A VIOLÊNCIA TEM UM ROSTO

Tudo o que se passou em redor deste FC Porto-Benfica merece uma ampla reflexão, mas não pode deixar de originar também alguma reacção, nomeadamente, numa primeira instância, das autoridades de segurança, e num plano mais vasto, do próprio poder político.
Ao contrário do que certa comunicação social – receosa de, tomando uma posição clara, perder vendas, notícias ou simplesmente a sua tranquilidade - insiste em afirmar, não se tratou de uma luta entre claques, mas sim de actos premeditados e organizados de emboscada, intimidação, violência e terrorismo, perpetrados por adeptos do FC Porto, e patrocinados, pelo menos com silêncio cúmplice, pelos principais dirigentes do clube, à cabeça dos quais, naturalmente, o seu presidente. São estes os responsáveis por aquilo a que o país assistiu incrédulo, e que agora se pretende desculpabilizar num inenarrável comunicado (estilo “labaredas” ou "Pato") que utiliza acontecimentos de há quinze anos para justificar a violência das vésperas, falando descaradamente de dimensão moral, o que num clube cujo presidente recebe árbitros em casa antes dos jogos, os presenteia com fruta e chocolate, lhes paga viagens ao Brasil, e foi condenado por corrupção desportiva, só pode ser para rir.
Se na final do Algarve a diferença de comportamentos entre os adeptos dos dois clubes apenas deixara dúvidas a quem lá não estivera, agora, perante imagens televisivas inequívocas, só por má fé se pode falar de “claques" ou de “adeptos” no plural. O que esteve em causa foi uma mobilização quase para-militar de toda a estrutura portista (começando, desde logo, nos seus dirigentes) para receber o Benfica da forma mais hostil possível, procurando com isso - e, infelizmente para o desporto, conseguindo-o – condicionar a equipa da Luz, impedindo-a por todos os meios possíveis de disputar o jogo com normalidade.
Pretendiam vingança, diz-se. Mas vingança de quê? Do Benfica ter uma equipa extraordinária? De perderem o campeonato ao fim de quatro anos? De quê afinal?
Dizem-se revoltados. Mas revoltados com quem? Com a Comissão Disciplinar da Liga, provavelmente. Mas independentemente de terem ou não motivos para isso (e a meu ver não têm), e da instância superior até lhes ter dado razão, não era o Dr.Ricardo Costa que seguia no autocarro, nem estava nas bancadas, nem na sala de imprensa, nem nos camarotes, nem no relvado, nem nas Casas do Benfica cobardemente vandalizadas.
É o poder centralista de Lisboa, dizem outros. Mas o que tem o Benfica a ver com ele, quando há dois grandes clubes na capital, e quando existem adeptos e sócios benfiquistas espalhados por todos os cantos do mundo.

“Guerra é Guerra” disse um dia Pinto da Costa a Eriksson, quando, em 1991, se passou algo semelhante. Com uma diferença notável: nesse longínquo dia (e já então o presidente portista sabia muito bem como organizar estas operações) o FC Porto disputava o campeonato directamente com o Benfica, e como naquela casa sempre valeu tudo para vencer, até se percebia a estratégia. Desta vez tratou-se apenas de ódio, puro e duro, e as suas manifestações foram muito para lá do balneário, do túnel ou mesmo do estádio. Começaram nas emboscadas em prédios e viadutos na A1 e na linha de comboio, passaram pela bárbara agressão a duas mulheres sozinhas que seguiam no seu carro com adereços do Benfica, e ninguém sabe como poderiam ter terminado caso o resultado do jogo tivesse sido outro, e os benfiquistas pretendessem naturalmente comemorar ali o título, como era seu direito.
Há um aspecto que importa discutir, até mesmo no interior do clube da Luz, e que se prende com o facto - a meu ver incompreensível - do Benfica ser objecto de tanta hostilidade, não só no Porto, mas também, por vezes, em Braga, em Guimarães e em muitos outros locais, sobretudo do norte do país, ódio esse que só encontra paralelo na forma incondicional como tantos milhões de pessoas o amam calorosamente. Se quando está a ganhar até podemos imputar as causas à inveja ou ao ciúme, enquanto esteve a perder (e ainda foram alguns anos) não era fácil encontrar razões lógicas para tal atitude. Mas esse tema (interessantíssimo no plano sociológico e da psicologia de massas) fica para outra altura, pois se ninguém é obrigado a gostar do Benfica, todos estão obrigados a comportar-se dentro dos limites da lei, e isso, manifestamente, não aconteceu.
Recuso-me a aceitar que a cidade do Porto, a cidade de Siza Vieira, de Manoel de Oliveira, das Francesinhas, da Ribeira, da Rua de Santa Catarina, do Douro, e de alguns amigos que por lá tenho, se tenha tornado numa espécie de Palermo, onde as forças de segurança, as autoridades judiciais e todas as estruturas de poder político estejam tomadas pela influência de um padrinho mafioso e criminoso. Mas as evidências remetem-me cada vez mais para essa infeliz conclusão. E nem é preciso falar do Benfica para se chegar lá – fale-se de Co Adriaanse, de Paulo Assunção, de Costinha, de Ricardo Bexiga, de algumas decisões de tribunais portuenses, do comportamento de alguns agentes da PSP, de cães envenenados, ou das noites brancas (não as de Dostoievski, mas as de Bruno Pidá), e percebe-se, há demasiado tempo, que algo de muito grave se passa.
Há de facto no Porto um perigoso fenómeno de manipulação de massas (adeptos imbecis, iletrados e carneirizados ao serviço da ideologia que Pinto da Costa trouxe para o desporto) e de crime organizado (não tenhamos medo das palavras), que urge combater e desmantelar, antes que seja tarde demais. E o primeiro passo para isso não poderá ser confundir tudo, misturando lutas entre claques, ou comportamento desordeiro de alguns adeptos (coisa que de facto acontece em todo o lado), com estes episódios a que agora assistimos, e que remetem para um âmbito muito mais vasto, a tocar nas fronteiras do terrorismo.
Quando vejo a atitude complacente da maior parte da comunicação social (salvo honrosas excepções) para com os verdadeiros responsáveis pelo que se passou, quando vejo altos responsáveis políticos (temerosos, bajuladores, reverentes) sentados ao lado de Pinto da Costa, temo que tenhamos de esperar pelo desaparecimento físico do presidente do FC Porto (autor, pelo menos moral, de tudo o que se passou) para toda esta estúpida gente perceber enfim aquilo que andou a fazer, uns por actos, outros por omissões. Se o futebol e o desporto em Portugal resistem até lá? Essa é a minha maior dúvida.

