COMO É POSSÍVEL?

Por mais que me esforce, não entendo a incompreensão que alguns adeptos do Benfica (acredito que uma minoria) têm para com Óscar Cardozo.
O paraguaio já marcou cerca de 40 golos (!) nesta temporada, e quase 90 (!) desde que está no Benfica. É o melhor marcador da Liga Portuguesa, e também da Liga Europa. Ou eu não percebo nada de futebol, ou estamos na presença de um extraordinário ponta-de-lança, daqueles que no mercado nacional não existem, no mercado europeu são completamente inacessíveis, e no sul-americano são um achado (que o Benfica teve a felicidade, e perspicácia, de descobrir).
Falha golos? Pois falha, mas todos os grandes avançados falham golos. Só quem não saiba aparecer nas zonas de finalização, quem não consiga escapar-se aos defesas, quem não adivinhe onde vão cair as bolas, é que não falha. Desses, dos que jogam “de costas para a baliza”, dos das “missões de sacrifício”, dos que “criam espaços”, já cá houve muitos. Dos que metam a bola lá dentro é que nem por isso.
Em pouco tempo, no estádio e fora dele, ouvi comentários sobre Cardozo que me provocaram arrepios na espinha. Como é possível dizer-se tanto disparate? O que queriam? Samuel Eto'o? Drogba? Ibrahimovic?
Para mim, “Tacuara” é, indiscutivelmente, uma das figuras do campeonato. E, digo mais, é talvez o jogador do plantel do Benfica mais difícil de substituir - basta lembrarmo-nos dos jogos em que esteve ausente, nos quais as dificuldades da equipa dentro da área foram notórias, originando, por exemplo, uma eliminação da Taça de Portugal.
Que fique no Benfica muitos anos é o meu desejo. Outro como ele é que não vejo onde encontrar.

20 comentários:

Mário disse...

E a importância dele não se resume aos golos marcados. Ele tacticamente é importantíssimo. A forma como segura os defesas adversários, a forma como cria espaços para o Aimar, saviola, Di maria, martins e até ramires aparecerem na área. Até a nível técnico ele está muito melhor. Já fez algumas assistências importantíssimas este ano.

Eu deixei de o criticar depois da nossa eliminação da taça, aí percebi a falta real que o Tacuara faz. Depois Só me passei com ele no penalty falhado contra o Nacional, porque era para mim o jogo mais importante desta recta final.

O cardozo é mal amado porque tem aquele jeito de tosco, alto. O pessoal gosta é daqueles que correm muito, usam umas chuteiras todas bonitinhas.

Neste momento encontra-se cansado e lesionado é compreensível que alguns aspectos do seu jogo não estejam tão bem, mas certo é que que ele continua a marcar golos.

Vitória do Benfica disse...

Também eu acho que ele é bom. Mas na realidade custa quando se está por cima da baliza ver a quantidade de golos desperdiçados. Rola num dos últimos programas da Jornada recordava o que tinha comentado com Néné. "Porque falhas tantos golos? e Néné respondia porque marco muitos".
Talvez seja também este o crime do Cardozo

O GLORIOSO disse...

Finalmente um grande post que muitos benfiquistas deviam ler, reler e voltar a ler.
Pois é o nosso Tacuara não presta, não é jogador para o Benfica pois só marca golos e isso não é nada.
Lembro-me que Maniche (o unico e verdadeiro) chegou a ser arrasado no 3º anel (ouvi muitas vezes), o enorme Magnusson foi tantas vezes assobiado mesmo no ano em que marcou quase 40 golos, o que se falou de um tal de Van Hooijdonk quando veio e até se deu graças por ter sido dispensado, enfim parece que alguns não gostam de jogadores que façam golos preferem as fintinhas, corridas e simulações, preferem um pouco Joãos Pintos (pese o valor e carreira) que marcam 6/7 golitos por epoca mas têm um qualidade tecnica de arrasar. Isso de marcar golos para muitos não vale nada, enfim eram os mesmos que não queriam o Jardel que apenas deu 4 titulos ás equipas de representou.

francisco disse...

Totalmente de acordo... "Bons" avançados que não marcam golos já tivémos muitos...

Mas tb é mais fácil marcar qd se joga com Saviola, Di Maria, Aimar Ramires ou Carlos Martins...

E já agora, com a "pressão alta" de Jorge Jesus...

... disse...

eu espero que o tacuara fique mais 6 anos na luz.

este ano, em jogos oficiais, 36 golos. e mais assistencias do qie imaginam.

