CALDEIRÃO DE EMOÇÕES


Um clássico, seja em que época ou modalidade for disputado, tem sempre o sal dos grandes momentos. O de amanhã não foge à regra.
Estarão frente a frente no Dragão as equipas que venceram 21 dos últimos 24 campeonatos nacionais, o que diz por si só da representatividade destes duelos.
F.C.Porto e Benfica são neste momento todavia, duas equipas em fase de crescimento. Os nortenhos, mais adiantados, a procurar reaprender a sua identidade própria depois de uma polémica, embora vitoriosa, passagem do holandês Co Adriaanse pelo seu comando técnico, e o Benfica a tentar reagir aos muitos problemas que o têm afectado e que têm dificultado sobremaneira a tarefa do seu novo treinador na implementação de um também novo modelo de jogo.
Tendo em atenção que joga em casa (e ao que parece sem adeptos adversários), que está, como se disse, num processo mais avançado de crescimento, que tem de volta a sua principal unidade (Anderson), o F.C.Porto não pode deixar de ser considerado favorito para esta partida. Esse favoritismo sai reforçado se levarmos em conta a história recente dos embates do Benfica frente a adversários fortes - derrotas por 0-3 com Sporting, Boavista e Celtic, e por 0-1 com o Manchester -, que não são de modo algum fruto do acaso, mas sim de uma ainda crua adaptação às transições ataque-defesa impostas pelo modelo de jogo que Fernando Santos tem tentado implementar – escalpelizado neste espaço há uma semana atrás - , insuficiência essa que equipas do lote de Desportivo das Aves, União de Leiria ou Estrela da Amadora não têm naturalmente condições de aproveitar, mas que uma equipa como o F.C.Porto não vai hesitar em explorar.
Também a tradição joga a favor dos Dragões, pois apesar de neste novo estádio o Benfica ainda não ter perdido (empate 1-1 e vitória 0-2), nos últimos 30 anos só por duas vezes (no ano passado e no jogo de 1991 aqui recordado ontem) o Benfica trouxe a vitória do terreno do seu grande rival, curiosamente ambas pelo mesmo resultado (0-2) e com os dois golos marcados pelo mesmo jogador (César Brito em 1991, Nuno Gomes em 2005).
Mas atenção. Favoritismo é uma coisa, e a concretização das vitórias é outra bem diferente. Se os encarnados apresentam essas fraquezas, também Jesualdo Ferreira tem ainda muito que trabalhar para que a sua equipa apresente os níveis competitivos a que os seus adeptos se foram habituando em anos recentes. O processo defensivo do F.C.Porto deixa muito a desejar, ficando a sensação que a sua dupla de centrais (Pepe e Bruno Alves), se pressionada, denota alguma permeabilidade.
Os portistas deverão alinhar com Helton, Fucile, Pepe, Bruno Alves, Cech, Raul Meireles, Lucho Gonzalez, Anderson, Ricardo Quaresma, Hélder Postiga e Lisandro Lopez.
Fernando Santos por sua vez, é possível que arrisque a utilização de Fonseca no lugar do castigado Miccoli, não mexendo assim muito no sistema utilizado nos últimos jogos. O onze seria então: Quim, Nelson, Luisão, Ricardo Rocha, Léo, Petit, Katsouranis, Nuno Assis, Simão Sabrosa, Nuno Gomes e Kikin Fonseca. Paulo Jorge e Karyaka poderão também ser opções a ter em conta.
Os dados estão pois lançados. Resta esperar um grande jogo, disputado de forma correcta, sem polémicas de arbitragem e, já agora, uma vitória do Benfica que lance definitivamente a tranquilidade em redor da equipa da Luz e a catapulte para uma grande temporada - pelo menos a nível interno, já que na Champions a vida está mais complicada.

8 comentários:

Anónimo disse...

Todos sabemos que a estatística pode ser manipulada e convertida numa grande mentira (e isso o Vedeta tentou) mas tem de ser rigorosa. É falso que as equipas em presença, nos últimos 25 campeonatos tenham ganho 23. Verdade, verdade é que na última década o Benfica apenas ganhou 1 campeonato. Um abraço amigo ao Vedeta.

Anónimo disse...

O meu amigo Otragal está de facto com atenção. Na verdade esquecí-me do título do Boavista, e descontei apenas os dois do Sporting no período em questão.

Para ser rigoroso afirmo então que ganharam 21 dos últimos 24, pois o 25º seria a corrente época ainda sem campeão.
Também poderia dizer que venceram a totalidade dos últimos 4. Que são os dois únicos campeões europeus do futebol português, que são as duas equipas com mais títulos nacionais e internacionais etc, sem correr qualquer risco de ser "apanhado" numa imprecisão estatística como a que aconteceu, e da qual me penitencio.

Anónimo disse...

Gostaria de acrescentar apenas o seguinte:
Dizer 23 de 25 ou 21 de 24 teria o mesmo efeito naquilo que eu queria sublinhar, pelo que considero abusivo e despropositado apontar-me o intuito de manipular deliberadamente a estatística.

Anónimo disse...

Está corrigido !

Marcel Jabbour disse...

Nada como um grande clássico, cheio de história e rivalidade!

Aqui no Brasil, tivemos, no meio de semana, Corinthians e Palmeiras.Sem dúvida um dos maiores clássicos do Brasil, mesmo com a má campanha das duas equipes na competição nacional.

Se for transmitido, seguramente verei Benfica e Porto por aqui!

Abraços!

Anónimo disse...

Benfiquista, sabes o que é um "andrade"?
se não sabes informa-te. de qualqur modo, desde já, passa a tratar os fcp´s por "andrades".
os adeptos do fcp não soportam que os tratem por "andrades". se o fizeres ao porco da costa, é o mesmo que sestregar-lhe aguarraz (essencia de terebentina)no olho do cu!.
amanhã, sabado, vamos cilindra-los na latrina nova das antas! Viva o Benfica!

Anónimo disse...

Caro Marcel,

Espero que o jogo seja transmitido para aí, embora eu não esteja muito optimista quanto ao resultado.

Além do mais jogam vários brasileiros nas duas equipas: Helton, Pepe e Anderson no F.C.Porto, e Luisão e Léo no Benfica deverão ser titulares.

Um abraço

Anónimo disse...

F. S. aposta na surpresa K.Fonseca e P.Jorge, lembra-se da minha sugestão?
Agora, acredito,... Estamos a 30 mn do jogo...
O meu BENFICA vai ganhar.
Estou a mais de 2 mil Km do Porto, em pleno Atlântico... Não vou ver pela TV (não aguento! ...), será a rádio e internet...
FORÇA BENFIQUISTAS!
Hoje apetecia-me gravar, repito gravar, os comentários do JC, sabe porquê?
Joga, Petit, R. Rocha, Simão, N. Gomes e outros que ele tanto gosta de comentar (inventar).
Tinha pedalada para escrever até ao início do jogo mas isto vai chegar mais tarde.
Um abraço amigo,
Um benfiquista com mais de 1/2séc.