51 comentários:

Mário disse...

Infelizmente Lf já perdi todas as esperanças. Com uma comunicação social submissa, que ao longo desta semana tudo fará para deitar lixívia sobre este assunto, tentando até que no final disto tudo o Benfica, o Luisão e o Jorge Jesus sejam os maus da fita.

Isto só lá vai quando a natureza exercer o seu poder e eliminar de uma vez por todas o grande responsável pelo estado a que o futebol português chegou ( e não só o futebol).

P.S. Esteve na benficatv :), quase nem o deixaram falar :)


saudações Benfiquistas

J G disse...

Concordo totalmente com o teu excelente texto.

Abraço

Anónimo disse...

Pois é caro Luis eu tambem cheguei a mesma conclusão só quando esta personagem desaparecer fisicamente é que talvez o futebol portugues possa ter algum descanso...este sr é o verdadeiro cancro do futebol e a ele se deve o estado de autentica guerrilha que vivemos...no domingo só desta maneira poderiam ter tirado alguma coisa daquele jogo,pq se tivesse havido normalidade o benfica tinha-se sagrado campeão nacional...fair play para eles não existe,nem sabem o que isso significa.Paulo socio slb

Antonio disse...

Excelente post!
Análise racional e muito bem estruturada.

LF disse...

Mário,

Estive de facto na Benfica TV, no debate de sexta-feira passada.
Falei o suficiente. Aquilo também não era para ganhar nenhumas eleições, e os meus parceiros queriam o mesmo que eu: defender o clube.

iBenfiquista disse...

Totalmente de acordo LF.

Isto só lá vai com a eliminação física do mafioso, seja à força, seja por razões naturais.

Anónimo disse...

este boy do fcp merecia morrer de cancro na lingua como morreu o seu amigo de cancro no estomago ..

ISTO VAI SER PAGO ai vai vai ..

Nuno T disse...

LF, não sei se ontem viu o excremento televisivo que são os programas de "debate futebolistico" da SIC e TVI.

Eu não consegui. Tive de desistir. O da TVI nem sequer pondero, pois o Poncio é claramente uma pessoa débil e doente.

Já o da Sic, além do Aguiar ser uma pessoa desprezível, mesquinha e corrupta, o Dias estava sempre contra o Benfica, ambos de um modo doentio.

Houve situações de imagens clarissimas onde os 2 representantes do porto recusavam ver o que estava explícito.. e com a conivência do Cervan... Isto pode ser considerado desonestidade intlectual! Parecendo que não, aqueles programas destilam ódio ao Benfica e influenciam as mentes fracas que assistem.

Gostava mesmo que dissertasse acerca dos comentadores destes pseudo-programas e da sua clara demência e ódio.

ps: espero que ao menos o AP Vasconcelos defenda a honra do Benfica e não se deixe espezinhar pelos 2 adeptos do clube Anti.

cumps

Afonsus disse...

Meu caro LF,
Isto é tudo muito revoltante, deprimente e vergonhoso e são estes os ingredientes que continuam a fazer parte de um país cada vez mais sem escrúpulos, cada vez mais corrupto e cada vez mais degradante. Não há que enganar, o que relata neste post brilhante só tem um significado: terrorismo, puro e duro. Para haver terrorismo não tem de existir mortes mas sim um sofrimento estrategicamente preparado e imposto por uma organização que sabe que só sobreviverá se, aos poucos, ir afogando quem a atormenta. É nojento isto, porque o terrorismo cresce com a indiferença, com o medo e a nossa comunicação social está a ser cúmplice, quer por opção ou por medo, e eu pergunto como é que se combate gente desta? Não é com a indiferença porque quem cala dá razão a esta escumalha e eles cresce, não é com força, porque quem luta contra esta máfia dá-lhes uma arma terrível que eles bem sabem usar, a da vitimização, também não se combate com a justiça dos homens como já foi provado, sinceramente não vejo outra solução senão que a justiça de deus tome o seu curso. O rosto de que fala são vários rostos, o polvo que escreve são muitos polvos, na segurança pública, na justiça, no desporto, no entretenimento, na comunicação social e em altas instâncias da nossa política. É o que temos, é o que merecemos e a excepção que confirma esta regra é o Benfica, um clube popular, lutador, justiceiro e apaixonadamente defendido por milhões e é isso que lhes dói. O ódio cresce pela inveja de um grande amor, seja por uma religião, por um partido, por uma filosofia ou por um clube, o Benfica cruza-se com todas elas e é muito maior do que o país onde habita. A direcção do slb tem uma tarefa desgastante, a de denunciar esta gente que nós sabemos quem são, o que fazem e o que procuram. Gente desta, meu caro amigo, só pode ter um castigo, a de morrer com o seu próprio veneno, e resta-nos defender uma instituição e torná-la cada vez maior para que lave a alma de um país que ainda não se livrou de muitas ditaduras. Gostava de lhe pedir a autorização de publicar este seu post no meu Águia do Mundo. Um abraço, é com pessoas assim que tornam o nosso clube muito mais do que um clube.

