LUCHO, LISANDRO E A OPORTUNIDADE

Como já aqui ficou dito, o F.C.Porto tem conseguido, ano após ano, suprir com eficácia as saídas de alguns dos seus principais jogadores. A razão para isso é fácil de perceber, e prende-se com a organização colectiva da equipa, perante a qual cada jogador representa pouco mais que uma simples peça, que se tira e põe sem quebras de rendimento.
Mas há peças mais importantes que outras, e dentro desse lote deve dizer-se que Lucho Gonzalez e Lisandro Lopez foram, de longe, as unidades mais preponderantes no colectivo portista dos últimos anos.
Vejamos por exemplo o número de golos marcados por todos os jogadores que passaram pelo F.C.Porto desde 2005:
Se fosse possível contar com assistências ou outros aspectos de jogo (dados de que não disponho), certamente que o peso da dupla argentina sairia ainda mais reforçado, como qualquer pessoa que tenha visto jogar o Porto nos últimos anos aceitará.
Foi precisamente nos grandes momentos que a classe de “Licha” e “El Comandante” mais se fez sentir. Na Liga dos Campeões marcaram 60 % (!!!) dos golos do F.C.Porto nas últimas três temporadas:A importância destes dois jogadores para o F.C.Porto só é comparável à que Liedson e João Moutinho têm no Sporting (imagine-se a sua saída simultânea…), e à que Simão Sabrosa tinha no Benfica. São jogadores pouco menos que insubstituíveis, que habituam a equipa a girar em seu redor, deixando-a órfã quando saem. O F.C.Porto tem uma impressionante força colectiva, mas, mesmo que por vezes o pareça, não opera milagres.
É óbvio que Pinto da Costa vai procurar alternativas no mercado, mas não creio, francamente, que seja fácil encontrar jogadores que encaixem tão bem na máquina portista como Lucho e Lisandro. Nem Belluschi, nem Falcão estão ao mesmo nível, e a menos que possa haver um surpreendente golpe de última hora, acredito que o F.C.Porto vá mesmo apresentar-se enfraquecido para a nova temporada, sobretudo se também se vier a confirmar a saída de Bruno Alves. E até se entende que, com quatro campeonatos consecutivos, com uma presença de alto nível na Champions, os responsáveis portistas queiram aproveitar os ventos para encher os cofres, mesmo correndo o risco de perder uma época – algo que, por si só, não comprometerá a hegemonia que têm sabido manter.
Esta pode pois constituir uma oportunidade de ouro para Benfica e Sporting se aproximarem do topo, à semelhança do que sucedeu em 2005. Qual estará em melhores condições para o fazer ? Essa é uma dúvida que os próximos meses poderão ajudar a esclarecer.
Da parte do Benfica, é importante que se tenha consciência que uma aproximação competitiva ao F.C.Porto nunca se poderá concretizar descapitalizando a equipa em sentido idêntico ao dos Dragões, mas sim seguindo o processo inverso, ou seja, mantendo os titulares (e já saíram Katsouranis, Reyes e Suazo), e juntando-lhes, cirurgicamente, dois ou três elementos de classe. O F.C.Porto pode dar-se ao luxo de vender os seus melhores jogadores, o Benfica, caso queira mesmo ser campeão e disputar a hegemonia do futebol português, não o pode fazer. Reforçar não é trocar jogadores por jogadores (por vezes certezas por dúvidas), mas sim acrescentar valor ao que já existe.
Em épocas anteriores não houve, no Benfica, muita sensibilidade face a este aspecto, e com a saída de vários titulares (Simão, Petit, Léo etc), voaram as oportunidades de aproximação aos portistas. Veremos até ao dia 31 de Agosto se a lição ficou aprendida, e se jogadores como Luisão ou Cardozo se mantêm mesmo de águia ao peito.

13 comentários:

Peter disse...

