PORREIRO, PÁ !

Depois de muitas voltas e reviravoltas, a Selecção Nacional lá acabou por conseguir colocar-se numa situação privilegiada para aceder ao Mundial 2010.
Bastará agora ganhar à simpática Malta, e depois ultrapassar Bósnia, Irlanda, Eslováquia ou Ucrânia, o que não sendo favas contadas (principalmente no caso desta última), não pode deixar de despertar o optimismo dos portugueses, sobretudo levando em conta que há bem pouco tempo atrás tudo parecia irremediavelmente perdido.
Mas este passo em frente não pode ser dissociado do que aconteceu em Copenhaga, local onde verdadeiramente se jogava o nosso destino. Foi o golo de Poulsen frente à Suécia que abriu caminho à equipa de Queiroz, e foi ele que evitou que a partida da Luz se tornasse num verdadeiro funeral à nossa selecção e, sobretudo, ao seleccionador.
O mérito português é pois bastante relativo, quer na conjugação de factores que abriu a porta à classificação actual, quer também, diga-se, nos contornos da própria vitória portuguesa sobre a Hungria, obtida com uma exibição sofrida, intranquila e despida de classe, que resultou bem sucedida mais por via de fraquezas adversárias do que por virtudes próprias.
Durante 75 minutos a Selecção Nacional não foi capaz de impor o seu jogo de forma clara, deixando sempre a sensação que as coisas poderiam acabar por correr mal, tal como tinha sucedido há um ano atrás em Alvalade diante da Dinamarca. Só no último quarto de hora Portugal foi efectivamente capaz de fazer descansar os 50 mil que quase enchiam as bancadas, e enfim encostar uma selecção húngara fraca, rendida às suas insuficiências e que só por acidente chegou a esta altura com esperanças numa qualificação.
É verdade que há problemas insanáveis na equipa portuguesa - Duda, por exemplo, é o lateral-esquerdo que se pode arranjar, estando todavia longe, muito longe, da classe exigível a uma selecção com ambições. Mas o principal problema é a dinâmica de jogo, e, arriscaria a dizê-lo, a auto-confiança (ou falta dela) com que aborda os desafios que lhe são colocados por diante. Vê-se algum talento avulso, vê-se profissionalismo e entrega, vê-se até ambição, mas falta aquela dose de confiança e de segurança que faz a diferença entre as grandes selecções e as que se ficam pelas vitórias morais.
Não faz sentido hoje, às portas de 2010, voltar a falar de Scolari. Mas não deixa de ser estranho que aquilo que sempre foi a grande arma do brasileiro – o aspecto psicológico – continue a ser, tanto tempo depois, a principal fragilidade da selecção de Queiroz. Passam por aí grande parte dos problemas da equipa, e passa também por aí algum do divórcio dos adeptos face a ela, sentido claramente ao longo destes últimos meses. Diga-se no entanto a este respeito que, na noite de sábado, quer pelo número de espectadores presentes (surpreendente pela positiva), quer pelo ambiente vivido no estádio, quer pelo cheiro a sucesso que esta jornada despertou, a animosidade de muitos portugueses para com esta selecção pode ter ficado, em larga medida, dissipada, havendo espaço para o ressurgimento de uma onda de apoio aproximada à de há uns tempos atrás.
Também por isso não haverá, a partir de agora, desculpas para Portugal ficar do lado de fora do Mundial. Depois, na África do Sul - como se espera e deseja -, talvez já não possa haver muito para esperar desta equipa. Mas essa análise virá a seu tempo.
Agora é altura de saborear, senão a alegria, pelo menos o alívio de nos vermos novamente com a cabeça de fora da água, e livres de um pesadelo que assolou o futebol português durante meses a fio.

7 comentários:

Vitória do Benfica disse...

Eu continuo sem me rever nesta selecção. Mas no fundo lá fiquei até às quatro da manhã a seguir o resultado e o jogo pela internet porque não estou em Portugal. E fiquei expectante durante o jogo da Dinamarca com a Suécia.

Espero que Queiroz arrepie caminho, porque este constante experimentalismo sem conhecimento e sempre uma grande subordinação ao Porto e á Nike não pode continuar.

Espero que em breve Madail seja substituido para que se substitua Queiroz porque o homem não presta.

Gostei muito mas mesmo muito da derrota de elisa Ferreira nas autarquicas é mesmo sinal que Pinto da Costa não tem influencia nos residentes do Porto, nem dos de Oliveira de Azemeis.

Na realidade não é qualquer imbecil que brinca com o povo português mesmo que o imbecil seja Presidente de um clube de futebol

Peter disse...

Caro LF já era tempo de a sorte tb estar com a nossa selecção, como vê o raul meireles jogou e o meu palpite estava correcto.Há que destacar o pedro mendes(esperiência) que fez uma excelente exibição, simão e liedson. Não foi 1 jogo muito bem jogado mas houve atitude, é claro que depois de saber o resultado do dinamarca-suécia a motivação foi maior, mas verdade seja dita que a dinamarca fez aquilo que tinha que fazer para ficar em 1ºlugar do grupo logo não nos ajudou simplesmente fez o que lhe competia.Uma palavra para o cr9 que mesmo limitado no pouco tempo que jogou foi decisivo na obtenção do 1ºgolo.Espero que se mantenha a atitude com malta e que vençamos tb esse jogo.Se assim o for prefiro a eslovénia no play-off.Se nos qualificarmos o queiroz terá mais que tempo para melhorar a equipa para o mundial.Só espero que contra malta o pedro mendes se mantenha titular,veremos se o queiroz terá coragem para por no banco ou o pepe ou o bruno alves.