Éter disse...

Excelente post.

Sry Lanka disse...

Um clube que tem a mania q são os maiores, arrogantes nas vitórias, q tiram sempre o mérito a quem ganha, seja futebol, andebol, hokei, berlinde, carica (tirando o basket e o futsal, pa vcs é tudo uma merda pq nao ganham...ah...mas o futebol este ano é q ta bom assim!!), cá dentro lá fora, etc e tal... q pensam q tudo gira em seu redor, q são essenciais para tudo, q só eles é sabem, é q podem, é q mandam, é q dominam, espera o q???
Ser recebido com bolachinhas de manteiga e cházinho de cidreira??? Claro q são mal recebidos! E hão-de ser sempre, enquanto não perderem este complexo de pseuda-superioridade! Passam anos a fio a ver os outros a ganhar, e sempre a enxovalhar e denegrir essas vitórias, e agora, depois do Estorilgate, q ganham o campeonato do tuneis, dos olegários, dos paixões dos lucílios, dos costas, querem q lhes dê palmadinhas nas costas e muitos parabéns pla vitória! Ah, e ainda cheios de papo que vinham festejar na nossa casa. Mas sinceramente esperavam o q ??? É q não chego lá!! Limitem-se ao vosso espaço, e à vossa real importancia, e não àquela q julgam q tem, e vão ver q tudo correrá melhor. Campeões no Dragão?? Só na Playstation!

LF disse...

Nuno T.

O mais preocupante nesses programas (sobretudo o Dia Seguinte), é que o próprio alinhamento editorial, a selecção das imagens, dos casos etc, parece feito para atacar o Benfica.

Ainda ontem mostraram imagens incompletas da agressão ao Jesus, para depois concluírem candidamente que não se percebia quem era o autor, quando as imagens vistas em todos os outros canais demonstravam claramente quem enviou o isqueiro.

Há outro aspecto que diminui a credibilidade destes programas e que tem a ver com a presença de adeptos do Sporting.
Há uns meses atrás defendi que deveriam saír dali, pois o seu clube não disputava nada, e as suas posições eram irrelevantes.
O problema é que fazem sistematicamente coro com o FC Porto, apesar dos moderadores os tratarem frequentemente como isentos ou neutrais.

De todos os membros de todos os paineis, o mais detestável é, sem dúvida, o Guilherme Aguiar.
Não sei como é que o Sílvio consegue ser tão educado para com ele.
Trata-se de um fanático, um arruaceiro, um faccioso, um mentiroso, que destila veneno e ódio ao Benfica, sob a capa mentirosa de um doutorzeco desportivista.
Bem ao nível do clube que representa.

LF disse...

Afonsus,

Publique à vontade.
Este ou qualquer outro texto aqui do blogue.

LF disse...

Sry Lanka,

Não confunda as coisas.

É claro que os adeptos do Porto não gostam do Benfica e vice-versa.

É natural que assobiem a equipa adversária, que apoiem a sua.
Aceito até alguns insultos ou provocações, pois, essas sim, vêm-se em todo o lado.

Mas eu falei de crimes. De actos violentos, de vandalismo, puníveis com prisão.

LF disse...

Paulo,

Também acredito que noutro contexto. Num jogo normal, num ambiente normal, o Benfica não tivesse perdido.

Uma amostra disto já se tinha passado em Braga, mas aí limitou-se ao estádio e aos túneis.

LF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

LF,

quando é que mete um travão em certos abusos de antis?
Principalmente os corruptos não têm sequer autoridade moral para comentar um blog como este!!!

Vitória do Benfica disse...

Caro Luis
Concordo com tudo o que disse e que escreveu. Quanto aos programas de televisão os adeptos de futebol devem fazer publicidade ao Resultado Final na SportTV nada tem a ver com os outros horrores que passam nos canais generalistas onde para além dos que mencionou sa pandilha de Rui Moreira o vigilante ( porque faz vigilas) e Rui Oliveira e Costa o invertido porque faz inversão de resultados das sondagens entre os adeptos do Benfica são horrorosos. Mas também Alfredo Barroso uma figura detestável enquanto anti Benfiquista, o simétrico do grande camiliano do melómano e do homem de cultura que inegavelmente é (nem sei como é casado com uma mulher do Benfica).
Ainda de referir que o golo do braga é fora de jogo, como as linhas de golo o evidenciam e hoje muito bem Cruz dos Santos faz referência, em A Bola. Aqui já Salvador não fala.

Lastimável e bem ao nível do viciado em beijos de jovens

Anónimo disse...

