CAMINHO ABERTO

Os jogadores de Benfica e Olhanense parecem ter-se inspirado na presença de Diego Maradona, e ofereceram um grande espectáculo aos poucos adeptos que hoje se deslocaram na Luz.
A primeira parte foi frenética, com a equipa algarvia a dar mostras de grande qualidade - é provavelmente a principal candidata à subida ao escalão máximo - jogando a campo todo (três avançados !), baralhando a linha defensiva benfiquista e criando várias oportunidades de golo. Marcou mesmo, após erro de Moretto, e podia perfeitamente ter chegado ao 0-2, nomeadamente quando Djalmir cabeceou ligeiramente ao lado, num lance em que toda a defesa encarnada estava já batida.
O Benfica mostrou grandes fragilidades defensivas – só Luisão se salvou -, mas do meio campo para a frente foi uma equipa alegre, empenhada, e decidida a vencer. Criou também várias oportunidades, virou o resultado e chegou ao intervalo a ganhar.
Na segunda parte o conjunto orientado por Jorge Costa decaiu bastante, e o Benfica fez então valer os seus maiores argumentos. O golo de Sidnei praticamente matou o jogo, e daí em diante a dúvida era apenas quantos mais golos os encarnados conseguiriam fazer.
Di Maria só então entrou em campo – que maldade Quique não o ter colocado de início… -, mas ainda foi a tempo de protagonizar o seu melhor momento com a camisola do Benfica vestida, obtendo um golo de antologia que deve ter provocado algumas boas recordações no actual seleccionador argentino.
A vitória do Benfica podia ter sido mais expressiva se, já muito perto do final, o árbitro tivesse visto uma clara mão de um defensor algarvio dentro da área. Mas manda a verdade dizer que, pelo que fez na primeira parte, o Olhanense não merecia um resultado mais desnivelado.
Da noite da Luz ressaltam as melhorias competitivas de jogadores como Carlos Martins e Óscar Cardozo, o regresso de Nuno Gomes e Reyes aos bons momentos e a pendular exibição de Katsouranis. Por outro lado, o jovem Felipe Bastos mostrou alguma verdura, o que aconselharia o seu empréstimo já nesta janela de mercado.
Com duas vitórias em dois jogos, o Benfica está a um passo da qualificação para as meias-finaisda prova. Importa no entanto vencer o Belenenses, pois só os dois melhores primeiros classificados dos grupos jogam em casa o acesso à final, o que pode fazer toda a diferença.
Fora da Taça Uefa e da Taça de Portugal, com um Campeonato completamente em aberto, o Benfica tem nesta competição uma grande oportunidade de levantar um troféu na presente temporada. Julgo ser da máxima importância consegui-lo, quer como forma de induzir confiança nos jogadores para o resto do Campeonato, quer também para assim premiar e tranquilizar sócios e adeptos, que já vão em três anos de sucessivas frustrações. Creio pois que não deve haver lugar a grandes poupanças, até porque, na melhor das hipóteses, o Benfica apenas terá que fazer mais 19 jogos até final da temporada.

7 comentários:

Anónimo disse...

Este troféu a mim não me diz nada, sinceramente. E acho que os clubes também o encaram com algum desinteresse. Mas talvez seja por ser uma competição ainda recente.

Sou sócia do Benfica e para ser sincera não gostei do que vi ontem, principalmente na primeira parte. Tudo bem que o Olhanense anda com uma mentalidade vencedora e fora à Luz cm nada para perder e jogaram sem medos, mas ao Benfica, que tem jogadores que recebem valores bem superiores aos dos jogadores do Olhanense, pede-se mais. A nossa defesa, como referencia, só meteu água, até mesmo Luisão ficou a ver jogar Ucra...
Não acho que a adaptação de Miguel Vitor tenha sido uma boa escolha, palém de existir uma grande liberdade para o ataque do Olhanense, não existiu uma boa construção do nosso ataque pelo lado direito.

Achando muito importanta referenciar o facto da constante troca de guarda redes!
Depois de ontem que vai acontecer? Volta Quim e Moreira no banco e Moretto de "castigo"? Não acho que seja uma boa atitude de Quique esta constante troca, até porque os defesas têm de se habituar às "manias" de cada guarda redes que está constantemente a mudar.

Por fim, o golo de Dí Maria... Lindo! Muito bom mesmo... mas também temos de ver que a defesa d Olhanense deu grande facilidade e fim de jogo, já com um resultado ditado.

