NOTAS SOBRE UM TÍTULO

O MENTOR:
Quando, na sequência da sua retumbante vitória eleitoral, disse que este mandato seria dedicado à vertente desportiva, houve talvez quem não acreditasse.
O que é facto é que, mesmo sem Liga dos Campeões, mesmo sem venda de jogadores, o Benfica surgiu fortíssimo no mercado, conseguindo, fruto de uma gestão inovadora e corajosa, construir um plantel como há muito tempo não se via. Se foi um risco, há que dizer que resultou em petisco.
A escolha do treinador, da sua responsabilidade pessoal, foi o golpe certeiro que restava para que o Benfica dispusesse, enfim, de todas as condições para se tornar campeão.
Este título tem pois o seu dedo, e a sua marca. Se apenas faltavam sucessos desportivos para colorir a sua presidência, ora aí estão eles.

O OBREIRO:
O que mais impressiona em Jorge Jesus é a tremenda confiança que consegue transmitir a todos (equipa e adeptos). Exemplo disso foi a afirmação, categórica, de que iria ser campeão nacional, e que, com ele, os jogadores do Benfica renderiam o dobro. Disse-o na conferência de imprensa de apresentação, e não foi preciso esperar muito tempo para se perceber que falava a sério.
Soube organizar rapidamente a equipa, dotá-la de um modelo de jogo, construir um onze-base (que depois se foi abrindo a mais dois ou três jogadores), e pô-la a praticar um futebol espectacular. Tudo o que Quique Flores não conseguira.
Recuperou jogadores caídos na apatia (Aimar, Carlos Martins), fez explodir jovens talentos (Di Maria, David Luíz), e até de nomes improváveis como Weldon conseguiu extrair futebol e golos.
Com uma pré-época impressionante (já nem me lembro da quantidade de troféus conquistados), este seu Benfica impôs-se com grande rapidez e autoridade, deixando antever, desde logo, grandes conquistas. O título acabou por ser o corolário natural de todo um processo quase perfeito.

A FIGURA:
A escolha é difícil. A época foi longa, e com distintos e variados protagonismos (Ramires nas primeiras jornadas, Saviola a meio do campeonato, David Luíz em muitas ocasiões, os golos de Cardozo etc).
Mas se atendermos à preponderância na equipa, à regularidade exibicional ao longo de todos estes meses, e aos momentos singulares de classe proporcionados, creio que não será errado considerar Di Maria como a figura cimeira deste Benfica e, consequentemente, do campeonato.
Em grande parte dos jogos foi um autêntico diabo à solta, que nenhuma defesa conseguia segurar.
Confesso que cheguei a duvidar da sua capacidade, mas esta época mostrou finalmente o nível que o seu talento anunciava. Infelizmente, é já jogador demais para o futebol português. Poderá em breve tornar-se num dos quatro ou cinco melhores do mundo.

O MOMENTO:
Uns referem o jogo com o Sp.Braga, outros a vitória sobre o FC Porto na primeira volta, Jorge Jesus falou também do difícil triunfo na Choupana. Todos esses foram naturalmente momentos chave da prova, até porque, nos dois primeiros casos, estávamos perante confrontos directos que poderiam ter alterado substancialmente o rumo dos acontecimentos.
Embora tenha acreditado neste Benfica desde os jogos da pré-temporada (e escrevi-o aqui na altura, chamando a atenção para a grande equipa que se estava a formar), houve contudo uma jornada a partir da qual passei a ter a convicção plena que este seria mesmo o ano da águia. Falo do fim-de-semana em que, vencendo em casa o Paços de Ferreira, os encarnados viram o Sp.Braga empatar no Bonfim, passando assim para uma distância de 3 pontos, e o FC Porto empatar em casa com o Olhanense, ficando a 11 pontos e praticamente fora da corrida pelo primeiro lugar.
Foi aí o meu clique do título. Até aí, ganhar o campeonato seria um sonho, a partir daí, perdê-lo seria uma tremenda desilusão.

13 comentários:

-=amadorjp=- disse...

Uma excelente análise. Para mim só falta mais uma figura... Rui Costa! O homem por detrás das contratações acertadas, da blindagem do balneário e o homem forte do futebol.

ele há coisas disse...

Papa no Terreiro do Paço: 80.000 pessoas
Benfica no Marquês: 200.000 pessoas

É uma fé maior

PWFH disse...

Acho que ficou a faltar neste post uma menção ao excelente trabalho do Rui Costa, tanto no recrutamento das boas compras que o Benfica fez este ano, como nos bastidores e bálneario.

Guilherme disse...