Ver o São Gabriel a queixar-se é de partir a moca a rir...aliás, já estava a estranhar ainda não terem arranjado um fait-diver para desviar as atenções...isto vindo de gente que tem o historial do túnel e Stewarts amestrados, vir falar em organização é espantoso...é verdade, que alguns objectos deveriam ter sido melhor controlados, mas quem não tem autoridade moral para falar nisso é o clube do São Gabriel...e ainda por cima nós não temos o Diabo de Gaia para dar cachaços nos fiscais de linha e ainda serem condecorados...só temos artilharia caseira e inofensiva...para material pesado é ir visitar as instalações dos NN na Luz que o São Gabriel protege...e este clima tenso deriva do facto do clube e dirigentes do São Gabriel serem uns santos e coitados, nem foram eles que criaram este clima...O Papa vem aí...peçam beatificação...:-))

iBenfiquista disse...

Benfiquistas, neste momento temos de manter a cabela fria e pensar para a frente. Deixem os andrades por agora, e vamo-nos concentrar no próximo jogo, que é o jogo mais importante das nossas vidas.

Depois de ganharmos o campeonato, se quiserem matar todos os andrades, pois façam-no que eu não vou mover um dedo. Mas até lá, concentração total no objectivo principal: GANHAR O PRÓXIMO JOGO!

antonioSLB disse...

No tempo actual, quem gosta de futebol, vê um jogo e torce pelo porto, é como quem gosta de cinema, vê o Senhor dos Anéis e torce pelos maus! Felizmente vai acontecer o Regresso do Rei, O Senhor dos Anéis vê chegadas as Águias do Céu que o vão derrotar. Também este senhor sem o precioso Anel (dinheiro da Champions), vai ver o seu Império do Mal ser destruído, junto com toda a sua corja aliada submissa e legião de orc's! Só aí poderemos voltar a viver numa Terra Média onde a Paz possa imperar e todos os povos viver felizes.
Gostaria de saudar o Sry Lanka, apesar de tudo, não deve ser dos piores, prefere vir a um local de benfiquistas dar a sua opinião, do que aos blogs do "seu clube". Mesmo não concordando, aqui nós respeitamos as opiniões dos outros, não as apagamos, ao contrário dos da sua cor. Aqui aprende o que é viver e amar de verdade um clube, coisa que ele não pode, porque não tem clube. O clube dele é o "mal do Benfica." Ganha quando o Benfica perde. Concerteza também ele já deve ter pensado que gostaria de ter e torcer por um clube que não fosse o ódio a outro, que inveja, gostaria que fosse o seu, mas que nunca o poderá igualar. Pelo menos enquanto se regerem pela doutrina do Bin Laden da Madalena.

E PLURIBUS UNUM
E O BENFICA É MAIOR QUE PORTUGAL

LF disse...

"gente que tem o historial do túnel e Stewarts amestrados"...

Quem bateu em quem? O Hulk nos stewards ou os stewards no Hulk?
Quem tem então o historial?


Pinto da Costa arranjou este tema, e a carneirada vai toda atrás, fazendo figuras ridículas no desespero que justificar o injustificável.

Desconhecido disse...

Ha,ha,ha,ha...Ha,ha,ha,ha...Ha,ha,ha,ha...Ha,ha,ha,ha...Ha,ha,ha,ha...Ha,ha,ha,ha...e ainda dizem que o Fedorento tem piada.
Tu moço metes esse gajo a um lado com este textos cómicos.
Principalmente vindo de um clube com o seguinte cadastro:
1-ASSASSINIO DE UM ADEPTO ADVERSÁRIO NUMA FINAL DE UMA TAÇA.
2- INCENDIO DE UM AUTOCARRO DOS ADEPTOS DA EQUIPA ADVERSÁRIA DURANTE UM JOGO DE HOQUEI.
3- INVASÃO DE CAMPO COM AGRESSÃO A ARBITRO AUXILIAR.
4- RUSGAS NA SEDE DAS SUAS CLAQUES ONDE FOI ENCONTRADO DIVERSO MATERIAL PROIBIDO.
Contra factos não há argumentos...assim com contra ilibações sucessivas em tribunal.
Loool, o PC é a personagem que assombra os vossos sonhos.

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!! disse...

Caro LF

Nem vim aqui comentar o post pois o seu conteudo é irrepreensivel,é a mais pura das verdades,o qual subscrevo inteiramente!
Estava curioso por ver as reacções anti e realmente continua a roçar a saloice provinciana,não tarda muito o Hitler fez bem em massacrar judeus porque em termos financeiros os gajos eram melhores do que qualquer um,haja paciencia para tanta baboseira primata...
Telhados de vidro toda a gente tem mas defender este tipo de terrorismo com "nabos tirados da pucara" é algo surreal...
É que alguem se esqueceu que a final da taça...ainda é no Jamor...

LF disse...

1-ASSASSINIO DE UM ADEPTO ADVERSÁRIO NUMA FINAL DE UMA TAÇA.

Foi um acidente, foi há quinze anos, e o autor foi preso por negligência.

2- INCENDIO DE UM AUTOCARRO DOS ADEPTOS DA EQUIPA ADVERSÁRIA DURANTE UM JOGO DE HOQUEI.

Foi o facto que deu origem à rusga aos No Name Boys, de onde resultou a detenção de vários dos seus elementos.

3- INVASÃO DE CAMPO COM AGRESSÃO A ARBITRO AUXILIAR.