Unknown disse...

concordo com o post e sou da mesma opiniao, mas é um facto que, infelizmente, o cardozo resolveu muito poucos jogos. marca muitos golos qnd já temos outros golos marcados. ainda assim quero que fique no benfica durante muitos anos e que continue a marcar!

frank disse...

nao sao necessarias muitas respostas ao seu belo comentaio sobre o Tacuara,eu por acaso pecador me confesso o critiquei no penalti falhado contra o setubal,mas e como descreveu sobre ele eu apenas digo Amen.

M disse...

concordo plenamente com apreciaçao..nao percebo igualemnte os comentarios que se ouvem na luz..ainda este fds, ja depois de concretizar o hatrick, e falhar um golo, la vem "granda nabo, vendam-me este gajo!!!"

nao percebo..

Miguel disse...

LF,

Vendo os factos pelo prisma que apresentaste tenho que concordar com a tua argumentação, mas vendo factos de uma forma mais pragmática não consigo concordar! Sou dos tais adeptos que pedem a venda do Cardozo.
Reconheço-lhe algumas qualidades, mas também vejo os seus defeitos, o que me leva a pensar que um outro qualquer avançado não marcaria menos golos do que ele tendo em conta a avalanche de futebol ofensivo que o Benfica produz!
Não sabe jogar em contra-ataque(mata todas as jogadas que lhe passam pelos pés), é lento, não sabe jogar de cabeça...bom, penso que se o vendermos não perderiamos nada!

troza disse...

Este é um avançado que faz a diferença. Marca golos fantásticos, outros que é só encostar... mas está lá... no sítio certo e na hora certa.

Se nos lembrar-mos de outros goleadores espalhados pela europa, quem não falha golos?

Faláste no E'to, mas este é aquele avançado muito bom e que o que mais faz é falhar golos (basta lembrar as ofertas todas que o Moretto lhe deu no Benfica-Barcelona da 1ª volta que ele falhou). Mas tal como o Cardozo: falha porque ele ajuda a criar um número muito maior de oportunidades que a equipa teria com outro avançado. E isso leva também a que sejam marcados mais golos.

Viva o Cardozo e era bom que marcásse uns 2 golos este fim-de-semana!

apenasfutebol disse...

Caro LF,

Mais uma vez, assino por baixo uma tua opinião. Tenho-me batido diariamente em conversas de café por esta mesma causa. Também fico completamente atónito com a avaliação que se faz do extraordinário jogador que José Veiga - já agora, justiça a quem a merece - descobriu e negociou para o Sport Lisboa e Benfica.

Acho que o que está na origem de muitas destas pouca avisadas opiniões tem a ver com a avaliação que se faz do Falcao - dizem que é melhor no jogo aéreo, na velocidade de execução e que é mais móvel - pode ser, que seja, mas de facto 90 golos ao serviço do Benfica - dá uma média de 30 golos por época. Subvalorizar iso é simplesmente estúpido!


Abraço

dezazucr disse...

Independentemente de o achar importantíssimo nesta equipa, isso não me impede de me irritar de cada vez que falha um golo feito. Também acho o David Luiz um 'jogadorzaço' mas isso não me impede de lhe aquecer as orelhas de cada vez que lança um contra-ataque contra nós.

Ninguém está acima da crítica e, independentemente da importância do jogador A ou B, é normal que se critique. Melhorou imenso este ano, mas ainda tem muito a melhorar.
Neste jogo então, podia ter feito o jogo da vida dele, contei pelo menos 3 que com um pouco mais de convicção o levaría ao poker ou mais além.
A crítica não invalida que seja um bom jogador e importantíssimo na equipa.
É preciso também não esquecer que Cardozo não foi propriamente barato, custou 11M exactamente pela sua propensão para marcar golos, algo que faltava há anos no Benfica.
De qualquer forma este Benfica de Jesus é um caso à parte, afinal, cria ocasiões em catadupa.

Miguel disse...

Estupido é o conformismo com esses numeros... dos 90 cerca de 20 são de penalty e volto a repetir:
COM O CAUDAL OFENSIVO PRATICADO PELO BENFICA ESTE ANO UM OUTRO QUALQUER AVANÇADO TERIA TANTOS OU MAIS GOLOS QUE O CARDOZO!
Mas é apenas a minha opinião.

João Davim disse...

Concordo em absoluto... Cardozo é um ponta de lança extraordinário...
Tem aquele ar meio Andino, e parece que lhe custa imenso levantar os pés para andar, está sempre com cara de sério...

Mas...

Tem golo... Tem uma relação próxima com o golo... Sente-se que quando a bola lhe chega ao pé que até os adversários ficam suspensos...

Que fique muitos anos...



Há aqui muita gente com saudades de jogar com o Miccoli e o Nuno Gomes a pontas de lança...

Mário disse...

Gustavo isso de o Cardozo não resolver jogos é uma falácia.
Esteja mais atento aos jogos do Benfica e menos ao que a imprensa diz.

Saudações

Mário disse...

