agora mantém-se (ainda) à frente do Benfica, enquanto no ano passado estava já a 3 pontos dos encarnados, que na altura iam maravilhando com um futebol de excepção e goleadas em série.
Voltando ao jogo, diga-se que, para além de Cardozo, outro C, o de Coentrão (de regresso ao seu lugar de origem), esteve em grande plano. Creio que para o jogador, e para a sua carreira, talvez fosse preferível mantê-lo como lateral, lugar que o deu a conhecer ao mundo na África do Sul. Mas, pelo contrário, para a equipa, e para o desenho táctico que possa aproximar um Benfica sem Di Maria daquele que, com o extremo argentino, encantou o país durante o último ano, julgo que a colocação de Fábio Coentrão como extremo se torna quase imperativa. Foi pois bastante feliz a opção de Jesus, retirando Gaitán - talentoso mas ainda em fase de crescimento – para cobrir, com Peixoto, as costas do vilacondense, dando a este a liberdade para criar a maioria dos desequilíbrios que abriram a defesa adversária.
Como balanço diga-se que a vitória do Benfica foi justa e não sofre qualquer contestação. O futuro próximo dirá até que ponto ela pode ser, ou não, o trampolim para uma recuperação classificativa na qual, além de si próprios, os encarnados terão de contar com o desempenho de terceiros.
Carlos Xistra esteve mal, apitando demais, mostrando cartões demais, e prejudicando, sobretudo, o espectáculo. A dada altura da primeira parte pareceu querer inclinar o campo, como outros tão eficazmente fizeram nas últimas semanas. O jogo acabou por não proporcionar “casos” em nenhuma das áreas, o que não deu azo a qualquer influência no resultado final. Mas não há motivo nenhum para pensarmos que os problemas da arbitragem portuguesa tenham ficado diluídos por um dérbi sem grandes polémicas.

13 comentários:

Nuno Figo disse...

Caro LF,
Concordo em absoluto. O Benfica fez um bom jogo, mas contra um adversário fácil, que ao não ter a sorte do jogo foi presa fácil.

Creio que a forma "simples" como o jogo decorreu se explica muito pelo facto de o SLB ter marcado primeiro. A partir daí, a partida estava sentenciada. O Sporting, à imagem da esmagadora maioria dos nossos adversários no campeonato nacional, não tinha qualquer plano para ganhar o jogo: a estratégia passava por anular o jogo do Benfica e... jogar no erro.
Só Paulo Sérgio poderá achar que o Benfica foi apenas e só "mais eficaz". Se SLB e SCP tivessem sido "eficazes", a partida teria terminado com um resultado bem mais desnivelado.

Quanto à arbitragem, acaba por ser pouco relevante para o desfecho final, mas mais uma vez FRACA. O árbitro abdicou (mal) da lei da vantagem e interrompeu sistematicamente o jogo. As 45 faltas assinaladas fazem crer uma batalha campal, quando o jogo foi até bastante menos agressivo que o habitual num Derbi.
Disciplinarmente, manteve-se o critério dos jogos anteriores: mão pesada para o Benfica, que somou mais 6 cartões amarelos. No total, ao fim de 5 jornadas, o SLB tem VINTE E SEIS cartões. O Olhanense, em 2º neste peculiar aspecto, soma apenas 16 cartões.

Penso que ficou mal a Jesus não focar novamente este aspecto. Disciplinarmente, o Benfica tem sofrido uma perseguição terrível.

Anónimo disse...

Jesus: «Benfica tem
muito frango para virar»

Esta deve ser po Sr. 8,5 milhões!

manuel castro disse...

antes de mais, uma palavra para os tristes actos de violência que vi antes do jogo. foram graves mas felizmente nenhum inocente - transeunte, espectador, seja de que clube for - foi apanhado na refrega. a disputa ficou entre os "pesos pesados", embora eu deixe aqui o alerta de que mais tarde ou mais cedo, este "fogo cruzado" vai apanhar quem não tem, nem quer ter, nada a ver com o assunto.

quanto ao jogo, finalmente o Benfica foi agressivo, acutilante e já vimos laivos daquele bloco infernal do ano passado. grande coentrão - mais uma vez escrevo aqui: é extremo, não é lateral - excelente Cardozo a desgastar a defesa do Sporting, enquanto que há unidades fundamentais, e falo aqui particularmente de Javi e Saviola que começam a jogar aquilo que sabem. quando todos estiverem bem, e aqui chamo à conversa Maxi, Ruben e David, o carrossel diabólico, tenho a certeza, vai regressar, apesar da saída de dois dos seus grandes protagonistas, ramires - fabuloso - e Di Maria - poderoso. há muita bola para rolar, dentro e fora de portas e temos todas as condições para, com passos firmes e sem histerismos face a alguns resultados ou exibições menos bem conseguidas, atingirmos os nossos objectivos. mas de uma coisa tenho a certeza. é que só lá chegaremos todos juntos, todos unidos, levando à letra o lema do nosso clube: e pluribus unum.

