AS VERDADEIRAS PRIORIDADES

Falcão voou para outros lados (F.C.Porto?). Ainda bem. Não era o tipo de jogador que o Benfica mais precisava, era caro, e as referências estavam longe de ser excepcionais. Independentemente do valor que o colombiano possa ter (e admito ter um dia de engolir estas opiniões, mas a decisão toma-se agora), foi uma prioridade que nunca compreendi.
O Benfica tem no seu losango (tudo indica seja este o sistema preferencial de Jesus) algumas carências, e se há dinheiro para gastar será altura de olhar para elas.
Katsouranis já está na Grécia, mas não chegou ninguém para o seu lugar. Ruben Amorim funciona bem em duplo-pivot ou como interior direito, mas duvido que apresente o mesmo rendimento como único pivot defensivo. Yebda ainda não mostrou consistência para toda uma época.
Para o lado esquerdo o Benfica tem Di Maria, Urreta e Fábio Coentrão. Nenhum é um verdadeiro interior. São extremos, ou, eventualmente, segundos avançados. Resta a opção Jorge Ribeiro, que também parece pouco credível.
Como já disse, para a frente de ataque os encarnados necessitam de um bom suplente, e não de um jogador de 5 milhões de euros. Weldon, William, Djalma, Marcelinho ou mesmo Marcel, Adu ou Makukula, seriam, a meu ver, hipóteses perfeitamente satisfatórias.

23 comentários:

Anónimo disse...

O Falcão pelo preço negociado era uma boa opção.

Não tinha um alto salário e seria uma excelente segunda opção a Saviola.

Mas pelo preço (e salário) que os Corruptos vão pagar, nem pensar. Se Marcel pudesse vir agora, seria melhor. Assim, ficaremos à espera dele.

Há um outro avançado que poderia ser interessante. Mas é um jogador tipo Cardoso.

Chama-se Lucas Barrios e no Chile já meteu 70 golos em menos de 110 jogos (pelo Colo-Colo e Cobreloa). É um verdadeiro cavalão, alto com muita força e com bom dominio de bola. Recebe bem a bola fora da área e sabe entrar a driblar, criando os seus próprios espaços.

Pelo que sei o valor do passe estará entre 5 a 6 milhões. E é um jogador novo.

Na época passada meteu 38 golos em 39 jogos e ganhou a distinção de melhor marcador de campeonatos

http://www.iffhs.de/?d85f94e8378cf047b0f02e91a55685fdcdc3bfcdc0aec28d6edb8a388e17

Esse sim... por esse eu dava muito dinheiro! É um jogador que pode sempre ir para Inglaterra...

Anónimo disse...

http://charneca-da-peralva.blogspot.com/

LF disse...

Há também o Sand, que é o melhor goleador do futebol argentino desde há alguns anos, e não percebo como ninguém lhe pega.
Não é fisicamente muito forte, mas marca golos atrás de golos.

jfk disse...

O Benfica precisa reforçar cirurgicamente as alas, e o lugar de pivot.

Nas alas há vários jogadores no plantel ou que estiveram emprestados cujo rendimento ao longo do ano (se permanecerem) será uma incógnita. E a época não se pode iniciar com demasiadas incertezas neste aspecto.

Não compreedo a atitude face a Reyes, que representa uma mais valia indiscutivel no plantel.

Não temos um ponta de lança que substitua Cardozo como pivot no ataque e no jogo aéreo.

jfk disse...

P.S. - Pela entrevista que vi há dias na BenficaTV, o Jesus vai utilizar o Amorim algumas vezes pela esquerda. Referiu que no Belenenses jogou com ele varias vezes nesse lugar.

O Urreta não é destro?

Gostava de ver o Adu com uma oportunidade junto de Jorge Jesus. Acho que quando perceber de que é feito o jogo vai ser um belo jogador. Mas na verdade ele e o Balboa estão normalmente fora do jogo, têm que aprender como se meter no jogo, fazerem parte dele. Estão sempre a leste.

Pedro Simões disse...

discordo ctg em relação ao morim era utilizado com pivot defensivo no Belenenses de Jorge Jesus.

Migtilt disse...

Nós benfiquistas temos que acabar com esta história de nomes e pensar essencialmente no colectivo!
Com muito trabalho qualquer jogador que não seja limitado pode tornar-se num bom reforço, basta para isso que existe espirito colectivo!
Veja-se o trabalho do Paulo Bento, que pegou em miudos e fez uma equipa!
Se todos trabalharem em prol da equipa temos potencial para ser de longe o melhor clube portugues!

http://pelofutebol.blogspot.com

Peter disse...

Para mim é R.Amorim a trinco e o Dí Maria á esquerda no meio campo, se o Reyes não ficar (provável).Agora não compreendo uma coisa havia dinheiro para gastar no falcão,gastem-no no Reyes e mandem vir o Marcel de volta. Na outra vez ele veio a meio da época, como agora é no princípio acho que ia ter um rendimento melhor mesmo vindo do banco. Agora o Jesus em caso de o Reyes não ficar tem de moldar o Dí Maria e o Coentrão á posição de interiores esquerdos, penso que este aspecto é um dos grandes desafios dele enquanto treinador do Benfica. Quanto ao Urreta acho que faz mais sentido ele lutar com o Ramires e o Balboa no lado inverso, outro desafio importante para o Jesus é recuperar o Balboa ( se é que este jogador é recuperável) e melhorar tb o Urreta que tem muito talento mas ainda tem alguma ingenuidade própria da idade.Quando é que o primeiro jogo treino na Suíça e em que canal é que vai dar?