Chamar àquilo invasão é gozar com todos nós. Em todo o caso o autor foi punido, e impedido de ir a jogos durante um ano.


4- RUSGAS NA SEDE DAS SUAS CLAQUES ONDE FOI ENCONTRADO DIVERSO MATERIAL PROIBIDO

Foram detidos vários elementos da claque.



Agora, quero ver o que acontece a todos os responsáveis pelo que aconteceu na última semana.

LF disse...

..ah, esqueci-me de dizer que quem me assombra os sonhos é o Rio Ave, e, indirectamente, o Braga.

Estou-me borrifando para quem vai em 3º lugar, e só lhe resta desespero.

Luis Rosario disse...

Muito bem Luis.

Amanhã vou escrever um post no seguimento do teu.

Abraço Glorioso

troza disse...

Excelente post e eu só tenho umas coisas a dizer:

1 - isto já vai para além do futebol. Que eu saiba, só há uma situação em que até em mulheres e crianças se bate: guerra... E como tu dizes, o pais ou coopera ou desvia o olhar perante isto... enfim...

2 - Quanto aos outros adeptos: nós temos 1 campeonato em 15 anos... e somos nós os favorecidos? E em Itália, a Juventus era mais favorecida que os outros e não ganhava campeonatos... Esperem aí... Era a equipa que mais ganhava... humm... Falam do EstorilGate e não falam do Setúbal ir jogar com o Benfica às antas nem do Gil Vicente ir jogar com o Porto a Braga (ou a Guimarães... não me lembro). O apito dourado continua a ser tratado como ficção cientifica. O Hulk agride e é um santo que foi perseguido por ter feito tão boa acção. Aliás, a própria companhia nem fez nada ao Stewart porque ele não fez nada de mal. Se calhar o que faltou este fim-de-semana no dragão foram stewarts... Ah, mas são adeptos... preferiram ver o jogo em ver de fazer o seu trabalho. Pelo menos assim não passam por maus da fita. O pior disto tudo é que vocês, adeptos da corrupção e da porcalhada, sempre foram assim. O futebol vira magicamente todo para o norte do país depois de haver campeonatos equilibrados tais são as equipas históricas do sul e do norte, o Porto começa a ganhar cada vez mais e muitos anos com muitos e muitos casos mas os outros é que ganham campeonatos mal... enfim...

3 - Queria ver a liga sem o Benfica... epah, a sério que gostava. O Benfica isto ou o Benfica aquilo... é a razão pela qual temos uma liga de futebol como temos. Os jogos mais vistos na tv: Benfica. Os jogos com maiores assistências em quase todos os campos: os do Benfica... Se não nos querem na liga, acho que a direcção bem podia fazer uma liga à parte... aposto que esta tinha a duração máxima de 2 anos. Visto isto, já é altura de o Benfica exigir um tratamento justo por parte de todas as instituições ligadas ao futebol e por parte da comunicação social... E isto não é complexo de superioridade: é a realidade. Não temos que ganhar sempre até porque não temos a melhor equipa todos os anos. Queremos é nunca jogar contra mais de 11 (ou 12 se o 12º elemento for o apoio à equipa adversária por parte dos adeptos) nem jogar com mais de 11 (ou 12 se o 12º elemento for os nossos adeptos). E eu, pessoalmente, quero o futebol uma festa onde toda a gente pode ir à bola sossegada e onde todos vejam bons jogos. Que acabe este clima de guerra e que seja tudo limpo. Mas sei que isto é uma utopia...

LF disse...

e já agora, só para completar, o autocarro de adeptos não tinha...adeptos.

Não misturemos as coisas.

LF disse...

A estratégia argumentativa do FCP é sempre a mesma:

-Podem-se atirar bolas de golfe, apedrejar autocarros, agredir mulheres, porque um dia um autocarro vazio foi incendiado

-Podem comprar-se árbitros, recebe-los em casa, oferecer-lhes fruta, porque um dia o Calabote deu 5 minutos de compensação num jogo

Ora esta é a lógica de todos os facínoras deste mundo, para justificar todos os actos e toda a violência que lhes está no sangue.

Sry Lanka disse...

Óh Dona "Vitória", as vezes que fala das miudas do PC, ou está com ciumes, ou anda carente!

A cereja no topo do bolo deste campeonato, era o Slb ganhar ao Rio Ave com um auto-golo do Fábio Faria! Era de facto, a imagem fiel e apropriada desta época!

Tiago Pereira disse...

LF:
Esses falsos moralismos não lhe ficam nada bem.

Nuno T disse...

Alguns exemplos d' O Dia Seguinte:

Livre onde o Hulk mete a mão à bola na área:
- "A bola bateu claramente na coxa. O braço vai para trás, não porque levou com a bola, mas porque ele o Hulk o tentou desviar"

O golo ilegal e "estranho" do braga:
- "O golo é legal porque o Meyong, que está fora de jogo, não teve influência no lance"... pois não, apenas marcou o golo...

Penalty sobre o Maxi;
- "Admito que possa ou não ser penalty. Mas o árbitro apitou o que viu, e viu que não foi"... que argumento lindo...

Bola CLARAMENTE no peito do Maxi:
- "Nota-se que ajeitou com a mão..." Tipo...

Hulk atira-se para o chão à frente do D Luiz:
- "Obviamente que é falta, mas já estamos habituados a que nada se marque ao David Luiz... olha olha lá ele a... a dar-lhe..."... e só se via o D Luiz a desviar-se do hulk!!

