R.T.P(orto)

A mim não me faz qualquer diferença. É raro ver jogos na RTP1, é raro ver alguma coisa na RTP1, só falhei um jogo oficial na Luz esta época (com o Poltava, em plenas férias), estive no Restelo e em Alvalade, e tenho Sport Tv para os jogos disputados mais longe de casa.
Mas penso nos muitos benfiquistas que não podem ir ao estádio, nem podem assinar a Sport TV, e para com esses a RTP não cumpre a sua obrigação de isenção, enquanto estação paga com o dinheiro de todos os contribuintes.
Desde o início da época até ao final do ano, o canal público apenas transmitiu três jogos do Benfica, todos em casa, e não vai transmitir mais nenhum, enquanto no mesmo período pôs (e ainda vai pôr) no ar o FC Porto por doze vezes (!!). A Liga dos Campeões, e o respectivo contrato, não são argumento, pois mesmo no campeonato os azuis-e-brancos passaram no sinal aberto estatal em cinco ocasiões (contando já com a do próximo domingo), três das quais consecutivas, entre a 7ª e a 9ª jornadas, o que é sintomático.
Devo dizer que, de todos esses jogos, só vi os de Londres e de Braga (curiosamente duas derrotas portistas), pelo que, volto a dizer, o assunto pouco me atrapalha a vida. Aliás, quem mais perde é a própria RTP, designadamente em audiências, insistindo em mostrar, remostrar e voltar a mostrar um clube com poucos adeptos, que pouca gente entusiasma abaixo de Carvalhos e acima da Maia, e que, para agravar, este ano não joga nada. Mas quando a ordem é rica, os frades são poucos e ninguém tem de assumir responsabilidades, tudo se torna possível - até mesmo interromper programas de informação desportiva para directos de jantares portistas, como chegou a ser feito num programa da RTPNorte (e já agora, para quando uma RTP Sul?, para quando uns estúdios em Beja? e em Viseu? e porque não em Castelo Branco?).
Esta terça-feira, com um ultra-decisivo Juventus-Bayern de Munique à mesma hora, a RTP lá vai prosseguir a sua via sacra, e transmitir um jogo sem qualquer interesse, para quase ninguém ver. E no domingo, outra vez. O FC Porto não tem (e suponho que nunca terá) qualquer canal televisivo próprio, mas a verdade é que não se nota muito.
Notável é que, mesmo assim, em apenas três jogos passaram mais golos do Benfica em directo na RTP do que do FC Porto em todos os jogos transmitidos (17 e 14 respectivamente).

43 comentários:

Anónimo disse...

"Esta terça-feira, com um ultra-decisivo Juventus-Bayern de Munique à mesma hora...e interessantíssimo para Italianos e Alemães!"
Ups...estamos em Portugal!
Ai q a ciumeira até aqui começa a fazer das suas! Valha-me a Sra. do Caravagio!!

Anónimo disse...

Pá...vcs já têm a A Bola, o Record, o vosso canal, a Sic, a TVI...ainda queriam a RTP? O q hão-de dizer os lagartos...q ninguém os quer, coitados! O q faz isso, é acharem-se importantes demais!! Ei, wake up! O Mundo nao gira à vossa roda!!

Anónimo disse...

Então LF, anda a falhar!! Hoje houve sorteio da taça de Portugal! Não reparou?

jfk disse...

Pior é o servilismo de comentários e a consequente desigualdade de critérios.

Veja-se, ou tente-se ouvir, algum comentador ou analista saído do Monte da Virgem, ou convidado e que pretenda continuar a ser convidado (e pago para o efeito), a criticar a equipa do Porto ou algum jogador.

São cenas do tipo: 'Rodriguez hoje está a ter uma prestação menos conseguida', quando para qualquer jogador de outra qualquer equipa se diz que não está a jogar nada, está a ter uma noite para esquecer, está alheio do jogo, ou outra coisa qualquer.

jfk disse...

Pior é o servilismo de comentários e a consequente desigualdade de critérios.

Veja-se, ou tente-se ouvir, algum comentador ou analista saído do Monte da Virgem, ou convidado e que pretenda continuar a ser convidado (e pago para o efeito), a criticar a equipa do Porto ou algum jogador.