No.Worries disse...

Mas a diferença de atitude dos adeptos do scp do ano passado para este é mesmo essa: estarem à frente do benfica. Mais nada lhes interessa! E mostra bem os complexos em relação ao Benfica que o novo seleccionador nacional referiu quando de lá saiu.

Também acho que o xistra esteve mal, principalmente na 1ª parte onde começou a inventar faltas para o Benfica quando conseguíamos ganhar a bola de forma limpa e saíamos na transicção ofensiva. E a questão dos cartões está de facto a merecer toda a atenção (e "barulho"). 25 cartões em 5 jogos?!? Mais de metade injustos!! A solução só pode passar por árbitros estrangeiros nos nossos jogos. E nos do clube corrupto, como é óbvio.

Anónimo disse...

A caminho da recuperação.

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/09/na-choupana-hoje.html

the_passenger disse...

Eu acrescentaria que, felizmente, desta vez não houve casos, mas não deixou de ser uma fraca arbitragem. Foras-de-jogo mal assinalados para ambos os lados, cartões amarelos ridículos, cartões amarelos que ficaram no bolso, faltas inexistentes e faltas por marcar... e querem ser profissionais?? O circo costuma vir cá na altura do Natal, podem sempre tentar lá a sorte.

Saci Pererê disse...

Não o conheço Manuel Castro nem sou benfiquista, mas o seu comentário é digno de um bom adepto de futebol. Pena que no seu clube ou são poucos assim, ou são uma maioria silenciosa.

Anónimo disse...

e o domínio da bola com a mão do Cardozo no 2º golo? segundo os benfiquistas não existe, e os comentadores da Sport TV , esse canal tão anti-benfiquista dizem o mesmo.

será que viram bem o vídeo? http://www.twitvid.com/AOYYI a bola bate no peito... depois de bater na mão

Pedro V.

Anónimo disse...

1ª Jornada
Naval x Porto
Penalty por marcar contra o porto.
Penalty a favor do porto que depende do critério do arbitro (há intenção ou não?)
http://www.youtube.com/watch?v=iaPvcp0LRwU


3ª Jornada
Rio Ave x Porto
Falta sobre o GR no lance do 1º golo do porto min 0:12
Penalty contra o porto não assinalado 0:24 (2 faltas no mesmo lance, incrivel!!!)


4ª Jornada
Porto x Braga
Penalty por marcar contra o porto min 1:16
http://video.yahoo.com/watch/8225543

5ª jornada

NacionalxPorto
Penalty por assinalar contra o porto.
http://www.youtube.com/watch?v=T-z9rmFqcO0&feature=player_embedded

Saudações benfiquistas,

Xenrik

Lampião do Norte disse...

"Mas não há motivo nenhum para pensarmos que os problemas da arbitragem portuguesa tenham ficado diluídos por um dérbi sem grandes polémicas."

Pois não. Basta ter visto o jogo de hoje na Madeira.

Matias disse...

Afinal, podem mesmo encomendar as faixas para o Porco.

A quantidade de penalties perdoados ao Porco é mais ou menos igual à quantidade de penalties roubados ao Glorioso.

Se no segundo penalty de Guimarães (Martins) há imagens em que se vê perfeitamente que o árbitro viu o lance, no penalty roubado ontem ao Nacional, também há. A desculpa normal do JG Aguiar nestes casos (SLB prejudicado, Porco favorecido), a de que "o árbitro estava tapado", não colhe.

Parece que voltámos aos anos 90. O Porco prepara-se para fazer um campeonato tranquilo e tentar um brilharete na UEFA - quem sabe se com cafézinhos.

Anónimo disse...

Nem uma palavra sobre a expulsão perdoada ao Javi Garcia? Estranho..

the_passenger disse...

Penalti sobre o Paulo César:

http://video.yahoo.com/watch/8225543

http://www.metacafe.com/watch/5184950/penalti_contra_o_porto_nao_assinalado_perto_do_fim_by_jjd_11_09/

(http://www.metacafe.com/watch
/5184950
/penalti_contra_o_porto_nao_
assinalado_perto_do_fim_by_jjd_11_09/)