P.S.A Luz foi talismã, o simão que está em baixo de forma mais uma vez provou que gosta de jogar bem é ali,o público foi fantástico.Se nos qualificarmos o ambiente na áfrica do sul será tb fantástico tendo em conta os milhares de portugueses que ali vivem,arrisco-me mesmo a dizer que é a maior comunidade europeia naquele país.

Anónimo disse...

Oh Vitória parabéns! Conseguiu num post da selecção dizer mal do FCP duas vezes, ainda por cima quando esta entidade (nem ninguém relacionado com ela) tenha sido referida.

Quando fala da questão política, faço-lhe uma questão: vive no Porto? Como imagino que a resposta seja não, digo-lhe que a sua ignorância relativamente ao que se passa na segunda maior cidade do país é gritante. A verdade que aqui se constata é que a exclusão social continua, os arrumadores continuam nas ruas e a cidade perde de dia para dia peso no panorama nacional. É por isso que eu votei Elisa Ferreira! Vem uma adepta do Benfica falar da relação futebol-política quando o seu clube faz negócios com a Câmara de Lisboa! Não tem noção do ridículo pois não?

O meu medo é que o Rui Rio seja um dia primeiro-ministro de Portugal tendo como único aspecto relevante do seu CV uma guerra com o FCP que perdeu (o Estádio do Dragão construiu-se e o Shopping também) porque o ódio dos anti-portistas ao Pinto da Costa vai suplantar o interesse deles para o bem e o desenvolvimento do nosso país. Relembro-lhe que o Presidente da República, Primeiro-Ministro e até o Presidente da Câmara de Lisboa congratularam publicamente o FCP pela conquista da Champions em 2004; mas o presidente da câmara da cidade cujo nome está no nome do clube e cujo escudo está no símbolo do clube não o fez. Vai-me dizer a senhora que isso é que é isenção?

Depois dizem que são os portistas que vão dormir e acordam a pensar no SLB.

Quanto a mim espero estar presente no jogo do play-off (que prevejo ser na Luz, enquanto maior estádio português, fazendo para isso os correspondentes 600Km) e festejar a vitória sejam os golos marcados por Raúl Meireles, Bruno Alves, Simão ou Nuno Gomes. Porque a seleção é isso mesmo. Infelizmente algumas pessoas não conseguem dissociar a clubite (mesmo a seleção jogando de vermelho!).

Quanto à equipa propriamente dita, espero que contra Malta o Duda saia da equipa e jogue na sua posição o Miguel Veloso. Também acho que por ser contra Malta não são precisos dois médios tão defensivos (ainda para mais se o Pepe jogar a '6'); espero ver o Nuno Gomes e o Liedson lá na frente, e no meio-campo o Pepe (ou o Pedro Mendes) o Simão, o Nani e o Deco e jogar em 4-4-2. Para golear!

Jota disse...

Caro LF,

Concordo com a maior parte do que escreveu, mas não posso deixar de fazer notar esta frase:

"Não faz sentido hoje, às portas de 2010, voltar a falar de Scolari. Mas não deixa de ser estranho que aquilo que sempre foi a grande arma do brasileiro – o aspecto psicológico – continue a ser, tanto tempo depois, a principal fragilidade da selecção de Queiroz."

Parece-me que continuamos a santificar Scolari e colocá-lo num pedestal onde só chegou devido a condicões especialíssimas, de entre as quais (e de forma considerável) a sorte. Não gosto de Queiroz, nunca gostei pelo estilo e principalmente pela falta de capacidade de lideranca. Mas porque dá um relevo tão grande a Scolari e a sua capacidade de lideranca (que sem duvida tem), quando na ultima campanha de apuramento também só tivemos sucesso às ultimas, também de forma sofrível e no último jogo. É verdade que ficámos em primeiro, mas não conseguimos por exemplo ganhar a nenhum dos 3 adversarios directos: Sérvia, Finlandia e Polónia, se bem me lembro.

Ou bem que fala de Scolari, e teríamos muito que discutir, ou então, se julga já não fazer sentido fazê-lo (como eu acho), não refira sequer o Sargentão...assim é que não me parece muito correcto...

QUanto ao que esperar da Seleccão na África do Sul, confesso que aquilo que vi na Áustria e Suica também não me empolgou minimamente. Scolari saltou do barco nessa altura, abrindo mão da única qualidade que lhe reconhecia (dar primazia ao grupo) quando assumiu a partida para o Chelsea em pleno Europeu...

Bacalhau_com_belgas disse...

Por acaso estava na dúvida e fui confirmar...no ultimo apuramento não ganhámos o grupo, mas ficámos em segundo, com 27 pontos contra os 28 da Polónia...

Anónimo disse...

boas !! ao anónimo .... o jogo deve ser onde aja muita fruta , e cafézinhos com leite .... escuza de sujar o estádio do glorioso ....

Vitória do Benfica disse...

Oh Anónimo

Você não sabe se eu vivo no POrto ou não vivo, não me conhece. Há socialistas que não votaram na senhora a começar pelo Presidente da Concelhia do PS do Porto.

Claro que com o tratamento que é dado a alguns jogadores do FCP seria previsivel que aos arrumadores do Porto fosse dado o mesmo tratamento caso a senhora tivesse ganho.

Sabe na Suécia, na Holanda, na Dinamarca não há arrumudores, mas por motivos diferentes é que esses países não há economia paralela e a justiça funciona, por isso têm muito bom futebol.

O Presidente da CML ganhou por maioria absoluta é socialista é assumidamente do Benfica, mas quando são discutidos assuntos da edilidade com o SLB pede excusa. Não sabia??

Sabe o António Costa é que deve ser Primeiro Ministro, mas sabe para continuar a fazer o bom trabalho que iniciou sobre a Justiça em Portugal.

E agora veja se percebe porque é que se pode jogar bom futebol sem imbecis