São cenas do tipo: 'Rodriguez hoje está a ter uma prestação menos conseguida', quando para qualquer jogador de outra qualquer equipa se diz que não está a jogar nada, está a ter uma noite para esquecer, está alheio do jogo, etc.

xpto disse...

LOL, que belissimo post!!!

Totalmente de acordo!

Rui disse...

e atenção que entre os Carvalhos e a Maia não há mais Portistas que Benfiquistas....

vamos lá com calminha, que isto de ser insultado de andrade, não te perdoo!!!!

FranciscoB disse...

Caro LF,

A sporkos tv é que não pode passar sem o Benfica...

zephirus disse...

Não vejo nenhum problema aqui. O Benfica não está na Liga dos Campeões e o Porto está. A RTP transmite os jogos da liga dos campeões e é óbvio que transmite os jogos com clubes portugueses, por muito interesse que tenhas noutro jogo. Quanto aos da liga portuguesa, também notei que o Porto deu 3 vezes seguidas mas como sabes, no final do campeonato, serão transmitidos em directo em canal aberto, 10 jogos de cada um dos 3 grandes. Só outro reparo, além da RTP, existem mais dois canais em sinal aberto em Portugal que tu pareces ignorar. Acho que era interessante juntares à tabela, os jogos da Liga Europa transmitidos na SIC que pelo que sei é canal aberto também. Acho que este tipo de post vem prejudicar o teu blog pois só vem dar razão a alguns comentários que são aqui feitos em relação ao facto de parecer haver uma perseguição ao Porto. O Benfica e os benfiquistas não precisam disso para nada.

zephirus disse...

jfk, convido-o então a ouvir os comentários da sportTv. Vai ver que ai já fica mais descansado porque mesmo que o seu clube jogue mal, são sempre os maiores.

LF disse...

Record .......do Benfica????????????

TVI ..........do Benfica ????????????

Em que país vive ?

Pró-Benfica só existe A Bola, e é só nas capas, com o objectivo claro de vender.

O Benfica tem a esmagadora maioria do povo, mas está em clara minoria na comunicação social.

Veja-se os debates a três: um benfiquista, dois anti-benfiquistas.
Quem tem metade menos de 40% dos adeptos, os anti-benfiquistas, tem uma representação mediática de 66,6%, completamente desproporcional à sua significância.
Uns dizem-se do Porto, outros do SPorting, mas na verdade só uma coisa lhes interesse: que o Benfica não ganhe.
Não há fora-de-jogo ou pontapé de baliza que não os ponha de acordo: sempre contra o Benfica.

Vitória do Benfica disse...

O mais curioso é que um post sobre a verdade desportiva em que se coloca a nu o serviço prestado ao FCP pela RTP tenha tantos comentários.

Sim, mas o sensacional é que mesmo com Rui Moreira a mandar Judite de Sousa a dirigir, a RTP tenha para alguns programas do FCP menos audiência que o canal Benfica para jogos da Liga Europa.

VIVA O BENFICA

Vitória do Benfica disse...

Só para dizer ao anónimo que o Benfica perdeu com o Guimaraes mas o Porto já foi eliminado pelo Atlético, com o Pinto de Sousa ainda na Comissão de Arbitragens


LOL

Tiago Pereira disse...

A TVI não é afecta ao Benfica?

José Eduardo Moniz era Portista, Sportinguista ou BENFIQUISTA?!

Quantos jogos do Porto passaram na TVI para a Taça? E do Sporting?

Quantos jogos do Benfica para a liga europa passaram na Sic? E do Sporting?

Na pré-época quantos jogos do Benfica passaram em Sinal Aberto? E do Porto? E do Sporting?

Veja o programa de análise à jornada da TVI 24 com o Querido Manha (Benfiquista) e o Gabriel Alves (Novo-Benfiquista).

O senhor esqueceu-se de dizer foi que até à 7ª jornada o Porto ainda não tinha passado em sinal aberto na RTP.

Naquele celebre ano em que tivemos 3 equipas na champions soube-lhe bem ver o seu clube em sinal aberto 3 vezes, ao Sporting por duas vezes e ao Porto por uma.

O senhor parece o D. Quixote, mas ao invès de se atirar aos moinhos atira-se ao porto mesmo quando não tem razao de queixa.

