03/09/10

ATÉ SEMPRE!

Morreu José Torres. Morreu uma lenda do Benfica e da Selecção Nacional.
Ainda me lembro dele jogar, já não de águia ao peito, mas com a camisola do Estoril-Praia, aos 40 anos, em fim de carreira, depois de ter passado também pelo Vitória de Setúbal.
Mais tarde, enquanto treinador, ficou marcado pelo caso Saltillo, onde terá sido mais vítima do que culpado. Mas a mais grata memória que tenho dele vem das histórias que o meu pai me contava na infância, acerca dos seus golos, acerca do ar desengonçado que tantas desconfianças causou no Terceiro Anel - rapidamente dissipadas pelas suas capacidades ímpares.
Foi um dos mais marcantes avançados de sempre do nosso futebol, estando ligado ao melhor período da história do Benfica e da Selecção portuguesa.
É de lamentar que os seus últimos anos de vida tenham sido tão difíceis, mas fica o consolo de saber que o Benfica tudo fez para lhes proporcionar a dignidade possível, mesmo tendo de lutar contra incompreensões de terceiros.
Até sempre, Bom Gigante!

5 Comments:

Anonymous Vasco said...

Que descanse em paz!

3.9.10  
Anonymous Vitória do Benfica said...

Faz parte do meu imaginário. Recordo-me de alguns dos seus golos no Estádio ainda sem terceiro anel, onde pela mão de meu pai ia muito pequena ver aquele homem enorme.
Descansa em paz. E lá do alto irás ver novamente o Benfica campeão, eu, a alegria que sinta a ti o dedico.
Obrigado por tudo o que fizeste pelo Desporto em Portugal

3.9.10  
Anonymous Anónimo said...

um senhor no futebol, amor à camisola acima de tudo! descansa em paz

3.9.10  
Anonymous Joel said...

Grande futebolista. As condolências à familia e ao SLB. Espero que conquistemos a liga para podermos dedicar o titulo ao grande José Torres

3.9.10  
Blogger Mandrake said...

Atenção às palavras de Simões no funeral da "bom gigante". O homem que fez de Torres um dos bodes expiatórios de Saltillo ainda hoje, quase 30 anos depois, continua agarrado ao tacho na FPF e a fazer o que se sabe.
Falo do Sr. Amândio de Carvalho.
E foi indecente o governo e a FPF não se fazerem representar no funeral.
Para além do seu valor como desportista, jogador e treinador, era uma boa pessoa. Daqueles que conseguem a admiração dos adeptos de TODOS os clubes.
Agora, talvez já o "deixem sonhar", mas que cada vez mais temos no poder uma cambada de ingratos e mal formados é uma realidade.
José Torres, RIP.

6.9.10  

Enviar um comentário

<< Home