Meu caro LF não me leve a mal mas utilizando uma lógica portista que afirmam peremptóriamente que "O Aimar e o Saviola se fossem bons tinham ficado em Espanha" eu afirmo tb peremptóriamente " se o lucho e o lisandro fossem bons iam para a juventus,manchester utd,chelsea,inter,milan,real madrid,barcelona,liverpool,arsenal.Os jogadores do fcp em grande parte dos casos são medianos/bons mas não excelentes, o fcp sabe sim é criar excelentes colectivos que os valorizam(com aquela ajuda tb que a gente sabe), de excelência naquele clube nesta década só sáiram o deco e o r.carvalho. E o mal do Benfica tem sido esse não tem sabido criar colectivos porque Benfica em algumas épocas (não sempre) tem tido jogadores bem melhores que o fcp. O lisandro então só a 3ªépoca é que se afirmou,mas lá está o fcp soube ter paciência.

LF disse...

Lisandro não é Ibrahimovic, nem Fernando Torres, nem Rooney.

Mas para o futebol português foi dos melhores avançados que por cá passou nos últimos tempos.
Mais do que os golos, impressionava-me a capacidade de pressão que tinha sobre a defesa contrária, sendo desde logo o primeiro recuperador de bolas do Porto.

Lucho teria lugar em qualquer equipa da Europa. Só que já tem 28 anos, vem de uma grave lesão, e isso talvez tenha afastado pretendentes.

Quanto à questão do colectivo, concordo.
Se o Benfica conseguisse criar uma verdadeira equipa, e conquistasse títulos, jogadores como Maxi, Amorim, Cardozo, Sidnei etc, seriam fortemente valorizados.

Peter disse...

Meu caro LF até o derley quando esteve no fcp era melhor que o lisandro, e tanto jogava nas linhas como no centro e o rendimento era sempre o mesmo e defendia o mesmo ou mais que o lisandro e tb pressionava muito e bem, o lisandro só quando passou para o meio é que se afirmou (na sua 3ªépoca).Quanto ao lucho acho que o pintaram sempre mais do que aquilo que ele é. Sim tem boa visão de jogo e bom passe mas para um jogador da sua posição devia ser melhor no 1c1, e nesse aspecto é 1 jogador banal.Na minha opinião é o colectivo que faz a diferença não as características individuais de cada 1.

Anónimo disse...

em 18 jogos com golos do porto, 14 foram ou de lucho ou de lisandro

Anónimo disse...

fcp vai atras do reyes provavelmente

Tiago Pereira disse...

Peter:
Até aceito quando diz que o lisandro não é um jogador fora de série, mas certamente faria esquecer qualquer um dos pontas de lança que o benfica tem actualmente no seu plantel.
Quando ao que diz do lucho não ser tudo aquilo que o pintam, eu peço-lhe que vá rever os videos das últimas 4 temporadas do futebol clube do porto e aprecie um dos melhores jogadores que alguma vez já passou pelo futebol português. Certamente este lucho fez mais 4 anos da sua carreira do que o aimar fez ou poderá fazer nos últimos 4/próximos 4.

Vitória do Benfica disse...

Iremos ver o que vão fazer estes dois jogadores no campeonato francês.

Perdoem-me mas para mim bons jogadores são o Aguero o Tevez.

Não consigo ver qualidade no Porto ó consigo ver trafego de influências como hoje Pinto da Costa ir à Assembleia da Republica para um almoço com os deputados azuis e brancos.

Acho que o Benfica não pode e não deve passar a vida a olhar para o FCP. Deverá ser diferente e seguir por outras vias.

Ser uma equipa não é preciso ir aprender com o Porto, ser uma equipa é preciso aprender com as multinacionais, com as orquestras sinfónicas, aprender com grandes clubes de futebol e de outras modalidades.

Eu não consigo apreciar o Porto, só vejo ilegalidades só vejo batotices só vejo trafego de influências. ´

Referência para nós deveriam ser as modalidades e como fomos capazes de voltar a ganhar 12 titulos em 8 anos, como no FUTSAL.