P.S - Agradecia que respondesse.

LF disse...

Moniz já não está na TVI e era um opositor à direcção do Benfica.

Gabriel Alves é sportinguista.

Mas a SIC e a TVI são empresas privadas, que tem os critérios normais de audiência.
Para qualquer negócio o Benfica tem infinitamente mais valor que qualquer outro clube português.

A RTP é paga por todos nós, e dela exige-se total isenção.

NOTA: Quando estiveram os três clubes na Liga dos Campeões, passaram, segundo me lembro, dois jogos de cada um na fase de grupos.

Anónimo disse...

Ó LF se você diz que o Record e a TVI não são pro-Benfica então quem é o João Querido Manha? É pró-FC Porto?

O Cartaxana e a sua escola são pro-FC Porto?

O Gabriel Alves é benfiquista, amigo pessoal da minha familia, mas talvez dos poucos benfiquistas que sofre pelo seu clube mas inteligente e com classe suficiente para saber enaltecer os méritos da concorrência, coisa dificil neste lamaçal de jornaleiros.

Quando estiveram os 3 clubes na fase de grupos só houve um jogo do Porto para a Champions passado na RTP em sinal aberto.

Tiago Pereira disse...

LF:

A RTP passa em Sinal aberto aquilo que a Sport TV deixa. Se o benfica tem mais interesse a nível de audiências é absolutamente normal que a Sport TV queira passar o máximo número de jogos no seu canal. Agora daí a começar com as suas teorias de cabalas, tráfico de influências, cafezinhos, chocolatinhos, e muitos outros inhos vai uma grande distância.

zephirus disse...

Continuo sem perceber, LF. A rtp vai transmitir 10 jogos de cada um dos grandes. A haver queixa, seria dos outros clubes. Estou enganado?

O GLORIOSO disse...

Sinceramante pelos comentários aqui escritos só faço uma pergunta aos adepots do Clube CORRUPTO e o outro de meio da tabela do Campo Grande: Não têm mais nada para ver do que ir a blog´s do Glorioso? Não têm os vossos pateticos blog´s? De facto vivem a pensar no maior clube do Mundo.
Luis pouco me importa que dêm muitos ou poucos jogos do nosso Benfica. Quem perde não somos nós mas as proprias TV pelas audiencias que não têm. Aliás pela primeira vez que me lembre não há o chamado Domingo Desportivo em nenhuma televisão deve ser por este ano mostrarem muitos golos do Glorioso, era deprimente para muita gente.
Mais importante e que realmente dá azia a muitos é as 41 mil que tiveram numa noite de diluvio na Luz. Foi praticamente a assistencia do WC no unico jogo do ano que têm mais de 40 mil.

ele há coisas disse...

Caro LF

Quanto à questão dos jogos transmitidos pela RTP, creio que no final da época as contas estarão perfeitamente equilibradas. Tem sido assim e julgo que o presente desequilíbrio se deverá a outras questões.

Mais preocupante é, na RTP, a completa falta de isenção e objectividade na produção de comentário, quer durante o jogo quer no rescaldo. Se a SIC tem todo o direito de manipular a informação à sua vontade, procurando sempre deixar o SLB a uma luz menos positiva, o mesmo é inadmissível quando se trata de uma estação pública.

E há ainda que pensar no "negócio" da transmissão - ou seja, nos critérios que presidem à selecção de planos, repetições, resumos, etc. E nisso, creio, a SPORTV, a SIC e a RTP equivalem-se.

Portugal é, de facto, um país bizarro: p facto de um clube com uma maioria mais que absoluta de adeptos estar tão pouco ou tão mal representado na comunicação social merece, creio, alguma perplexidade. E prova, julgo, que continua a haver valores mais altos que o lucro ou o simples peso do números.

iBenfiquista disse...

Muito bom post. Totalmente de acordo.

condor disse...

Estes benfiquistas são mesmo cara de pau!
Haja pachorra para aturar esta gentinha!

nuno disse...

"Quanto aos da liga portuguesa, também notei que o Porto deu 3 vezes seguidas mas como sabes, no final do campeonato, serão transmitidos em directo em canal aberto, 10 jogos de cada um dos 3 grandes."