LF
Gostava de ver a sua opinião sobre "O Caso Mantorras". Sei que o tempo é de festejo e alegria mas gostava de saber a sua opinião sobre esse símbolo da nossa nação benfiquista e do que esperar no futuro da sua relação com o Benfica.

Natálio Santos disse...

Também para mim esse foi o jogo que lançou definitivamente o Benfica para o titulo, pois depois de ver os dois rivais (porto e Braga)perder pontos nessa jornada o Benfica que jogou depois de saber esses resultados não podia falhar e não falhou .

Anónimo disse...

Um pouco ao lado, mas só para sublinhar o momento de toda a época, para mim: Kardec em Marselha. Foi a expressão de 90 minutos de carácter benfiquista como não se via à muito.

Vitória do Benfica disse...

Faltou Luisão. Pela sua capacidade de organizar e liderar a equipa em campo de debelar querelas. Luisão foi um lider e uma figura. Se Luisão tivesse jogado no jogo contra o Guimareas para a Taça não a teriamos perdido.

Foram seis os trofeus que ganhamos na pré epoca. Aí considerei que o Benfica ia ter uma grande época.

Muitas vezes, este ano, me lembrei do meu querido pai que já doente, e a só distinguir os jogadores em ecrans grandes de televisão me dizia quando Jesus treinava o Belenenses. "Este homem é um lagarto mas eu gostava de o ver a treinar o Benfica".

LF disse...

Falta Rui Costa, como faltam Oscar Cardozo, Aimar, Quim, etc, os médicos, dirigentes e toda a estrutura do Benfica.
Todos fizeram um trabalho quase perfeito.

No caso de Rui Costa, foi notável a forma como uniu e blindou o balneário.

Ou não houve absolutamente problema nenhum, ou se os houve, eles não passaram minimamente cá para fora.
Posso garantir que, mesmo dispondo, como calculam, de alguma informação interna do clube, até mim não chegou nem o bater de asas de uma mosca.

Esse é o maior mérito de Rui Costa.

LF disse...

Caso Mantorras:

Como qualquer benfiquista tenho a maior simpatia por Mantorras.
Foi um jogador carismático, e poderia ter sido uma estrela mundial não fosse a dramática lesão que cedo o condicionou.

Compreendo que, durante estes anos, o Benfica o tenha mantido no plantel, até como forma de o ressarcir por eventuais erros do departamento médico , que na altura possam ter perturbado a sua recuperação (embora ele próprio, ao que sei, também não tenha tido o cuidado que deveria).

Posto isto, entendo também que o Benfica, um Benfica altamente profissional, um Benfica campeão e que se pretende europeu, não se possa dar mais ao luxo de continuar a ocupar uma vaga do seu plantel com um jogador que só tem condições físicas para jogar 15 minutos.
Há que preservar a memória e os símbolos. Mas haverá outras formas de o fazer sem beliscar a coerência do plantel. Caso contrário o Eusébio ainda faria parte dele.

Suponho que Mantorras vai regressar ao seu país. Gostava que pudesse ficar ligado, de algum modo, ao Benfica. Mas como jogador, sejamos objectivos, não é já uma mais-valia. E não creio que o Benfica deva permitir que se torne um estorvo. Ele não o mereceria.


Quanto ao "caso" em si, talvez tenha sido um amuo por não jogar uns minutos do último jogo.
Estou seguro que o teria feito, se o Benfica tivesse conquistado o título uma semana antes, e o jogo com o Rio Ave fosse uma mera festa de consagração.
Tendo que fazer pontos na última jornada, nem eu perdoaria ao Jesus se ele não convocasse os jogadores que achava em melhores condições, sem quaisquer sentimentalismos.

O Benfica está acima do interesse de qualquer jogador, e os sentimentalismos que mais me comovem são aqueles que foram demonstrados por milhões de pessoas em todo o mundo com a vitória de domingo.

LF disse...

O Luisão foi também, claramente, uma figura. Como o Javi, que não referi, ou o Coentrão.

Escolhi o Di Maria também pelo seu surpreendente crescimento competitivo, dizendo desde logo tratar-se de uma opção difícil de fazer.
Poderá ser o jogador mais valioso de sempre no futebol português, e isso também diz muito do que foi a sua época.

Sry Lanka disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Edps9Wtc8cE

OS ROSTOS DA VIÔLÊNCIA!!!! E O CANAL QUE LHES DÁ COBERTURA!

VERGONHA!!

Sry Lanka disse...

http://www.youtube.com/watch?v=O004MJ1hDHw&feature=watch_response_rev

MAIS DO MESMOS SANTINHOS!!!!

ele há coisas disse...

para o sry lanka:
http://www.youtube.com/watch?v=szSu5KQRoSE&feature=related