Anónimo disse...

Eu acho uma piada a alguns Benfiquistas... "Se o Lisandro e o Lucho fossem bons iam para o Barcelona, Milan ou Manchester"! Pois, não foram, mas sairam por 18 e 24 milhoes de Euros, e ng dá esse dinheiro por nabos.
Outra excelente "O Porto tem tido jogadores medianos/bons", pois deve ser por isso que têem saído para o Manchester, para o Real ou para o Inter ou para o Chelsea só que nesse caso já n interessa ao senhor falar do pormenor!
Mas a melhor é "em algumas épocas o Benfica tem tido jogadores melhores que o porto", eu gostava de saber era em qual, a ultima que me lembro foi em 93/94, antes do Rui Costa sair para a Fiorentina e ultima época em que o Benfica jogava futebol para ser campeão!
Dizer que o Benfica tem tido melhores jogadores q o FCP, só se for para rir...

Anónimo disse...

E já agora, a verdade, queiram ou n queiram, é que Lisandro e Lucho foram respectivamente o melhor ponta de lança e melhor 10 que passaram no futebol português nos ultimos anos (peço desculpa ao Liedson no caso do ponta de lança).
Para o Peter, se n tiver uma camisola vermelha vestida, é jogador banal, para grande azar dele, quem tem ganho sempre e chegado sempre, pelo menos, aos oitavos de final da champions, com grandes prestaçoes e sempre a discutir até ao ultimo minuto a passagem à eliminatoria seguinte, tem sido o FCP.

Anónimo disse...

Caro LF, eu tb n me punha assim tão confiante se fosse o senhor. Desde há mto tempo que o FCP tem sido apelidada como uma equipa dependente de alguém.
Começou com a Jardeldependencia, passou à Decodependencia, para a Derleidependencia, à Mourinhodependencia, à Quaresmodependencia até, finalmente à Lucho-Lisandrodependencia. Tem sido assim que alguns sabios têem analizado o FCP nos ultimos anos. Acontece que esses jogadores têem saído e o clube tem conseguido encontrar jogadores à altura para os substituir, já para n falar de outros jogadores do plantel que se afirmam qdo outros jogadores saem. N se fie que o Porto acha que se pode dar ao Lucho de n ganhar o próximo campeonato, com o investimento que o Benfica está a fazer, se o FCP ganhar o campeonato, o Benfica fica penhorado para os próximos 10 anos :D

Anónimo disse...

Já qto ao almoço com os deputados, há senhores que chegam ao ridiculo. Temos ministros e ex-ministros a participar nas eleições do Benfica, mas isso já n deve trafego de influencias...
Por outro lado, n tenho conhecimento que esses deputados se preparem para perdoar dividas ao fisco do Porto com acções que n valem mais do q o papel em que estão escritas...

jfk disse...

Quando Pinto da Costa foi acusado de corrupção, este grupo de deputados promoveu de imediato um almoço ou jantar de solidariedade para com o indivíduo.

Sendo deputados, acho uma verdadeira vergonha.

Imaginem que em vez de PC era outro individuo qualquer acusado de corrupção, por exemplo um empresário, e que um grupo de deputados resolvia homenagiar na sequência das acusações deduzidas pelo Ministério Público.

O que é que cada um de nós diria sobre a situação e a intenção dos ditos deputados?

Anónimo disse...

Eu n sei, mas ao que dizem o LFV já foi acusado e declarado culpado pelo tribunal e no entanto continuamos a ver ministros a dar-lhe palmadinhas nas costas.
Por outro lado, se o PC foi acusado de corrupção, menos verdade n é que até agora, foi ilibado de culpas por vários, e sublinho os vários, tribunais.
É que estar acusado n é igual a ser culpado, para o caso de algumas ignorâncias n estarem a par do caso...