ISTO É VERDADE SR. LF e assim a RTP: ("A RTP é paga por todos nós, e dela exige-se total isenção.") é ISENTA!!!

Anónimo disse...

O LF n diz nada de jeito, n vale a pena.
Agora pelos vistos a RTP tem sede no Monte da Virgem. Há gajos com cada panca... Antes tivesse!

Joao Dias Pereira disse...

Para começar, lá tinha que vir esta vitoria com mais uma infelicidade. Entao nao se lembra do Gondomar ganhar na luz para a taça? E ainda não era tao famso como agora. Se calhar foi o Jesualdo que fez de proposito para perder...

Depois, o Lf realmente tem piada... Entao fala do dinheiro dos contribuintes bla bla bla, e depois tem a lata de dizer que a RTP devia transmitir jogos estrangeiros quando estao portugueses em prova. Pois é, o vosso tempo acabou, é obvio que as teelvisoes preferem transmitir os campeoes, e quanto ao facto de estarmos ou nao a jogar nada, o facto é que vocês ainda assim não estao muito longe. Ainda se lembram do ano dos 20pontos de diferença? Já agora, ouça os comentarios da tvi. coisas do genero 'cuidado benfica, nao se podem desleixar com a defesa...'

Anónimo disse...

"RTPNorte (e já agora, para quando uma RTP Sul?, para quando uns estúdios em Beja? e em Viseu? e porque não em Castelo Branco?). "

Caso n saiba, a RTPN é N de NOTICIAS! Se fosse N de NORTE seria provavelmente pq a região NORTE concentra 35% da população, senão mais, o que dentro da sua demagogia relativamente ao Benfica, é decididamente mais gente do que a região de Lx e Vale do Tejo, e por isso merecedora de mais mordomias!

Quanto à RTP Sul, ao que sei a RTP (e a TVI, e a SIC) tem sede e transmite a grande maioria do seu programa a partir dos estúdios do SUL, deixe-se de demagogias bacocas pq aqui ng é otário. Estudios em Beja Viseu e Castelo Branco são muito bem vindos, desde que resultem da desconcentração dos serviços em Lx, que dão de comer, à pala de todos nós de norte a sul, a muito lisboeta e benfiquista que, pela amostra, n merece!

Tenha vergonha no que diz! Já agora, pq n diz aqui qtos e quais os jogos dos 3 grandes q a RTP transmitiu na ultima época?

P.S.- Por mim, como o Benfica já tem um canal e tudo, transmitiam todos os jogos nesse mesmo canal. É que felizmente nao tenho Meo!

Anónimo disse...

"Quanto aos da liga portuguesa, também notei que o Porto deu 3 vezes seguidas mas como sabes, no final do campeonato, serão transmitidos em directo em canal aberto, 10 jogos de cada um dos 3 grandes."

Mas isso n convém ao discurso de demagogia, insinuação e provincianismo bacoco do LF...

Joao Dias Pereira disse...

lf,
pela sua ordem de ideias o jogo do seu clube com o poderoso AEK nao deveria ser transmitido por ca, uma vez que nesse dia ainda muitos grupos estarao por resolver... temos um 'escaldante' Genova-Valencia por exemplo... Com isto nao lhe quero dar razao, apenas mostrar o ridiculo do seu comentario. Depois somos nos os anti-benfiquistas...

Zé do Pipo disse...

Acho que o facto de a Rtp não passar jogos do benfica não é uma decisão da Rtp. A Sporttv é que tem os direitos dos jogos do campeonato, e só tem vantagens em transmitir os jogos do Benfica. Até aposto que a publicidade que passa no intevalo de um jogo do Benfica é bem mais cara do que a que passa num jogo do sporting ou porto. Tanto a Rtp, como a Sic ou como a Tvi, hão-de ter trabalhadores do Benfica, Sporting e Porto. As vantagens económicas/financeiras têm vantagem quando estão em confronto com simpatias clubísticas do director X ou da Executiva Y. Eu gostava que o Benfica desse na Rtp mas percebo que a lei da concorrência tenha vantagem em relação a isso.

Anónimo disse...