Entre outros exemplos vergonhosos...

Já para não falar dos misteriosos "cortes e edições" nos vídeos.

Facto: O Jesus é atingido por um isqueiro. Vê-se claramente quem foi.
Para eles, não se vê nada. Não dá pra perceber. É simulação do Jesus.

Facto: O Luisão é atingido por um isqueiro, pega nele e simula que o atira, deixando-o cair para trás (claramente demonstrado na TVI e RTP).
Para eles, não se vê. O Luisão assassinou 45 adeptos.

Facto: o autocarro do benfica foi destruido, atingindo inclusivé 2 jogadores do Benfica. Adeptos espancados sem razão de ser.
A psp do porto diz que não se passou nada, não viu nada.

Facto: Bolas de golfe, isqueiros, paus e merdas de todo o tipo arremessadas para o relvado por adeptos do porto.
Para eles, é ilusão de óptica. São todos correctos.

Facto: dirigentes e treinador do Benfica insultados por pinto "corrupto" da costa e afins, conforme demonstrado em vídeo:
Para eles, é normal.

Por essas e por outras, o clube corrupto é a vergonha nacional e o orgulho dos seus adeptos.

troza disse...

Sry Lanka... as diarreias dos jogadores emprestados pelo Porto sempre que as equipas que eles representam jogam contra o Porto são muito naturais...

Quanto ao último jogo. Por mim, um autogolo do futuro jogador do Benfica seria um espectáculo. Mas melhor seria ele fazer uma boa exibição e não facilitar nada porque nós queremos jogadores de valor e não Chainhos, Esquerdinhas, Raules Meireles, etc etc... que são muito bons aí e não valem nada em mais lado nenhum... e, por isso, espero que ele a jogar que jogue bem. Embora ache que ele não deva jogar.

Unknown disse...

Como sportinguista,

Achei a actuação do Eduardo Barroso e Dias Ferreira vergonhosas, tal como as palmas em Alvalade para os golos do Porto, pois, a meu ver, e olhando para a classificação dos ultimos anos, somos os principais prejudicados destes ultimos 25anos de corrupção.

Estes "senhores" (mais parecem pastorinhos do PC)tiverem uma atitude vergonhosa ao defenderem o que se passou esta ultima semana. Serem complacentes com os erros gravissimos de arbitragem e com as provocações gratuitas do Poncio e Guilherme Aguiar, tal como compararem o comunicado do João Gabriel ao comunicado asqueroso do FCP.

No caso do Poncio, o proprio programa se recusou a passar as imagens do penalti do Hulk.

No caso do Guilherme Aguiar, à falta de um sportinguista que defenda a honra do Paulinho (roupeiro e simbolo do meu SCP) e o futebol, tambem ficou a faltar alguem do SLB que saiba defender o seu clube.

Estou do vosso lado contra as atrocidades verificada jornada após jornada, a culminar com esta semana de terror no Porto.

Pedro Carvalho

Unknown disse...

mais um fantástico post LF, parabéns...

há no texto algo que devo destacar, o desaparecimente físico de PC. Quando o digo, quase ninguém acredita em mim mas, quando esse senhor morrer (pode ser que nao falte muito tempo), eu e mais amigos meus, vamos festejar no marquês! para bem do futebol e do desporto em geral!! deixemo-nos de demagogias e sejamos sinceros! eu dou o nome! nao venho para aqui como anónimo! espero que esse dia chegue o mais depressa possível! só assim o futebol portugues será alguma vez reconhecido! enquanto esse senhor estiver no poder, o futebol nunca será digno!

Peter disse...

Desde o 20 anos de A a Z que não escrevia um texto tão brilhante.Tive no dragão e não me deixaram entrar com 3 sandes de carne assada mas bolas golf já puderam.Do que mais gostei apesar de tudo o que aconteceu foram as manifestações de apoio dos portuenses na freguesia de campanhã e durante o resto do trajecto até ao Dragão até me arrepiei com o fervor Benfiquista das pessoas da cidade do Porto.Quanto ao resto o Pinto da costa adoptou os métodos da direita nortenha e dos seus caciques contra os partidos de esquerda no pós 25 de Abril.A questão que aqui se levanta é como é que é possível estas pessoas se deixarem manipular de tal forma, será as frustrações ou os complexos de inferioridade?

condor disse...

Estes vermelhos podem ser completamente destituidos de moral de ética e honestidade!
Mas uma coisa eles têm,UMA GRANDE LATA!
Oh eleefesito,tem vergonha meu!
levas-te uma lição de bola!
Com dez marcamos dois golos e mandamo-vos reservar a festa pra semana!
Quanto ao titulo do teu post está errado!
Devias ter escolhido algo assim:
A DOR DE CORNO TEM UM ROSTO!

Desconhecido disse...

Vinha aqui para contrapor algumas das suas correcções, mas depois do que li, nem vou perder o meu tempo.
"Olha para o que eu digo e não para o que eu faço!", define perfeitamente este post.
Apenas dois reparos: quando um adepto entra dentro de um campo e agride um arbitro auxiliar, isso é definido como? Sempre ouvi chamar isso de invasão de campo...claro que vocês não têem o mínimo interesse em chamar lhe isso, porque isso traria outras implicações.
O segundo refere-se ao tão apregoado desespero: deixe me só relembrar lhe o seguinte, em 5 anos limpamos 4, por isso não me fale em desespero, senão até poderia passar por ridículo, como certas afirmações de "emboscadas, terrorismo", porque como lhe disse em matérias de matar alguém, ganham vocês por 1-0.

