NOS CÉUS DA EUROPA

Impressionante é a palavra que melhor define a tarde vivida ontem por 10 mil benfiquistas num Pavilhão Atlântico todo ele pintado de vermelho.
O caso não foi para menos, pela primeira vez uma equipa portuguesa subiu ao mais alto degrau do Futsal europeu, conquistando a Uefa Cup, equivalente à Liga dos Campeões da variante de onze.
Num jogo frenético, com incessante e vibrante apoio vindo das bancadas - onde toda a gente ansiava por festejar -, os super-poderosos espanhóis do Interviu (uma espécie de Barcelona do Futsal) caíram no prolongamento, e o troféu ficou em Lisboa.
Este será, porventura, o momento mais alto da história do eclectismo benfiquista, e vai perdurar muitos anos na memória daqueles que, como eu, o viveram in loco. Com Luís Filipe Vieira, Jorge Jesus, Rui Costa, Eusébio e até a águia Vitória presentes (e ninguém minimamente preocupado com o Naval-Sp.Braga), a festa final foi de arromba, com lágrimas e cânticos de alegria dentro e fora do campo.
Tratou-se de um sonho concretizado por uma fantástica equipa, cujo percurso há muito fazia merecer esta magnífica tarde de consagração internacional. E é justo que esta festa não tenha sido ofuscada por nenhuma outra.

7 comentários:

Sry Lanka disse...

Incompreensível é uma competição destas, ainda por cima realizada em Portugal, com uma equipa Portuguesa presente, não ser transmitida por nenhum canal televisivo. O mesmo tb já espero da Final-Six em Hóquei em Patins!

PS: A vossa vitória é de facto, impressionante! Parabéns. Gostei das palavras do vosso mister..."gozo foi ver aquele conjunto de campeões (interviú)lá em baixo a olhar prá nós lá em cima!".

LF disse...

Concordo que a RTP devesse ter transmitido o jogo uma vez que, tratando-se de uma final, e estando uma equipa portuguesa em causa, fazia todo o sentido o conceito de serviço público.

Mas ainda assim houve dois canais a transmiti-lo, por sinal ambos apenas na plataforma MEO: Benfica TV e Eurosport 2.

Também espero que o Hóquei seja transmitido.


Já agora, para quando o FC Porto no Futsal ?
Não percebo como Pinto da Costa continua a ignorar a incrível expansão que esta modalidade tem tido, e vai deixando o Benfica acumular títulos.
Não é que eu ache que os deixaria de ganhar. Mas gostava de os ganhar, também, contra o FC Porto.

Sry Lanka disse...

É, realmente é uma pena. É uma modalidade q apaixona as massas, que pode ter maior impacto q o hóquei em patins teve e tem no panorama das amadoras portuguesas. Com esta vitória, a própria selecção, pode tomar como exemplo e olhar para a competição com os olhos de quem tem valor e q pode ombrear com os melhores do mundo. Belem, Slb, Scp, são um exemplo q o FCP poderia seguir. No entanto o PC já disse, q as amadoras tem q se sustentar a si próprias. Em parte dou-lhe razão, mas dava um brilho maior à competição e ao próprio clube ter uma equipa de futsal. E acredito, que vontade não lhe falta, assim como no voleibol. No entanto, dou-lhe razao no principio da sustentabilidade autónoma das amadoras. Ou geram receitas para ter equipas competitivas, ou então está quieto. Ter por ter, não! E receitas para isso, nesta altura não há. Mas como diz o homem..."Largos dias tem cem anos!"

Vitória do Benfica disse...

Acho que o Pinto da Costa não vai fazer mais ecletismo no Porto já chega na sua vida privada.

Mas finalmente o SryLanka não faz um comentário provocatório. Nem que seja por isso vale a pena falar e futsal aqui neste blogue.

O impressionante são alguns comentários dos jprnalistas dos canais generalistas.

Manuel Neves disse...

Grande jogo de futsal, grande vitória.
O FC Porto deveria ter equipa de futsal e, pensando em amadoras, gostava que os 3 grandes tivessem ciclismo. A Volta havia de ser uma festa inimaginável. O futsal, muito provavelmente devido às parecenças com o futebol, é neste momento a grande modalidade amadora em Portugal. Os clubes de Lisboa quando jogam entre si fazem-no frequentemente de pavilhão cheio e aquela atmosfera de pavilhão dá muito gozo. Era bom que os azuis se juntassem.

Natálio Santos disse...

agora vejam bem o "excelente caracter" do próximo treinador do sporting...???
http://www.youtube.com/watch?v=SgMI59wbDOU&feature=player_embedded

antonioSLB disse...

Uma pequena correcção Luís, eu também estive no pavilhão, atmosfera magnífica, cheia de mística, e deixei a gravar o jogo na Eurosport 2, que também faz parte da grelha digital da Zon, portanto muito mais gente teve oportunidade de seguir a transmissão, não só os clientes Meo. O narrador e comentador, um inglês habitual no canal Eurosport, estava maravilhado com a ambiência, o apoio incessante do público, com o record absoluto de assistência em qualquer jogo da final four de futsal, quase 10 mil pessoas! Não se cansou de referir que a Uefa iria ficar maravilhada e completamente rendida a esta organização e mobilização de público, a maior propaganda que poderiam imaginar para esta modalidade.
E PLURIBUS UNUM
E O BENFICA É MAIOR QUE PORTUGAL