Tem de ter sempre algo p+or onde pegar LF contra o fcp?gosta de ouvir os portistas protestar não gosta?dá-lhe prazer?a tvi é benfiquista claramente, assim como a sic, bastou ver a diferença de entusiasmo nos comentarios do comentador da sic nos jogos com o benfica e neste ultimo jogo do sporting contra o herenveen. e quando a vi trasmitia, com os seus comentadores nada isentos, quase a totalidade dos jogos do benfica?e com os cmentadores mortinhos por haver golo do slb ou contra o fcp?nao falou disso pois nao?se calhar nao dava jeito. o fcp tem O jogo e a rtp.por isso já é bem bom.

Anónimo disse...

TA BEEEEEEEEEEEEEEM.
Cheira a medo. A muito medo. 4-1 em Guimaraes, 3-0 em Madrid. Já tocam as sirenes em Lisboa. Meu caro amigo a RTP sendo a estação pública transmite os jogos da maior competicão do mundo a nivel de futebol e nela apenas se faz representar o tetra campeão, clube português com mais titulos europeus a uma larga distância. Acha justo, ou sequer exequível a RTP passar jogos do 3º classificado?! Onde so agoram chegam equipas competitivas e de renome internacional?! A quem interessa equipas como o BATE ou o AEK?!
Poupe-se ao ridiculo, fica-lhe mal.

Um abraço,
Gonçalo

Anónimo disse...

Percebeu agora pq o FCP da na RTP?? Pa toda a gente ver como se goleia Kikes, Assunções e Simões na Xampions!! Ah já sei...nao viu o jogo!! :)

Anónimo disse...

Óh Sra Dona Vitória...você é engrassadíssima querida!!! :) :) :)

Anónimo disse...

Mais do que o assunto principal deste post, fica-me a tristeza de vê-lo afirmar que é assinante da... (ai que até se enrolam os pelos só de pensar no nome)... sporttv.
Com tantos e tantos sites que nos permite ver o nosso Benfica, não entendo como continua a contribuir para esse canal. Canal que em parceria com a liga de clubes, condicionou o Benfica e a riqueza que poderia ter feito em transmissões, segregando o clube dos seus adeptos. Sou dos que nunca, e que honra isso me traz, assinou um mes que fosse desse canal. Não sou pelos que contra o Benfica se movem e esse canal..... as pessoas na sua génese..... tudo o que dele se rodeia..... não acredito!!!! Deixe-se disso e veja na web, mesmo que com 5 seg de atraso, o que importa?

LF disse...

Apenas algumas notas sobre alguns comentários:

1- Cartaxana é fanático do Sporting, e é inclusive autor da teoria segundo a qual o Benfica teria menos 3 campeonatos do que realmente tem.

2- Não tenho quaisquer teorias de cafezinhos, nem chocolates. São factos, meu amigo, são factos.

3- Na RTPN, o N é de Notícias e não de Norte ? Ohh, não se nota nada...
A questão é que o Porto, falo da cidade (da qual até gosto bastante, e onde sempre fui bem tratado, devo dizer), não é nada a mais no país do que qualquer outra capital de distrito.
Mas, estranhamente, e fruto de uma cultura de trincheira e de constante choradinho, lá vai conseguindo benefícios que outras nem ousam sonhar. Não só com a RTP, mas também com muitos serviços públicos que já vão tendo sede por lá, ou pelo menos representação privilegiada.

Não faz qualquer sentido que o canal informação da RTP seja fora da capital do país, nem que telejornal da hora do almoço seja feito no Porto. Porquê no Porto, e porque não em Beja? Foi isso que eu quis dizer.
A preponderância do Porto na RTP é algo que, enquanto contribuinte, me perturba e me choca. Não faz sentido. É absurdo.

É claro que o resultado de tudo isto é uma protecção aos simbolos da terrinha, entre os quais, claro, o FCP.
Mas também não tenho paciência para ouvir comentários de comentadores (políticos ou outros) que ninguém conhece, mas são do Porto, e só por isso temos de levar com eles. Nem para ouvir notícias sobre Aldoar ou o Bairro do Aleixo, que não interessam a ninguém senão aos vizinhos, e que por vezes enchem o telejornal da tarde.

A SIC a TVI, o Governo, a Presidência da República, etc etc, não são no "SUL", mas sim na CAPITAL do país. Que por acaso até fica relativamente centrada.