Anónimo disse...

Caro LF este texto está simplesmente notável. Sem desmerecer o blogue, acho sinceramente que ele merece ser publicado num jornal e nem sequer desportivo mas um generalista. Aquilo que se passou é de uma gravidade muito grande. A meu ver coloca em causa não apenas o desporto em Portugal mas o próprio Estado de Direito (se é que ele ainda existe). Choca-me a irresponsabilidade e a desculpabilização do discurso dos adeptos do Porto. Não ouvi uma palavra de condenação do que se passou. Aliás o que se vê aqui dos que para aqui vêm comentar (e, desculpe-me, respeito a sua opção, mas se o blog fosse meu mandava-os embora e apagava os posts deles) é que parecem aprovar aquela violência. Chegados a este ponto, temos que esquecer o que se passou e concentrarmo-nos no Rio Ave. Mas atenção, depois disso, se as autoridades não actuarem decisivamente e se continuarmos em clima de "guerra", não esperem que os Benfiquistas sejam os cordeiros pascais. Frank

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!! disse...

(Continuação)

Os esforços pra denegrir não passam de ataques de panico,de inveja,de azia,de quem andou anos e anos a "corromper desde 189e carqueja" e,devido à "educação dada pelo papa corrupto",criou uma geração de maus perdedores,de mentirosos,de arrogantes(felizmente não são todos,ainda conheço alguns que não se identificam com esta filosofia de intifada contra tudo o que é do SLB),que se acham no direito de fazer o que querem sem que ninguem lhes aponte o dedo,não há santos em lado nenhum mas há declaraçoes e desculpas desse clube que só o rebaixam e ridicularizam,talvez por isso,e por muito que queiram dizer que "somos porto,somos os maiores" ainda não se conseguiram desprender da rua matriz regional,com o sucesso que clube teve seria de esperar algo do genero mas a filosofia de guerrilha,compadrio e corrupção não o deixa sair das fronteira da Invicta cidade,que não merece ter gente desse calibre a conspurcar o seu nome,quem é do Porto sabe o que digo,não é por acaso que o Presidente da camara é um opositor acerrimo do pintinho,se os portuenses o amam tanto então porque é que apoiam um homem que vai contra o seu "deus"?
Acho que tá tudo dito...

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!! disse...

Incrivel as tentativas dos adeptos corruptos de branquear tudo com um simples jogo de palavras...

Se a situação do diabo de gaia é chamada de invasão de campo?No livrinhos das leis deve chamar-se assim mas certamente que a definição desse genero de "invasoes" não quer dizer "invasão de campo - quando um exercito orc,composto por 10 unidades de infantaria e 5 de cavalaria,invade o relvado,interrompendo a partida",é que parece ser essa a ideia que querem passar.
Tal como o LF disse,assim como se reafirma noutros comentarios,os actos de violencia levados a cabo por adeptos ou claques conotados com o Benfica foram sempre repudiados pela direcção e pelos adeptos e foram sempre punidos,já para os lados do Norte parece haver "imunidade diplomatica" pro gang dos desdentados da ribeira(ou amigos do pidá).
Dizem 4 só ganhamos de 4 em 4 anos e que somos o clube mais beneficiado,ora é o colinho,ora é o Costa justiceiro,mas que raio de corrupção é essa que dá titulos de 4 em 4 anos,tal como voces dizem?EXPLIQUEM-ME QUE EU NÃO PERCEBO ESSA CORRUPÇAO QUE DÁ TITULOS AOS OUTROS!!
Aparecem escutas que os vossos amigos dos tribunais do Porto se encarregam de desvalorizar(os mesmos juizes que podemos ver no camarote presidencial com o pintinho),em que se vê uma pontinha do polvo(já sei,falem lá da escuta da taça de Portugal,onde é procedimento habitual esse contacto com os presidentes dos clubes intervenientes,é o "nada" que vocês têm pra se agarrar),ganham titulos em cima de titulos,correm atras de arbitros em campo no campo,agridem jornalistas em directo,até ao Santo Papa(o verdadeiro e unico)o mafioso apresentou uma prostituta como sendo sua filha,tudo caracteristicas de um homem serio e honesto.
Tuneis?Interessante que os tais "tuneis" aconteceram sempre com os alinhados do clube corrupto:em Braga(clube do dragao choramingos e do tone xalbador),em Olhão(do dragão que declarademente quer ser lá treinador,jorge costa e mais a camionete de emprestados do fêcêpê) e mais o pseudo episodio do ruben micael(que já tinha estado no Porto antes do inicio da epoca,"a conhecer as instalaçoes do fcp",em preparação pra futura transferencia,pelas palavras do proprio),que nunca concretizou fosse o que fosse,"ai,dois dedos na testa...",não conseguiu inventar melhor na hora.
O caso hulk e sapunaru é ainda mais ridiculo!!
Ora,o plantel do fcp recolhe aos balnearios,fica lá uns minutos,de repente saem de lá o sapunaru e o hulk disparados,começam ao murro ao steward e chamam aquilo "responder a uma provocação".Responder a uma provocação(pelo menos a uma real,estas "provocações" ao portistas devem ser diferentes)demora uma fracção de segundo,dai o termo provocação,que normalmente causa uma reacção IMEDIATA no provocado,neste caso o hulk e o sapu devem ter ido pro balneario reflectir se agrediam ou não(que em termos legais até a transforma numa agressão premeditada).
(continua)

Luis Rosario disse...