Acho que temos muita coisa a rever!

Cumprimentos,
AP

M disse...

jogo muito agradável, boa entrega por parte dos jogadores...

gostei d dinamica dos nossos avançados, do rapaz miguel, do katso e do reyes...

gostei do olhanense, belissimo futebol.

gostei mt do golo do di maria, gostei do golo do Nuno (passe e remate sem recepção...)

n gostei do moretto, independentemente das intervenções acertadas, um pontape de tao longe nao se defende para a frente...nao tenho memoria curta, lembro-me bem da defesa para a frente do moreira (meu guarda-redes de eleição) na final da taça de portugal anos atrás, mas o moretto alterna o bom com o mau em todos os jogos e simplesmente, nunca sei o que sai dali...

saudaçoes benfiquistas

LF disse...

Para quem já não está nas competições europeias, nem na Taça de Portugal, penso que é de apostar forte nesta prova.
Ao fim e ao cabo é a forma de poder fazer uma festa e salvar desde logo a temporada, caso o campeonato venha a falhar (e convenhamos que as hipóteses de êxito serão apenas de cerca de 33%).
Se o Benfica estivesse na Liga dos Campeões ou mesmo na Uefa, talvez fosse diferente.
Para mim é bem mais interessante que a Supertaça (um jogo apenas), sempre tão festejada por quem a ganha.


A defesa esteve mal, o que já não é deste jogo, e se prende, quanto a mim, com a permeabilidade dos laterais (todos eles).

Quanto ao Guarda-Redes, neste momento Moreira é claramente o titular na Liga.

Anónimo disse...

Eu tb acho que esta competição é para ganhar pelos motivos que o LF apresentou.Quanto á analise do jogo tenho que discordar de algumas coisas que aqui foram escritas. Eu acho que não foi a defesa que esteve assim tão mal, mas sim o meio-campo. O Carlos Martins apesar do excelente passe que fez para o 1º golo, na 1ª fase de construção das jogadas falhou muitos passes assim como o Katsoranis e o Filipe Bastos na 1ª parte período em que o Olhanense teve pernas para pressionar alto. Se repararmos bem nas oportunidades criadas pelo Olhanense tirando 1 que o J.Ribeiro é que desmarcou com 1 passe de cabeça o avançado do Olhanense o resto foram tudo percas de bolas parvas a meio-campo destes 3 jogadores.Sabem porquê? Porque o Benfica ainda não sabe fazer "saídas de pressão" e porque o posicionamento da equipa é demasiado estendido ao longo do campo. Qualquer equipa que pressione em bloco compacto corta as linhas de passe ao Benfica porque os nossos jogadores encontram-se demasiado longe uns dos outros e estáticos.O Braga no jogo passado fez isto muito bem, tiro o chapéu ao J.Jesus.Ou seja o meio campo do Benfica precisa estar mais junto e em constante movimento para confundir as marcações e conseguir fazer as chamadas transições ofensivas, deviam de aprender com a equipa de futsal porque este desporto tem coisas muito importantes neste aspecto que ajudam a melhorar as equipas.Na 2ª parte sim vimos o C.Martins e o Katsoranis a jogarem bem melhor porque o Olhanense já não tinha pernas. Quanto á defesa o Sidnei e o J.Ribeiro foram algumas vezes batidos com bolas metidas nas suas costas e têm que melhorar esse aspecto mas apesar de tudo marcaram golos e isso tb é muito importante.Quanto ao Luisão foi imperial e o Miguel Vítor a defender esteve muito bem, é 1 erro é crer que ele suba no flanco direito como um lateral normal visto que ele é 1 central adaptado.Gostei do Reyes,do Cardozo que tb sabe jogar á bola ao contrário do que muita gente pensa que só vê nele 1 concretizador e do Nuno Gomes que é 1 lutador incansável.

Anónimo disse...

Já vale 20 M... queres ver?

Anónimo disse...

"Para mim é bem mais interessante que a Supertaça (um jogo apenas), sempre tão festejada por quem a ganha." - Então o LFV não disse no inicio da temporada que o benfas nao ia disputar esta competição? Sobre a Supertaça é realmente de um jogo apenas, mas uma vez que nada ganharam (outra vez) na época passada nunca poderiam estar presentes...

Anónimo disse...

Caro pedro está enganado o LFV disse isso no princípio da época anterior, não nesta.