4- Dá-me efectivamente algum gozo ver os portistas protestar.

5 - Não vi o jogo entre o 3º classificado da liga portuguesa e uma equipa que luta para não descer em Espanha, num grupo que inclui ainda uma equipa cipriota.
Vi, à mesma hora, um sobrebo Juventus-Bayern, e fiquei muito feliz pela Juventus ter sido eliminada. Gosto de ver a corrupção punida, coisa que lamentavelmente nem sempre é possível.

angelodias disse...

E eu adoro ver o LF fazer estes posts. Ver a azia com que tenta menosprezar os feitos do grande FCP por essa Europa fora.
Simplesmente adoro!
Realmente banalizar uma equipa que tem um orçamento muito maior que o FCP não é para todos.
Lindo era sair-lhes agora o Benfica na Rifa...

Anónimo disse...

Já entendi que os Rennies que o LF toma de manhãzinha o afectaram deveras. O seu ódio já n se restringe ao FCP mas tb à cidade do Porto. Para o LF Portugal é Lisboa e o resto. Para portugueses como o LF, eu apenas tenho a dar o meu maior desprezo!
Os Benfiquistas do Porto que ponham os olhos no LF!

Anónimo disse...

"Mas também não tenho paciência para ouvir comentários de comentadores (políticos ou outros) que ninguém conhece, mas são do Porto, e só por isso temos de levar com eles."

Exactamente! Eu qdo levo com comentadores de Lx de quem n conheço e nunca ouvi falar, de fama duvidosa e méritos escassos, fico logo satisfeito! Aliás, só por ser de Lx, qq motorista de taxi de Alfama devia ser comentador na RTP pela sua relevância intelectual! Este LF é só rir! Deve ser por causa dos 3 ssecos de ontem que o estão a deixar nervoso!


"Nem para ouvir notícias sobre Aldoar ou o Bairro do Aleixo, que não interessam a ninguém senão aos vizinhos, e que por vezes enchem o telejornal da tarde."

Já eu e 8 milhoes de tugas ouvimos com entusiasmo noticias sobre o tunel do marques, o bom tempo que leva as pessoas à caparica, os milhoes da terceira ponte e a festa extraordinaria que a Lili Caneças ofereceu à Bibá Pita. Isso efectivamente é fundamental para garantir a relevância do meu nível de informação nacional!
Quando eu vir uma opinião do LF que envolva FCP ou Porto com lógica e sentido, garanto-lhe que lhe ofereço uma garrafa do melhor vinho da nação, o do Porto!

LF disse...

Já disse e reafirmo que gosto muito da cidade do Porto.
Sempre fui lá bem tratado, e vivi lá momentos muito felizes, por exemplo em 2005.
Não confundam as coisas.

O que está em causa é a isenção do serviço público de televisão. Não a cidade do Porto, nem a Ribeira, nem a Torre dos Clérigos.

Anónimo disse...

E obviamente que o serviço publico de televisao no Porto n é isento, já o serviço publico em Lx é isentíssimo.
Está tudo dito! O senhor n tem vergonha nenhuma!

BoyGenius disse...

Nascido em Paranhos, bem no centro da linda cidade do Porto sou um seu fiel leitor!!!

Saudações Gloriosas Luis Fialho!!

chefe disse...

Mais do que a quantidade de jogos do Fóculporto na RTP, a mim não me causa nada, o que me causa nauseas são os comentários absolutamente facciosos aos jogos por parte desses senhores da RTPortista. Os jogadores do Fóculporto são tratados até por alcunha, ele é Cebola, ele é Tommy, ele é o "Incrivel", enquanto os outros são tratados pelo nome e quando são. Chegam ao cumulo de dizerem que Cardozo "ficou como admirado por ter marcado golo", mas que lata, então o melhor marcador da liga e de longe, fica admirado por marcar um golo?

SEJAM ISENTOS, que são pagos por todos nós e não apenas pelos portistas. Ou candidatam-se ao lugar do Rui Cerqueira que saiu da RTPortista directamente para a direcção do Fóculporto?

jesus disse...

com o tempo desconfio q esta a ficar com o sindroma d d. Quixote. Será?