No seguimento deste post, escrevi no meu tasco o que na minha perspectiva será o futuro próximo do FCP.

Se me permites convido-te a ler:

http://slbrothers.blogspot.com/2010/05/o-anunciado-fim-do-ciclo.html

Abraço Glorioso e continua que escreves muito e bem!

G.R.C. disse...

Por estas e por outras é que o Benfica pertece à sua massa adepta. E não ao contrário, como no norte do país.
Duvido que em algum outro clube que se tenha tornado SAD, a massa adepta desempenhe um papel tão importante e independente como no nosso Benfica.

Anónimo disse...

Pontos interessantes, mas há um aspecto que convém explorar e discutir, e quem sabe até divulgar mais.
Acho que a tirania do PDC funciona à base do medo e do seu complexo de inferioridade.
Quando um clube como o FCP chega onde chegou - títulos e mais títulos, internacionais também - deixa de fazer sentido todo este rancor, este ódio ao SLB.
Isso só acontece porque o líder consegue subjugar os adeptos, convencendo-os que são inferiores ao SLB, obrigando-os a viver na perpétua inveja.
Pode ser que quando ele se fôr, os verdadeiros adeptos do FCP apareçam, orgulhosos do que é seu, sem invejas nem ódios, e possamos voltar a ter o país futebolístico como o conheci nos anos 70, em que nas noites europeias os golos das outras equipas portuguesas eram festejados nos estádios onde havia jogos. Todas as equipas.

Saudações.
R

Anónimo disse...

quero aqui lembrar para quem anda atento a estas coisas que aquele senhor muito importante de fato e gravata que aparenta ser um pouco senil mas de burro nao tem nada o poncio monteiro naquele que e o programa desportivo mais ridiculo deles todos nao fosse ele da tvi..e ter como figurantes esse individuo e outro chamado eduardo barroso..e ainda outro chamado seara que para mim que sou benfiquista doime ter que o ouvir que de a muitas semanas para ca ouvimos ele"poncio" defender os actos violentos dos seus jogadores em vez de os condenar coisa do "genero" deulhe 2 murros? e pouco! e a proposito antes do jogo ter dito "vao ser recebidos como merecem"...entre outras mas fica so aqui duas..e perante isto ter um palhaxo dum jornalista dum apresentador que so esboxa um sorriso estupido! o branqueamento total ,os jornais nao falam ate a exaustao o facto do autocarro ter sido apedrejado nao na a1 mas sim dentro do estadio e a psp ainda a tentar negar tudo...nao falam disso! logo apos o jogo..no programa tempo extra da sic aquele ordinario vaidoso do caracol santos ao examinar os casos da partida passou completamente ao lado..e isto nao e mentira nenhuma nem sequer mencionou o facto de ter avido 2 penaltis a favor do benfica no inicio do jogo..eu concoro que o luisao merecia ter sido expulso e o fuccile foi mal expulso disso ele soube falar mas de resto nada!0! e depois fez a ja habitual nojenta venia ao braga e ao domingos numa jornada onde mais uma vez ganharam num lance dum erro grave de arbitragem que determinou o resultado final da partida!

Anónimo disse...

Eu proponho para começar uma carga de porrada a esses comentadores de merda.

Miguel Gonçalves disse...

Grande post. Escrevi mais ou menos o mesmo no meu blog, mas mais resumido. Só existirá paz no futebol quando ele morrer...

Croix disse...

Ninguém tem uma avozinha com noventa e tais anos, míope, e com Parkinson que tenha carta de condução?

Metam-na a ouvir a escuta que dá indicações de como se vai para casa do nojento e quando lá chegar, digam-lhe para andar rua acima e rua abaixo, até que lhe acerte em cheio.

Mas certifiquem-se que ela faz marcha-atrás para ver se era ele e se for, pode avançar e seguir para casa.

Ninguém levará a mal!!
Eu pelo menos não levo e lá para o Natal, ainda sou menino para lhe oferecer uns bombons!!!

6 milhões de netos de um dia para o outro!!!!

Que avó tão querida!

Croix disse...

Oh Santa Ignorância!!!

Venha o Sócrates com a ideia de taxar a ignorância e as agências de ratting terão que redesenhar a escala só para poderem incluir Portugal. Era o fim do défice, da crise e de cintos apertados.

Será que os adeptos do porto sentem o que dizem? Será possivel tamanho ódio ao Benfica que aceitam tudo de qualquer maneira? Será possível? Onde ficaram os valores? Será que nunca entraram por ser a cidade invicta? Invecta de valores? Será?

Bem que o Afonso Henriques, não se sentindo bem lá por cima, teve que vir em busca de terras mais amenas e acolhedoras. Viver naquela merda lá de cima é que não!!

Croix disse...

É com agrado que vejo o sporting a recuperar tal qual uma fénix!!

Este fim-de-semana foi uma verdadeira cabazada das antigas!
4-1, que grande resultado!!

3 do porto, 1 do braga e 1 da Naval

Pena foi que tenham apostado no cavalo errado!

Tivessem apostado no Benfica e estariam muito melhor classificados, mas isso não é para todos... é só para alguns!!!


Temos pena... muitas e lindas da nossa querida Vitória!!!