UM PASSO PARA A GLÓRIA

A forma como o campeonato decorreu, e a superioridade que o Benfica exibiu, mereciam uma consagração a condizer. Uma vitória no Dragão poderia ser a chave de ouro a fechar as contas do título, e seria um ponto de exclamação na justiça do êxito encarnado.
Noutros tempos, pelos mais diversos motivos, jogo nas Antas era jogo perdido. Uma série de FC Portos-Benficas, apitados por figuras como Carlos Calheiros, Donato Ramos, António Costa ou Paulo Costa, no apogeu do sistema, tornaram-se um calvário para a equipa da Luz. Em dez anos (1994 a 2004), dez derrotas, com muitas expulsões à mistura.
Mais recentemente as coisas mudaram um pouco, e independentemente dos resultados alcançados (uma vitória e dois empates em cinco épocas de Dragão), as partidas entre os dois clubes tornaram-se mais abertas, equilibradas e disputadas. Nos últimos dez confrontos entre estes mega-rivais, o Benfica até leva vantagem (ver quadro).
Desta vez, um ponto vale o título. É uma situação inédita, que o Benfica pode fazer valer a seu favor. Raramente a equipa encarnada visitou o seu rival em situação tão privilegiada, o que sob o ponto de vista anímico terá seguramente o seu impacto.
Do outro lado estará uma equipa disposta a deixar a pele em campo para evitar a humilhação suprema de ver o Benfica festejar no seu estádio. Veremos se essa disposição é suficiente para suplantar a maior força individual e colectiva do Benfica, que tem, neste momento, indiscutivelmente, muito melhor equipa.
Prognósticos? Só no fim do jogo, como se disse um dia. Mas em termos de probabilidades, atendendo ao que tem sido o seu campeonato (e a 14 vitórias nos últimos 15 jogos), não creio que seja de prever uma derrota benfiquista.
Uma coisa é certa, nenhum resultado vai afastar o Benfica do título, e nenhum resultado poderá pôr em causa a justiça do mesmo.
Equipas prováveis:
FC PORTO – Beto, Fucile, Bruno Alves, Rolando, Álvaro Pereira, Fernando, Gaurin, Raul Meireles, Belluschi, Farias e Hulk.
BENFICA – Quim, Maxi Pereira, Luisão, David Luíz, Fábio Coentrão, Javi Garcia, Ramires, Carlos Martins, Di Maria, Saviola e Cardozo.

6 comentários:

Anónimo disse...

Não tá fácil...sai Falcao no FCP, entra Olarápio no Slb!

Jotas disse...

Sinceramente, neste momento estou mais preocupado com a tragédia iminente que poderá acontecer naquele estádio e imediações, tal o rol de ameaças e de organização para agredir tudo o que seja do Benfica. Ou as autoridades policiais e judiciais agem por antecipação, ou algo dmuito grave vai acontecer.

Peter disse...

Caeo LF e para quando um post sobre as casas do Benfica que andam a ser atacadas nomeadamente a de Ermesinde e de Braga.

Anónimo disse...

Era o meu sonho

Vitoria do meu clube no Dragão e depois, e na ultima jornada Bruno Gama faz o 0-1...

http://www.youtube.com/watch?v=URNPG05ofDo&feature=related

Vitória do Benfica disse...

Caro Luis
È um grande jogo, pelo menos para Pinto da Costa entrar humilhado no Dragão e sem controlar a situação. Eu não quero pensar em nada em nenhum resultado só agradeço a Deus não ter sido Artur Soares Dias ou Jorge de Sousa. Olegário bem ou mal é um arbitro a um nível acima destes dois.

Vamos ver, motivados estamos todos e uma certeza eu tenho se o Benfica se sagrar campeão nas Antas Jorge de Jesus não vai destilar ódio e arrogância como José Mourinho. Vai isso sim junto dos adeptos do Benfica, mesmo que seja accionado o sistema de rega do relvado até porque este campeonato foi uma verdadeira serenata à chuva.

PS. Ontem gostei de o ver a si no Programa A Jornada. Mas já há Pedro Guerra e João Diogo a mais só eles é que falam.

Anónimo disse...

eu quero ver o que vais escrever na tua classificação "real". quero ver se vais falar das agressoes do luisao, da simulaçao do di maria e do vermelho directo que o maxi pereira devia ter visto