Miguel,

"mas também vejo os seus defeitos, o que me leva a pensar que um outro qualquer avançado não marcaria menos golos do que ele tendo em conta a avalanche de futebol ofensivo que o Benfica produz!"

Baseado em quê que faz este comentário? Com que termo de comparação? Qual o avançado que acha que marcaria mais golos do que ele então?

Ele já leva 36.
Queriam o quê 50 golos marcados? Diga-me lá quantos avançados viu jogar no Benfica com tantos golos?


"Não sabe jogar em contra-ataque(mata todas as jogadas que lhe passam pelos pés), é lento, não sabe jogar de cabeça...bom, penso que se o vendermos não perderiamos nada."

Mata todas as jogadas!!!! Tem de prestar mais atenção aos jogos do Benfica. É lento? Diga-me lá um avançado de 1,93 m que seja rápido e já agora que marque tantos golos e que seja acessível para o Benfica comprar?
Essa de não saber jogar de cabeça também é falso.

Como explica que um jogador lento, mau de cabeça, que mata as jogas... marque golos? Já sei é o benfica que ataca muito. Mas não acha que para o Benfica atacar muito e bem se deve em muito ao Cardozo, ou ele é tipo um tronco que está lá parado apenas?

Sugira lá um avançado melhor que o Cardozo então.

E por fim, se o vendermos, estaremos a vender o avançado que mais golos marcou no Benfica destes últimos 20 anos

Anónimo disse...

"Estupido é o conformismo com esses numeros... dos 90 cerca de 20 são de penalty e volto a repetir:
COM O CAUDAL OFENSIVO PRATICADO PELO BENFICA ESTE ANO UM OUTRO QUALQUER AVANÇADO TERIA TANTOS OU MAIS GOLOS QUE O CARDOZO!"

Mais uma mentira, não foi 20 penaltys. Para o campeonato só marcou 7. E qual é o problema? Não são golos na mesma? Não é preciso saber marcá-los?

Um outro qualquer avançado? Então experimente por lá o Kardec, coloque lá o mantorras no ataque e vai ver se conseguia que o Benfica marcasse mais golos.

Melhor, era mandar este "cepo" embora e ir buscar um gajo à segunda divisão, um gajo baratinho, afinal " QUALQUER AVANÇADO TERIA TANTOS OU MAIS GOLOS QUE O CARDOZO".

Por favor, tenham o melhor ponta-de-lança do campeonato, um dos melhores que já vestiram o manto sagrado e estão sempre com bocas falaciosas.

Miguel disse...

Um bom exemplo para confirmar aquilo que eu constatei é o caso do Weldon...4 golos em 2 jogos!
Mas falemos do Cardozo, de facto tem 36 golos, 11 dos quais de penalty(aprox.30%) no ano em que o Benfica está a bater todos os records de vitórias e golos marcados. Nos duas ultimas épocas marcou 17(5 de penalty) golos em cada uma! Em 70 golos com a camisola do Benfica 21 foram de penalty! Na corrente época, para ir de encontro ao facto de o Benfica ser uma maquina atacante, o Cardozo efectuou 92 remates!!!
Para mim 25% de aproveitamento não é nem de longe nem de perto um registo de um grande ponta de lança! Eu sou mais exigente, não por ter a memória curta, mas sim pelo facto de toda a restante equipa trabalhar em prol de Cardozo!!
Que avançado com 1,93m marca tão poucos golos de cabeça(6 apenas)??

Luis Rosario disse...

Concordo com tudo.

Gostava de saber dos que criticam Tacuara quem é que vamos buscar por 6-8 milhões de euros e sem um ordenado incomportável melhor que o Cardozo.

Anónimo disse...

Fds que cambada de ingratos, vocês que criticam o Cardozo devem ser os mesmos que sempre defenderam e hoje em dia suspiram pelo regresso do Nuno Gomes! Esse sim é um verdadeiro cepo que na última década se fartou de falhar golos atrás de golos…

O Cardozo não se limita a marcar, analisem bem os golos do Benfica este ano e reparem na quantidade de golos cujas jogadas começaram com uma desmarcação longa, por parte do Cardozo.

Já agora para os que dizem que com este caudal ofensivo ele devia ter mais golos marcados (como se 36 fosse um número insignificante), recordo que com o futebol miserável praticado na época de Q.Flores, Cardozo marcou "apenas" 17 golos (creio) e só jogou com regularidade no último 1/3 da época.

Tivesse a selecção um ponta de lança como este e não andávamos a sofrer para nos apurar para o Mundial.

Mas, como Benfiquista que sou, respeito as opiniões contrárias, mesmo que me escandalizem.

Abraços a todos e hoje vamos calar os andrades em sua casa, de preferência com golos do Cardozo!
--
DC