Pedro Simões disse...

Querem um jogador tipo Cardozo sem gastar um tostão?

Escolham:

-Makukula
-Marcel

Querem um interior esquerdo?

-Reyes (quem daria 4.7 milhões pelo Falcão tb dá 6 pelo Reyes)

- Hugo Viana (português e esquerdino, podendo também fazer a posição 10)

O Jorge Jesus que trabalhe o Coentrão e teremos interior esquerdo. Temos tb o J. Ribeiro que fez uma grande época no Boavista a jogar nessa posição.

Para pivot defensivo temos várias soluções:

- Amorim
- Yebda
- Fillipe Bastos
- Romeu Ribeiro
- David Luiz (em último caso, para já)

O Adu deveria ficar obrigatóriamente!!! Ele merece no minimo uma oportnidade. Disseram num comentario que ele se esconde do jogo, eu gostava de saber onde viram isso é que ele só fez 2 ou 3 jogos completos, marcou golos e jogou bastante bem.

Nuno T disse...

Vê e compara as capas do Record e da Bola.
O Record é mesmo anti-Benfica... É sempre a destruir.

catn disse...

LF

Mantenho a minha ideia, David Luiz como trinco do Benfica e Ruben Amorim como interior esquerdo

O David Luiz tem bons pés, é raçudo, nunca vira a cara á luta, corre que se farta e joga muito bem de cabeça, por outro lado a equipa ficava com 3 centrais para libertar os laterais sem grandes
problemas defensivos

Ruben Amorim irá ser o jogador que vai dar o equilibrio no meio campo do Benfica (tal como Ramires), irão ser muito importantes quer a atacar como a defender

Em relação ao Di Maria, F.Coentrão, Urreta e Balboa vão fazer falta quando Jesus mudar o esquema táctico para o 433 ou para 4132

No ataque é necessario mais um avançado, não muito caro mas que seja um bom suplente

João N disse...

Concordo com a análise à equipa e com as faltas que temos. Mas acho que o Quim é o 3º GR e não o primeiro.
De resto, força BENFICA

apenasfutebol disse...

E Reyes??? Pode jogar como interior esquerdo, avançado-centro, gosta do clube da cidade, já está ambientado ao futebol português...mas claro, estas são todas coisas boas, e tal como no passado (Miccoli), a este Presidente tudo o que dê garantias não serve...mas pronto, há quem diga que ser apologista desta mediocridade é prova de maturidade...


Abraço

Jotas disse...

LF, concordo contigo, essencialmente nas prioridades para o meio - campo, ode julgo, nos falta um jogador tipo Petit. Reyes seria a solução ideal para o lado esqº do losângulo.

Peter disse...

Há coisas que não entendo o ano passado embirravam com o quique por meter o R.Amorim á direita este ano já o querem á esquerda, embirravam por meter o David a lateral esquerdo agora querem metê-lo a trinco.Mas afinal que coerência é esta?

Luis disse...

Jogadores que queiram defender o Benfica acima de tudo. Mercenários tipo Ramires, podem seguir directos para o Barcelona, Real Madrid, Arsenal, Man Utd, Inter... já que o Benfica é só uma porta para a Europa.

ZiP disse...

Realmente esse Lucas Barrios parece interessante.
Alguem sabe em quanto está avaliado o passe dele?

Parabéns pelo blog caro LF, sou um leitor assiduo.

Silva Barqueiro disse...

Dona Vitoria,

Anda um bocado trocada não? Então o Ramires vai fazer parelha com Luisão? Mas o Luisão não é central???

Enfim, mais uma das suas bacoradas... Mas é sempre um prazer ler um comentário seu, essencialmente porque em nenhum deles se esquece d falar do TetraCampeão...

mc disse...

"um bom suplente?" Isso é partir do principio, quanto a mim errado, que a época corre 100% bem e ninguém - Saviola, Cardozo e Nuno Gomes - se lesiona ou se apresenta em pior forma numa fase da época. Precisamos sim de um bom jogador, com capacidade para ser titular e com humildade e capacidade de trabalho o suficiente para estar no banco as vezes que for preciso. O que Marcel e Makukula (não!) fizeram no nosso clube não me deixa com grandes expectativas quanto à possibilidade de serem reintegrados mas este é um daqueles casos em que espero estar enganado, concretizando-se essa hipótese. Também concordo que não precisa de ser um nome sonante - aliás, espero que não o seja - mas tem que ser um jogador com potencial claro de ser titular do Benfica.

LF disse...

Percebo a ideia, mc.
Mas não me parece lógico que se contratem dois jogadores de 5 milhões para a mesma posição, quando há outras posições carenciadas.


Reyes é um grande jogador, é um tipo simpático, está ambientado.
O problema é o preço (do passe e do salário).
Também não sei até que ponto ele se adaptaria ao losango.
Com alguma prospecção conseguia-se alguém que desempenhasse o mesmo papel com muito mais baixo custo.

Mas a sua continuidade, caso se concretisse, será uma boa notícia.

Pedro disse...

Peter, Amorim na direita num 442 clássico é diferente de Amorim na direita/esquerda num 442 losango.

Amorim faz bem as funções de médio interior mas apresenta fortes limitações para ser ala.

Anónimo disse...

"Se há dinheiro para gastar"
Dinheiro n há, mas quem vier atrás fecha a porta!

Anónimo disse...

O que o SLB tem de reforçar é a mentalidade dos seus adeptos!
Enquanto acreditarem que a culpa é do FCP e que estes são corruptos nunca sairão do buraco onde enfiam a cabeça todas as épocas...